Administração
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Navegando Administração por Assunto "Administração de empresa."
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Item Adaptação estratégica: a influência do determinismo ambiental e a capacidade de escolha estratégica em uma Cooperativa Médica do Estado do Rio grande do Sul(2018-03-19) Zaluski, Felipe CavalheiroUm ambiente em constante modificação pode afetar negativamente as organizações que não se adaptarem ou não se anteciparem às mudanças. Compreender este atual contexto torna-se fundamental para o sucesso e crescimento contínuo das organizações. A crescente busca de respostas referente aos processos de interação e adaptação entre as organizações e o ambiente externo tem fomentado uma série de indagações e pesquisas quanto a adaptação estratégica em organizações do ramo da prestação de serviços assistenciais à saúde. Neste conjunto, o gerenciamento de uma organização complexa como uma cooperativa médica requer atenção a uma série de fatores que, pelas inúmeras intercorrências existentes, tornam-se incontroláveis. Diversos são os fatores oriundos do determinismo ambiental que podem gerar impactos na organização, retirando ou exercendo uma forte influência sobre a capacidade de escolha estratégica. O presente estudo buscará elucidar o processo de adaptação e mudança estratégica por meio da análise da influência do determinismo ambiental e da capacidade de escolha estratégica em uma cooperativa de serviços médicos do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2005 até o ano de 2016, buscando analisar os principais eventos e períodos estratégicos (SAUSEN, 2003) e classificá-los de acordo com o modelo de tipologia de adaptação estratégica de Hrebiniak e Joyce (1985).Item Análise da satisfação no trabalho – um estudo na Cooperativa de Crédito Cresol(2018-06-20) Bitencourt, Rosa MariaA Cresol adota estratégias em todas as dimensões do trabalho que buscam a satisfação de seus colaboradores, pois pode-se perceber que a cooperativa possui a preocupação de fazer com que o colaborador tenha um bom ambiente de trabalho, com boas relações, seja entre chefe ou colegas; busca tornar as tarefas do dia a dia interessantes, que oferece meios para que o colaborador possa se desenvolver e crescer dentro da empresa, que busca reconhecer e valorizar o esforço de cada um no desenvolver de suas atividades. Diante desse contexto, pode-se dizer que a cooperativa está no caminho para atingir a satisfação no trabalho em todas as dimensões, mas para isso a empresa necessita criar políticas de promoções mais claras e rever suas políticas salariais, usando como referência o mercado de trabalho, pois através de salários competitivos a empresa consegue reter seus talentos e melhora a satisfação e motivação dos mesmos.Item Analise de satisfação do serviço logístico em uma transportadora de cargas(2018-04-23) Dessbesell, AdrianaO Trabalho de Conclusão de Curso possibilitou à acadêmica aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação, ao analisar a satisfação dos clientes perante o serviço logístico de uma transportadora localizada na cidade de Panambi/RS. De forma especial, o estudo buscou verificar o índice de satisfação dos clientes, quanto à qualidade dos serviços, preço, atendimento e confiabilidade, nos modais de transportes rodoviário e aéreo de cargas e o respectivo impacto deste na fidelização de seus clientes. Assim, o trabalho apresenta alternativas para implementação de melhorias no processo de fidelização e prospecção de novos clientes. Para a realização deste objetivo, foi primeiramente elaborado um estudo através de referências bibliográficas sobre o tema estudado, havendo como questão de estudo qual é o índice de satisfação dos clientes da KUNZ & KUNZ Ltda., portadora da franquia Azul Cargo, sobre a qualidade dos serviços, preço, atendimento e confiabilidade nos modais de transportes aéreo e rodoviário de cargas, localizada na cidade de Panambi/RS. A metodologia fez uso da coleta de dados, através de um questionário aplicado aos clientes fiéis à transportadora, bem como investigações junto aos proprietários da franquia Azul Cargo, onde o resultado da pesquisa apresenta-se satisfeito em relação aos serviços prestados através dos modais de transporte rodoviário e aéreo de cargas.Item Análise de viabilidade de substituição do sistema atual de comercialização e armazenagem de soja em uma cerealista: o caso da empresa Ana Maria dos Santos Schraiber & Cia Ltda. – Caramuru Cereais.(2018-04-23) Schraiber Júnior, Vilmar JoséEste presente trabalho teve como principal objetivo analisar a viabilidade de mudança de sistema de comercialização e armazenagem de soja na organização Ana Maria dos Santos Schraiber & CIA LTDA, que está instalada no município de Catuípe. Com essa finalidade foi estudado o cenário atual do mercado da soja, foi projetado as receitas, despesas, custos, projeções de impostos e lucro do exercício para 5 anos, para conseguir fazer as análises necessários de viabilidade. Para realizar a análise de viabilidade do estudo, foram calculados os seguintes índices: Lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio, payback simples e descontado, VPL e TIR. A lucratividade encontrada nos anos projetados foram de 2,56% em 2017 e 2,57% entre os anos de 2018 a 2021. A rentabilidade encontrada nos anos projetados foram de: 24,28% em 2017, 25,04% em 2018, 25,78% em 2019 e 26,59% em 2020 e 2021 e o índice de rentabilidade ficou em 1,46. Para o ponto de equilíbrio foram encontrados as seguintes porcentagens sobre o faturamento projetado: 42,50% em 2017, 42,45% em 2018, 42,43% em 2019 e 42,38% nos anos de 2020 e 2021. O retorno encontrado no payback simples foi de aproximadamente 3 anos e 6 meses, já no payback descontado, o retorno é de aproximadamente 4 anos e 4 meses, sendo que foi utilizado uma TMA anual de 8,5%. Para o cálculo de VPL também foi usado uma TMA anual de 8,5%, sendo encontrado no final da projecão de 5 anos o valor de R$ 128.914,39. A TIR anual encontrada para tal investimento é de 13,75%, sendo maior que os 8,5% da TMA anual. Através do estudo e juntamente com os resultados obtidos, conclui-se que a aceitação do investimento dentro da organização será viável.Item Análise de viabilidade econômica e financeira para implantação de uma empresa do ramo comercial de autopeças automotivas da linha pesada para caminhões e ônibus(2018-03-19) Silva Junior, Nilson Rogério Ferreira daA análise de investimento tem o propósito de verificar se há viabilidade no novo empreendimento, e tem ganhado importância no atual contexto de crise financeira, pois permite visualizar o retorno do investimento e compreender o seu grau de viabilidade. O presente estudo visa estudar a viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma empresa do ramo comercial de autopeças automotivas da linha pesada para caminhões e ônibus, que será instalada na cidade de Ijuí, no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A organização prestará serviços de venda de autopeças e lubrificantes e trabalhará com peças das mais variadas marcas de veículos pesados do mercado. O fato de o seu proprietário ter mais de 25 anos de conhecimento na área permite que seja uma empresa especializada na marca Mercedes-Benz. O estudo tem a seguinte questão norteadora: “Como a análise de viabilidade econômica e financeira pode auxiliar na decisão de investir na implantação de uma empresa no ramo comercial de autopeças automotivas da linha pesada para caminhões e ônibus?” Para atender à questão, o seu objetivo geral será analisar a viabilidade econômica e financeira para implantação de empresa do ramo comercial de autopeças automotivas da linha pesada para caminhões e ônibus. Como objetivos específicos são elencados os seguintes: levantar as receitas, investimentos, custos e despesas necessárias ao empreendimento; avaliar o capital inicial necessário para o investimento inicial; calcular os indicadores utilizados na análise da viabilidade econômica e financeira; e analisar os indicadores e demonstrativos. A realização deste estudo se justifica pois permite estruturar uma empresa no ramo comercial de autopeças automotivas da linha pesada para caminhões e ônibus, proporcionando maior conhecimento sobre o cenário do empreendimento, as perspectivas do investimento e segurança na busca pelo sucesso do negócio. Também, permite ao acadêmico aperfeiçoar os conhecimentos desenvolvidos durante o curso, constituindo-se numa fonte de pesquisa para outros interessados no tema ora abordado.Item Custos de produção na propriedade Agrícola Hortkrisczum(2018-03-19) Nehring, Ana RitiéleO presente estudo constitui-se numa pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva. Seu objetivo é compreender a formação dos custos de alguns produtos que são produzidos e comercializados pela empresa agrícola HortKrisczum, a fim de auxiliar a propriedade na tomada de decisões. Trata-se de uma empresa agrícola de hortifrutigranjeiros que atua na venda de 36 itens, dentre os quais se destacam a alface hidropônica, o brócolis, a rúcula, o morango e o milho verde doce, produtos que compõem o foco do presente estudo. A empresa HortKrisczum está localizada no distrito de Alto da União, em Ijuí, RS, e iniciou suas atividades em 1970, por intermédio de Osmar Krisczum, e ao longo dos últimos anos vem se especializando na produção de hortifrutigranjeiros a partir da inovação tecnológica e do aprimoramento da produção mediante técnicas que visam garantir a qualidade dos produtos. A comercialização de seus produtos ocorre semanalmente (nas terças, quintas e sábados) na Feira do Produtor (Aprofeira) de Ijuí, e também diariamente nos supermercados e fruteiras do município, além de alguns restaurantes da cidade. O estudo concluiu que a margem de contribuição dos produtos é boa, pois além de cobrir os custos do processo ainda resta uma margem de lucro. Algumas medidas são apontadas como sugestões de melhorias, como a busca por fornecedores de mudas com melhor preço, e aplicação das planilhas eletrônicas aos demais produtos da propriedade, o que garantirá a ampliação dos cálculos que auxiliarão na venda dos produtos.Item Da vovózinha ao lobo de Wall Street: análise do perfil dos investidores do noroeste do estado do Rio Grande do Sul(2018-06-20) Vogel, Lucas Silmar BourscheidtCom o estudo percebeu-se que os investidores da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, encaixam-se em sua grande maioria no perfil arrojado, seguido por uma parcela um pouco menor de investidores do perfil moderado, sucessivamente aparecem e os investidores agressivos e por último estão representados os investidores com perfil conservador. Os 8 investimentos preferidos por esses investidores são a poupança, o CDB, os investimentos em imóveis e as ações. Ainda, conforme a pesquisa compreendeu-se que os investidores da região são motivados principalmente pelas análises e estudos técnicos e por análises fundamentalistas, normalmente apresentadas a eles por seus corretores, nos quais confiam e buscam apoio na hora de tomarem decisões importantes. No entanto, os investidores não se abalam se precisarem decidir sozinhos, pelo contrário, a partir do momento que passam a entender o mercado de capitais. Das corretoras abordadas no estudo, segundo os investidores, a maioria deles está totalmente ou parcialmente satisfeitos com os serviços que lhes são prestados. Assim sendo, toda e qualquer decisão cabe somente ao investidor, e, tão somente ele, pode julgar quais fatores realmente são necessários para uma tomada de decisão coerente e eficiente, a fim de lhe proporcionar satisfações futura.Item Desafios da liderança em uma organização pública: um estudo na Prefeitura Municipal de Horizontina/RS(2018-06-20) Cassol, SilvanaHá alguns anos para ser um bom líder era necessário ter um planejamento, controlar e estipular prazos. Porém, isso se tornou apenas uma parte das atribuições e características da liderança, essa visão mudou e um bom líder requer novas competências, além de conhecer muito bem o cenário em que está inserido. O ambiente globalizado, marcado por constantes transformações e inovações, está cada vez mais competitivo no universo organizacional e aposta cada vez mais em pessoas capazes de influenciar e transformar os negócios de forma eficaz com resultados positivos. Muitas pessoas acreditam que a liderança é uma característica que nasce com o indivíduo, porém, ela é algo que pode ser praticada e desenvolvida, toda pessoa pode se tornar um líder. Liderar é inspirar, animar e motivar ideias, pessoas e projetos (CORTELLA, 2009). Para Chiavenato (2006, p.18-19) a liderança “é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”. Por isso a liderança é considerada um dos elementos essenciais para uma boa governança, o líder precisa saber persuadir as pessoas através dos valores e mobilização de esforços para uma causa comum. Isso depende de uma administração eficiente com serviços de qualidade, focado em resultados. A liderança envolve uma combinação de fatores, a posição na organização, as situações específicas, as características dos indivíduos envolvidos e a natureza dos relacionamentos com os subordinados, isso afeta o comportamento da liderança e o impacto desse comportamento, dessa forma, um bom gestor é essencial para melhorar as políticas públicas, pois ele tem o poder de decisão. Nesse contexto, a evolução nas formas de liderar equipes sofreu muitas mudanças, e compete ao verdadeiro líder motivar e influenciar positivamente seus subordinados, para atingir os melhores resultados. Pode-se perceber que o líder deve se esforçar para ser um bom gestor, comprometido com suas responsabilidades e com seu papel na organização, uma vez que muitos podem se espelhar em suas atitudes e postura devido ao cargo ocupado. O objetivo deste trabalho, portanto, foi verificar junto aos líderes da prefeitura municipal de Horizontina suas tipologias de liderança, investigar as competências apontadas como necessárias para o bom desempenho no trabalho desenvolvido pelos líderes, bem como analisar as informações com vistas a identificar os desafios dos líderes de uma organização pública.Item Endividamento dos funcionários de Ijuí/RS, associados ao SINTEEP/Ijuí, com empréstimos consignados (estudo de caso)(2018-03-19) Camargo, Aline Nadiesca DelamO presente estudo constitui-se numa pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Seu objetivo é verificar como Auxiliares Administrativos, associados ao SINTEEP/Ijuí, têm se comportado em relação ao crédito consignado; analisar o seu endividamento e/ou capacidade do poder aquisitivo com o crédito consignado e calcular o quanto os bancos ganham com a liberação de empréstimos aos Auxiliares Administrativos. Para a realização desta pesquisa foram utilizados relatórios financeiros e informações do sindicato, as quais tiveram grande valor para o desenvolvimento do estudo. Foi possível observar que o crédito consignado é a opção de grande parte dos Auxiliares Administrativos, mesmo sabendo que uma parcela de seus salários estará comprometida durante todo o tempo de pagamento do consignado. O endividamento dos funcionários ocorre na mesma proporção em que crescem os índices de solicitação de crédito, o que muitas vezes decorre da ânsia em adquirir produtos oferecidos pelo comércio ou até mesmo para quitação de dívidas antiga e com juros mais altos. O crédito consignado tem se tornado um empréstimo atraente devido ao fato de seu juro ser mais acessível em relação aos demais, como crédito pessoal, cartão de crédito e cheque especial. Mesmo assim, a dívida ocasiona uma situação de desequilíbrio orçamentário na economia, gerando redução de poder aquisitivo por um determinado tempo, sendo um aliado no endividamento pessoal. A pesquisa revelou que no início de 2016 foram contraídos 180 empréstimos consignados na região de abrangência do SINTEEP/Ijuí, os quais foram financiados em 48 messes, com parcelas mensais fixas a uma taxa de 2,90% a.m. O valor total dos empréstimos foi de R$ 2.168.311,27, cujo valor aqueceu a economia no período da sua liberação. Cabe aos tomadores de crédito clareza quanto à utilização desses valores.Item O endomarketing na instituição Hey Peppers(2018-04-23) Reschke, RosaniPerante as análises realizadas, pode-se concluir que os objetivos do estudo foram alcançados sendo identificadas as ações de endomarketing desenvolvidas pela instituição dentro de cada variável. Na variável companhia, as 3 ações que foram identificadas com maior concordância são: 1°- Minhas ideias e sugestões são ouvidas pela chefia; 2°- A instituição possui uma boa imagem diante de seu público e 3°- Somos incentivados a auxiliar na definição da identidade da organização e na construção de uma boa reputação para a mesma. Na variável custo: 1°-Tenho tido a oportunidade de me atualizar e aperfeiçoar, através de programas de treinamento como cursos, palestras e seminários; 2°- A instituição sabe reconhecer e recompensar o esforço dos funcionários e 3°- Considero satisfatório os benefícios oferecidos pela instituição. Na variável comunicação: 1°- Conheço claramente os referenciais estratégicos (missão. Visão, propósitos,...) objetivos e metas da organização; 2°- Minha instituição possui canais de comunicação para que possamos, além de receber informação, opinar e sugerir e 3° - Considero suficiente as informações gerais sobre a instituição para o desenvolvimento das minhas atividades. E na variável coordenação: 1° - O relacionamento entre os diretores e subordinados é considerado bom; 2° - Considero meu superior imediato uma referência em nível profissional, de forma a confiar plenamente nas decisões tomadas por ele e 3° - A instituição estabelece um bom relacionamento com a comunidade onde atua. Estas ações de endomarketing têm contribuído de maneira significante para o comprometimento dos funcionários com a organização e ao alcance dos objetivos propostos. Considerando as análises feitas, percebe-se que algumas ações de endomarketing também podem ser aprimoradas e novas ações podem ser desenvolvidas. De maneira geral, sugere-se a instituição implementar efetivamente um plano de endomarketing, definir quais serão suas principais ações de endomarketing a serem desenvolvidas e utilizar elas de modo a atrair e reter os melhores talentos, pois esse é o papel do endomarketing. Este estudo foi de grande importância para a instituição, pois avaliou o nível 6 concordância dos funcionários em relação às ações de endomarketing desenvolvidas pela instituição, se as mesmas estão satisfazendo as necessidades dos funcionários, o que eles consideram importante e através do diagnóstico foi possível realizar sugestões de melhorias.Item Engajamento e entrincheiramento no trabalho: um estudo a partir de trabalhadores de empresas do ramo de comércio, indústria e serviços no município de Ijuí/RS(2018-09-17) Wagner, Juliane RibeiroMuitas pessoas gastam boa parte de suas horas diárias no trabalho, que além de fornecer-lhes o sustento, contribui para a criação de uma identidade social, além do sentido de utilidade enquanto agente de um processo que é parte integrante. (ROELEN, KOOPMANS, NOTENBORNER E GROOTHOFF, 2008). Segundo Schaufeli, Dijkstra e Vazquez (2013) um indivíduo engajado sente prazer nas atividades que desenvolve, seu trabalho é realizado de tal modo em que ela e a organização são beneficiadas em algum nível. Para identificação de engajamento no trabalho, são analisados três aspectos, chamadas propriamente de dimensões, sendo eles: vigor, dedicação e absorção. A primeira dimensão, o vigor, relaciona-se á pessoas fortalecidas, vibrantes, e energizadas no trabalho, sentem autoconfiança nas atividades que realizam. Conexão com o trabalho, entusiasmo na realização das tarefas abrangem a segunda dimensão dedicação, atribui-se um significado positivo ao trabalho e as pessoas sentem-se orgulhosas do que fazem. E a última dimensão, chamada absorção, retrata pessoas completamente imersas em suas tarefas, são focadas, consideram seu trabalho desafiador, e são tão absorvidas por suas atividades que se esquecem do tempo enquanto estão trabalhando. O conceito de entrincheiramento no trabalho abrange três dimensões: ajustamentos à posição inicial, arranjos burocráticos impessoais e limitação de alternativas. A dimensão, ajustamentos á posição inicial, refere-se aos investimentos do indivíduo e da organização nas condições necessárias para o bom desempenho de determinada atividade, e adaptação do comportamento do trabalhador à posição em que se encontra. Estabilidade e ganhos financeiros que seriam perdidos caso deixasse aquela organização são abordados na dimensão arranjos burocráticos impessoais, o profissional teme a perda dos benefícios construídos na empresa. E, a terceira dimensão, limitação de alternativas, se refere a não percepção do indivíduo frente às oportunidades e espaço no mercado, ele tende a permanecer na empresa devido a ausência de alternativas ( RODRIGUES e BASTOS, 2009). Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar se há relação entre as dimensões de engajamento no trabalho e entrincheiramento organizacional nos trabalhadores de empresas do ramo de comércio, serviços e indústrias do município de Ijuí/RS. E também identificar o perfil sócio demográfico da amostra, verificar possível incidência das dimensões de engajamento no trabalho – vigor, dedicação e absorção - em cada ramo da amostra pesquisada, verificar possível incidência das dimensões do entrincheiramento organizacional – ajustamentos à posição social, arranjos burocráticos impessoais, limitação de alternativas – em cada ramo da amostra pesquisada, identificar possíveis associações entre o perfil sócio demográfico e os fenômenos estudados e propor ações e práticas de gestão que propiciem o engajamento no trabalho e que possam prevenir ou minimizar o entrincheiramento nos funcionários.Item Estudo de um plano de marketing na empresa oficina mecânica Flex Car(2018-03-19) Marchesan, FelipeO presente trabalho que faz parte da conclusão do curso de Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, busca fazer um estudo voltado para área de marketing na empresa “Flex Car”, que tem como ramo de negócio, a prestação de serviços na área de mecânica de veículos. Conforme Kotler (1998, p. 27) “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Para Westwood (2006, p. 6) “marketing é o processo que concilia as capacidades de uma empresa e as necessidades dos clientes. Os clientes recebem os benefícios que satisfazem suas necessidades, e a empresa recebe o pagamento pelas mercadorias e obtêm o lucro”. O estudo tem como objetivo geral, elaborar um plano estratégico de marketing para a empresa, que na definição de Kotler e Keller (2006, p. 58) “é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos”. Os objetivos específicos são: verificar como é realizado o marketing atualmente na organização, realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes, e verificar os pontos, fortes, fracos, ameaças e oportunidades da empresa e do mercado em que esta atua. Sendo assim, foi feita uma análise dos dados obtidos na pesquisa de satisfação, foram analisados os ambientes em que a empresa está inserida, e também, como é realizado o marketing atualmente na organização, com base nestes dados, realizou-se uma análise swot, definindo os pontos forte e pontos fracos, as ameaças e oportunidades da empresa. Por último, baseando-se em todas informações colhidas, foi definido o plano de marketing, com as devidas propostas de melhorias para a empresa, contendo as estratégias para se alcançar os objetivos desejados com o plano, as sugestões para a empresa, e conclusões obtidas com o trabalho.Item A inclusão de pessoas com deficiência: um estudo a partir dos processos de gestão de pessoas em uma indústria de Panambi/RS(2019-07-01) Breunig, Catiane Barbosa WidthauperCom o passar dos tempos, veio a modernização, a consciência das pessoas, o incentivo do governo e leis trabalhistas, e se voltou um novo olhar para pessoas com deficiências, passando a serem vistas com novos olhos, permitindo a elas começarem a ter oportunidades na sociedade, empresas, comercio e vida social. A inclusão de pessoas com deficiência física e intelectual no mercado de trabalho vem através de uma nova visão sobre essas pessoas e com a ajuda da Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, que colocou o Estado como responsável pela garantia de igualdade e justiça às pessoas é deficiência. A lei de cotas se teve através da Convenção nº 159/83, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que foi ratificado pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo nº 51, de 28 de agosto de 1989. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar como são inseridas as pessoas com deficiência em uma indústria metalúrgica de grande porte localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir dos processos de gestão de pessoas. Sendo que, atualmente a empresa tem 92 PcD’s contratados. Para atingir o objetivo proposto foi aplicado três questionários: um para o gestor de RH, outro diretamente para os PcD’s da organização e, um questionário para os supervisores diretamente ligados aos PcD’s de cada área.Item Marketing de relacionamento: estudo em uma empresa do ramo agrícola(2018-06-20) Carpenedo, Junior CésarO presente estudo teve como questionamento: o atual nível de relacionamento proporciona condições favoráveis que estão levando os clientes a comprar insumos e depositar sua produção na empresa Camera Agroalimentos e em qual proporções? Com isso, foi feita uma entrevista aos gestores da empresa e aos dez principais clientes atuais da empresa. Após realizada a entrevista pessoalmente, alguns dados foram tabulados em forma de gráficos e as demais questões foram descritas no decorrer do trabalho com as suas respostas. Com base nos dados levantados com as entrevistas, foi possível verificar que os atuais clientes sentem-se satisfeitos com o atendimento prestado pela empresa, os mesmos depositam a sua produção por sentirem confiança na organização. No que diz respeito a 7 busca de soluções de problemas por parte da assistência técnica, os clientes dizem sentir-se satisfeitos. Através das entrevistas foi possível verificar que a empresa Camera é competitiva com a concorrência no que diz respeito ao preço dos produtos ofertados, pois os clientes entrevistados buscam comprar na empresa em função do preço. Percebeu-se ainda que os entrevistados concordam que o preço cobrado pelo produto é condizente com a qualidade oferecida pelo mesmo. A maioria dos clientes são informados sobre as novidades e promoções da empresa, o que gera satisfação por parte dos mesmos, que na maioria das vezes acabam indo até a empresa para fechar negócios. Os clientes estão satisfeitos com os produtos oferecidos, os quais estão atendendo as suas necessidades, solucionando os problemas nas lavouras o que possibilita a entrega de bons resultados. Na entrevista com o gestores, percebeu-se que a empresa preocupa-se com o marketing de relacionamento e considera o mesmo uma ferramenta fundamental para o bom andamento dos negócios da empresa. Durante as entrevistas, foi possível identificar ainda que os clientes sentem-se um pouco insatisfeitos no que diz respeito a assistência técnica, os mesmos sugerem que o técnico busque mais conhecimento e qualificação para melhor atendê-los. Com isso, depois da análise dos dados, foram feitas algumas proposições à empresa, agora cabe aos gestores avaliar as mesmas e decidir sobre a implantação das ideias apresentadas.Item Moda: perfil de consumo e fatores que influenciam na decisão de compra(2018-06-20) Backes, Mônica SchneiderA moda num contexto geral está relacionada, não apenas ao vestuário, mas sim em estilos de vida, de alimentação, de cultura entre outros. O consumo é fundamental para o individuo, onde a funcionalidade do produto ou serviço não é o mais importante, mas sim o que ele representa. A moda é um ponto importante nesse sentido, pois através dela há uma concepção do eu, que de certo modo, representa os indivíduos e suas relações com a sociedade. Segundo Engel, Blackwell, Miniard (2000) afirma que as percepções do individuo sobre suas próprias características e habilidades, reflete em seu autoconceito. Sob a perspectiva de Solomon (2008), o eu é moldado por elementos da cultura de cada consumidor, como heróis ou pessoas retratadas em comercias, influencia na aparência e realização do individuo. Pessoas em situações sociais e econômicas parecidas tendem a seguir um mesmo padrão de consumo. Porém, cada indivíduo introduz um pouco de sua individualidade a um estilo de vida. Conforme Sheth, Mittal e Newman (2001), o estilo de vida é definido como o individuo vive, ou seja, como gastam tempo e dinheiro. As lojas que comercializam moda disponibilizam peças de vestuário que denotam ocasiões, diferenciando roupas de trabalho e de lazer. Na visão de Solomon (2008), o sistema de moda nos oferece produtos que dão significado para cada categoria, promovendo estilos masculinos e femininos. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é identificar características e atitudes no que se refere ao consumo de moda, bem como discernir os fatores que mais influenciam na tomada de decisão de compra nas lojas de varejo.Item Plano de marketing em empresa de pequeno porte: um estudo de caso(2018-03-19) Walker, Ana Paula PintoO mercado está em uma época de mudanças e incertezas contínuas, e está cada vez mais competitivo e exigente, diante desse cenário as empresas estão procurando instrumentos que garantam a melhoria de seus produtos, buscando sempre alcançar a satisfação das necessidades de seus clientes, e essa busca está cada vez mais complicada devido ao processo constante de renovação e modificação que o mercado vive. Para que as empresas alcancem esse objetivo elas precisam desenvolver um processo de marketing que utilize ferramentas para potencializar os resultados de suas ações, e também precisam buscar métodos para a aplicação de atividades eficientes fazendo com que o interesse do consumidor em adquirir seus produtos seja constante. Com base no descrito acima, o trabalho propõe estabelecer um Plano de Marketing para a empresa Lipel, no intuito de indicar algumas ações que possibilitem o aumento do número de clientes e a fidelização, tornando a empresa e seus produtos mais conhecidos no mercado. O estudo apresenta inicialmente a empresa Lipel, que está situada na cidade de Augusto Pestana - RS e suas características, o meio em que a mesma está inserida. Após, é definido o problema em questão, os objetivos do estudo e também sua justificativa.Item Plano de marketing: um estudo na empresa Carmo Automóveis(2018-03-19) Trevisan, Taís GonçalvesAs organizações enfrentam mudanças constantes, devido às pressões exercidas pelo meio que envolve o mercado de atuação. O cliente se torna cada vez mais exigente e crítico quanto à forma de abordagem da organização e espera que o produto comprado supere suas expectativas, assim como o atendimento de sua necessidade, portanto o foco principal do estudo versará sobre como manter os clientes atuais da empresa e como atrair novos clientes para a Carmo Automóveis. Marketing pode ser entendido como um conjunto de atividades designadas a atender as necessidades do cliente. Na visão de Kotler e Keller (2006, p. 305), “posicionamento é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público alvo”. Pode ser observada constantemente a relação entre a venda e o marketing na empresa, pois é através do marketing que se designa a venda de determinado produto. No entendimento de Kotler (2000), o Plano de Marketing é o instrumento central para coordenar o esforço de Marketing. Os objetivos específicos são de elaborar uma pesquisa de satisfação com uma amostra de 20 clientes, conhecer e analisar os pontos fracos e pontos fortes da organização, conhecer e analisar as oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio em estudo, conhecer e analisar as atuais estratégias de marketing utilizadas pela empresa e propor um plano de marketing para a Carmo Automóveis.Item Satisfação dos clientes na empresa lojas Wagner : Redentora/RS.(2018-03-19) Pereira, Ramon FormentiniAs organizações estão inseridas em um cenário de transformação e competição, onde há cada vez mais a necessidade de novas estratégias inovadoras, para se tornarem mais competitivas, e se consolidarem no mercado atual. As empresas devem superar as expectativas de seus clientes quanto a seus produtos e serviço prestado, assim se destacando de seus concorrentes e visando uma melhor satisfação dos consumidores. Segundo Chiavenato, (2007) não importa somente identificar quem é o cliente, mas também conhecer como ele é, quais são as suas qualidades, suas práticas de compra, seus gostos, e suas expectativas. O propósito da pesquisa é identificar o perfil dos clientes da empresa Lojas Wagner de Redentora - RS; conhecer e avaliar os índices de satisfação dos clientes em relação aos produtos ofertados pela empresa; verificar o grau de satisfação quanto aos preços e às condições de pagamento praticadas pela empresa; verificar e analisar os índices de satisfação quanto às promoções ofertadas; identificar e avaliar o grau de satisfação quanto à qualidade no atendimento; verificar o grau de satisfação quanto ao layout do ponto de venda; verificar o grau de satisfação quanto à higiene e limpeza da empresa; vereficar o grau de satisfação quanto à higiene e limpeza dos funcionários da empresa; e se necessario propôr sugestões à empresa para elevar os índices de satisfação.Item Viabilidade entre a cultura da soja e a produção leiteira em uma propriedade rural: uma análise das atividades no atual contexto econômico(2018-06-20) Ullmann, Fernando LuisA Agricultura é considerada como uma das principais atividades econômicas quando se trata a questão do desenvolvimento, um cenário que apresenta significativos avanços tecnológicos, tanto na questão de genética das sementes, de equipamentos, de controles enfim. Tudo hoje no sentido de se buscar sempre uma maior produtividade. É um segmento tão importante a ponto de ter uma classificação especial para medir seu desenvolvimento em cada país. A atividade agrícola no Brasil é destacada como uma das principais atividades quando se trata da questão de desenvolvimento e sem dúvida todos os investimentos e avanços tecnológicos empregados foram decisivos para a condição incontestável que o país tem hoje perante as demais nações. Este desenvolvimento ao longo dos tempos sem dúvida foi muito importante, trazendo uma série de benefícios e condições para muitos, e ao mesmo tempo trouxe também alguns aspectos não tão favoráveis. É ai que entra o assunto a ser abordado neste trabalho que trata da questão da Agricultura Familiar. A tecnologia não chegou a todos, e fez este termo parecer ser algo que se identifique com passado, atrasado, ultrapassado. E o movimento perdeu espaço por muitos e muitos anos, gerando por conseqüência outro grave problema chamado Êxodo Rural.