Design - Gráfico
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/430
Navegar
Navegando Design - Gráfico por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O cartaz e sua contribuição para a evolução da linguagem visual na indústria cinematográfica(2013-09-05) Jung, Renan SartoriPara o Designer Gráfico obter êxito em seu processo de criação, ele precisa conseguir passar com clareza uma mensagem àqueles que ficam diante de seu trabalho. Então, é função do Designer, escolher a melhor forma de concepção dos elementos da comunicação visual. Para isso, a escolha dos elementos gráficos utilizados e a disposição dos mesmos no projeto, estão diretamente ligadas com o êxito na transmissão da mensagem proposta. Com o design de cartazes, isso não é diferente. Todo o cartaz tem uma mensagem a ser transmitida, e cabe ao designer, fazer com ela chegue com clareza para os espectadores. Para isso, todo o projeto precisa seguir uma metodologia, onde o referido profissional busca e analisa referências, afim de criar limitações e requisitos para a sua criação. Uma boa ferramenta para realizar essas análises, são as Leis da Gestalt. Essas leis favorecem a interpretação e a análise dos elementos visuais contidos em um trabalho. Com base em análises de cartazes de filmes de sucesso em Hollywood foram definidos alguns parâmetros para executar a criação de um projeto gráfico, e, usando essas referências obtidas, redesenhar um cartaz de um filme nacional, buscando uma melhor qualidade no produto final.Item O design como fator diferencial no valor empresarial e social de hospitais e instituições de saúde(2014-10-17) Benedetti, TiagoO projeto tem como objetivo mostrar a importância do design, desde os seus primórdios até os dias de hoje, visando também como ponto principal a gestão do design, que tem como foco a organização empresarial. A combinação dos dois juntos fornece o âmbito para a pesquisa acadêmica, que tem por finali-zação o redesign da identidade visual do Hospital São Patrício, incluindo posicionamento estratégico do mesmo.Item O design gráfico como agente potencializador do turismo regional e como fundamento para o projeto de sinalização do município de São Luiz Gonzaga(2013-09-05) Bieger, Junior CastroEste trabalho monográfico apresenta um projeto de design de sinalização turística para a cidade de São Luiz Gonzaga/RS, fundamentado a partir de estudos da história e cultura deste município. Um dos Sete Povos das Missões, a cidade conta com vários pontos turísticos, que bem sinalizados podem potencializar o turismo regional. Contando com uma rica história local, São Luiz Gonzaga foi fundada sobre os resquícios de um antigo povoado indígena, planejado e liderado por padres jesuítas espanhóis. O município também possui em seu território outro sítio, São Lourenço Mártir, que ainda preserva boa parte de suas construções. Berço da Coluna Prestes, a cidade abrigou importantes figuras da história, como o primeiro Senador da República pelo estado do Rio Grande do Sul, José Gomes Pinheiro e Jayme Caetano Braun, o mais importante pajador gaúcho. Essa monografia também aborda conceitos relativos a sinalização e seus elementos gráficos (textos, imagens, cores e diagramação) e estruturais (materiais, formas de impressão e acabamentos), que objetivam entender o que é necessário para a produção do projeto. Este projeto segue a metodologia definida por Joan Costa (1989) para apresentar o manual de aplicação da sinalização.Item O design thinking e suas contribuições para o projeto piloto de uma intervenção pela criatividade na educação infantil(2019-11-05) Amaral, Bruna Gabriela Costa doO design tem estado presente durante a evolução histórica e cultural da sociedade. Seja na forma de um produto ou de um processo, ele sempre aparece, sublimando ideias e transformando o mundo. No atual contexto sociocultural, é possível ver um grande histórico de evolução pelo design em áreas como tecnologia, sustentabilidade, saúde, entretenimento. Porém, há uma área em questão, que não acompanhou este avanço na mesma velocidade, a educação. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um Projeto Piloto de uma Intervenção pela Criatividade na Educação Infantil, que através do design thinking e suas contribuições, estimule uma nova maneira de viver o processo de desenvolvimento infantil, uma maneira mais profunda e humanista, que respeite as peculiaridades do indivíduo, através da condução e desenvolvimento de todo o seu potencial criativo. O nascimento do Projeto Cimbos Infância Criativa, um serviço de intervenção pela criatividade voltada para a educação infantil, retrata de maneira objetiva que a interação entre design, educação e sociedade configura em uma ação possível e harmônica, que utiliza contribuições das 3 áreas juntas, sendo o design o conteúdo, através das contribuições do design thinking; A educação o veículo, com a base pedagógica que conduz sua aplicação; E a sociedade a locação, sendo o ambiente vivo que permite o processo de desenvolvimento, conduzindo à construção de uma sociedade mais justa.Item Do traço ao digital: um guia básico para o processo de construção de uma fonte tipográfica a partir da escrita caligráfica e do estudo de seus aspectos particulares(2014-10-30) Oliveira, Fernanda deEste trabalho trata sobre o desenvolvimento de um guia básico do processo de construção de uma fonte tipográfica a partir da caligrafia e do estudo de seus aspectos particulares. Este material é destinado a estudantes e profissionais do design gráfico que possuem interesse na área da tipografia e principalmente na arte da caligrafia. A pesquisa apresenta uma breve história da escrita e sua evolução, onde resgata um pouco do caminho percorrido pelas letras desde os primeiros traços até a chegar ao digital. Traz também estudos que servirão como base para a construção do guia, que são: o estudo do desenho das letras, que mostra as categorias das escritas caligráficas, a anatomia das letras, uma análise da Letra Fundamental e os primeiros traços da fonte; e o estudo dos elementos de um projeto editorial, que de forma sucinta fala sobre formatos, proporções, grades de construção, parágrafos, espacejamento, etc. Por fim, descreve o processo de criação do guia onde traz partes importantes do desenvolvimento projetual, utilizando etapas do processo criativo e metodologias específicas para o desenho das letras e projeto de produto.Item Fundamentos de design aplicados a infografia interativa(2013-03-15) Berti, Angelita PriscilaA importância das etapas de planejamento na área gráfica é refletida nos resultados obtidos no produto final. Com isso, o estudo dos fundamentos teóricos de design pode auxiliar no controle da mensagem que se deseja emitir ao público-alvo de determinada peça gráfica criada e, com isso, auxiliar para que se realize uma decodificação de fácil entendimento de seu conteúdo. O presente estudo pretende analisar princípios teóricos do design gráfico e suas aplicações práticas em uma infografia interativa. A aplicação deste recurso gráfico em um contexto diferenciado do usual vem auxiliar em um meio de comunicação que se adapta apropriadamente as suas características de síntese e rápida informação: a sinalização. Neste caso, propiciam-se melhores resultados quanto à interação da interface gráfica com o usuário, que tem a oportunidade de escolha focada em seu objetivo, além desenvolver novas alternativas na aplicação em projetos gráficos.Item Gerando valorização e competitividade através do design de embalagem: redesenho da embalagem do arroz 7 Povos(2015-04-17) Chollet, Wagner SantosEste trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre design de embalagem, através de revisão bibliográfica e estudo de campo, no redesenho da embalagem do arroz 7 Povos, cujo fabricante é a Coopatrigo, cooperativa situada em São Luiz Gonzaga/RS. O projeto deverá tornar o produto mais competitivo em relação aos concorrentes a ser realizado através de uma metodologia própria para o design de embalagem. O resultado alcançado comprova a importância do design gráfico como uma ferramenta de competitividade.Item A gestão de marca e a identidade visual como estratégia empresarial: um estudo de caso na empresa Olinda FM(2014-10-06) Reisner, Aline JosianeO presente trabalho pretende aliar os conceitos de gestão de marca e identidade visual na construção de uma estratégia empresarial e aplicá-los em uma instituição. A partir destes estudos, analisou-se a identidade visual da empresa Olinda FM, constatando-se, através de uma pesquisa qualitativa, a permanência da marca, atribuindo-lhe apenas novo posicionamento e personalidade através da gestão. Buscou-se ainda propor um projeto gráfico de identidade visual corporativa forte e consistente, baseada na comunicação simples e coerente, organizada e alinhada com os conceitos e atributos da marca, contribuindo para a empresa se destacar e diferenciar no mercado.Item A intervenção do design na construção de grids para uma revista social: estudo de caso – Revista Cone(2016-04-13) Hamoui, MachhourNesta monografia foram abordados temas como: Proporções e Regras, Tipografia, Cores, Layout, alguns processos cognitivos envolvidos na leitura da revista, e também um breve relato da história/origem das revistas. A partir dos dados apresentados nas análises das edições anteriores, foi optado em realizar um estudo de Grids para algumas das matérias que estão presentes nela. Com o objetivo geral de criar uma identidade mais compatível com toda a revista a partir dos grids, ajudando também na diagramação de conteúdos de maneira mais rápida e mais eficaz, ao mesmo tempo aprimorando a qualidade da apresentação das matérias mensais para os leitores. O resultado que este projeto alcançou foi uma proposta de layout para duas matérias presentes que resultaram em uma padronização eficaz para a continuidade das edições. Agilizar o trabalho de diagramação de cada uma das páginas das edições com o layout proposto também foi um resultado apresentado neste projeto que foi benéfico para a revista.Item O papel do design gráfico na construção de um livro infantil(2013-03-15) Hoffmann, Camila ValpattoO presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do design gráfico na construção de um livro infantil. Para isso, aborda fundamentos desta área do saber que auxiliam em sua construção, como a ilustração, a diagramação e a tipografia. Para compreender o livro hoje, no entanto, foi necessário realizar um levantamento histórico do início da comunicação humana, perpassando pelo surgimento da escrita e finalizando com os livros impressos. Através deste resgate foi possível entender que os livros evoluíram não apenas em relação à sua produção, aprimorada após a Revolução Industrial do século XVIII, mas também em relação à sua estrutura, seu projeto gráfico e sua linguagem visual. A partir do momento que o livro infantil é visto como um objeto é que se percebe a importância que um projeto gráfico bem elaborado tem sobre sua construção. É neste contexto que o estudo a seguir se faz relevante, pois é através de um planejamento correto que se consegue atingir o objetivo de um projeto, no caso do livro infantil, incitar a curiosidade e estimular a imaginação da criança, para que a leitura se torne um hábito desde a infância.Item Para além da usabilidade: contribuições do design gráfico no projeto de websites(2013-03-20) Diemer, MarianaCom o grande crescimento do mercado de websites, muitas empresas passaram a buscar na internet uma forma de divulgar seus produtos e atender melhor seus clientes devido à agilidade e praticidade que ela proporciona. O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo mostrar as contribuições do Design Gráfico em interfaces gráficas, através de fundamentos teóricos que vão além da usabilidade (tipografia, cores, diagramação), para o desempenho interativo da interface gráfica a ser estudada e analisada. O estudo de caso trata-se de um redesenho de um website de uma empresa da construção civil localizada em Goiânia-GO. A metodologia utilizada para este projeto de monografia foi baseada na metodologia de FUENTES (2006).Aplicou-se um questionário a quinze pessoas visando saber o grau de experiência dos usuários com a navegação/uso da internet e o grau de satisfação em relação à interface gráfica do website. De maneira geral, a interface atual do website agradou os usuários observados, porém foram constatados alguns problemas com o excesso de contraste das cores e o não encontro de informações, fatores esses que foram corrigidos no redesenho do layout.Item Proposta de identidade visual do projeto Tac-futebol com vida a partir do Brand Sense(2016-11-01) Mallmann, SabrinaCom a mudança de paradigmas, dos meios de comunicações e mídias digitais e a crescente expansão no uso das marcas e formas de se divulgar empresas, instituições e/ou produtos percebe-se que essas marcas não se esforçam para fazer parte da vida dos consumidores ou criar vínculos emocionais com os mesmos. Com isso percebe-se a importância de estudos relacionados a gestão da marca e identidade visual para que assim ela seja capaz de despertas emoções, sentimentos e desejos mais fortes nos consumidores. Uma marca que faz o uso cinco sentidos de percepção humana: visão, audição, tato, olfato e paladar em sua essência, é capaz de fidelizar os usuários e solidificar a mesma de uma forma extremamente eficaz. Percebe-se ainda a necessidade de fazer o uso do Design Social, que tem seu foco no cidadão e que atua em um processo participativo para saber as condições, pontos de vista, e necessidades da marca. O presente trabalho tem como proposta o desenvolvimento da identidade visual de um projeto chamado TAC-Futebol com Vida a partir do brand sense. O desenvolvimento tem por objetivo incorporar os cinco sentidos de percepção humana na marca para que ela se solidifique através de sua essência e desperte emoções e sentimentos nos seus usuários. Atualmente, a marca possui uma identidade visual a qual não segue nenhum padrão e é usada de várias maneiras diferentes não possuindo uma estrutura adequada. Para melhorar os problemas de identificação, uma das soluções apresentadas nesse trabalho é a criação da identidade visual e uma padronização da marca, onde a mesma envolve os cinco sentidos humanos e desperta emoções. A marca possui um som, uma textura, um cheiro e um gosto, além da visualização da identidade. Com o resultado, foi possível perceber o melhoramento da identidade visual e a capacidade da mesma de envolver o seu público com emoções e sentimentos mais fortesItem Proposta de identidade visual, Branding e Brandsense para empresa de festas infantis(2017-10-03) Freitas, Fabielle Castro deA crescente oferta de empresas nos mais diversos ramos de atuação, seguida das mudanças tecnológicas e sociais, trouxe às marcas a necessidade de se reinventarem, repensarem seus meios de comunicação e criarem elos mais humanos com seus consumidores. Assim, possuir uma identidade visual concisa e atrativa, bem como, uma estratégia de posicionamento e diferencial precisamente estabelecidos, é fundamental para as companhias que desejam ganhar espaço e visibilidade. Este trabalho apresenta uma proposta de identidade visual, branding e brandsense desenvolvido para a empresa Espaço Criativo, com o intuito de reposicioná-la no mercado, agregar valor, criar vínculos emocionais com os clientes e facilitar a memorização da marca através do estímulo dos sentidos. A companhia, que atua no setor de festas, tem o objetivo de se tornar especializada na produção de eventos infantis, oferecendo serviços nas áreas de fotografia, decoração, personalizações, produções de buffets, além de, oferecer um espaço para as comemorações. O projeto desenvolvido segundo a metodologia de Wheeler (2012) permitiu verificar, durante as análises feitas no briefing, a necessidade de mudar o nome fantasia da empresa a fim de assegurar sua singularidade, visto que o título utilizado anteriormente não era passível de registro. Assim, a marca que passou a se chamar Whiz Festas Criativas, endossa as cinco submarcas que a compõem. Além da criação de um personagem, que aproxima a marca do público infantil, a mesma ganhou som, sabor e aroma alinhados com os conceitos definidos em seu branding. Com a conclusão da proposta foi possível perceber uma efetiva melhora em seu código visual, além da possibilidade de se estabelecer novos meios de comunicação com o público infantil e adulto.Item Proposta de mini coleção de vestuário com foco na sustentabilidade através da reutilização de materiais(2019-11-05) Casalini, Gabriela PanazzoloModa e sustentabilidade são duas palavras que caminham juntas para transformar a indústria de acordo com as diversas mudanças que se vê atualmente. Atitudes conscientes e termos como “slow”, estão cada vez mais em evidência, fazendo as pessoas serem menos impulsivas, revendo e reavaliando as consequências de seus atos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de vestuário a partir de materiais reutilizáveis e, que seja reflexo da atual discussão sobre moda e sustentabilidade. A coleção terá como tema a moda dos festivais de música onde pode-se perceber que as roupas dizem muito sobre a personalidade de cada indivíduo e como gostam de ser vistos pelos outros, sem a preocupação com as convenções do dia a dia. O projeto será realizado partindo da metodologia projetual de Bruno Munari (2008), conjuntamente, será utilizado métodos de pesquisa para o desenvolvimento da coleção dos autores Sorger e Udale (2009). Produções de moda sustentável têm se destacado justamente pelo design funcional e arrojado, portanto, acredita-se que a coleção de vestuário atenderá as novas demandas do consumidor contemporâneo, que buscam produtos que respeitem o meio ambiente sendo produzidos de forma racional, ao mesmo tempo que transmitam personalidade e estilo.Item Steamfofos: estudo do design aplicado na concepção e desenvolvimento de ilustrações e projeto de livro infantil(2015-04-17) Cossetin, Jéssica LangO presente trabalho se propõe a apresentar uma adaptação da obra A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (2014), primeiro romance da série Brasiliana Steampunk, do autor Enéias Tavares. Tal adaptação recebe o título de Steamfofos e, assim como a obra de Tavares, visa estimular a releitura de clássicos da literatura brasileira pelo público infantil. Para tal, como fundo teórico para a concepção do referido projeto, serão abordadas as características tradicionais ao texto literário, os fundamentos de ilustração e a relação entre texto e imagem. Ainda, este trabalho discorre acerca de questões envolvendo a diagramação, uso das cores e tipografia, problemas relevantes para a composição da peça supracitada. Por fim, este trabalho apresenta o método definido para a composição de Steamfofos. Como referencial teórico, utiliza-se autores como Rodolfo Fuentes, Lawrence Zeegen, José Fernando Miranda e Andrew Loomis.