Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado
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Item Pesquisas em educação ambiental: o estado da arte na Anped nacional e sul(2011-11-28) Silva, Tatiana Rodrigues daNa atualidade, Educação Ambiental (EA) é um tema pertinente e primordial, que vem sendo pesquisado em diferentes espaços educativos: formal e não formal. O modelo de desenvolvimento econômico, ao longo do tempo, desencadeou vários problemas ambientais, culturais e sociais, provocando a crise que conhecemos ou acreditamos conhecer. A degradação ambiental, o risco de colapso ecológico e o avanço da desigualdade social são sinais eloqüentes desta crise. O estudo destas questões em sala de aula é importante para a preservação do planeta. Neste contexto, constituiuse o seguinte problema: os autores, as referências, os focos temáticos e as correntes de EA nos textos de pesquisa do eixo ou grupo de estudos de EA, nos congressos/seminários brasileiros de educação (Anped Nacional e Anped Sul) constituem um corpus teórico relevante e contribuem para o desenvolvimento deste tema na educação formal. A escolha destes eventos de Educação (Anped Nacional e Sul) - realizados em anos concomitantes (2004, 2006, 2008) - visou reconhecer num espaço de pesquisa em educação, o estado da arte e a participação de pesquisadores da área, após a criação do GT de EA, na Anped Nacional. Para tanto, buscou-se: investigar a procedência dos autores e as abordagens feitas; os autores mais citados nas bibliografias dos artigos dos eventos pesquisados; apresentar alguns excertos dos referenciais citados nos artigos de EA analisados; e verificar a contribuição para a pesquisa em EA e o desenvolvimento do tema. Realizou-se, desta forma, a leitura dos textos publicados no eixo ou grupo de estudo EA nos eventos citados. As análises foram realizadas nas tabelas e quadros sistematizadores, considerando eventos, anos de ocorrência, autores dos trabalhos, vinculação institucional e referências bibliográficas citadas. O referencial teóricometodológico utilizado apoiou-se na análise investigativa dos textos publicados nas três edições selecionadas de cada um. O trabalho desenvolvido revelou, entre outros aspectos, uma preocupação relevante em relação as questões ambientais, reforçando a necessidade da EA ser tratada de maneira interdisciplinar e permanente, dentro da escola e comunidade, na formação dos professores e estudantes. O conjunto destes resultados possibilitou identificar um corpus teórico na área de EA.Item Os sistemas de avaliação da educação básica: desafios para a gestão escolar(2011-11-28) Dalpiaz, GeneluciaO propósito desta investigação é refletir sobre o atual sistema de avaliação da educação básica no Brasil, verificar seus impactos no âmbito das escolas e analisar os desafios que a partir dele se colocam para a gestão escolar. A pesquisa busca situar a temática da avaliação, suas possíveis razões e legitimidade, à luz dos pressupostos, objetivos e condições que se estabelecem para as escolas públicas no âmbito das sociedades democráticas e republicanas. Autores como Condorcet e Anísio Teixeira são trazidos para a caracterização do papel do Estado na implementação de um sistema público de educação que oportunize o desenvolvimento dos sujeitos através de sua socialização e do aprendizado da cultura. Os sistemas de avaliação, cujo histórico se busca reconstruir no âmbito da política educacional brasileira, são vistos no âmbito da tarefa do Estado Republicano de zelar para que a escola por ele patrocinada cumpra com as obrigações que lhe são inerentes. Assumindo esse entendimento, a pesquisa vai ao encontro das escolas e busca, através da fala dos professores, saber das compreensões existentes acerca da atual sistemática de avaliação realizada pelos órgãos educacionais do Brasil. A partir das respostas desses interlocutores, seguem-se as análises dessas manifestações a fim de delinear o impacto e desafios que a avaliação vem produzindo no âmbito das escolas e, de modo especial, para a gestão escolar. As respostas dos professores contestam em boa medida as avaliações realizadas pelo Estado brasileiro, não tanto por se tratar de avaliações em si, mas pelo modo de sua organização e por não se sentirem envolvidos no processo de sua implementação. Põe-se, assim, o desafio de uma maior integração entre escola e órgãos avaliativos, bem como o da produção de um entendimento de que é necessário um esforço conjunto para que o objetivo maior de uma boa educação para as novas gerações possa ser alcançado.Item Instrução pública e educação em sociedades republicanas e democráticas(2011-11-28) Nunes, Sandra JaniceA presente dissertação examina debates modernos e contemporâneos sobre a República e a Democracia como forma de governo e exercício do poder, respectivamente. Examina as questões relacionadas ao governo das leis, o ordenamento jurídico e a extensão da ação do Estado nessas sociedades. Salienta ainda a distinção entre instrução e educação nas sociedades republicanas e democráticas e a especificidade de cada uma delas. A abordagem resgata autores modernos e contemporâneos que convergem nos pontos principais a respeito da instrução pública como dever do Estado e da educação como direito inalienável da família. Aponta para o fato de que a escola democrática só é possível em uma sociedade radicalmente democrática, amparada pelos princípios políticos e jurídicos acordados pelos cidadãos. Enfatiza a importância da existência dos espaços públicos nessas sociedades, assim como a participação dos cidadãos na esfera pública, onde são discutidos os assuntos mundanos que dizem respeito a todos, acentuando a ideia de que a participação não se resume ao voto em períodos específicos. A instrução pública se coloca como assunto político de primeira grandeza, nessas sociedades, porque refere-se à formação das novas gerações e sua introdução no mundo adulto, onde deverão desempenhar suas atividades cívicas e escolher uma profissão.Item Performatividade: as marcas da educação na alma de corpos estranhos(2011-11-28) Conceição, Ana Lúcia Paula daEste estudo problematizou as marcas impostas pelos espaços educativos tais como família, escola e sociedade nas almas de sujeitos homossexuais e os aspectos performativos que a educação se utiliza para a construção de identidades heterossexuais. Partindo desta problematização, foi construído este estudo com o objetivo de reconhecer nas recordações e lembranças dos pesquisados, a partir de suas histórias de vida, como a normalização do corpo, o disciplinamento e as relações de poder agregadas às práticas se manifestam na condução dos comportamentos. Como lócus de pesquisa, escolhemos o município de São Borja, localizado na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, local fortemente marcado pela cultura que valoriza a heterossexualidade enquanto normalidade. Utilizei-me de uma metodologia que coloca o pesquisador como um contador de histórias, algo que caracteriza esse trabalho como uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca a escuta de diálogos com os pesquisados que relataram como os espaços sociais e de educação escolar marcaram suas almas de forma normalizadoras e/ou excludentes, como cada um dos sujeitos da pesquisa foi alvo de práticas com efeitos sobre sua subjetividade. Desta forma, foram apresentadas as histórias de vida de três homens que assumem sua identidade homossexual no local escolhido para a pesquisa. Os dados coletados foram apresentados neste estudo de forma descritiva e analítica mediante o aporte teórico de Foucault (2001, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009), Louro (2001, 2004, 2010), Butler (2008), Britzman (2001), Rose (1998, 2001) entre outros autores. À guisa de conclusão, identificamos nas falas dos pesquisados o quanto a regulação é persistente, pois a família e a escola são espaços em que eles diziam ter vivenciado as mais diversas operações de controle, que visava a normalização dos seus comportamentos, intensionando a heteronormatividade.Item "Estado da arte" e coletivos de pensamento da pesquisa sobre o livro didático no Brasil(2011-11-28) Emmel, RúbiaO trabalho analisou as pesquisas sobre o livro didático, em artigos publicados na base de dados de revistas indexadas no Scielo e de eventos: ENDIPE, ENPEC e ANPED, de 1999 a 2010. Apoiando-se nas categorias da epistemologia de Fleck (1986), para compreender as contribuições dos autores das publicações sobre Livro Didático, apresentadas em eventos e periódicos, na constituição dos estilos e coletivos de pensamento que caracterizam a pesquisa do tema. Com base na leitura dos artigos, através da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007) foram identificadas 20 temáticas de pesquisa. O estudo possibilitou a análise e a identificação de um grande grupo de autores dos artigos que também estão referenciados nestes, constituindo eixos centrais. Os autores referenciais utilizados nos trabalhos analisados formaram 4 coletivos de pensamento: conceitos, currículo, pesquisa em/sobre livro didático e metodologia; merecendo destaque um grupo de referências, que são os próprios livros didáticos analisados nas pesquisas. A construção de categorias temáticas acerca do livro didático, apresentada neste estudo, se fez a partir da vontade de fortalecer as pesquisas acerca do livro didático na perspectiva de melhor compreender a formação de professores, suas teorizações e seus conhecimentos, possibilitando rever conceitos e estabelecer outros vários. Após a análise, o que se percebe é que os artigos demonstram que há preocupação de se estabelecer conceitos, conteúdos e diferentes olhares que contribuam para a construção de novos estudos, que apontem novas perspectivas, vislumbrando a formação de professores capazes de ressignificar o livro didático, fomentando os saberes e os fazeres dos sujeitos que fazem uso deste recurso. Assim, percebe-se a necessidade de novas pesquisas de cunho epistemológico sobre o livro didático, para que seja possível estabelecer consciência das complicações no estilo de pensamento dos pesquisadores sobre este tema e as consequentes transformações.Item Família e educação: uma reflexão acerca da formação do homem, da formação do cidadão(2011-11-28) Weiler, Silvana LuziaOs avanços tecnológicos, e em todos os campos do conhecimento, ampliaram significativamente os espaços de educação para crianças e jovens, complexificando o debate inconcluso que herdamos da modernidade quanto à responsabilização da família e da escola na educação dos novos cidadãos. A partir deste estudo reflexivo aperfeiçoou-se a compreensão de ser ainda no espaço privado, na família, independente de suas recombinações, e na escola, no espaço de interposição entre o domínio público e privado, que serão desenvolvidos, cada qual a seu tempo, os aportes emocionais, intelectuais e morais para o desenvolvimento de um sujeito que corresponda às exigências de uma sociedade republicana, em especial no que diz respeito à constituição da autonomia, condição da emancipação humana pelo exercício consciente da cidadania. Para o desenvolvimento deste percurso investigativo são evocados como interlocutores as elaborações de Savater, Condorcet, Hannah Arendt, Kant e Todorov, uma vez que seus textos reafirmam a educação familiar como potencializadora das primeiras virtudes humanas e semente do pensamento humanitário e, como segmento seguinte, a instrução pública como único caminho da igualdade e liberdade capaz de romper preconceitos e verdades arraigados às culturas através de aprendizagens que se reflexionam. Através do livre exercício da razão é permitido ao ser humano conquistar e manter a autonomia, escapar da servidão, da tirania e de toda dependência humilhante na vida cotidiana, avançando no processo emancipatório e civilizador. É no espaço familiar que o novo ser deve ser sensibilizado à dor alheia e prestar atenção aos outros, enquanto que através da instrução será levado a desenvolver racionalmente ideias morais, condição para bem determinar o seu caminho. Desta forma, as instituições família e escola, numa relação de interdependência e intercomplementariedade, estarão preparando os sujeitos para os valores universais da humanidade, oportunizando a evolução do espírito humano e o desenvolvimento de esperança às novas gerações salvas do obscurantismo que conduz à tirania e a ruína.Item O trabalho e a educação de jovens e adultos: compreensões a partir do (re)encontro de trabalhadores-estudantes com a escola em Panambi/RS(2011-11-29) Keske, CátiaTendo o itinerário da Educação de Jovens e Adultos – EJA – em Panambi/RS como lócus empírico da pesquisa, nos propomos a investigar “como jovens e adultos trabalhadores constituem-se sujeitos de saber e poder enquanto estudantes na EJA e como uma prática pedagógica se organiza e atua sobre esta subjetivação”. Apoiados na concepção foucaultiana, presença epistemológica recorrente em toda pesquisa, problematizamos as aprendizagens e as subjetivações de jovens e adultos, em sua constituição trabalhador-estudante. Para isso, buscamos (re)conhecer, descrevendo e analisando, o emaranhado relacional e contextual entre trabalho e educação de jovens e adultos no município, a partir das construções históricas com ênfase no presente panambiense, ora mais ora menos conflituosas, determinadas em meio a diferenças étnico-religiosas e socioculturais. No primeiro capítulo, subsidiamo-nos em Foucault ao identificarmos a (auto)imagem Cidade das Máquinas na análise da história e, ao fazê-la, trazemos algumas compreensões de Ricardo Antunes sobre as configurações do trabalho. Buscando interlocução entre os campos empírico e teórico, com o objetivo de identificar as relações de saber e poder, existentes no trabalho, no segundo capítulo, contamos com Cristophe Dejours e Yves Schwartz para entendermos as subjetividades em meio ao trabalho prescrito/real e, nas relações de poder que circulam neste espaço-tempo, o sofrimento e o uso de si. Problematizamos, no último capítulo, em postura epistemológica peculiar, de interface temática entre Paulo Freire e Michel Foucault, o encontro, o estabelecimento das relações e o reconhecimento dos conflitos, que exigem de jovens e adultos o enfrentamento de limites e possibilidades em sua forma-sujeito trabalhadores-estudantes. A pesquisa, ao ocupar-se de um contexto singular, no qual o mundo do trabalho tem exigido que a EJA cumpra uma demanda funcional, busca as significações que a participação no processo educativo escolar tem possibilitado a um grupo específico de educandos quanto a si mesmos como estudantes (e trabalhadores). Constata assim que as formas-sujeito trabalhador-estudante e estudante-trabalhador, objetivamente constituem-se condicionados pelas formas de produção do capitalismo a cada dia mais globalizado, e, subjetivamente, pela construção histórica que possibilitou a manutenção e difusão de um discurso que assim a permitiu ser, “voltada ao trabalho e ao progresso”. Singularmente, compreende-se que o reconhecer-se condicionado e não determinado, pode não ser a condição para a forma-sujeito trabalhador-estudante – dado ser esta delineada pelos processos excludentes aos quais são expostos, objetiva e subjetivamente, os indivíduos com pouca escolarização. Tensiona, contudo, a forma-sujeito estudante-trabalhador, na qual, uma vez sabendo-se capaz e vendo possibilidades, passa a não querer voltar a ser um sem lugar, passa a querer usufruir dos acessos que o trabalho, somado à renda e ao conhecimento que apreenderam – mesmo que sejam construções em jogos de verdade que, logo são atualizadas: os acessos, as possibilidades de uma “vida melhor” no presente panambiense como 8 trabalhador-estudante e como estudante-trabalhador, possibilidades para uma “vida melhor” no futuro, como sujeitos autônomos e como sujeitos que cuidam de si e buscam ser mais.Item Estratégias de ensino e interações em aulas de física e química no ensino médio com foco na educação ambiental(2011-11-29) Uhmann, Rosangela Inês MatosO presente trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa qualitativa com caráter de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora é a própria professora que atua no processo educacional investigado, com vistas a analisar Estratégias de Ensino (EE) e interações em aulas de física e química numa turma do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual. Na investigação, a atenção foi direcionada para a potencialidade de articulação da Educação Ambiental (EA) em estudos sobre fontes de energia usadas e alternativas. Para melhor situar e entender a prática educativa foi realizada uma análise documental relacionada ao espaçotempo escolar, quanto à EA, com foco no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, nos Planos de Ensino (PE) de física e química de responsabilidade da professora, e em Livros Didáticos. Os dados referentes às aulas foram construídos a partir de registros (em vídeo) das interações dos sujeitos em sala de aula, seguidos de transcrições e olhares reflexivos, para analisar o ensino durante dezesseis aulas, em cada disciplina. Foram procedidos recortes nas transcrições, tendo sido construídos quatro episódios registrados durante seis aulas de física e três episódios durante três aulas de química, com foco na EA. Discute-se o papel social da escola e do professor, aspectos históricos da temática ambiental e do referencial históricocultural como suporte teórico da reflexão sobre o ensino de conceitos e a possível contribuição no desenvolvimento da consciência ecológica. A explicitação dos procedimentos metodológicos da pesquisa parte de uma abordagem contextualizada da prática docente da professora. Os resultados dizem respeito ao entrelaçamento da EA no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ao se trabalhar criticamente os conteúdos, com participação ativa dos estudantes. Para isso, corrobora-se o entendimento de que os sujeitos são constituídos nas interações ao longo das práticas sociais. Assim imbricadas nos coletivos organizados, as práticas curriculares relacionam-se ao PPP, aos PE e às EE. Argumenta-se em defesa de mudanças na/da cultura escolar, tendo como foco o desenvolvimento de interações capazes de articular conceitos escolares com ações de EA, num planeta de fluxos energéticos e condições de sobrevivência frágeis e finitas.Item A inclusão do deficiente visual no ensino regular: um estudo de caso no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza(2011-11-29) Battisti, Cleusa MolinariA presente pesquisa aborda a problemática da inclusão no ensino regular, por meio de um estudo de caso de uma aluna deficiente visual frequentando o ensino regular em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. A investigação centrou-se no cotidiano escolar, tomando como objeto de observação o enfrentamento dos professores a esta situação e o processo de aprendizagem e socialização da aluna cega. O procedimento metodológico do estudo de caso baseou-se na história de vida da aluna sujeito da pesquisa, narrada pela mãe e pela própria aluna; na observação do cotidiano escolar e das interações da menina na cidade onde mora; bem como em entrevistas realizadas com a mãe e as professoras da aluna. A hipótese central que conduziu a análise dos dados coletado, baseia-se nos estudos de Vigotski, em especial na sua obra “Fundamentos de Defectologia” (1997), na qual busco a compreensão das estruturas de pensamento do deficiente visual, suas formas de percepções e de compensação da visão com outros sentidos para ler e interpretar o mundo. Procuro também fazer um paralelo com a experiência e vivência da educadora Elizabete Dias de Sá sobre a cegueira compreendida e vivida por ela como pessoa cega. Busco, também, dialogar com pesquisadores que tem escrito e teorizado sobre a inclusão, sobre o papel da linguagem e da experiência na constituição da identidade, bem como o papel da memória na constituição de representações e mapas mentais, tão importantes na construção do conhecimento e na socialização do cego. Foram meus interlocutores, nessa etapa da pesquisa, autores como Carlos Sckliar, Jorge Larrosa, Tomaz T da Silva, Ivan Izquierdo, C. Herrero Frabegart e Helena Callai. Além de entender o processo de inclusão de alunos cegos a partir de suas condições de apropriação do conhecimento escolar e participação na vida social, a pesquisa teve como objetivo oferecer subsídios à escola para a compreensão e o desenvolvimento de currículos inclusivos, bem como auxiliar a mediação do professor na sala de aula em relação à constituição de relações pedagógicas necessárias a uma relação social interativa de alunos cegos com o ambiente escolar. Os resultados da investigação apontam a importância da escolarização, da mediação pedagógica e das interações sociais na constituição da identidade do cego e na superação de estereótipos que dificultam a convivência, a valorização de suas competências e participação cidadã do deficiente visual.Item O desafio ético da educação escolar na era planetária: contribuições da complexidade para repensar a ética(2011-11-29) Grzeca, Francini CarlaEsta dissertação tem o objetivo de trazer para o debate educativo a temática da dimensão ética da educação necessária tendo em vista as novas características da sociedade planetária sob a perspectiva da complexidade. Tendo como referencial básico a obra de Edgar Morin e seus comentadores a pesquisa buscou analisar e compreender as principais categorias do pensamento complexo para então repensar a ética considerando a complexidade inerente a ela. Para Morin a ética necessária é a antropoética, a ética propriamente humana que emerge da consciência da trindade indivíduo/espécie/sociedade da condição humana. A aposta do autor é que esta ética possa levar o ser humano e a humanidade toda a pensar e agir segundo os princípios de compreensão e solidariedade. No entanto, Morin alerta que para o desenvolvimento desta ética é necessário realizar a reforma do pensamento e concomitantemente, da educação escolar.Item Mulheres camponesas em luta: resistência, libertação e empoderamento(2011-11-29) Conte, Isaura IsabelEsta dissertação analisa como se dá o processo de libertação das mulheres camponesas do MMC/RS, perpassando elementos como, aprendizados na inserção do Movimento, relações no trabalho, decisões do grupo familiar, acesso à terra, crédito e documentação. Junto a essas análises foi considerado o fazer-se, para o “ser mais” e o empoderamento. Para tanto, busquei compreender o campesinato, os Movimentos populares, especialmente de mulheres, e, a educação popular pelo fato de convergir com as lutas no que tange à perspectiva de busca pela libertação. Metodologicamente, foi utilizado elementos da pesquisa participante, da pesquisaação e da objectivação participante e, como técnicas de pesquisa foram necessários questionários, observações, análise documental e entrevistas. O total de questionários foram 117 e contaram com questões abertas e fechadas, sendo noventa e cinco respondidos por mulheres da base do MMC de dez diferentes regiões do Estado e, vinte e dois, por mulheres que compõe a direção e coordenação do Movimento. As observações foram efetuadas em cinco reuniões da direção e três da coordenação estadual, com anotações em diários de campo e as entrevistas, num total de onze, contemplando base, coordenação e direção. A análise documental realizada deu-se a partir de elementos surgidos dos questionários, observações e entrevistas e, também, da sistematização de dados e falas coletadas, somados à estudos teóricos. Merece destaque os seguintes itens como de maior relevância no trabalho: as mulheres camponesas recebem visibilidade quando se colocam em luta, em Movimentos sociais, o que se dá a partir da década de 1980 no Brasil; em Movimento se tornam sujeitos políticos e incidem em políticas públicas; as lutas, tanto de caráter individual (esfera privada), quanto de caráter coletivo e públicas são importantes no processo de libertação, de fazer-se sujeitos, contudo, percebe-se a contradição com relação à sobrecarga e a politização do trabalho feito pelas mulheres do MMC; as experiências feitas pelas mulheres no coletivo em luta, as empodera e contribui no processo de libertação; a pesquisa mostra como relevante no Movimento, a compreensão que as mulheres engajadas passam a ter sobre a sociedade e sobre suas vidas, bem como o maior entendimento sobre a situação que vivem na sociedade capitalista e patriarcal. Citam a conquista de direitos, e o acesso aos documentos profissionais, como relevantes para sua condição de cidadã com profissão reconhecida e maior autonomia frente às pessoas, especialmente cônjuge, e à entidades. Ficou evidente também, que as mulheres inseridas no MMC ao forjar mudanças sociais, sofrem também profundas transformações e desenvolvem identidades coletivas. Empoderam-se na medida em que conseguem ter entendimento e compreensão para agirem e, por esse motivo reconhecem a importância da força do Movimento. Ainda assim, sentem e sofrem discriminação, mas afirmam que a luta de caráter público dá coragem para enfrentar desafios no âmbito das relações de gênero no grupo familiar. Sabem que a libertação é construída passo a passo, não sendo algo individualizado, tampouco acontece de forma espontânea, sendo necessária ser forjada no cotidiano, por causa da situação de desvantagem que se encontram enquanto sexo feminino no patriarcado.Item Os programas de ensino de química na educação básica na compreensão e prática de professores(2011-11-29) Pereira, Jaqueline RitterA escola como instituição social está em constante interação com a sociedade em que se insere, participando do movimento de evolução social numa perspectiva dinâmica de inovações e recriações culturais. Por outro lado, reproduz o velho, o já instituído, mantendo tradições que a caracterizam como tal, de maneira que, diante de novas expectativas sociais, resiste, mas nem tanto. Nesse contexto, considerou-se “os Programas de Ensino de Química na Educação Básica na compreensão e prática de professores”, temática desta pesquisa, um estudo relevante frente à necessidade de reorganização curricular que as novas demandas sociais exigem. O problema da pesquisa foi o de entender o que guia ou orienta os programas de ensino buscando identificar quais motivos/razões têm os professores de química na proposição e desenvolvimento dos seus programas de ensino e suas aulas. Metodologicamente, a pesquisa se configurou como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com produção de dados a partir de três escolas estaduais do município de Espumoso/RS, mediante entrevistas semiestruturadas com três professores de química, narrativas da supervisão ou direção das escolas, bem como análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, Planos de Estudos e Programas de Ensino de química. Os dados produzidos foram organizados por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva e permitiram evidenciar três categorias de análise: Planejamento e Programa, Concepção de Conhecimento e Autonomia Docente. Dentre os resultados da pesquisa, pode-se afirmar que a relação entre os professores e seus programas de ensino mostrou-se relacionada à história do currículo e às concepções de Educação Básica brasileira, que se orientou fortemente na lógica propedêutica. Assim, mesmo com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/96, seguida de parâmetros curriculares oficiais com novos princípios destinados a romper com um ensino que privilegiava uma minoria da população, não têm mudado significativamente os programas de ensino que os professores praticam nas escolas. Em tempos de reorganização curricular, uma tensão/contradição se evidencia quando o planejamento da escola, através do seu PPP, vai na direção das novas propostas e diretrizes oriundas das esferas federal e estaduais, porém a tradição de práticas que foram se institucionalizando ao longo da história do magistério e da instituição escolar permanecem arraigadas. Percebeu-se que não é nada pacífico e tranquilo o jogo de forças que se manifesta associado à autonomia docente, tanto no que se refere ao planejamento, quanto à ação, e transcende os limites de uma instituição e as condições que ali se definem e se expressam. Os dados permitem reafirmar que ser professor é estar mergulhado em condições teóricas e práticas que tendem a se definir dentro e fora da sua esfera de trabalho, por isso mesmo é um campo cheio de contradições, mas de uma especificidade própria.Item A educação alimentar e nutricional no espaço escolar: saber, sabor e saúde(2011-11-29) Aquilla, RosemeriA dissertação assume o pressuposto de que a escola, enquanto espaço de formação humana, pode também desenvolver uma prática de Educação Alimentar. Após a apresentação da questão da Segurança e Insegurança Alimentar e Nutricional, a pesquisa aborda aspectos relativos à legislação sobre o assunto e às influências da mídia no consumo alimentar. Em seguida é traçado o histórico do Programa Nacional de Alimentação Escolar e se discutem questões relativas à Educação Alimentar a partir das potencialidades pedagógicas da hora da merenda. Tendo como referência essas tematizações, a pesquisa apresenta e discorre sobre dois modelos gaúchos de gestão escolar que realizam práticas pedagógicas inovadoras relacionadas à Alimentação Escolar, que são os modelos adotados nos municípios de Horizontina e Pinheirinho do Vale, ambos localizados no Estado do Rio Grande do Sul. A busca de dados ocorreu em escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Educação Especial desses municípios, em que foi entrevistada parte da comunidade escolar (pais, professores, conselheiros da alimentação escolar, merendeiras, nutricionistas), perfazendo um total de 41 pessoas. Nesses espaços pesquisados a Educação Alimentar aparece em atividades práticas como o cultivo de horta escolar, encenações teatrais, contação de histórias, oficinas de culinária, dentre outras. Dentre os projetos pedagógicos das escolas se destacam os da merenda pedagógica, da avaliação nutricional e o da capacitação da comunidade escolar para a boa alimentação. Como contribuição deste estudo tem-se a demonstração de que resultados positivos no âmbito da educação alimentar requerem planejamento das escolas sobre o tema, programa adequado de aquisição de alimentos, alimentos, supervisão e orientações adequadas e estabelecimento de vínculos entre a cultura familiar e as ações de formação no âmbito da escola. Por fim, constata-se a importância de que qualquer atividade prática de educação alimentar seja acompanhada de uma explicitação das razões de uma alimentação saudável.Item Boal e o teatro do oprimido: o espect-ator em cena na educação popular(2011-11-30) Kuhn, Mara Lúcia WelterEsta dissertação investiga o principal legado do autor, dramaturgo, diretor e ator Augusto Boal, o Teatro do Oprimido (TO). As primeiras experiências do TO ocorreram no início da década de 70, no Teatro de Arena, sob a direção de Augusto Boal. Com o exílio do teatrólogo na Argentina, o TO aos poucos conquistou a América Latina e mais tarde, o mundo todo, sendo hoje conhecido em mais de 70 países. O TO são experiências teatrais realizadas em diferentes modalidades e têm como objetivo apresentar as maneiras de fazer teatro em prol da transformação social, possibilitando a seus participantes expressar, debater, atuar, contestar através da cena, situações de opressão em que vivem e compartilhar com a platéia a busca de alternativas para confrontá-las. A participação da platéia se dá através da experiência do Teatro Fórum, uma das modalidades do TO, onde ocorre à intervenção do espect-ator, personagem principal da obra do TO. O espect-ator entra em cena, intervindo e atuando conforme sua visão e perspectiva de mudança e transformação da situação de opressão apresentada. Essa crítica de fazer teatro colocou o TO no centro de muitas polêmicas. O fato é que Boal era adepto da luta por uma sociedade que oferecesse oportunidades para todos, ele sonhava e buscava a paz, mas a sua luta era por uma paz sem passividade. Devido a sua atuação na política, na formação crítica, na cidadania participativa, o TO e suas práticas inspiraram movimentos sociais e a educação popular, onde tanto o autor quanto sua obra são respeitados por seus ideais de busca de uma sociedade mais inclusiva, permitindo a participação de todo aquele que “vive em sociedade e ajuda a transformá-la, buscando a paz, sem ser passivo”.Item Pedagogia de projetos aplicada nas escolas de ensino fundamental: a escola Marista(2011-11-30) Bonini, Mônica PatríciaA transição da prática pedagógica tradicional para a Pedagogia de Projetos requer reflexões que envolvem o período de transição e a continuidade, na escola, da nova perspectiva pedagógica. Dentro da temática proposta, o presente trabalho mostra os resultados da análise documental de uma escola marista que passou por essa transição e onde foram realizadas as pesquisas. Inicialmente o texto apresenta uma retrospectiva histórica da Escola Nova e da Pedagogia de Projetos, situando-as nos dias atuais. A revisão teórica sobre a Pedagogia de Projetos é explorada na concepção de alguns dos principais autores, dentre eles Dewey e Kilpatrick. Partindo de sua trajetória na Europa realiza-se também um estudo sobre essa Pedagogia no Brasil, destacando-se os motivos pelos quais ela está sendo resgatada nos dias atuais, e o porquê das instituições maristas a utilizarem em suas escolas. O principal procedimento técnico usado para este fim foi a análise dos registros da escola ou análise documental. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa e o estudo de caso. Os resultados da análise documental são, em seguida, comparados com o referencial teórico. Esta comparação tem como objetivo maior verificar se a escola está, ou não, aplicando de forma adequada a metodologia de ensino baseada em projetos. Espera-se, como resultados da pesquisa, elucidar aspectos importantes sobre a transição de uma Pedagogia tradicional para a Pedagogia de Projetos, e sobre a prática pedagógica de professores no Ensino Fundamental, além de auxiliar o aluno na construção de saberes que realmente tenham sentido.Item Um olhar sobre a escola como espaço de emancipação(2011-11-30) Silva, Luiz Etevaldo daNesta dissertação faço uma reflexão sobre a educação e sua possibilidade de constituirse como meio para a emancipação. Nela trato da problemática da relação entre educação e política, no qual enfatizo a importância de que no processo educativo tenha-se claro a dimensão dos interesses em jogo. É um estudo bibliográfico e uma pesquisa com professores de escolas públicas (estaduais e municipais) do município de Ijuí (RS), sobre processos ideológicos destes docentes, relativos à compreensão da função da educação escolar básica. Na pesquisa bibliográfica realizei um conjunto de leituras, explorando autores que têm concepção ideológica que favorecem construir uma argumentação capaz de proporcionar com que a educação seja um instrumento de intervenção social e política, tais como Paulo Freire, Antonio Gramsci, Boaventura Sousa Santos, Karel Kosik, Francisco Gutiérrez, entre outros. Com relação à pesquisa com professores, de diferentes áreas do conhecimento, dos anos finais do ensino fundamental e médio, utilizei-me de um questionário, no qual eles responderam algumas perguntas subjetivas e outras objetivas. Nas primeiras deviam responder para que serve a educação, o que a educação tem a ver com a política, que discussões costumam realizar em sala de aula e que conteúdos consideram importante para seus alunos. No decorrer do texto aparecem ideias dos autores lidos e dos trinta professores pesquisados. O texto contém a experiência do autor, são cerca de vinte e oito anos de trabalho com educação, participação em movimentos sindicais e exercício da função de gestor de escola pública por aproximadamente cinco anos. É um estudo destinado a pensar a educação voltada a criar condições para transformações sociais, políticas e culturais. Tem o objetivo principal possibilitar desnaturalizar concepções dominantes no processo educativo, em que, em geral, não são feitas reflexões sobre que homem, que sociedade e que mundo pretendemos ao propor educar. Os argumentos postulam problematizar a escola, as práticas pedagógicas e a função da educação no tempo atual, com vista aos desafios colocados pelas demandas sociais e políticas. No primeiro capítulo trato de refletir sobre a escola e o conhecimento: e o papel do professor como intelectual neste processo de educar para a emancipação. No segundo, teço considerações acerca do ato de ensinar e aprender pela metodologia da práxis e da visão da dialética. No terceiro, apresento a relação entre educação e política. No quarto, centro a reflexão sobre a importância da escola pública em pensar a compreensão da realidade. No quinto capítulo, trago para o leitor as contribuições da escola pública para favorecer o engajamento social e, no último capítulo, faço um destaque para a importância da utopia como instância ideológica necessária para reafirmar novas relações sociais. No final da pesquisa concluo que pensar práticas pedagógicas emancipatórias é algo complexo, o tema não se esgotou aqui, mas os autores estudados deram uma referência para refletir sobre os fins da educação como prática libertadora. Os professores das escolas públicas pesquisados oportunizaram ideias como pensam sobre educação, o conhecimento, para que serve a educação, o que a educação tem a ver com a política, discussões que costuma realizar em sala de aula e que conteúdos os professores consideravam importante para seus alunos. Acreditava, como hipótese, que o tema educação e sua relação com a política ainda era um desafio nas escolas e isto se confirmou, pois muitas questões ainda revelam que é necessário problematizar as concepções que os professores tem sobre a dimensão política do conhecimento, que remetem a novas pesquisas para elucidar dúvidas sobre o sentido e significado de suas maneiras de pensar a influência da educação na política e da política na educação.Item A pesquisa educacional na formação inicial de professores nas licenciaturas da Unijuí: competência profissional em construção(2011-11-30) Sandri, VanessaO presente trabalho analisa a intencionalidade e a natureza da pesquisa educacional no âmbito dos cursos de licenciatura, em Regime Presencial, da UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Discute-se o educar pela pesquisa como possibilidade de compreender e fundamentar caminhos alternativos de formação para o ensino, contribuindo na reconstrução da educação escolar. Parte-se do pressuposto de que, para a melhora da formação inicial docente, é necessária uma reformulação na organização curricular com participação mais efetiva dos licenciandos nas discussões das práticas educativas escolares. Nessa perspectiva, o referencial teórico conta com o apoio de autores preocupados com o educar pela pesquisa na formação do professor, como Demo, Galiazzi, Maldaner, Moraes, Schnetzler, Ramos, entre outros. Acredita-se, como hipótese básica de investigação, que o ensino da pesquisa em sala de aula permite a significação dos conceitos específicos de todas as áreas do conhecimento e melhora a capacidade profissional e intelectual dos graduandos para que possam refletir sua prática formativa ainda nos cursos de graduação e, depois, em seu exercício profissional. Para isso, foram analisados os documentos oficiais dos cursos, buscando compreender a preparação do professor pela e na pesquisa durante a graduação. Foram realizadas análises das ementas e bibliografias de componentes curriculares pertinentes ao foco da pesquisa. Faz parte do campo empírico ainda um levantamento, na Plataforma Lattes (Curriculum Vitae), no período de 2007-2009, das produções realizadas por docentes que orientam componentes curriculares de formação pela pesquisa. Na construção dos dados, também houve participação dos coordenadores dos cursos. Os resultados mostraram que a prática da formação pela pesquisa educacional é saliente em alguns cursos e bastante incipiente em outros, havendo três cursos em que não há evidência dessa prática. Constatou-se pouco envolvimento de docentes em publicações referentes à formação pela pesquisa. Por outro lado, denota-se um avanço significativo de pesquisas sobre temas que envolvem ensino, aprendizagem, currículo, escola, família, entre outros. A inserção da pesquisa como atividade curricular permite a formação do conhecimento profissional. Isso fica evidente na maior autonomia de execução do trabalho de sistematização de curso, cujo enfoque é a formação do conhecimento de professor.Item Gadamer: interpretação, educação e ensino da arte(2011-11-30) Neubauer, Vanessa SteiglederEste estudo percorre assuntos relacionados ao ensino da arte na perspectiva da hermenêutica filosófica de Gadamer; entre outros, os seguintes: linguagem; conversação autêntica; experiência; jogo hermenêutico; tradição; historicidade; précompreensão e julgamento. Em seus textos, Gadamer destaca que não podemos reduzir a linguagem, como foi comum no pensamento da tradição, a um veículo do pensamento, pois isso implica, entre outras consequências, supor que a cognição é superior à linguagem que a expressa. Para o autor, a linguagem é o que confere o caráter comum de um mundo, ainda que seja somente um mundo jogado. A linguagem se constitui por uma unidade especulativa que contém a distinção entre ser em si e representar-se. Em suas considerações sobre questões de método, de análise crítica de uma interpretação cientificista e da consciência estética, Gadamer problematiza as concepções de linguagem e de interpretação. Ao retomar tais temas, apresenta questões fundamentais para pensarmos sobre a experiência da obra de arte e sua interpretação, seja no que diz respeito a um texto literário, a uma partitura musical ou a uma peça de teatro.Item Bullying escolar: a corporeidade como fator de in/exclusão sócio-educacional(2011-11-30) Pires, Marília JardimOs corpos carregam marcas que se inscrevem na pele, nos pelos, nas expressões gestuais, nas formas físicas, nos modos de vestir. Presenciamos diariamente no contexto escolar a obsessiva importância dada, sobretudo, a algumas marcas corporais, apresentando-se como um referencial classificatório. O contexto escolar está carregado de preconceitos - assim como a vida cotidiana - e esses cada vez mais acarretam violência e exclusão. Há muito a escola já tem se mostrado como um espaço acometido pela violência, e a do tipo bullying – tirana e “silenciosa”- se configura num modelo contemporâneo de agressividade. Diante dessa problematização formulo as seguintes questões de pesquisa: Quais são as marcas corporais que mais produzem essas nomeações de violência no contexto escolar? Quem são esses sujeitos, vítimas de apelidos, de exclusões, de xingamentos e dessas violências? Para realizar essa discussão busquei uma escola estadual de classe média, no município de São Luiz Gonzaga-RS. Interagi durante dois anos (2007-2008), junto a 160 alunos de 5ªs e 6ªs séries com idades que variam de 10 a 14 anos, onde eles apontaram em seus cadernos as nomeações mais freqüentes que usavam uns para com os outros ou de que eram vítimas na prática das atividades escolares e nas aulas de Educação Física e a cada trimestre escolar discutíamos e colocávamos em pauta esse assunto da naturalização das discriminações pela via corpórea, objetivando com isso chamar a atenção dos discentes para essa preocupante prática de excluir impunemente seus pares na escola – local este onde se constituem subjetividades e identidades juvenis. A metodologia utilizada se configurou no âmbito qualitativo com natureza participante/descritiva onde se procura compreender as análises a partir dos significados expressos pelos participantes do estudo. Das análises que resultaram dessa investigação focalizo um movimento que permite visualizar o fenômeno bullying que se inicia como uma brincadeira insistente ao colocar apelidos depreciadores nos colegas e que muitas vezes, acabam gerando violências verbais/físicas/morais mais sérias e que excluem os pares de uma convivência fraterna e pacífica. As observações/narrativas demonstram que dentre os “diferentes” que são discriminados se encaixam os obesos, os muito magros, aqueles com trejeitos diferentes, os que usam óculos, os de pouca estatura, os de corpos “silenciosos”, os que têm sotaque característico de alguma origem étnica, os “ruins de bola”, os muito estudiosos, os negros, os pobres e os “feios”, entre outros. Ao finalizar a pesquisa pretendo socializar com os docentes e com toda comunidade escolar os resultados obtidos e planejar ações que evitem ou amenizem essas práticas excludentes.Item O processo pedagógico do centro de atendimento socioeducativo de Santo Ângelo - case(2011-11-30) Dorneles, Paulo César CorrêaNo Rio Grande do Sul a instituição responsável pela internação de adolescentes infratores é a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE). Este trabalho analisa o processo educativo desenvolvido em uma das unidades da FASE, o Centro de Atendimento Socioeducativo de Santo Ângelo (CASE – Santo Ângelo). Para isso foi realizado um estudo fenomenológico da instituição, apresentando toda a dinâmica institucional, as ações educativas e as características dos educandos, internos no local. Sendo utilizado, no estudo, um trabalho de campo, onde a observação participante e a aplicação de questionários são as estratégias de investigação. Foram aplicados questionários, na escola do CASE, para se conhecer o funcionamento da mesma e, aos internos da instituição, a fim de obter informações sobre a sua realidade social Também aparece no trabalho, um histórico do processo de internação de jovens no Brasil, a explicação da medida socioeducativa de internação, atual forma de punição, preconizada pelo ECA aos jovens que cometem delitos graves, e uma reflexão sobre a adolescência e a delinqüência na contemporaneidade. A pesquisa identifica a instituição como sendo total, disciplinar e panóptica onde, a “normalização” é a regra do processo educativo e a escolarização é a principal atividade pedagógica. Não existe a participação dos educandos nas discussões para o estabelecimento de regras e normas. Os internos, da instituição, oriundos de classes populares, trazem problemas relacionados ao consumo de drogas, à família e à escola e aceitam a institucionalização que é compensada pelo suprimento de suas necessidades materiais. Contextualizando o processo educativo desenvolvido no CASE – Santo Ângelo, com as teorias, concluímos que uma instituição como esta não desenvolve uma relação dialógica no seu processo educativo. A palavra do outro que exerce maior influência no desenvolvimento e na aprendizagem da maioria dos internos é a fala do colega, com quem divide maior parte do seu tempo e com quem traz uma maior identificação sócio-econômica-cultural. Mas, existem espaços institucionais onde pode se dar uma interação mediada pelo diálogo, para que os sujeitos com maior experiência cultural (educadores) possam tornar-se os promotores do desenvolvimento e da aprendizagem nesse processo.