Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Autor "Guterres, Pedro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Conceito função quadrática: entendimentos apresentados por estudantes do ensino médio(2020-02-21) Guterres, PedroA presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que tem como questão norteadora: Quais entendimentos são apresentados por alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, acerca do conceito função quadrática, a partir do desenvolvimento de questões que consideram o uso do software GeoGebra? Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de 4 questões referente ao conceito função quadrática, aplicadas em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. No desenvolvimento das questões foi considerado o uso do software GeoGebra. As análises consideraram, especialmente, proposições apresentadas por, Bayer (1998), BRASIL (1998), Caraça (1998), Garbi (2007), Hariki; Onaga (1981 ,Kenski (2007),Lima (2010), Pereira (2012), Rego ( 1995) e Ribeiro (2013), e se fizeram por meio de três unidades: Raízes da função e o estudo do sinal; Vértice da Parábola: valor de máximo e de mínimo; e Significado conceitual dos parâmetros na função quadrática: quais entendimentos podem ser produzidos? Os resultados da pesquisa indicam que o software possibilitou a construção da representação gráfica de forma rápida e prática, também possibilitou a visualização dos alunos do comportamento da parábola a partir da análise da representação gráfica. Foi possível indicar, ainda, que os alunos apresentaram entendimentos relacionados as raízes da função, à parábola e aos parâmetros a, b e c da função f(x)=ax²+bx+c, porém, um número considerável de estudantes apresentou dificuldades acerca da função dos parâmetros no comportamento da função.