Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Assunto "Ciências da Saúde."
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Item Avaliação em educação física em uma perspectiva emancipatória: proposta para o ensino médio integrado à educação profissional(2021-04-29) Ferrari, EderA avaliação ou o processo avaliativo na Educação Física escolar, é um assunto complexo, da qual sua prática nem sempre considera a necessidade de valorizar e favorecer a construção da autonomia/emancipação do educando. Dessa forma, com o intuito de tonar visível outras formas de avaliar que não sejam restritas e coercitivas e que contemplem as dimensões de conteúdo da escola/vida, em especial na cultura corporal de movimento, em sua manifestação esportiva mais difundida no Brasil, o futebol/futsal, buscamos com este estudo analisar o processo de construção colaborativa de uma avaliação em uma perspectiva emancipatória nas aulas de Educação Física em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFSC, propondo um modelo avaliativo em forma de tecnologia da informação e comunicação. Para tanto, essa pesquisa se caracterizou por um trabalho de cunho qualitativo a partir de estudo exploratório. Como técnica para produção dos dados utilizamos um questionário inicial, diagnóstico, com 12 perguntas abertas, um questionário final com o acréscimo de uma pergunta e um diário de campo para anotações descritivas e reflexivas das aulas no Ensino Médio. A amostra foi composta por 26 alunos/as de uma turma do 1o ano do ensino médio do IFSC – Chapecó. Com base no trabalho de campo, nas respostas aos questionários e achados no diário de campo, emergiram três categorias para análise, “A investigação do universo perceptivo dos/as estudantes sobre a avaliação em EF no IFSC”, “Relatório da construção e o desenvolvimento da proposta didático-pedagógica no ensino dos esportes” e “Novo entendimento dos/as alunos/as sobre a avaliação. Nos orientamos por uma abordagem crítica e emancipatória do conhecimento, por meio da compreensão da avaliação como um processo que desenvolve a autonomia e que entenda o processo ensino- aprendizagem como participativo e de corresponsabilidade. Foi possível perceber que houve mudanças no entendimento do significado de avaliação para os/as alunos/as, que a coavaliação auxilia no processo de aprendizagem e a corresponsabilidade juntamente com a construção coletiva produzem aprendizagens mais sólidas e emancipatórias. Percebeu-se também mudanças no fazer docente do professor, que se tornou mais problematizador/questionador, preparando melhor as suas aulas, e instigando os/as alunos a desempenharem um papel ativo no processo. A expectativa com esta investigação foi, a partir da relação entre as obras bibliográficas e os dados produzidos, desenvolver uma proposta didático-pedagógica de avaliação em uma perspectiva emancipatória que pudesse ser usada em forma de matriz avaliativa impressa e/ou online, em forma de site. Dessa forma, os materiais elaborados tiveram como propósito sistematizar algumas práticas avaliativas. Espera-se que estas possam subsidiar os/as professores no processo de tomada de decisão, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, em especial no ensino dos esportes de invasão.Item Corpos, gêneros e diferenças: a literatura brasileira enquanto recurso didático-pedagógico nas aulas de educação física infantil(2021-04-29) Ceratti, Viviane da Silva DiasAs temáticas acerca dos Gêneros e das Diferenças no universo da escola, convivem com uma certa cultura do silêncio, e com inúmeras formas de preconceito. No que se refere as práticas pedagógicas, o que se percebe é uma fragilidade docente articulada muitas vezes com a exclusão destas temáticas das propostas de ensino. Este estudo vem evidenciar a problematização dos temas que circundam em torno dos corpos, dos gêneros, e das diferenças nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, em uma escola pública do Município de Ijuí, RS. Compartilhando experiências, e apresentando uma proposta de unidade didático-pedagógica pensada a partir da utilização da Literatura Brasileira, e de obras do acervo do PNLD 2018 (Programa Nacional do Livro Didático) e PNBE 2005 (Programa Nacional Biblioteca na Escola), com vistas a reflexão de valores e a transformação da cultura de preconceitos, e na interlocução entre o saber sobre o fazer e o saber fazer nas aulas de Educação Física. Na intenção de atender os objetivos do estudo, apontamos esta pesquisa como aplicada, de abordagem colaborativa, compreendendo que todas as ações pedagógicas foram fundamentadas nas relações do cotidiano, do diálogo, do encontro e da escuta com as crianças pré-escolares, usando como instrumentos de produção e análise de dados, ficha de Mapeamento sistemático de literaturas e Diários de Bordo. Verificou-se durante o estudo e o desenvolvimento das práticas pedagógicas, gradativas mudanças de atitudes das crianças em relação as temáticas do estudo, no que tange as relações entre estas, seus corpos, gêneros e diferenças, demonstrando que trazer tais temas para reflexão, conhecimento e debate, favorece aos sujeitos infantes contextos significativos para a construção de valores em relação a si e ao próximo. Além disso, o estudo demonstra a relevância do uso do artefato da literatura nas aulas de Educação Física, pois promove práticas pedagógicas que fundamentam ações na perspectiva da tematização da cultura corporal de movimento no contexto da Educação Infantil.Item Desenhando a saúde na cultura corporal de movimento e dialogando além do currículo: protocolo e tecnologia mínima na educação física escolar(2021-07-23) Soares, Anderson Artur de SouzaO estudo é uma cartografia de foco qualitativo do ser discente no Mestrado Profissional de Educação Física em Rede (PROEF), UNIJUÍ/UNESP, com suas criações e sensibilidades do ser professor de Educação Física na região metropolitana de Porto Alegre – RS, com objetivo de criar uma ferramenta didática denominada protocolo dialógico da saúde na cultura corporal de movimento. Neste estudo há o encontro entre pistas cartográficas reais chamadas “devaneios orgânicos” com foto, ferramentas didáticas pedagógicas e diário pessoal criados durante o PROEF; e pistas cartográficas ficcionais chamadas de “pitangas” com casos, sensações e narrativas sem uma verdade, e sim um mergulho no imaginário para perceber e construir possíveis territórios que atravessam o sujeito docente. O diálogo da cartografia não se dá numa linearidade, ou ordenação entre primeiros e últimos, mas sobre temas que aprofundaram e conversaram constantemente entre as pitangas e devaneios orgânicos gerando novos temas, aprofundamentos ou novas pistas, conduzindo novos rumos. Neste caso o rumo tomado, desenhado, apresentou-se por um aprofundamento das estruturas institucionais, sistemas e a construções de sentidos sobre a cidade, a saúde, a educação, a Educação Física Ecológica e a busca de um protocolo dialógico. Nestes temas foram atravessados sobre o entendimento de uma complexidade (MORIN, 2004) e ação ecológica (BETTI; GOMES-DA-SILVA, 2019; GUATTARI, 2007; LÉVY, 1993; MORIN, 2004) sempre redesenhando um modo de captar e conectar as partes num processo rizomático (DELEUZE; GUATTARI, 2000, 2000a, 2000b, 2011, 2012a, 2012b) e dialógico (FREIRE, 1994, 2006). A cidade foi aprofundada condição de pós-modernidade (BAUMAN, 2011, 2013), as identidades e a construção do seu território metropolitano. A saúde foi aprofundada na sua conceituação internacional pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS, 2018), sua aparição nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ITAMARATY, 2016), sua existência nacional com a legalidade a partir do processo democrático e as informações sobre a saúde dos escolares pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2016). Ainda para a saúde, houvera dois levantamentos de estudos da CAPES de acesso CAFE dentre 2014 a 2019 (“protocolo” AND “saúde” AND “criança e adolescente”; “protocolo” AND “Educação Física”), para identificar temáticas e criar tipologias pertinentes para a prática docente e de atenção sobre o que se tem pesquisado. Sobre a educação houve reflexão sobre seus conceitos a partir Fórum de Economia Mundial da educação “4.0” na sociedade “VUCA”, o caminho da educação na cibercultura, o perigo da frente “Escola sem Partido”, apresentação da escola como espaço público, republicano e democrático, as estruturas da educação nacional entre leis, documentos, metas e mecanismos. Na Educação Física Ecológica, foi refletido e construído o conhecimento da cultura corporal de movimento (BETTI, 2009; BRACHT, 2019; BRASIL, 1997, 2018), os temas legitimadores (BRACHT, 2019), uma Educação Física Ecológica entre o sentir, perceber e agir no individual, social e ambiental (BETTI; GOMES-DA-SILVA, 2019), o espaço e da Educação Física curricular e extracurricular. No protocolo dialógico foram revividos temas e conceitos estudados junto da criação de uma diretriz e desenho que converse e favoreça o cuidado com a saúde na cultura corporal de movimento, interligando o que na cartografia foi apresentada. A cartografia é maior que este produto, pois nela há um caminho diverso e sem fidelidade ao inicial, com uma exploração maior da subjetividade, mas graças a esta possibilidade foi possível construir tal produto: Protocolo Dialógico para Saúde na Cultura Corporal de Movimento.Item Do mal-estar ao empoderamento: um estudo autoetnográfico na área da Educação física escolar(2021-07-23) Mensch, Deise IaraEste estudo inscreve-se no campo da Educação Física Escolar e do mal-estar docente. Trata-se de uma autoetnografia com pesquisa de campo. Defino como objetivo geral da pesquisa, a partir da constatação de um mal-estar e da impotência docente vivido no ambiente escolar, reconstruir-me enquanto professora, através da reflexão, autoavaliação e estudos abordados no Mestrado Profissional em Rede – PROEF. Problematizando a condição do mal-estar da prática docente, elegi a formação continuada como meio para o meu crescimento profissional e intelectual. Delineei como objetivos específicos, reconstruir uma proposta pedagógica para o componente curricular de Educação Física para o Ensino Fundamental II, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart (organizado em grupos nas formações continuadas da SMED); bem como, planejar e descrever, sob forma de pesquisa-ação, o processo de uma unidade didática para os alunos do 7o ano do Ensino Fundamental com o tema Lutas – Capoeira; e, por fim, e não menos importante, tensionar o meu mal-estar docente durante toda essa trajetória e os elementos que foram importantes para pôr-se a caminho do bem-estar docente. As análises ocorreram com base em minhas anotações nos cadernos de aulas, nos trabalhos realizados, nos extensos fichamentos de leituras, nas discussões realizadas em aula (tanto no PROEF como na escola). No transcorrer dessa dissertação fui relatando como o empoderamento foi se dando durante todo esse processo de “tratamento”, que englobou a formação continuada – possível através do envolvimento acadêmico no curso de Mestrado Profissional em Educação Física – PROEF – a nova organização curricular da escola e a visão da pesquisadora acerca do sentido da Educação Física Escolar. Nessa direção, foi fundamental que os documentos curriculares se conectassem com a prática docente, propiciando assumir a condição de protagonista do fazer docente, quebrando a barreira entre o “não mais” e o “ainda não” (GONZÁLEZ; FENSTERSEIFER, 2009). Concluo que sem o conhecimento, sem a formação continuada, mudanças em currículos não farão “milagres”, pois talvez o problema não seja apenas o currículo, e sim, se ele faz ou fará sentido para a atuação docente, questão ético-política que permeia este fazer e que demanda a condição de sujeito participante de sua elaboração e concretização.Item Educação física escolar e educação ambiental: o saber da experiência em uma unidade didática transdisciplinar de práticas corporais de aventura(2021-04-29) Lima, Jean Fortes deO presente estudo abordou as Práticas Corporais de Aventura na perspectiva da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. Buscou-se, no decorrer desta pesquisa, promover um diálogo entre a Educação Física, as Práticas Corporais de Aventura e a Educação Ambiental, a fim de responder os seguintes problemas de pesquisa: Qual o lugar do saber da experiência no âmbito das Práticas Corporais de Aventura? As Práticas Corporais de Aventura contribuem para a sensibilização ambiental dos educandos? O objetivo geral desse estudo refletiu acerca dos limites e possibilidades de uma unidade didática transdisciplinar de Práticas Corporais de Aventura desenvolvida nas aulas de Educação Física da turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Dois Irmãos das Missões/RS, analisando as experiências corporais induzidas por meio dessa temática e suas possíveis contribuições para a sensibilização ambiental dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, classificada com base nos procedimentos técnicos utilizados como uma pesquisa- ação crítica. A pesquisa foi composta por sete (07) educandos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental, sendo quatro (04) masculino e três (03) feminino, entre 14 e 18 anos de idade. A revisão da literatura procurou através de diferentes fontes (livros, artigos publicados em periódicos especializados das áreas, leis, diretrizes, parâmetros e bases curriculares) compreender assuntos referentes à Educação Física escolar, Práticas Corporais de Aventura e Educação Ambiental. Para a produção dos dados, foram desenvolvidas dez (10) aulas de Práticas Corporais de Aventura, tematizando o Trekking e o Slackline. Foi utilizado no desenvolvimento da unidade didática a metodologia do Aprendizado Sequencial, organizada por Joseph Cornell (2008b), a qual possui quatro fases que fluem de uma para a outra (despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, experiência direta e compartilhar a inspiração). As análises das aulas foram realizadas através de um questionário semiaberto, anotações do diário de campo, registros fotográficos e através de um grupo focal que teve como intuito avaliar as aprendizagens, percepções e possíveis mudanças de concepções dos mesmos com relação às temáticas abordadas. Todos os dados produzidos foram submetidos à análise e interpretação para a identificação dos resultados em diferentes categorias. Os resultados desse estudo apontam para a importância da Educação Física enquanto uma disciplina educativa, capaz de contribuir de maneira efetiva para a sensibilização ambiental dos educandos pelas Práticas Corporais de Aventura, possibilitando situações de aprendizagem que proporcionam mudanças de atitudes que ajudam a modificar a relação dos mesmos com a natureza na perspectiva da Educação Ambiental, potencializando o desenvolvimento de um certo grau de consciência ambiental.Item Educação física na educação infantil: uma proposta de planejamento na perspectiva do movimento humano(2021-07-23) Gonçalves, Mara Simone de OliveiraAs crianças são de certa forma, uma grande preocupação para diferentes áreas do conhecimento na contemporaneidade. E entre as quais a Educação Infantil e a Educação Física escolar enquanto disciplina curricular, começa cada vez mais a participar ativamente desse universo, a partir de uma prática pedagógica sistematizada. A presente pesquisa teve como objetivo compreender a função educacional e social da Educação Infantil a partir da Educação Física escolar, bem como apresentar uma proposta de aprendizagem pautada em uma metodologia de ensino baseada na concepção que denominamos de “pedagogia crítico- emancipatória”. E isso visando, a compreensão e produção do conhecimento de conceitos, a partir de uma proposta de planejamento na perspectiva do movimento humano, para auxiliar o professor de Educação Física na Educação Infantil a elaborar suas aulas. A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que através da análise dos documentos oficiais/legais Referencial Curricular Nacional Educação Infantil (1998); Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil (2010); Base Nacional Comum Curricular (2017), juntamente com um referencial teórico, buscou-se a fundamentação necessária para a elaboração de uma proposta de planejamento de uma matriz curricular, em que se finaliza com a construção de um projeto de aprendizagem. Sendo assim, se procurou através da pesquisa, unificar os conteúdos da Educação Física com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresentados no campo de experiência, Corpo, Gesto e Movimento da BNCC. Portanto, neste caminho apresentar a aproximação do movimento humano com um planejamento através de um projeto de aprendizagem. Para tanto colaborar no planejamento autoral do professor, pois planejar é uma tarefa trabalhosa, mas poupa esforço, tempo e energia e traz reconhecimento e satisfação na atividade profissional. Também ajudar o professor a ter subsídios para compreender o currículo da Educação Infantil, que está pautado nas interações e brincadeiras, em que o cuidar e o educar são indissociáveis. Nesta perspectiva de integralidade, que está dissertação pretende ajudar no planejamento das aulas de Educação Infantil, com um olhar voltado para a valorização do movimento humano, em uma abordagem do se movimentar a partir de experiências de movimento, em um projeto que tem como tema a capoeira. Ficou explícito, que a pesquisa e a análise documental são necessárias e que precisa-se de mais trabalhos de pesquisa nesta modalidade de ensino, a Educação Física na Educação Infantil, no sentido de se organizar um planejamento adequado, em que as crianças possam participar independente de suas capacidades e habilidades motoras das experiência de movimento, para que possam ser protagonista de suas aprendizagem, produzindo sentido e significado com relação a si, ao outro e ao meio em que estão inseridas, aspectos importante e necessário para que se tornem cidadãos críticos e seres humanos cada vez mais humanos.Item Educação física no ensino médio: enfoque crítico-emancipatório no planejamento do ensino dos esportes/Atletismo(2021-04-29) Umpierre, Eliane FerreiraA disciplina Educação Física enquanto componente curricular obrigatório da Educação Básica é orientada nas escolas da rede estadual de ensino pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. No Ensino Médio, o processo de ensino e aprendizagem é fundamental para fomentar no aluno o senso crítico, cidadania e consciência política que permite sua inserção social no mundo do trabalho e posterior continuidade dos estudos. O enfoque crítico-emancipatório na Educação Física nos possibilita pensar que a especificidade da mesma na escola gira em torno do conhecimento acerca da cultura corporal de movimento, o que significa, do ponto de vista pedagógico, uma reflexão e compreensão ampla sobre a mesma para poder pensar o seu planejamento e organização. Esta perspectiva teórico-metodológica, além da compreensão e investigação acerca dos significados do se-movimentar humano, possibilita também refletir acerca das ferramentas necessárias para a promoção da ética, autonomia e consciência crítica. Neste contexto, o presente trabalho se constituiu em uma pesquisa-ação que visou construir uma Unidade Didática (UD) para a Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM), tendo em vista a modalidade de Atletismo, uma vez que o mesmo não tem tanto reconhecimento nas escolas por fatores diversificados, e no sentido de despertar o interesse dos educandos como uma forma de desafio e superação de outras práticas que comumente vinham sendo aplicadas. Buscou compreender os fundamentos da perspectiva crítico-emancipatória propondo uma intervenção na escola, sob forma de pesquisa-ação, a partir de um trabalho planejado com um enfoque pedagógico que objetiva favorecer o universo de ampliação das experiências da cultura corporal dos educandos, tendo em vista o movimento humano, criando condições para a reflexão crítica em torno das conteúdos que envolvem as práticas corporais/atletismo e, principalmente, refletir sobre a importância do planejamento em uma perspectiva crítico-emancipatória. A opção por essa proposta se justifica devido à necessidade de construção e promoção de um planejamento de ensino com estratégias inovadoras, ativas e atrativas no EM que permitam ao aluno uma aprendizagem significativa e motivadora na qual o professor é mediador na construção do conhecimento.Item “Para explicar as coisas”: as representações dos alunos do ensino fundamental II quanto ao uso dos cadernos didáticos de educação física(2021-04-29) Pinno, Cristiano RafaelSuperar a dicotomia teoria e prática ainda é um grande desafio para professores de Educação Física. Compreender, bem como fazer gestores e alunos entender, o uso de textos escritos, livros, cadernos didáticos e apostilas como parte dos processos de ensino e aprendizagem deste componente curricular, é ainda mais desafiador para esses professores. Esta investigação surge, justamente, de indagações provenientes da relação que se estabeleceu na docência em escola pública e o uso das apostilas e cadernos didáticos que se construiu ao longo dessa trajetória. Deste modo, o objetivo consistiu em compreender o uso e as percepções construídas pelos alunos em relação aos cadernos didáticos elaborados para o ensino da Educação Física do Ensino Fundamental II. Utilizou-se, para isso, uma abordagem qualitativa a partir da pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O desenvolvimento partiu da elaboração e/ou qualificação de cadernos didáticos para os anos escolares envolvidos no processo. O período de aulas referente ao estudo correspondeu ao primeiro trimestre do ano letivo em uma escola pública de um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados a partir do diário de campo, da análise de tarefas realizadas à distância pelos alunos e de quatro grupos focais considerando um grupo por ano de ensino. Para a análise das informações utilizou-se o software QSR NVivo Plus, versão 11 como auxílio à organização das informações, à triangulação das fontes e à análise de conteúdo. Os resultados foram analisados a partir de três perspectivas: as singularidades do caderno didático próprio; a perspectiva dos alunos em relação ao livro didático; e a quebra de paradigmas a partir de cadernos didáticos na Educação Física. Em relação ao primeiro item analisado, percebeu-se que a construção deste tipo de instrumento didático-pedagógico demanda o enfrentamento de concepções culturais sobre o componente curricular além do entendimento da inter-relação de diferentes fatores para o ensino e a aprendizagem. O enquadramento aos referenciais curriculares vigentes e o trato didático dos conteúdos foram os motes fundamentais desse processo. Quanto ao segundo item de análise, os relatos apontaram para um baixo aproveitamento dos livros didáticos na realidade estudada, todavia, a importância destes materiais para o ensino e a aprendizagem foi destacada, juntamente com o entendimento dos livros didáticos como portadores do saber escolar tanto para a aprendizagem dos alunos como para a organização do ensino pelos professores. No terceiro item da análise identificou-se as relações estabelecidas entre os alunos e os cadernos didáticos. Os alunos, após um período inicial de estranhamento, reconheceram neste material uma ferramenta de apoio importante para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos neste componente curricular.Item A reconfiguração do sentido da educação física de uma comunidade escolar: uma experiência de planejamento curricular colaborativo(2021-04-29) Lechner, Caroline FabianeA Educação Física escolar brasileira tem passado em seu contexto histórico, por um processo de transformação, marcado, principalmente, pelo Movimento Renovador. Esse movimento incitou mudanças significativas que trouxeram a necessidade de pensar a Educação Física como um espaço pedagógico, comprometido com os propósitos da escola. Isso coloca vários desafios, dentre eles, a dificuldade que a área possui em produzir e sistematizar conhecimentos relevantes, para sustentar a Educação Física na concepção de disciplina escolar e enfrentar a falta de reconhecimento da importância dos saberes específicos a serem ensinados. Considerando esse cenário, a pergunta que orientou minha pesquisa foi: que elementos presentes ao longo de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, podem colaborar para a potencialização da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar? Desse modo, objetivou-se analisar a possibilidade da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar, a partir de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, com participantes de um grupo de estudo colaborativo. Para essa finalidade, trabalhou-se metodologicamente com a pesquisa-ação, com duas professoras atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma diretora e um coordenador pedagógico, de uma escola da rede municipal de ensino, do interior do estado do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e participantes constituíram o Grupo de Estudo, abordando temas que perpassam a Educação Física escolar, numa perspectiva reflexiva e colaborativa de construção do conhecimento, na tentativa de criar condições e oferecer elementos para o reconhecimento da especificidade do componente curricular junto à instituição escolar e de construir um projeto curricular de Educação Física para esta escola. No período de julho a dezembro do ano de 2019, foram realizados 10 encontros de estudo. As técnicas e procedimentos utilizados para a análise de dados foram: a entrevista, o diário de campo, grupo de estudo colaborativo, gravação dos diálogos do grupo de estudo colaborativo e grupo focal. A partir da leitura e descrição de cada encontro, os aspectos mais relevantes em relação aos temas abordados foram categorizados dentro dos seguintes eixos de análise: (a) concepções iniciais, (b) novos sentidos, (c) o planejamento curricular, (d) processo de validação. No que concerne às “concepções iniciais”, as análises evidenciam que, de maneira geral, todos os participantes expressam dificuldades para reconhecer o que se ensina e se aprende nas aulas de Educação Física, assim como sua contribuição para a formação do aluno. Além disso, as análises indicam a atribuição de alguns mantras, por parte dos participantes, como principal responsabilidade da disciplina no contexto escolar, são eles: atividade física, saúde e qualidade de vida; socialização e aquisição de valores humanos e o ensino de diferentes modalidades esportivas. A partir do estudo dos temas abordados no decorrer do processo de planejamento curricular colaborativo, “novos sentidos”, sinalizados pelos participantes, indicam a aparição de novos elementos nas formas de compreender e interpretar a disciplina, coerentes com o papel do componente junto à instituição escolar atualmente. No que se refere ao “planejamento curricular”, a análise da sistematização/textualização dos instrumentos utilizados neste processo, revela que estes foram essenciais na transformação das concepções, pois viabilizaram momentos/situações/condições que deram abertura para a possibilidade de discussão e reflexão dos temas abordados e relevantes para a pesquisa. O “processo de validação” consistiu na apresentação do que foi construído para pessoas além do grupo da pesquisa-ação, dando a elas, minimamente a possibilidade de compreender e se apropriar de uma concepção de Educação Física renovada. Percebeu-se que alguns aspectos da perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, foram fundamentais para o surgimento de elementos que potencializaram a reconfiguração do sentido da Educação Física, dentre eles destacaram-se: a configuração e o encaminhamento do planejamento curricular coletivo (sequência dos temas, estratégias, procedimentos), o estudo de temas relacionados à disciplina, os instrumentos utilizados nos encontros, a participação de pessoas “de fora” da Educação Física e o processo de validação. A reconfiguração do sentido atribuído à disciplina se deu, à medida que o reconhecimento dos saberes específicos, o planejamento e a sistematização do componente avançaram e foram notados dentro da escola.Item Vai ter campeonato de novo? Limites e possibilidades de uma proposta pedagógica para o ensino do futsal na educação física escolar a partir do Sport Education Model(2021-04-29) Lopes, Fabiano SchulzO objetivo deste estudo foi planejar, desenvolver e analisar uma proposta de ensino para o futsal, abordando os saberes corporais, conhecimentos conceituais (técnicos e críticos) e saberes atitudinais, a partir dos pressupostos do Sport Education Model. A revisão bibliográfica estruturou-se de forma a ilustrar como o processo de ensino e aprendizagem de um determinado conteúdo de um componente curricular está vinculado aos objetivos da instituição escolar. Para tanto, tratou-se de abordar as funções sociais da escola, o papel da educação física e o lugar do esporte enquanto conteúdo escolar nesse cenário. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado o método de pesquisa intervenção pedagógica, em que uma unidade didática de futsal ancorada nos pressupostos do Sport Education Model foi desenvolvida durante trinta e duas aulas ao longo de dezesseis encontros com uma turma de oitavo ano de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. A produção dos dados foi realizada através de três instrumentos: observação das aulas pelo professor- pesquisador; registro das percepções dos discentes no caderno da disciplina; narrativa docente do professor-pesquisador. Os resultados obtidos foram discutidos a partir de três categorias: percepções dos agentes envolvidos na pesquisa acerca das características do Sport Education Model; vantagens e limites do Sport Education Model para o processo de ensino e aprendizagem dos diversos saberes do futsal; reflexões e possibilidades de reformulações do Sport Education Model a partir dos achados da pesquisa. Os resultados sugerem que o Sport Education Model é uma proposta pedagógica diferente daquelas com as quais os alunos estavam acostumados. Também foi observado que a possibilidade de atuarem em outros papéis além de jogadores durante as aulas, como árbitros, assessores de imprensa e observadores de atitudes, foi extremamente valorizada tanto pelos alunos como pelo professor pesquisador. Outra característica percebida como relevante pelos agentes envolvidos na pesquisa foi a competição formal. A partir desse formato, constatou-se um maior envolvimento, participação e motivação dos alunos menos habilidosos durante os jogos. Em relação às vantagens pedagógicas do Sport Education Model para o ensino do futsal, constatou-se que uma única unidade didática não foi suficiente para melhorar significativamente o desempenho técnico-tático dos alunos. Além disso, os problemas de equidade mediante as discrepâncias de participação nos jogos em virtude principalmente das questões de gênero também não foram superados. Sendo assim, as sugestões encaminhadas com o intuito de amplificar o potencial pedagógico do Sport Education Model apontam fundamentalmente para uma maior atenção à característica filiação. Os resultados da pesquisa sugerem que alguns problemas de ordem atitudinal podem ser mais deletérios ao processo de ensino e aprendizagem do futsal do que propriamente as dificuldades técnico-táticas dos alunos. Portanto, um investimento maior em momentos onde os alunos tenham a possibilidade de discutir acerca das dificuldades nos jogos e autonomia para encaminhar possíveis soluções pode contribuir para a aprendizagem de todas as dimensões dos saberes do futsal ou de outra prática corporal.