Design - Gráfico
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/430
Navegar
Navegando Design - Gráfico por Assunto "Ciências sociais aplicadas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Design gráfico: um estudo sobre a ilustração e a construção do livro infantil(2018-08-22) Kappes, Karine GiehlO presente estudo tem como objetivo apresentar a importância do design gráfico na produção de livros infantis, principalmente os que contém ilustrações, bem como o intuito de incentivar a criatividade das crianças em fase pré-escolar. Utilizando-se de fundamentos da área do design gráfico e editorial como a diagramação, a escolha da tipografia adequada, a magnitude das ilustrações em uma narrativa infantil, assim como a disposição dos elementos nas páginas. Para tal, foi estudado tanto o princípio da comunicação visual e a propagação da impressão em massa, a criação e o contexto histórico dos livros até chegarmos à elaboração e o desenvolvimento da literatura especificamente infantil e sua expansão desde o princípio até os dias de hoje. A relação dos livros com o design gráfico, desde o princípio é de criar uma ferramenta de comunicação visual adequada para o público alvo, de forma que desperte sua atenção e instigue a sua imaginação. Dentro desse contexto, este estudo fez-se de extrema relevância para o progresso deste projeto, nesse caso o exemplar infantil interativo, de forma a incentivar a criatividade e a relação do público com o livro.Item Dougema: História em quadrinhos que utiliza brandsense(2019-12-16) Bassani, Nathalie Marjana BattuEste trabalho teve como objetivo adquirir conhecimentos mais profundos em relação às histórias em quadrinhos, a fim de conhecer seus elementos e linguagem. Assim sendo possível aplicar o sense, com o intuito de potencializar a leitura do quadrinho, tornando a experiência imersiva e gerando uma empatia com os personagens e com os sentimentos exprimidos na história. Para tal, se empregou métodos de pesquisas, coleta de dados e etapa processuais e o estudo do Design Sinestésico, ao qual foi extraído o conceito da utilização dos cinco sentidos, o sense. Com intenção de viabilizar soluções para que o sense fosse aplicado, possibilitando um estudo que ocorra a viabilização da exploração dos sentidos em uma mídia que é predominantemente visual e que haja uma exploração maior da utilização de mais sentidos nas histórias em quadrinhos.Item Importância da sinalização em ambientes públicos: proposta de projeto de sinalização para o hospital de Ajuricaba/RS(2018-08-27) Schwertner, Jéssica SibeleHospitais são ambientes complexos que recebem um grande número diário de pessoas de diferentes gêneros, idades e sexo. Tal fato implica em diferentes fluxos e demanda grande número de salas, procedimentos e funções. O Hospital é um ambiente de alta preocupação emocional, dessa forma é natural que seus usuários se sintam desamparados e confusos nesse espaço. A sinalização desses locais tende a amparar seus usuários e indicar-lhes o mais rapidamente possível o local desejado, para assim, acolhê-los, amenizado sua tensão. Pensando no bem-estar e funcionalidade dos sujeitos beneficiários, este trabalho de conclusão de curso propõe um sistema de sinalização para a Associação Hospitalar Beneficente Ajuricaba, localizado em Ajuricaba, Rio Grande do Sul. O trabalho se dá através de pesquisas de referenciais teóricos que buscam explorar os conceitos de sinalização em Design, ergonomia, ambiente hospitalar, grids, tipografia e iluminação. Com isso, o que se busca é sempre analisar o local, pensando em soluções do seu atual ambiente, compreendendo os espaços, fluxos e suas necessidades. A partir desse estudo, foi criado um sistema que qualificará o local e otimizará a experiência de seus usuários.Item Redesign de identidade visual: um estudo de caso sobre o Sport Club Internacional(2021-10-13) Veiga, Felipe daO presente estudo destina-se ao Redesign da Identidade Visual do Sport Club Internacional, valendo-se dos principais temas e ferramentas empregados em projetos desta natureza, bem como, da percepção e da expectativa dos torcedores como balizadores da proposta, com a finalidade de adequá-la às necessidades contemporâneas a medida que resgata os valores históricos e culturais do Clube. Consumando com o desenvolvimento de um manual de uso da marca, detalhando as novas assinaturas visuais, as cores e as tipografias, suas variações e aplicações em materiais diversos, propondo a exploração de novos produtos como pontos de contato da marca. Para este fim, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o design de marcas e do histórico da Instituição, além da pesquisa exploratória designada ao estudo da percepção do torcedor em relação ao distintivo atual, por meio de uma escala de Diferencial Semântico, utilizada também para mensurar a expectativa em relação a nova identidade, fundamentando as decisões projetuais a fim de obter um resultado funcional e coerente aos anseios dos torcedores entrevistados.Item Zaken - proposta de identidade visual para loja online de camisetas e acessórios direcionados ao segmento de esportes eletrônicos(2018-06-20) Osório, Charles DlugokinskiDevido à alta competividade encontrada em qualquer setor financeiro, devido as inúmeras empresas e distintas ofertas semelhantes encontradas nos segmentos, é indispensável para uma empresa a criação de sua identidade visual, ou ainda mais, é indispensável para as empresas a correta criação de seu posicionamento o qual é acompanhado de seu respectivo sistema de identidade visual, e tem como principal função a criação da diferenciação e destaque das demais empresas. E, para que este projeto de identidade visual seja positivo, é necessário que o mesmo alcance determinados objetivos e conecte a empresa com seu público-alvo selecionado de forma eficaz, criando elo com o segmento. Focando no segmento de camisetas estampadas, para o nicho dos fãs dos esportes eletrônicos, se faz necessário o conhecimento do público e segmento. Tendo conhecimento do público, empresa e objetivos, é necessário a utilização de metodologias e ferramentas especificas, as quais tem como finalidade a busca da criação de uma marca e respectiva identidade visual que tenha expressão no cenário online e que obtenha padronização com o desenvolvimento de um brandbook, onde neste haverá a forma de posicionamento da empresa e padronizações que serão aplicadas em todos pontos de contato da empresa.