Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Principais preocupações de um grupo de professores de matemática(2014-10-31) Knob, Luis Gustavo HaasA presente escrita se faz considerando uma investigação que objetiva ampliar compreensões acerca do ensino de matemática a partir das percepções de um grupo de professores de matemática, considerando suas principais preocupações relacionadas a sua atuação em sala de aula e aos seus alunos. A pesquisa considera abordagens quantitativas, mas principalmente qualitativas, os dados empíricos constituíram-se a partir de questionários com os professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, participantes de um programa de formação continuada, promovido por uma Coordenadoria de Ensino, do interior do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2014. As análises fundamentaram-se, especialmente, em Pais (2006) e Muniz (2008). A partir da análise podemos considerar que as principais preocupações dos professores estão relacionadas à aprendizagem de seus alunos, abrangendo a dificuldade na compreensão da matemática, a falta de interesse e estão intrinsicamente relacionadas às formas de ensinar, principalmente à metodologias de ensino que consideram os princípios pedagógicos da contextualização e da interdisciplinaridade.Item Uma reflexão sobre aprendizagens dos conceitos do campo aditivo por alunos 5º e 6º ano do ensino fundamental(2018-02-26) Lunardi, JoiciO foco central da pesquisa é a aprendizagem, considerando o uso de jogos como um recurso para ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao campo aditivo com alunos do 5ª e 6ª ano do ensino fundamental. A mesma tem por objetivo analisar os entendimentos relacionados ao campo aditivo apresentados pelos alunos e que podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos como um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram com um total de 7 alunos. Foram realizados quatro encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a resolução de um pré-teste com o objetivo de diagnosticar possíveis conceitos que poderiam ser explorados, na sequência foram propostos jogos seguidos de registro e a problematização entre os alunos. Os jogos Nunca 10 e Cinquenta pontos foram realizados com o auxílio do Material Dourado. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente, com uma intencionalidade pedagógica e que conta com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.