Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Autor "Gonçalves, Jéssica Zilio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A contribuição do uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de equação de 1° grau em uma turma do ensino fundamental(2019-01-04) Gonçalves, Jéssica ZilioO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa e traz como o uso da Tecnologia pode contribuir no processo de ensino / aprendizagem em aulas de caráter exploratório/investigativo sobre Equação (1° Grau). Nas discussões são consideradas ações realizadas com alunos de uma turma multisseriada do 8° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Jóia – RS, desenvolvida a partir do Estágio Curricular Supervisionado – Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa parte da problemática: De que forma as aulas com caráter exploratório/investigativo que consideram recursos da tecnologia de informação e da comunicação contribuem na aprendizagem/compreensão do conceito de equação de 1° grau por educandos do ensino fundamental? A análise de dados apresentados configura-se como qualitativa, sob as proposições dos autores: Ponte (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006), Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2007), Junqueira e Valente (1998). O material empírico constitui-se: o planejamento do plano de estudo, o artigo elaborado na disciplina de estágio (o estágio foi realizado em dupla, sendo as escritas também elaboradas em conjunto, assim o artigo é referido á Rodrigues, 2017), cópia de cadernos dos alunos e fotos das aulas. Os resultados indicam que através da visualização e da manipulação no objeto virtual, contribuem na compreensão e na ressignificação de conceitos matemáticos pelos educandos e através da problematização, registros e sistematizações do conceito faz a mediação do processo de construção do conhecimento.