Design - Gráfico
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/430
Navegar
Navegando Design - Gráfico por Assunto "Criatividade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Design gráfico: um estudo sobre a ilustração e a construção do livro infantil(2018-08-22) Kappes, Karine GiehlO presente estudo tem como objetivo apresentar a importância do design gráfico na produção de livros infantis, principalmente os que contém ilustrações, bem como o intuito de incentivar a criatividade das crianças em fase pré-escolar. Utilizando-se de fundamentos da área do design gráfico e editorial como a diagramação, a escolha da tipografia adequada, a magnitude das ilustrações em uma narrativa infantil, assim como a disposição dos elementos nas páginas. Para tal, foi estudado tanto o princípio da comunicação visual e a propagação da impressão em massa, a criação e o contexto histórico dos livros até chegarmos à elaboração e o desenvolvimento da literatura especificamente infantil e sua expansão desde o princípio até os dias de hoje. A relação dos livros com o design gráfico, desde o princípio é de criar uma ferramenta de comunicação visual adequada para o público alvo, de forma que desperte sua atenção e instigue a sua imaginação. Dentro desse contexto, este estudo fez-se de extrema relevância para o progresso deste projeto, nesse caso o exemplar infantil interativo, de forma a incentivar a criatividade e a relação do público com o livro.Item O design thinking e suas contribuições para o projeto piloto de uma intervenção pela criatividade na educação infantil(2019-11-05) Amaral, Bruna Gabriela Costa doO design tem estado presente durante a evolução histórica e cultural da sociedade. Seja na forma de um produto ou de um processo, ele sempre aparece, sublimando ideias e transformando o mundo. No atual contexto sociocultural, é possível ver um grande histórico de evolução pelo design em áreas como tecnologia, sustentabilidade, saúde, entretenimento. Porém, há uma área em questão, que não acompanhou este avanço na mesma velocidade, a educação. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um Projeto Piloto de uma Intervenção pela Criatividade na Educação Infantil, que através do design thinking e suas contribuições, estimule uma nova maneira de viver o processo de desenvolvimento infantil, uma maneira mais profunda e humanista, que respeite as peculiaridades do indivíduo, através da condução e desenvolvimento de todo o seu potencial criativo. O nascimento do Projeto Cimbos Infância Criativa, um serviço de intervenção pela criatividade voltada para a educação infantil, retrata de maneira objetiva que a interação entre design, educação e sociedade configura em uma ação possível e harmônica, que utiliza contribuições das 3 áreas juntas, sendo o design o conteúdo, através das contribuições do design thinking; A educação o veículo, com a base pedagógica que conduz sua aplicação; E a sociedade a locação, sendo o ambiente vivo que permite o processo de desenvolvimento, conduzindo à construção de uma sociedade mais justa.