MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas
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Navegando MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas por Assunto "Coaching"
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Item Coaching – um metodo revolucionador para o desenvolvimento pessoal e profissional(2019-05-06) Traesel, Deise MariaNos últimos anos o termo “coaching” vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e das organizações. Ele tem sido utilizado em todo o mundo com o objetivo de potencializar e acelerar o alcance de resultados no mundo dos negócios, além de desenvolver o potencial do capital humano. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de abordar o conceito de coaching e avaliar seu resultado na prática. Para a coleta de dados dessa pesquisa optou-se pela metodologia aplicada, onde foram analisadas as respostas de 17 voluntários que passaram pelo processo de coaching, de um questionário composto por 9 perguntas. E para complementar e melhor entender esta pesquisa foi também avaliado o perfil dos voluntários. Para isso solicitou-se: gênero, profissão, idade, escolaridade e renda. A metodologia utilizada está baseada em uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Os resultados coletados indicam um impacto muito positivo na vida dessas pessoas, onde relatam ganhos como autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, melhor qualidade de vida, determinação ao alcance de metas e objetivos e autoconfiança. Ainda pode-se salientar o quanto as ferramentas auxiliaram na descoberta de comportamentos que puderam serem alterados a partir da constatação do estado atual para o estado desejado. Por fim, entende-se ter o coaching atendido as expectativas dos coachees em relação a suas metas na sua grande maioria. Palavras-chave: Coaching, objetivos, resultados, autoconhecimento.Item O coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional e formação de equipes de alto desempenho: uma visão construída através de coaches profissionais(2017-08-28) Graffunder, Jonas LaércioO presente estudo tem como tema o coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura corporativa e a formação de equipes de alto desempenho. Objetivou-se analisar como as técnicas e abordagens do coaching podem contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho. Os objetivos específicos se constituíram em relatar o perfil profissional dos coaches profissionais participantes da pesquisa, identificar com base em entrevista a inter-relação do coaching com os mecanismos de revaloração da cultura corporativa de Johann (2004), analisar as percepções dos entrevistados acerca das características das equipes de alto desempenho, comparando-as com as referências bibliográficas, e, propor estratégias de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento das equipes através do processo e técnicas de coaching. O referencial teórico foi construído com base em autores como Johann (2004), Johann et al (2015), Schein (2009) no que diz respeito à cultura organizacional. Para os pressupostos do coaching foram usados autores como Marques(2012), Paes (2012), Blanco (2006) e Garcia (2011). Tonet et al (2009), Finamor et al (2015) e Marques (2012) subsidiaram os referenciais acerca das equipes de alto desempenho. Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de aplicação de questionário estruturado à coaches profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados comparando os resultados das entrevistas com as referências bibliográficas. Os resultados mostraram alinhamento das respostas dos entrevistados com a pesquisa bibliográfica e permitiram concluir que o coaching pode contribuir com o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho capazes de gerar resultados importantes para a sustentabilidade das organizações.Item Coaching: dos processos de gestão de pessoas a formação de equipes de alta performance(2017-08-01) Peterson, Daniela AdrianeA formação de equipes de alta performance é um tema que vem ganhando uma grande atenção por parte das organizações na atualidade. Quanto mais assertiva a Gestão de Pessoas for durante o processo de recrutamento e seleção maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórias para as organizações. O presente artigo visa apresentar os benefícios da implementação de um processo de recrutamento e seleção, proporcionando as mesmas oportunidades aos candidatos a inclusão das pessoas aptas as vagas de trabalho, uma melhor escolha levando em consideração o perfil do candidato com relação ao que ele procura e o que a empresa busca em um colaborador. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo e dedutivo. Os procedimentos foram o método de observação analise descritiva, a pesquisa exploratória, se utilizando das técnicas de coleta de dados, alicerçados em uma entrevista não estruturada com o gestor da organização. Este estudo foi realizado em uma empresa de transporte intermunicipal e turismo no município de Três Passos. O objetivo do estudo foi demonstrar como é importante um ter um processo de Recrutamento e Seleção implantado e padronizado, auxiliando na formação de equipes de alta performance, utilizando o coaching como ferramenta de escolha no processo. Constatou-se que a organização, está reestruturando o processo de recrutamento e seleção, que acontecia de um modo informal, e hoje busca utilizar todos os procedimentos pertinentes para a escolha do candidato mais adequando. Tal mudança deve-se pelo fato da empresa buscar uma nova cultura organizacional e perceber que se fazia necessário tal mudança para obter um quadro de colaboradores mais qualificados e que viessem a produzir maiores e melhores resultados, diminuindo custo com rotatividade e proporcionando oportunidades a todos os interessados.Item Coaching: priorizando engajamento na sáude pública(2019-05-07) Dal Forno, Bruna MellerO engajamento de equipes de saúde pública vem sendo um importante tema a ser discorrido. Por suas características singulares, configura-se como um desafio a ser enfrentado dentro do campo de gestão de pessoas. Quanto mais assertiva a gestão for durante o processo de desenvolvimento, maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórios. Assim, o coaching entra como uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento nesse trabalho. O presente artigo visa apresentar as possibilidades de engajamento dentro de equipes com cargos estáveis em saúde pública, priorizando possibilidades de desenvolvimento, levando em consideração as características burocráticas desse público. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo, através de uma pesquisa com abordagem dedutiva com procedimentos definidos em estudos de casos. Este estudo foi realizado através de desenvolvimento de duas equipes de saúde pública e três líderes, dentro de um mesmo município do Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo, primeiramente foi investigar a percepção e os anseios dos servidores em relação ao cargo e funcionamento interno de modo geral, a fim de identificar qual a melhor forma de intervenção que proporcionasse um alinhamento com o objetivo esperado pela Gestão Municipal. Posteriormente, montar estratégias de desenvolvimento com ferramentas facilitadas pelo Coaching, para equipes com perfil de estabilidade, auxiliando no desenvolvimento e no resgate de missão e valores. Nos resultados desse estudo, os sujeitos de pesquisa demostraram que existem capacitações suficientes no âmbito técnico, mas infelizmente, é visível na prática, que no campo comportamental é falho. Desse modo, itens essenciais para engajamento satisfatório não são alcançados, como iniciativa, persistência, compromisso com o setor público, comportamento assertivo em equipe. É visível que muito dessas falhas acontecem pela garantia de permanecia no trabalho que a maior parte dos cargos públicos oferecem, assim como o envolvimento do fazer político que ali estão. Assim, constatou-se, que o estudo mesmo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar mudanças possíveis para os trabalhadores e até mesmo feedbacks positivos dos usuários do sistema. Demostrando, desse modo, que é possível desenvolver quem deseja, verdadeiramente, ser desenvolvido.Item Estratégias de liderança para a formação de uma equipe de alto desempenho: estudo em uma empresa farmacêutica(2017-08-28) Carpes, Débora Caroline SpohrO objetivo geral deste estudo consiste em formular estratégias de liderança orientada ao Coaching que podem ser utilizadas para o gerenciamento de uma equipe de alto desempenho na Tchê Farmácias de Santo Augusto/RS. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza do estudo, é aplicado, quanto à abordagem, é qualitativo e, quanto aos objetivos, classifica-se como descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, levantamento (survey) e pesquisa de campo, logo, o universo amostral foi composto por cinco funcionários da farmácia em estudo sendo quatro vendedores e as práticas de liderança descritas a partir do olhar da gerencia. O estudo permite afirmar que, de um modo geral, o uso das ferramentas do Coaching faz significativa diferença no dia a dia do gestor/líder, principalmente nas práticas de lideranças orientadas para a formação de uma equipe de alto desempenho, sendo possível a equipe Tchê Farmácias – filial de Santo Augusto/RS chegar a este nível de desenvolvimento.Item Reflexos do processo de life coaching no ambiente de trabalho e no desempenho de uma equipe(2017-08-01) Ziegler, Silvani MicheliJá dizia Chiavenato (2009) que as organizações não funcionam sem as pessoas, e as pessoas não vivem sem as organizações, porém a medida que o tempo passa e as necessidades das pessoas vão mudando as empresas têm percebido a necessidade de oferecer crescimento qualitativo na trajetória profissional dos trabalhadores, não apenas com treinamentos, mas com o desenvolvimento do ser humano, enquanto pessoas e assim, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos. O coaching é a forma de desenvolvimento humano que vem se destacando cada vez mais, portanto o presente estudo proporcionou uma oportunidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento à uma equipe de trabalho através de um processo de life coaching, relacionou os benefícios deste processo no ambiente de trabalho e verificou os reflexos do mesmo nos resultados e desempenho da equipe. Este estudo se classifica de acordo com sua abordagem, em pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, como descritiva e para a coleta de dados utilizou-se a observação e grupos de foco. Constatou-se que um processo de life coaching reflete no desempenho profissional, por trabalhar o indivíduo como um todo. Os principais resultados são o autoconhecimento, mudanças de atitudes e comportamentos e o autodesenvolvimento da própria pessoa.Item A utilização do Coping na construção de equipes de alto desempenho orientadas ao Coaching(2016-12-20) Bussler, Nairana Radtke CaneppeleO objetivo geral deste estudo foi identificar se os bancários de uma instituição financeira do município de Ijui/RS utilizam as estratégias de coping elaboradas por Folkmann e Lazarus para manter uma equipe de alto desempenho com auxílio do coaching. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza do estudo, é aplicado, quanto à abordagem, é quantitativo e, quanto aos objetivos, classifica-se como descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, levantamento (survey) e pesquisa de campo, logo, o universo amostral foi composto por 45 funcionários de uma instituição financeira do município de Ijuí/RS. Portanto foi possível verificar que os bancários da instituição financeira em estudo utilizam as estratégias de coping elaboradas por Folkmann e Lazarus em baixa e média escala, também acreditam que, sua equipe apresenta características de uma equipe de alto desempenho e, que as ferramentas de coaching são utilizadas para manter e desenvolver estas características na equipe, auxiliando nas estratégias de redução de estresse no ambiente de trabalho.