Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado por Autor "Andrioli, Liria Angela"
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Item Relações de gênero e educação: um estudo sobre a presença da temática de gênero no currículo real da 7ª e 8ª séries de uma escola pública do município de Ijuí - RS(2011-12-01) Andrioli, Liria AngelaA presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre como as relações de gênero são tratadas no currículo real da educação fundamental. Para tanto, a pesquisa investigou a dinâmica curricular no cotidiano de uma turma da 7ª e 8ª séries em uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Ijuí – RS. O ponto de partida para esta pesquisa foi um projeto desenvolvido na referida escola, intitulado Escola: espaço de (re)construção do conhecimento e convivência. A metodologia empregada foi a de pesquisa qualitativa com viés etnográfico. Neste sentido, foram entrevistadas seis professoras titulares dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Educação Física, bem como uma professora que exerce seu trabalho na direção da referida escola. Buscando aprofundar o entendimento da questão, foi realizada uma investigação histórica acerca da origem da opressão da mulher, com base principalmente nas teorias de Friedrich Engels e Riane Eisler. Aliado a isso, a pesquisa analisa as condições inferiores a que as mulheres estão submetidas pela sociedade em relação aos homens, que, segundo Pierre Bourdieu, é fruto de um habitus já incorporado no ser humano o qual condiciona e orienta as nossas condutas e ações. Em seguida, a pesquisa ocupa-se dos avanços emancipatórios da condição das mulheres com base nos estudos de Stuart Mill e Alain Touraine, bem como da influência do movimento feminista neste processo. Por fim, com base nas entrevistas, a análise centra-se na relação da teoria com a prática, inferindo que a temática das relações de gênero, embora introduzida no currículo formal da escola, não chega a superar a força do habitus constituído pela cultura de dominação masculina, presente no currículo real e na percepção dos sujeitos escolares.