Serviço Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/610
Navegar
Navegando Serviço Social por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acessibilidade arquitetônica e humana das pessoas com deficiência (PCDS) na Associação De Pais E Amigos De Excepcionais (APAE) de Ajuricaba/RS(2015-11-19) Garzella, Célia MariaEste trabalho de Conclusão de Curso é fruto das experiências vivenciadas no campo de Estágio Supervisionado do Serviço Social da UNIJUI, realizado na APAE de Ajuricaba-RS. O tema refere-se às possíveis propostas de intervenção do Profissional Assistente Social na garantia dos direitos das PCDs, prevista em lei quanto ao acesso às vias, edificações públicas, transporte coletivo no município. O trabalho aborda o compromisso do Serviço Social na luta pelos direitos sociais para as Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo sido realizado com o objetivo de analisar o direito à acessibilidade das PCDs que frequentam a APAE de Ajuricaba/RS, a fim de contribuir para maior visibilidade em relação aos direitos das PCDs e de promover melhorias no Município para garantir o acesso as PCDs. Como metodologia, optou-se por uma exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, e por uma revisão bibliográfica. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento e técnica de pesquisa um questionário aberto com questões sobre o tema da pesquisa, documentos elaborados pela autora durante os Estágios Supervisionados II e III do Serviço Social, como os diários de campo, relatórios finais, observações, passeios, visitas, entrevistas, registros e audiência com o poder público. Como resultado da pesquisa, destaca-se como relevância social os dados obtidos na investigação, os quais poderão subsidiar a construção de políticas públicas e sociais, voltadas para a inclusão e acessibilidade universal, o que não foi encontrado, pois verificou-se que leis existem para proteger os direitos das PCDs, mas que não são efetivadas na prática da vida PCDs. No município de Ajuricaba/RS, há muitas melhorias as serem feitas nas ruas, praças, calçadas, mas houve um comprometimento do Poder Público Municipal em viabilizar essas melhorias. Nesse contexto, o papel do Assistente Social é garantir junto à sociedade, família e usuários da APAE esses direitos. Para isso, é preciso conhecimento das famílias e atitude. Mas, o maior desafio não está apenas na efetivação da lei em relação à acessibilidade arquitetônica, mas na acessibilidade humana, na mudança de “olhar” da sociedade em relação as PCDs, que ainda os vê como incapazes, e da família que, na pretensão de proteger a PCD, isola-o, impedindo a sua autonomia, a independência e a visibilidade perante a sociedade, pois somente tornando visível essa realidade é que a sociedade poderá mudar de cultura. A inclusão não está, portanto, em ser aceito num lugar, mas em ser aceito com suas diferenças como qualquer cidadão de direito. Para tanto, resgatase, nesse contexto, a contextualização história do Movimento Brasileiro das APAES e da APAE de Ajuricaba com muitas conquistas.Item As contribuições do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no núcleo de práticas jurídicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS(2014-03-17) Silva, Sabrina Borré daO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e a guarda de crianças e adolescentes, tendo como objetivo identificar as contribuições do trabalho do assistente social nas demandas de guarda de criança e adolescente atendidas no Núcleo de Práticas Jurídicas, pertencente ao Escritório Modelo de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, destacando a importância do trabalho profissional na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para nortear essa construção, realizou-se uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, fundamentada no Método Dialético Crítico e nas categorias: historicidade, totalidade e contradição, utilizando-se como instrumento de pesquisa as fichas de atendimento dos usuários e os diários de campo construídos durante o processo de estágio no espaço sócio jurídico, realizado no período de março de 2012 a julho de 2013, cujos resultados encontrados foram analisados a partir das informações contidas nestes documentos, para a caracterização do usuário, construiu-se uma planilha, na qual constava informações sobre usuário (sexo, idade, composição familiar, profissão). Buscou-se analisar baseando-se nas informações, na vivencia do estágio, buscando fundamentação teórica para tais informações. Nesse contexto, busca-se identificar o trabalho do assistente social no espaço sócio jurídico, em especial nas demandas relacionadas à guarda de crianças e adolescentes, bem como os motivos apresentados pelo solicitante para a obtenção da guarda e as contribuições do assistente social em tais demandas. Para tanto, primeiramente realiza-se um resgate histórico sobre os conflitos familiares, destacando-se o trabalho do assistente social e os instrumentos técnico - operativos utilizados no atendimento das demandas de guarda de criança e adolescente no espaço jurídico. Na sequência, apresentam-se os resultados encontrados na pesquisa, bem como as contribuições do profissional assistente social nas demandas referentes à guarda de crianças e adolescentes. Constatando-se, a necessidade de atuação do assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas, espaço este, que atende diariamente demandas relacionadas a conflitos familiares, em especial, pedido de guarda de criança e adolescente, devido à natureza de seu trabalho, ou seja, o reconhecimento da realidade social. Os resultados alcançados apontaram para a importância do assistente social nas demandas de guarda de crianças e adolescentes.Item Contribuições do estágio supervisionado em serviço social na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS(2015-11-16) Linassi, Graciela da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as intervenções da estagiária em Estágios Supervisionados em Serviço Social, II e III dos trabalhos realizados pelo Assistente Social na área da atenção básica, mais precisamente na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Bairro Getúlio Vargas em Ijuí/RS. Para tanto, fez-se um estudo descritivo com revisão bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Para tanto apresenta-se o Serviço Social e pressupostos da profissão, comtemplando os aspectos conceituais e legais do estágio supervisionado em Serviço Social, regimentos e as normatizações da UNIJUI, e o seu significado para o Serviço Social, evidencia-se a Política Pública no Brasil desde o século XX até a institucionalização do Sistema Único de Saúde, desde a sua criação e reprodução, além dos levantamentos de ações que devem existir para que a saúde no Brasil. Discorre-se sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresenta-se o projeto de intervenção. E por fim, fala-se da visita domiciliar como técnica de intervenção e instrumento do cuidado, explicitando a educação em saúde e os resultados encontrados quanto às suas contribuições para as famílias participantes e a equipe multiprofissional.Item As contribuições do estágio supervisionado em Serviço Social para formação profissional(2013-01-31) Tonetto, Elisa WeyrichEste Trabalho de Conclusão de Curso é um relato das experiências vivenciadas durante os três níveis de Estágio Supervisionado em Serviço Social, realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Santo Augusto, Rio Grande do Sul. A partir da temática escolhida, “As contribuições do estágio supervisionado em Serviço Social para formação profissional”. A escolha do tema deu-se devido à importância representada pelo Estágio Supervisionado em Serviço Social em seus três níveis. Buscando demonstrar tal importância, inicialmente faz-se um resgate histórico de leis e regulamentações de estágio, desde a década de quarenta com a Lei N.º 4.073 de 1942, até a Lei N.º 11.788/08 vigente, e a partir disso, a importância do estágio curricular para a formação profissional no Curso de Serviço Social. Após tais discussões, a Política de Assistência Social é abordada através do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS como espaço de atuação profissional e campo de inserção de estagiários. Materializando os assuntos abordados, encerra-se trazendo relatos e experiências vivenciadas durante os três níveis de estágio, oportunizando uma reflexão quanto aos desafios e perspectivas da profissão no espaço do CRAS.Item Contribuições do projeto de intervenção de estágio supervisionado em Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS(2014-04-30) Schmidt, PriscilaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados.Item O estudo social: um instrumento de garantia de direitos no espaço sócio jurídico do núcleo assistencial de práticas jurídicas do escritório modelo de direito da Unijuí(2013-03-01) Carvalho, Lenir Teresinha Wiezbicki deO trabalho de pesquisa apresentado tem como objetivo abordar a relevância do estudo social como um instrumento de garantia de direitos aos sujeitos usuários do espaço sócio jurídico do Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) da UNIJUÍ. Neste trabalho é feito um resgate histórico da trajetória do Serviço Social. O Serviço Social tem sua origem no sistema capitalista e ocorreu pela necessidade de controlar as famílias dos operários na Europa. Já nasceu com uma identidade atribuída, tendo em vista a finalidade de controlar a classe operária. É também abordado o modo de produção capitalista e todas as mudanças e consequências advindas do sistema, dando origem às expressões da questão social, objeto de trabalho do Serviço Social. A partir da questão social abordam-se as formas de desigualdade precedentes, produzidas pelo capitalismo e aprofunda-se a pesquisa acerca do desvendamento da questão social na vida dos sujeitos que recorrem ao Serviço Social como forma de acessar e garantir os direitos negados pelo Estado. Enfoca-se a importância do assistente social na elaboração do estudo social, instrumento este que permite a garantia de direitos no espaço sócio jurídico. Na fase final da pesquisa, analisam-se três estudos sociais que fundamentam este trabalho, buscando o desvendamento das expressões da questão social que ocorrem na vida dos sujeitos. Concluiu-se com este trabalho que os estudos sociais realizados no NAPJ da UNIJUÍ possibilitam e promovem a inclusão dos sujeitos nas políticas públicas e sociais das quais tem direito; desta forma, o estudo social é um documento que contribui na garantia de direitos e na inclusão dos sujeitos.Item Gênero no mundo do trabalho: uma aproximação à realidade das mulheres usuárias do centro de referência de assistência social Comunidade Mãe de Cruz Alta/RS(2013-07-17) Lorenzoni, Janete CordeiroEste trabalho de conclusão do curso de Serviço Social faz uma aproximação à realidade de usuárias da Assistência Social em relação ao mundo do trabalho. Assim, apresenta-se a trajetória da organização da produção e do trabalho, bem como uma discussão acerca das questões de gênero no mundo do trabalho abordando a divisão sexual do trabalho, as novas conformações familiares, situação de pobreza, entre outros. Faz-se a identificação do grupo de mulheres que integram o objeto de estudo tentando uma maior aproximação da sua realidade considerando sua organização familiar, sua ocupação e relação com o mundo do trabalho. A pesquisa aponta para uma realidade de suas atividades desenvolvidas por meio do trabalho precarizado, desemprego e ainda a forte cultura das obrigações femininas em relação ao cuidado da casa e dos filhos. A tentativa é de análise e reflexão acerca desta realidade a fim de contribuir com as avaliações de trabalhos desenvolvidos e vislumbrar possibilidades para maior compreensão e enfrentamento da realidade da população que se encontra em situação semelhante. O resultado do trabalho indica que a situação de vulnerabilidade social é causada e caracteriza-se por várias categorias (alfabetização, conformação familiar, divisão sexual do trabalho e demandas sociais) que somadas umas às outras aumentam as dificuldades de transpor ou bloquear seu ciclo.Item A inserção de jovens no mercado de trabalho: a realidade de aprendizes do SENAI de Ijuí/RS(2015-12-03) Stroher, Georgia PereiraO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Serviço Social tem como tema a inserção do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Sendo que essa se constitui uma pesquisa documental, realizada a partir da coleta de dados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do município de Ijuí/RS, onde foram analisados relatórios de alunos e professores do curso de auxiliar administrativo no SENAI no segundo semestre de 2014. Para desenvolver essa pesquisa se levou em consideração aspectos que dizem respeito a caráter qualitativo, como opiniões e ideias. A análise desses dados se fundamentou no método dialético crítico e as categorias historicidade, totalidade e contradição. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como o programa jovem aprendiz tem contribuído na inserção de jovens no mercado de trabalho, a partir da realidade dos jovens aprendizes, que realizam o curso de auxiliar administrativo, no SENAI do município de Ijuí no segundo semestre de 2014. Os objetivos específicos da pesquisa buscam: verificar como se deu o processo de inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz, analisar os benefícios e os desafios gerados pela inserção desses jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, identificar as perspectivas dos jovens, a partir do programa Jovem Aprendiz, e refletir sobre o Programa Jovem Aprendiz e as contribuições das instituições de qualificação profissional. A partir da pesquisa foi possível verificar que as maiores contribuições se referem a qualificação profissional e a experiência adquirira. Porém apesar das contribuições para a inserção de jovens no primeiro emprego e na qualificação profissional, esse tem gerado alguns desafios, sendo que é necessário avaliar o programa, assim como verificar o que tem que poderia ser melhorado.Item Internação compulsória e serviço social: negação ou garantia de direitos?(2014-03-17) Madruga, Camila EichelbergEste trabalho tem como tema a internação psiquiátrica compulsória. Objetiva analisar o trabalho dos assistentes sociais no atendimento de demandas de internação compulsória em Ijuí/RS no segundo semestre de 2013, visando contribuir no debate de alternativas de atendimento em saúde mental. O estudo tem abordagem qualitativa, norteada pelo método dialético crítico, o qual fundamenta o conhecimento do objeto de pesquisa a partir da apreensão das categorias contradição, totalidade, historicidade e mediação. A pesquisa é do tipo exploratória, sendo desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com a utilização de formulário preenchido pelo pesquisador através de entrevista. Os dados coletados foram posteriormente transcritos e analisados utilizando a análise de conteúdo. Inicialmente, resgata-se brevemente a história do atendimento em saúde mental no Brasil principalmente a partir do surgimento da reforma psiquiátrica, contextualizando a organização da rede de atenção em saúde mental. Abordam-se também as discussões sobre a internação compulsória na contemporaneidade. Discute-se a centralidade da categoria trabalho para a análise do modo de produção capitalista e para a compreensão da inserção do Serviço Social em processos de trabalho coletivos. Nesse sentido, são apresentadas as principais transformações do modo de produção capitalista nas últimas décadas, além dos elementos constitutivos dos processos de trabalho e a inserção do assistente social na área de saúde mental. Apresenta-se ainda o percurso da pesquisa de campo bem como são discutidos alguns dos principais resultados do estudo, considerando o problema de pesquisa e as questões norteadoras. Nesse contexto, evidencia-se o trabalho do assistente social no sentido de viabilizar o acesso dos usuários aos seus direitos, conforme o projeto ético-político da profissão.Item A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental(2013-09-09) Boaro, Isete CasarottoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.Item Limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS(2013-01-31) Dapieve, HelouiseA assistência social brasileira passou por várias mudanças, tanto na questão legislativa quanto nas práticas assistências. Nessa perspectiva percebe-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa voltada para os limites e possibilidades da política de assistência social no município de Redentora/RS. Identificando se há dificuldade na implementação da política de assistência social no município, o que repercute na sua concretização e conseqüentemente na emancipação dos sujeitos. Procurando conhecer como está constituída a política de assistência social e a rede de atendimento no município, identificando quem são os usuários desta política, qual o perfil destes, quais os programas, serviços e ações desenvolvidas e quais as possibilidades e os limites d política de assistência social no município de Redentora/RS. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados referenciais bibliográficos, relatórios produzidos nos estágios curriculares supervisionando I, II e III do curso de Serviço Social, documentos secundários, a partir do enfoque dialético crítico, contemplando a articulação de dados qualitativos. Sendo que a pesquisa bibliográfica foi referenciada principalmente pelos autores; Carlos Simões, Aldaiza Sposati, e Legislações brasileiras. O resultado obtido através da pesquisa mostrou que a secretaria de assistência social desenvolve vários programas, ações, serviços, mas que não é suficiente para atender as necessidades e emancipar os usuários. Mas espera-se que através de outras práticas realizadas na secretária de assistência social e CRAS, a emancipação possa acontecer futuramente.Item O programa minha casa minha vida rural no município de Santo Antônio Das Missões/RS(2015-12-07) Brum, Neiva Teresinha MarquesEsse trabalho tem como objetivo tratar do Programa Minha Casa Minha Vida Rural em Santo Antônio das Missões. Estendeu-se durante um período de mais de um ano e meio. Muitas foram as visitas, para um grande número dentre os contemplados com esse projeto. Vimos como o Programa foi colocado em prática no Brasil, no Rio Grande do Sul e, por último, no município de Santo Antônio das Missões. As pessoas contempladas, relatam, uníssonas que realizaram um sonho: o da casa própria. Uma moradia digna de se chamar assim. Há um projeto arquitetônico, uma padronização, um projeto de ajardinamento, de horta... Fazer parte de um grupo, que agora tem uma identidade maior, um sentimento de pertencimento a um programa. Eles foram sorteados e puderam, hoje, dizer que não teria sido possível realizar esse sonho, não fosse sua condição de associados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi muito bom, ter feito parte do quotidiano de alguns deles. Pessoas simples, acolhedoras, disponíveis. Sem sombra de dúvidas, deixamos um pouco de nós em cada um deles e trouxemos um pouquinho deles dentro de nós. Ficamos grata por ter realizado esse trabalho junto aos contemplados com o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, e a caminhada continua...Item O trabalho do(a) Assistente Social no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social na Região das Missões(2014-03-17) Santos, Priscila Dekeper dosO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o debate sobre o trabalho do assistente social no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem como objetivo identificar e analisar quais as contribuições do trabalho do assistente social no âmbito da gestão do SUAS na Região das Missões. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo. A coleta de informações e dados sobre profissionais inseridos no contexto pesquisado deu-se através de entrevistas semiestruturadas. Após a coleta foi realizada a tabulação dos dados e posteriormente a análise do conteúdo coletado. Com isso, buscou apreender como se dão as contribuições do trabalho do assistente social no âmbito da gestão do SUAS na região das Missões. O trabalho faz um resgate histórico dos modelos de gestão anterior a reforma do Estado, bem como busca apreender quais são desafios e possibilidades, o trabalho, as demandas e exigências e os instrumentais técnicos que são abordados no âmbito da gestão do Sistema Único de Assistência Social.Item O trabalho do/a assistente social na prevenção e enfrentamento da violência escolar: um estudo a partir do estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal De Ensino Fundamental Waldenor Winkler De Panambi/RS(2015-11-19) Sarturi, Bruna da SilvaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar e refletir sobre a atuação do/a Assistente Social, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldenor Winkler de Panambi/RS, bem como refletir sobre a importância da inserção do profissional em Serviço Social para efetivação de direitos na educação. Está embasado na pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria Social e no Método Dialético Critico, nas categorias historicidade, totalidade e contradição. Busca-se através deste estudo atribuir maior visibilidade e importância para o trabalho do Assistente Social assim como sua inserção nas escolas. Para isto, apresentam-se aspectos conceituais e históricos da educação como política social, contemplando com a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação, assim, seguindo com a questão social no universo escolar e as contribuições e competências do Assistente Social neste espaço, e por fim o trabalho do Assistente Social na educação a partir da experiência de estágio supervisionado realizado no período de março de 2013 a junho de 2014, a partir da problemática de como vem ocorrendo o trabalho do Assistente Social na educação de Panambi, mais especificamente na Escola Waldenor Winkler e suas contribuições para a prevenção e enfrentamento da violência escolar e por fim os resultados alcançados com o projeto de intervenção. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social nas escolas, pois além de contribuir para a garantia e efetivação do direito a educação, também contribui de forma interdisciplinar para a equipe escolar, para a própria profissão e para os sujeitos usuários, na construção de novos aprendizados e na qualificação dos serviços prestados.