Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização."
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Item Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico(2018-08-27) Freddi, NadineA presente monografia tem como objetivo ressaltar a função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico. É enfatizado que o processo de alfabetização formal irá ocorrer no Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com três educadoras e três pais de crianças da Educação Infantil, sendo de duas escolas públicas dos municípios de Tuparendi e Porto Mauá. Os resultados da pesquisa mostram de que forma as educadoras organizam o planejamento e o que evidenciam, e os pais mostram seu breve entendimento sob a mesma. Observou-se na pesquisa que ambas as escolas organizam o planejamento de modo que não proporcionem a alfabetização, tendo como foco o lúdico e as necessidades da Educação Infantil. Os pais demonstram ter uma noção do que pode ser proporcionado para seus filhos.Item Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporanea(2019-04-12) Rockenbach, Débora FernandaO presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.