Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Álgebra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O conceito função a partir das proposições da base nacional comum curricular (Brasil, 2017) na unidadetemáticaálgebra(2019-01-04) Ernandes, Emanoela AlessandraO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática - Licenciatura, a qual analisa como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) na Unidade Temática Álgebra, apresenta o conceito Função para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Anos Finais. A pesquisa parte da questão: como o conceito Função é tratado na Unidade Temática Álgebra pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017)? A análise dos dados apresentados configura-se como qualitativa, a partir de proposições apresentadas por Boralho (2017), Vale (2007), Caraça (1998), Dante (2009), Gil (2008), Pires (2000), Botelho e Rezende (2011), Bonini et al (2018), Junior (2016), Van de Walle (2009), Silva (2015), Ponte, Branco e Mattos (2009), Triches (2018), Reis (2017), Nascimento (2009), Fortunato (2013), Vasconcelos (2008). O material empírico considerado para as análises é a Base Nacional Comum Curricular. A partir da análise dos dados e das proposições do autores, foram definidas duas Unidades de análises: i) A Unidade Temática Álgebra na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); ii) O conceito Função apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Os resultados indicam a partir dos Objetos de Conhecimento que o conceito Função, é considerado durante toda a Base Nacional Comum Curricular, sendo ampliado e complexificado a cada ano da Educação Básica. No decorrer dos Anos Inicias a BNCC (2017) considera diferentes contextos, mas todos estes relacionados as ideias de: Padrão, Sequência e Proporcionalidade. As Habilidades consideradas para os Anos Finais apresentam, a partir das análises, que as ideias de Contextualização e Interdisciplinaridade, surgem como um principio pedagógico, mas atrelado especialmente a resolução de problemas que pode considerar diferentes contextos.Item A contribuição do uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de equação de 1° grau em uma turma do ensino fundamental(2019-01-04) Gonçalves, Jéssica ZilioO presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada para o trabalho de conclusão de curso de Matemática – Licenciatura, o qual analisa e traz como o uso da Tecnologia pode contribuir no processo de ensino / aprendizagem em aulas de caráter exploratório/investigativo sobre Equação (1° Grau). Nas discussões são consideradas ações realizadas com alunos de uma turma multisseriada do 8° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública do município de Jóia – RS, desenvolvida a partir do Estágio Curricular Supervisionado – Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa parte da problemática: De que forma as aulas com caráter exploratório/investigativo que consideram recursos da tecnologia de informação e da comunicação contribuem na aprendizagem/compreensão do conceito de equação de 1° grau por educandos do ensino fundamental? A análise de dados apresentados configura-se como qualitativa, sob as proposições dos autores: Ponte (2003), Fiorentini e Lorenzato (2006), Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2007), Junqueira e Valente (1998). O material empírico constitui-se: o planejamento do plano de estudo, o artigo elaborado na disciplina de estágio (o estágio foi realizado em dupla, sendo as escritas também elaboradas em conjunto, assim o artigo é referido á Rodrigues, 2017), cópia de cadernos dos alunos e fotos das aulas. Os resultados indicam que através da visualização e da manipulação no objeto virtual, contribuem na compreensão e na ressignificação de conceitos matemáticos pelos educandos e através da problematização, registros e sistematizações do conceito faz a mediação do processo de construção do conhecimento.