Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/445
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Álgebra"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A presença da álgebra em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas(2020-03-13) Tolfo, Evanes DaianeO presente artigo nasce de uma investigação acerca da presença da álgebra em livros didáticos do 3° ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata sobre uma análise de como a álgebra manifesta-se nas atividades dos livros didáticos, de que forma, e se estão em consonância com os planos de estudos das escolas, com o Referencial Curricular Gaúcho e a Base Nacional Comum Curricular. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na análise de livros didáticos de 3 diferentes escolas da região, sendo estadual, municipal e privada, um estudo documental, e levantamento bibliográfico. O trabalho foi elaborado à luz da BRASIL (2018), SPINELLI (2011), VAN DE WALLE (2009), FIORENTINI (1993), CANAVARRO(2007), a análise aponta que nenhum dos livros analisados apresenta um capítulo especificamente sobre álgebra, porém, é possível identificar a presença dos objetos do conhecimento identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas e relação de igualdade, porém aspectos relacionados a ideia de igualdade precisam ser fortemente complementados. Reforça-se ainda, a importância de o professor considerar outros materiais de referencia para o planejamento para além do livro didático, e dessa forma, continuar em constante formação principalmente em períodos de reformas curriculares, conhecendo assim os objetos matemáticos, bem como, o como ensiná-los.