Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/445
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Alunos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: o que prescreve os documentos legais e o que faz a escola?(2020-02-04) Lima, Diva Quatrin deO presente trabalho de conclusão de curso, busca discutir questões referente ao processo da transição que as crianças passam ao sair da Educação Infantil e ingressar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Fazendo uma leitura do que trazem os documentos legais tais como a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e o que é vivido no chão da escola. O brincar e a ludicidade ganham centralidade ao pensarmos o “ser crianças” em suas infâncias plurais. Logo, entender conceitualmente crianças, infâncias, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e a cultura escolar como um modo de compreender a realidade contextualizada, e fazer dessa um campo de pesquisa. Crianças ou alunos? Como são reconhecidos os sujeitos que iniciam no 1º Ano do Ensino Fundamental? Levando em conta a visão do pedagogo, assim como o que a escola traz em seus documentos e conhecendo os sujeitos envolvidos, construímos entendimentos, que não pretendem ser verdades absolutas, mas sim caminhos para novos entendimentos.