Administração
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Navegando Administração por Assunto "Agentes locais"
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Item Estudo da percepção dos agentes locais sobre o atual cenário do comércio varejista de vestuário em Ajuricaba – RS(2016-06-08) Bortolini, Angelica CristinaO mercado varejista de vestuário se enquadra num cenário de acirrada competitividade e de clientes cada vez mais exigentes, o que tem forçado as organizações a adotarem novas estratégias. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a atual representatividade do comércio varejista de vestuário em Ajuricaba/RS. O mercado está cada vez mais desafiador para as organizações; para manter-se competitivo é preciso buscar informações constantemente sobre os clientes, que são as pessoas mais importantes de uma organização, como os mesmo pensam, se comportam e os fatores que os influenciam no momento em que consomem, e ainda, monitorar o ambiente interno e externo em que se está inserido. Os objetivos do trabalho são identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do comércio varejista do Vestuário de Ajuricaba/RS; analisar a percepção dos agentes locais sobre o processo/ato de comprar, neste município; propor um conjunto de sugestões a fim de reter os clientes e aumentar as vendas do comércio varejista de vestuário em Ajuricaba/RS. O estudo é classificado em relação à natureza, aos objetivos, segundo os procedimentos técnicos, meios e estratégias de pesquisa (TEIXEIRA et al, 2009). Quanto à natureza da pesquisa, é considerada uma pesquisa aplicada, pois envolve verdades e interesses locais. Quanto à abordagem da investigação é tido como quali-quanti. É qualitativa porque foi validada através da percepção dos respondentes e foi possível analisar as informações e tirar conclusões, e quantitativo, pois foi traduzido em números algumas respostas obtidas. Quanto aos objetivos, é exploratória uma vez que a investigação proporcionou aproximação do fenômeno e gerou maior compreensão do mesmo e, pesquisa descritiva em função de apontar as características de uma população ou fenômeno. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica já que foi usado materiais publicados em livros, jornais, redes eletrônicas. É um estudo de caso por tratar-se de uma pesquisa direcionada especificamente ao comércio do município em Ajuricaba/RS. Também, é uma pesquisa de campo, onde a investigação empírica é realizada no local onde ocorrem os fenômenos. Em razão que a pesquisa envolveu o comércio varejista de vestuário em Ajuricaba/RS, os sujeitos da pesquisa foram consumidores, empresários do ramo de vestuário, o prefeito e o presidente da ACIA. Para a coleta de dados, houve utilização de um questionário aplicado com a amostra de 35 consumidores no período entre 6 de Julho à 20 de agosto em Ajuricaba-RS. Ainda, para a obtenção dos dados, foi aplicado um roteiro de entrevista com seis empresários do ramo de vestuário, o prefeito e o presidente da ACIA no período entre 6 de Julho à 14 de agosto em Ajuricaba/RS. Com os resultados da pesquisa foi possível analisar o comércio de vestuário de Ajuricaba/RS sob a visão do prefeito, do presidente da ACIA, dos empresários do ramo e ainda, a percepção dos consumidores sobre o ato de comprar no município. Sabe-se que a percepção é a maneira como cada pessoa enxerga o mundo a sua volta. Diante da ferramenta que analisa o cenário em que as empresas estão inseridas, conhecida como análise FOFA - pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaças; foi possível elencar diversas variáveis que as empresas do comércio de vestuário estão de certa forma ligadas. Primeiramente, os pontos fortes, pelo porte do município o consumidor é mais conhecido, qualidade e diversidade de produtos, localização das lojas, comércio organizado e estruturado pela ACIA, crediário, devido à cultura temos a vantagem de ter clientes que priorizam a compra no comércio local. Por outro lado, os pontos fracos, atendimento, preços, inadimplência, não ter acesso asfáltico há alguns municípios próximos, pouca diversidade em vestuário masculino, poucas promoções. Identificado como oportunidades, possibilidade de focar no atendimento personalizado, união do comércio local para realização de compras e possibilidade de reduzir preços, demanda por vestuário, acesso ao crédito. E as ameaças, preços altos dos produtos expulsam o consumidor do município, entrada de produtos contrabandeados e vendedores ambulantes, compras via internet, compras fora do município, dependência do setor agropecuário e concorrência, todos esses desafios precisam ser enfrentados pelas empresas. Com o objetivo de fortificar o comércio de vestuário, os respondentes da pesquisa apontaram ações que a Prefeitura juntamente com a ACIA podem realizar. Já existem dois programas que a prefeitura possui e estão em prática e de certa forma ajudando o comércio em geral: o primeiro, Paguei Quero Nota e segundo, Nota Fiscal Gaúcha, que incentivam os consumidores a comprar no município. Uma ação que pode ser organizada pela ACIA com o apoio dos lojistas é a criação de eventos e desfiles de moda para divulgar os produtos de cada empresa. Ainda, desenvolver uma campanha para incentivar os consumidores a comprar mais no município. Ao analisar o ato de comprar no município em estudo, percebeu-se que a maioria dos consumidores sentem que suas necessidades e desejos são atendidos. Por outro lado, houve quem criticou que os preços praticados são elevados e que às vezes não encontram a mercadoria que precisam no comércio local. A pesquisa apontou que grande parte dos consumidores compram com frequência roupas casuais, e o seu objetivo ao comprar é aproveitar promoções, usar em alguma ocasião e elevar a autoestima. Em relação ao valor mensal gasto aproximadamente com vestuário a maioria desembolsa de R$100,00 à R$300,00 e opta pela compra a prazo. Ainda, os resultados do estudo mostram que no momento de adquirir artigos de vestuário o que mais influencia é o bom atendimento, preços atrativos, qualidade e diversidade dos produtos e as opções de pagamento. Para atender ao último objetivo específico do estudo, foi proposto um conjunto de sugestões a fim de reter os clientes e aumentar as vendas do comércio varejista de vestuário em Ajuricaba/RS. Em relação aos altos preços praticados, foi sugerido que os empresários revejam seus preços de venda e fortaleçam as parcerias com os fornecedores. Sobre a inadimplência, a sugestão é que a ACIA crie uma ferramenta que auxilie os lojistas na liberação de crédito, um cadastro positivos de clientes. Melhorar o atendimento e treinar a equipe de colaboradores que possuem contato com o consumidor. A prefeitura intensificar a fiscalização de produtos contrabandeados e de vendedores ambulantes. A respeito da internet, fazer mais divulgação de produtos e promoções. Para incentivar o consumidor a comprar no município foi sugerido um programa de incentivo fiscal, onde o consumidor ganhará um desconto em impostos referente ao valor gasto no município. Diversidade em produtos do vestuário masculino. Criar mais ações de promoção de venda, por exemplo, descontos, brindes cartão fidelidade e desfiles de moda. O objetivo principal do estudo é analisar a atual representatividade do comércio varejista de vestuário em Ajuricaba/RS. Sendo assim, para a obtenção dos dados houve aplicação de um roteiro de entrevista com o prefeito, o presidente da ACIA e seis empresários do ramo do vestuário e ainda, um questionário com trinta e cinco consumidores. Mediante informações coletadas com os sujeitos da pesquisa juntamente do referencial teórico foi possível desenvolver o estudo e atender aos objetivos proposto. Enfim este estudo mostrou-se relevante para a sociedade em geral, em função da análise da percepção dos agentes locais foi possível propor um conjunto de sugestões para manter os clientes e aumentar as vendas do Comércio de Vestuário em Ajuricaba/RS. Para as empresas do vestuário, a pesquisa aponta informações importantes, é preciso conhecer o público-alvo para construir vantagens competitivas. Para a universidade, e em especial, para os alunos do curso de Administração, a elaboração deste trabalho auxiliou na construção do conhecimento. E para a acadêmica, foi o momento de aprofundar conhecimentos na área e de analisar as percepções de ambas as partes no qual se encontra o atual contexto do comércio varejista de vestuário. O comércio varejista de vestuário tem crescido muito no Brasil, é necessário que as lojas ofereçam produtos que sigam as tendências da moda, importante também, conhecer os hábitos de consumo, as necessidades e desejos de seus consumidores, para poder sobreviver no atual mercado competitivo.