Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
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Navegando Comunicação Social - Publicidade e Propaganda por Assunto "Álbum de figurinhas"
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Item Estudo de caso: convergência e publicidade no álbum de figurinhas da copa do mundo da Rússia - FIFA - 2018(2019-03-01) Rebelato, André ArboEste trabalho apresenta um estudo de caso referente ao veículo de comunicação Álbum de Figurinhas da Copa do Mundo da Rússia – FIFA- 2018. Trata-se de um álbum editado de quatro em quatro anos, de forma simultânea ao evento máximo do futebol mundial, a Copa do Mundo. Por possuir um forte apelo entre pessoas de todas as gerações, principalmente as crianças, o veículo se insere de forma importante no meio social, participando da formação intelectual, cognitiva e motora dos colecionadores. A pesquisa tem o propósito de estudar aspectos ligados à convergência entre os meios físico e digital, e à publicidade inserida no álbum impresso. A finalidade é a de identificar a forma como os colecionadores agem em referência aos temas. O múltiplo acesso permitido pelas novas tecnologias, e a maneira como a publicidade está inserida no álbum, são assuntos importantes para profissionais da área da comunicação e interessados em geral. Os objetivos são: referenciar as características e a representatividade do veículo para as pessoas que colecionam; verificar o papel exercido e as mudanças geradas pelos fatores de convergência entre meio físico (álbum de papel) e meio virtual (álbum digital, aplicativos, redes sociais); verificar as mudanças e o impacto da publicidade ligada ao álbum de figurinhas em sua versão física (álbum de papel). A metodologia conta com pesquisas bibliográfica e documental, além de questionários à editora do álbum e a um grupo presencial de troca de figurinhas - respondido por 11 colecionadores. O resultado final apontou que o grupo pesquisado valoriza a interação pessoal gerada pelo álbum, tende a não utilizar as plataformas digitais, e reage de forma positiva à presença de publicidade inserida no álbum físico.