Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/417
Navegar
Navegando Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 371
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Planejamento e gestão do terceiro setor: o caso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ijuí-RS(2012-03-08) Groos, Alexandre ConradO presente relatório que será apresentado a seguir tem como proposta entender o planejamento e gestão dentro de uma organização que contempla o terceiro setor, que neste caso trata-se da Rede de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), direcionada principalmente para unidade de Ijuí/RS. O referencial teórico foi essencial para a elaboração e conclusão deste relatório de pesquisa. A utilização de informações apresentados em livros, revistas, documentos, cartilhas e as próprias metodologias enriqueceram e deram valor ao relatório, tornando o mesmo mais envolvente, a partir do momento que conciliou a teoria existente com a prática apresentada na organização escolhida. Além disso, deverá servir de fonte de pesquisa a outras pessoas com interesse no assunto. Resume-se que a instituição esta bem distribuída em todo território nacional, contando com mais de duas mil APAEs. Conta também com a federação nacional, estadual e unidades municipais, e que faz com o serviço prestado pela entidade tenha uma abrangência grandiosa, tornando-a o maior movimento social em sua área de atuação. Quanto ao planejamento, a instituição federativa utiliza o planejamento estratégico como ferramenta de gestão, o que proporciona uma amplitude quanto à distribuição dos objetivos estratégicos, que estão vinculadas a necessidade de sustentabilidade da rede e autodefensoria institucionais. Já unidade do município de Ijui- Rs, atua sob uma perspectiva pouco profissionalizada, e como conseqüência diversos setores são prejudicados. Ao contrario de sua federação, não utiliza o planejamento estratégico como ferramenta de gestão, sendo o mesmo adotado poderia trazer diversos benefícios a instituição. Quanto à gestão atua sob uma perspectiva de gestão social o que é característico das entidades do terceiro setor, que o diferencia do primeiro e segundo setor. A construção coletiva dos objetivos, por meio do dialogo e participação, uma missão que defende os interesses fundamentalmente de caráter social sem fins lucrativos, que neste caso os beneficiados são os portadores de necessidades especiais. Porém a necessidade de profissionalizar-se faz com que necessita encontrar ferramentas próprias de gestão e o uso do planejamento estratégico, está sendo apontado como ferramenta de gestão que possibilitaria adequar suas necessidades em um plano específico de ação. Finalmente uns dos maiores limitadores encontrados é a necessidade financeira, que assombra estas entidades, o que faz com que devam buscar recursos junto dos setores públicos e privados onde muitas vezes não cumprem com o seu papel. A falta de profissionalização do setor, e de um olhar menos assistencialista para um mais estratégico que garantam a sua sustentabilidade.Item Proposta de um plano de negócio para a implantação de um Mercado Casagrande no município de Coronel Barros(2012-03-08) Casagrande, AdrianoO presente trabalho de conclusão do curso de graduação em Administração trata da elaboração de um Plano de Negócios que tem por objetivo verificar a viabilidade para abertura de um mercado localizada no centro de Coronel Barros a qual será denominada Mercado Casagrande. No referencial teórico, o trabalho aborda brevemente o empreendedorismo como conceito e processo de motivação para a criação de um novo negócio, em seguida, estuda-se a estrutura do plano de negócios, conceito de estratégia, e de marketing, e o plano financeiro e alguns de seus métodos de avaliação. O terceiro capítulo descreve o procedimento de coleta de dados e, através da formação do plano de negócios do Mercado Casagrande, no quarto capítulo define-se o negócio, o Plano de Operação e Produção, Plano de Marketing, e o Plano Financeiro, após é feita uma análise do plano financeiro. Após, através das considerações finais, é apresentada a análise e conclusão do plano de negócios para o empreendimento proposto onde será exposto o resultado da viabilidade ou não de iniciar as atividades de abertura da nova empresa.Item Estudos sobre o cooperativismo no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, de 2004 a 2010 : documento sistematizador do TCC(2012-03-14) Büttenbender, Pedro LuísO presente documento sistematiza a pesquisa a cerca dos estudos sobre o cooperativismo no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, de 2004 A 2010. O cooperativismo tem crescido e incorporado novas dinâmicas de organização, funcionamento e operação. Esta evolução tem requerido novas competências humanas, econômicas e tecnológicas para garantir a operação em mercados cada vez mais exigentes. Tem resultado no aumento dos impactos do cooperativismo sobre o desenvolvimento das regiões, o que por consequência tem gerado e requerido novos temas de pesquisa e de estudos por parte das universidades e seus pesquisadores, bem como, dos próprios membros das cooperativas. Portanto, os objetivos do presente trabalho concentram-se em mapear estudos no período de 2004 a 2010 sobre o cooperativismo, direcionados prioritariamente a Região Noroeste do Rio Grande do Sul, analisando e propondo temas emergentes de pesquisa visando contribuir com o fortalecimento das cooperativas e do desenvolvimento regional. Os objetivos específicos são: contextualizar o cooperativismo no contexto da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, aportado em seus antecedentes; mapear estudos recentes sobre o cooperativismo, período de 2004 a 2010, observando a Região Noroeste do RS; analisar e relacionar estes estudos a temas e eventos na área do cooperativismo; e propor temas emergentes de pesquisa, visando o fortalecimento das cooperativas e do desenvolvimento regional. A atuação da universidade e professores pesquisadores voltados ao cooperativismo, justificam a relevância, oportunidade e importância desta pesquisa, contribuindo com a interação e intercooperação entre a universidade e as cooperativas e das cooperativas entre si. A metodologia fundamenta-se em pesquisa exploratória e descritiva, com características de estudo de caso, pesquisa participante e relato de experiência. Quanto aos meios é bibliográfica, documental e de observação direta. A coleta dos dados foi efetuada com base nos registros institucionais da universidade, da biblioteca e dos arquivos disponíveis nas cooperativas e na internet. Os dados foram sistematizados cronologicamente e por tipologia de estudo, observando-se livros, artigos, dissertações, monografias e trabalhos de conclusão de curso. A partir da sistematização, foram gerados e propostos temas de referencia para futuros novos estudos na área do cooperativismo, visando o seu fortalecimento e a promoção do desenvolvimento regional. Apesar do significativo número de estudos realizados, publicações efetuadas, ainda são limitadas as pesquisas e suas efetivas contribuições para o fortalecimento empírico das cooperativas. Pesquisas, juntamente com temas, articulados de forma conjunta entre a universidade, seus pesquisadores, órgãos de fomento e as próprias cooperativas, porão contribuir de forma mais intensa com o fortalecimento do cooperativismo, agregando valor aos seus membros e impactando de forma mais intensa e positiva no desenvolvimento da região, do estado e da própria sociedade.Item Planejamento estratégico para a empresa Jope Industrial(2012-03-23) Heimburg, Elizandra Pires VonO presente estudo constitui-se no relatório de Estágio Supervisionado em Administração II, realizado na empresa Jope Industrial, localizada na cidade de Panambi/RS. A organização atua no ramo da indústria, segmento metal mecânico, com foco na fabricação de secadores rotativos para resíduos. Esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta de planejamento estratégico para a empresa, para sua continuidade em seu mercado de atuação. A metodologia usada quanto aos fins o estudo foi exploratória e descritiva, e quanto aos meios foi de estudo de caso, documental e de campo. Os dados coletados foram através da aplicação de entrevista ao administrador geral, sendo de natureza qualitativa. Para fundamentar o estudo, no referencial teórico foram abordados definições sobre empresa familiar, ambiente organizacional, estratégias empresariais e planejamento estratégico. Para esses assuntos foram utilizadas as posições de vários autores, dentre eles Oliveira (2004) e Vasconcellos e Pagnocelli (2001), dos quais buscou-se mesclar o modelo de planejamento estratégico de ambos os autores à realidade da organização estudada. Os resultados alcançados com a pesquisa demonstram que para se ter uma administração com eficiência, é necessário que as ações e estratégias sejam direcionadas corretamente, para que a empresa continue lucrativa no mercado. Diante do mercado instável e da necessidade de maximizar os lucros, os gestores estão sempre na busca de ferramentas que lhes proporcionem otimização de seus recursos e melhor aproveitamento de oportunidades de crescimento, e o planejamento estratégico caracteriza-se como uma destas ferramenta, imprescindível para a gestão empresarial, que tem como objetivo dar direcionamento à empresa, às suas ações e estratégias. Isto pode gerar organização e estruturação à empresa estudada, permitindo seu crescimento no mercado de atuação, tendo como objetivo atender as necessidades dos clientes e buscar um diferencial competitivo. Por fim, foram sugeridos ainda, temas para futuros pesquisadores com relação ao assunto planejamento estratégicos nas empresas.Item “A gestão do capital de giro na empresa Lange Termoplásticos”(2012-03-23) Bartz, Lisiane SchneiderO tema deste estudo é de analisar como a Lange Termoplásticos gerencia o seu capital de giro e qual sua dificuldade em gerir o mesmo diante da sazonalidade das vendas. A gestão do capital de giro é algo essencial para manter a solidez financeira de uma empresa para que assim a mesma possa manter os recursos necessários para a produção de seus produtos. Gitman (1978, p. 140) diz que “a administração de capital de giro abrange a administração de todas as contas circulantes da empresa e que se a empresa não puder manter um nível satisfatório de capital de giro se tornará insolvente, podendo inclusive ser forçada a decretar a falência.” Para o desenvolvimento deste relatório, os dados foram obtidos através de conversas não estruturadas com os proprietários da empresa, bem como com a pessoa responsável pelo setor financeiro e também através de pesquisas nos documentos da empresa. No desenrolar do estudo foi possível constatar as dificuldades encontradas pela empresa em gerir seu capital de giro, principalmente no período de poucas vendas, que são entre os meses de março a agosto. As crises enfrentadas pela empresa nestes últimos anos fizeram com que a Lange, principalmente em 2008 e 2009, tivesse de recorrer a recursos externos para garantir o capital necessário para que pudesse auxiliar na sua produção e assim disponibilizar seus produtos no mercado. Ainda que estivesse apresentando um quadro de crescimento em sua produção ano a ano, a Lange não conseguia traduzir este crescimento em garantias de reservas financeiras.Item Marketing pessoal e gestão de carreira : a percepção dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ campus Ijuí(2012-05-04) Costa, Narjara de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi diagnosticar como as temáticas Marketing Pessoal e Gestão de Carreira estão sendo percebidas e desenvolvidas por um grupo de acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí. O estudo contempla importantes conceitos sobre Marketing Pessoal e a Gestão de Carreira que devem ser trabalhadas no meio acadêmico como forma de preparação dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho. Estas temáticas se tornam importantes devido as tendências de mercado decorrentes da globalização exigindo assim um novo perfil profissional. Este estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi pesquisa de campo, bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário fechado para 60% dos acadêmicos matriculados no 1º semestre de 2011. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados aonde foi constatado que os acadêmicos possuem um positivo equilíbrio em relação à percepção e a maneira como desenvolvem os temas em estudo. Os objetivos propostos foram alcançados, pois foi identificado o perfil biográfico, profissional e acadêmico dos sujeitos da pesquisa e analisado as formas como percebem e desenvolvem o marketing pessoal e a carreira. Foi sugerida a utilização de uma matriz para planejamento de carreira profissional. Com base no proposto, este estudo poderá ser fonte de referência para o aperfeiçoamento das disciplinas que abordam as áreas temáticas em questão e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos da Unijuí.Item Sistema de informação em gestão de pessoas visando a tomada de decisão na educação continuada(2012-05-10) Silva, Diogo Dahmer daEste estudo constitui-se no Trabalho de Conclusão do Curso de Administração, o qual foi realizado em quatro empresas do ramo metal mecânico de Panambi, com o propósito de estudar como deve estar estruturado um sistema de informações para gestão de pessoas com foco na educação continuada. Busca-se através dos sistemas de informações armazenar, interligar, administrar e gerar relatórios que sirvam para a tomada de decisão. No processo de Gestão de Pessoas das organizações não é diferente, as informações que as empresas possuem de seu colaborador são muito importantes para o alcance de melhores resultados. Nesse sentido, através de entrevistas com administradores e pessoas envolvidas no processo de Gestão de Pessoas, de acesso a documentos das organizações e da utilização de livros para contribuir na análise e estruturação das informações coletadas, o trabalho prospecta necessidades que um sistema de informações na educação continuada deve conter para subsidiar a tomada de decisão sobre a gestão de pessoas. Além disso, apresenta uma proposta de um sistema de informações na educação continuada. Portanto, o estudo é descritivo e exploratório. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível verificar que o sistema de gestão de pessoas informatizado controla, armazena e gera relatórios essenciais para as grandes empresas e empresas que possuem departamentos ou filias distantes do departamento de gestão de pessoas. O software proposto pode ser ampliado, adaptado e tornar-se produto base para incubação de um novo negócio.Item Marketing social : a percepção dos clientes sobre os projetos sociais e de sustentabilidade do Banco Santander Brasil S/A nas agências de Ijuí e Panambi – RS(2012-05-10) Dallabrida, Ana PaulaAs teorias e análises referentes à preocupação social e sustentável no meio empresarial, bem como sua intensa ligação com o marketing nas organizações, têm ganhado mais espaço nos últimos tempos, tanto na sociedade como no meio acadêmico. Nesse enfoque e sob essa perspectiva o relatório apresenta a exposição e análise dos dados coletados no Banco Santander Brasil S.A, nas agências de Panambi e Ijuí- RS, em referência a percepção dos clientes quanto às questões dos projetos sociais e sustentáveis desenvolvidos e apoiados pela Instituição. Para isso, foram aplicados 140 questionários entre as cidades de Panambi e Ijuí- RS, contendo cada um, 10 (dez) questões de respostas fechadas e 1 (uma) questão de resposta aberta aos clientes dessas agências. A análise, portanto, ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e buscou cumprir com o objetivo geral e os específicos do trabalho, no sentido de conhecer os projetos sociais e sustentáveis desenvolvidos pelo Santander, analisar o conhecimento e impacto desses projetos aos clientes, bem como sugestão de melhorias para uma maior visibilidade desses projetos no mercado local. A pesquisa permitiu dessa forma, compreender que, a faixa etária do grupo de clientes mais recentes na Instituição é relevante quanto ao apoio desprendido pelas empresas às questões sociais e sustentáveis, ou seja, um grupo de clientes que pode ser mais bem trabalhado. Permitiu ainda, concluir que o maior percentual de clientes, nas duas agências, não apresenta um bom conhecimento dos projetos do Banco e que os projetos mais conhecidos, são aqueles que os clientes utilizam indiretamente no cotidiano. Que apesar da importância do tema, na escolha do Santander os clientes não observaram tais projetos. Assim, as conclusões em referência ao trabalho desenvolvido puderam ampliar conhecimentos, gerar interessantes análises e compreensões da importância do tema na atualidade e no futuro das gerações.Item O desenvolvimento de consultores na Natura S/A: relatório de pesquisa(2012-09-06) Ceccato, Rochane CiganaMais do que nunca, o sucesso das organizações está dependente das competências dos profissionais que nela trabalham. Surge então, a necessidade de desenvolver pessoas, ou seja, capacitar e treinar as pessoas para o desempenho de suas atividades, pois, de acordo com Chiavenato (2004, p. 338), “o capital humano das organizações... passou a ser uma questão vital para o sucesso do negócio, o principal diferencial competitivo das organizações bemsucedidas”. Diante disso, o presente trabalho objetivou demonstrar a relação existente entre as práticas de desenvolvimentos de consultores da empresa Natura S/A e o resultado do trabalho destes consultores. A pesquisa é classificada como aplicada devido a sua natureza, como qualitativa devido a sua abordagem, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos é classificada como bibliográfica, documental, pesquisa de levantamento, e também como pesquisa de campo e estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se questionários, observação direta e informações documentais, e para interpretação dos dados os mesmos foram organizados em tabelas, tópicos e subtópicos. Após concluído o estudo observa-se que existe uma relação direta entre o desenvolvimento e o resultado no trabalho dos consultores, pois aqueles que participam dos cursos obtém maior retorno financeiro. Desta forma, destaca-se a grande importância em investir no desenvolvimento de pessoas, pois são elas a base de qualquer empresa, que dão vida a mesma.Item Constituição das competências de liderança dos acadêmicos de administração: um estudo no curso de administração da Unijuí(2012-09-06) Aguiar, Julio César deAs organizações vêm sofrendo constantes mudanças impostas pelo ambiente em que estão inseridas. Isto se deve às variações da economia, ao avanço tecnológico, à concorrência e a inúmeros fatores aos quais as organizações precisam adaptar-se para se manterem competitivas. Desta forma, a constante necessidade das organizações têm exigido competências dos líderes na condução das pessoas, promovendo a motivação destas o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Considerando este contexto, o objetivo do trabalho é analisar a constituição das competências de liderança dos alunos do curso de administração da Unijuí. Para isto, aplicou-se à amostra de 147 alunos um questionário contendo 15 competências de liderança. Com os resultados obtidos, foi possível identificar que em todas as competências houve um pequeno percentual de alunos que não possui as competências necessárias para liderar. O estudo revela a necessidade de maior atenção por parte do curso e dos alunos no desenvolvimento dessas competências para a qualificação profissional.Item Planejamento de marketing para a loja Porta do Sol(2012-09-06) Dalepiane, Laís MorissoConhecer o mercado e as necessidades e desejos dos clientes a fim de satisfazêlas, é de fato, muito importante para as empresas que buscam se destacar e alcançar resultados satisfatórios. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em livros de autores como Kotler e Keller, Churchill e Peter, Boone e Kurtz; Vavra, entre outros; que tem como foco estudar marketing e entender como ele pode ser determinante para o sucesso das organizações inseridas num mercado que se apresentada cada vez mais competitivo. Este trabalho foi realizado com o intuito de propor um plano de marketing para a loja Porta do Sol, e para dar subsídios para sua elaboração foi realizada uma entrevista com a gerente da loja e também foram aplicados questionários aos clientes. Os questionários foram aplicados aos consumidores para avaliar a satisfação desses com relação à aspectos como atendimento, simpatia dos funcionários, entre outros, e para saber a opinião dos clientes acerca de elementos do composto de marketing. A partir da pesquisa foi elaborada uma análise dos resultados, podendo-se destacar um alto grau de satisfação dos clientes, a relevância da qualidade dos produtos para os clientes e a preferência desses pela divulgação de promoções e descontos por meio de cartazes na vitrine da loja. A partir desses resultados foi elaborado um plano de marketing para a loja com a intenção de aumentar suas vendas.Item Planejamento estratégico: aplicação em empresas de pequeno porte(2012-09-06) Finkler, Pedro Ademar WildnerAs empresas de pequeno porte ocupam lugar de destaque entre o mundo das organizações; porém, existe certa dificuldade para a instituição do planejamento estratégico em seu cotidiano. Assim, este trabalho aborda a relevância da aplicação desta ferramenta, buscando para isso a realização de pesquisas em empresas de pequeno porte do município de Ijuí, construindo um estudo qualitativo. Para tanto, são abordados assuntos concernentes ao tema, objetivando a compreensão sobre conceitos relevantes e sua aplicabilidade no contexto organizacional. As pesquisas realizadas informam acerca da situação vivenciada por onze empresas ijuienses, evidenciando a falta do planejamento estratégico enquanto instrumento norteador de suas atividades e refletindo a realidade enfrentada pela maioria das empresas deste porte. Compreende-se, portanto, a necessidade de mudanças no contexto organizacional nas empresas de pequeno porte, haja vista a deficiência no conhecimento e na utilização de ferramentas administrativas.Item Proposta de um plano de marketing para o mercado Bom Preço(2012-09-06) Heeller, Everton RobertoItem Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional em empresas familiares: um estudo exploratório(2012-09-06) Berton, AdrianaMuitas mudanças econômicas, sociais e culturais vêm ocorrendo no contexto econômico, em decorrência do processo de globalização, pela crescente competitividade e pelo rápido acesso a informação, além de um cenário de incertezas, que requer novos modelos de gestão. A busca de alternativas de desenvolvimento por meio de práticas de gestão indispensáveis para a sobrevivência as mudanças impostas por um mercado altamente concorrido, passa pela aprendizagem, que se tornou estratégica para o crescimento das organizações. Este estudo teve como objetivo compreender os processos de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento em empresas familiares, identificando suas contribuições para a estratégia organizacional. A realização do trabalho foi através de referenciais bibliográficos, em artigos, livros e dissertações. O estudo foi realizado em três empresas de segmentos diferentes. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores e profissionais da área de gestão de pessoas das empresas escolhidas para a realização da pesquisa. Os resultados obtidos revelam que as empresas possuem alguns métodos e práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, tanto formal, como informalmente. As empresas também estão conscientes quanto a importância do investimento em aprendizagem organizacional como parte da gestão de pessoas e geração de conhecimento. Observou-se que para enfrentar os desafios e apresentar uma postura competitiva, as empresas estão sempre adquirindo novos conhecimentos. Conclui-se que os principais métodos utilizados na questão da aprendizagem organizacional são através da prática, da vivência do dia-a-dia, através de cursos e treinamentos, onde ocorre o compartilhamento do conhecimento.Item Análise e reestruturação de uma pequena propriedade rural familiar(2012-09-06) Gerhardt, Alison FernandoEsta pesquisa consiste na análise e diagnóstico de uma pequena propriedade rural familiar, a qual está localizada no interior do município de Augusto Pestana – RS, tendo como proprietário o Senhor Clóvis Antônio Gerhardt. O estudo tem por objetivo analisar como se desenvolvem as atividades na propriedade, quais os custos e resultados econômicos de cada atividade realizada durante o período analisado, mostrando também como o gerenciamento e planejamento das atividades agrícolas na propriedade rural podem aumentar sua rentabilidade. A pesquisa contempla importantes conceitos sobre Agricultura, Agricultura Familiar, Pecuária, Empresa Rural, Planejamento e Projetos. Referente à metodologia, este estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, quanto à abordagem, quantitativa e qualitativa, do ponto de vista dos objetivos como exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, documental e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de visitas realizadas durante o mês de março/2012 diretamente com o proprietário, e também com as empresas que o proprietário costuma realizar seus negócios no intuito de verificar os preços de produtos. A partir destas informações foi possível definir o resultado econômico da propriedade no período analisado tendo como renda agrícola o valor de R$ 102.718,42, sendo que com a reestruturação e um melhor planejamento da atividade leiteira é possível aumentar aproximadamente 90% da renda agrícola da propriedade para os próximos anos. Portanto através da realização deste estudo foi possível verificar que a propriedade encontra-se com uma boa estrutura, e que com a combinação de um melhor planejamento e controle das atividades poderá aumentar sua renda a cada ano.Item Gargalos na produção: estudo de caso no núcleo gráfico da Editora Unijuí(2012-09-06) Basso, Igor FranciscoOs avanços tecnológicos, juntamente com a globalização dos mercados, exigem das organizações uma postura proativa diante das contingências apresentadas pelo ambiente em que as mesmas estão inseridas. O macroambiente é muito instável e requer atenção especial das empresas. É preciso se adaptar o mais rápido possível às mudanças para não ser surpreendido pelos concorrentes. Ser reativo apenas pode ser fatal em um mercado tão competitivo como o que se apresenta nos dias de hoje. Nessa perspectiva, é fundamental que as empresas estejam atentas aos seus gargalos produtivos. Saber identificá-los e proceder as ações necessárias para transformá-los em não gargalos é uma tarefa imprescindível ante aos desafios que estão presentes no meio organizacional. O estudo investigativo para observação prática desses pressupostos foi realizado no Núcleo Gráfico da Editora Unijuí, localizada no município de Ijuí-RS, com o objetivo de identificar os principais gargalos que interferem no processo produtivo do respectivo núcleo. O trabalho classificou-se, quanto aos fins, como uma pesquisa exploratória e descritiva e, quanto aos meios, em pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A empresa foi analisada por meio de entrevista com os seus gestores e pela observação atenta do acadêmico que é colaborador da Unidade em estudo, de maneira a se obter um conhecimento mais aprofundado acerca das restrições na produção. O estudo baseou-se na Teoria das Restrições desenvolvida pelo físico israelense Eliyahu M. Goldratt. Em seguida foram propostas ações de melhoria visando a qualificar o desempenho produtivo do Núcleo Gráfico.Item A fidelização dos clientes na empresa Três Tentos, Unidade de Ijuí/RS(2012-09-06) Coppetti, Cláudia IvaniseA conquista e manutenção de novos clientes têm se constituído um ponto crucial para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações. Para isso se faz necessário que as empresas possam proporcionar aos clientes o máximo de satisfação em relação às expectativas desses com a aquisição de algum produto ou serviço. Uma das formas pelas quais é possível tomar conhecimento do nível de satisfação do consumidor é através de pesquisa, que por sua vez representam uma importante fonte de informações para que sejam tomadas as decisões para o planejamento e controle. O ramo da Agricultura é um dos mercados que possuí necessidade de atingir e manter os clientes bem como ter informações a respeito de sua satisfação. A empresa Três Tentos Agroindustrial, localizada na BR 285, Km 461,5, Distrito Industrial, na cidade de Ijuí/RS, atuando na cidade a mais de 4 anos, apresentando uma infraestrutura com variedade do produtos e serviços especializados. A partir do estudo de satisfação de seus clientes realizado através de aplicação de questionários junto aos mesmos, pôde-se constatar que considerando a maioria dos fatores relacionados a Três Tentos, como qualidade, variedade de produtos, confiança, insistência do vendedor, necessidade dos produtos, relacionamento com os funcionários, cumprimento de condições e assistência técnica, os clientes apresentam um bom índice de satisfação.Item Empresas premiadas no Programa Gaúcho de Qualidade são percebidas como excelentes também por seus usuários? um estudo em empresa de transporte urbano(2012-09-10) Ramos, Rodrigo de MelloO presente estudo consiste no Relatório de Estágio Supervisionado em Administração II, cujo foco é identificar a percepção dos usuários do transporte coletivo urbano a respeito dos efeitos do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), e como este está presente nos serviços prestados pela Medianeira Transportes Urbanos (MTU), empresa responsável pelo transporte urbano no município de Ijuí, RS. Para tanto, tomou-se como referência literaturas sobre marketing de serviços e qualidade, a percepção de qualidade pelos usuários e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Para realizar esta pesquisa utilizou-se o método de pesquisa survey, aplicando um questionário a uma amostra não probabilística de 60 usuários. Ao relatar os resultados da pesquisa pode-se constatar os níveis de satisfação e de insatisfação dos usuários que, mesmo percebendo a qualidade dos serviços oferecidos pela referida empresa, a qual é exigida para sua certificação pelo PGQP, apontam uma série de itens a serem melhorados.Item Análise da viabilidade econômica e financeira para uma agroindústria de laticínios na cidade de Santo Augusto(2012-09-10) Durlo, Patricia MonicaEste trabalho é um relatório de conclusão de curso, realizado em um propriedade do interior do município de Santo Augusto, com o objetivo de efetuar análise da viabilidade econômica e financeira para uma agroindústria de laticínios no município. Este estudo foi realizado com o objetivo de trazer a propriedade mais retorno e renda em suas atividades comerciais. Para a realização efetiva, se fez um levantamento de toda a renda necessária para a implantação da agroindústria desde normalizações legais, instalações e infra-estrutura, para a então análise da viabilidade econômica e financeira da implementação do empreendimento. Este estudo foi desenvolvido através de etapas que se dividem em contextualização do estudo, destinado a expor o estudo a ser desenvolvido juntamente com a apresentação do tema, do problema em questão, dos objetivos e do referencial teórico, e por fim da análise pratica do estudo. Se utilizou do FLUXO DE CAIXA e TMA para encontra a TIR, VPL, e PAYBACK, simples e descontado e da DRE para encontrar a rentabilidade, lucratividade e prazo de retorno do investimento como itens de avaliação de viabilidade econômica e financeira do negócio.Item Estudo de viabilidade econômica do segmento de Pet Shop no município de Ijuí(2012-09-10) Müller, Daiana VaniseO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a elaboração de um plano de negócio no segmento de pet shop a ser implantado no município de Ijuí/RS. O plano de negócio é responsável em descrever de forma completa como será o empreendimento, os serviços prestados, a análise dos concorrentes, dos fornecedores, quadro de funcionários necessários, o plano de marketing, o plano financeiro que apresenta todos os investimentos necessários para abertura do empreendimento e por fim a avaliação econômica e financeira, a qual apresenta a viabilidade do plano de negócio. Para atender os objetivos ao qual o trabalho foi submetido, realizou-se coleta de dados, com aplicação de 30 questionários com indivíduos abordados em empreendimentos deste segmento no município de Ijuí/RS, bem como a observação “in loco” da realidade vivenciada dos proprietários de pet shop, e a pesquisa bibliográfica que serve de embasamento para o entendimento dos assuntos abordados na elaboração do plano de negócio. Desta forma entende-se que o presente estudo é do tipo pesquisa aplicada, pois possibilita a geração de conhecimento para a resolução de problemas. Também considerado como pesquisa quantitativa, uma vez que possibilita traduzir em números as informações obtidas para facilitar a análise.