Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
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Item Comunicação de marcas em jogos digitais: percepções dos jogadores(2012-07-19) Bonnes, Guilherme PeliçarioAs transformações da mídia ocorridas em razão do advento das novas tecnologias possibilitaram que a comunicação tomasse novos rumos, agregando novos formatos e características, uma delas, é a inserção de marcas em jogos digitais. Conhecer as possibilidades dos novos formatos torna-se indispensável para acompanhar os rumos da comunicação, em razão de termos consumidores mais exigentes quanto ao conteúdo recebido e resistentes quanto aos métodos tradicionais de inserção. Este trabalho tem por objetivo principal identificar o poder dos jogos para a experiência de marca. Para tanto foi realizado um estudo exploratório, através da aplicação de um questionário com 190 jogadores por meio da internet. Através da análise dos dados coletados foi possível identificar as preferências e percepções dos pesquisados, além de indicar que: proporcionar experiências de marca através da utilização de produtos durante as partidas foi declarado eficaz por boa parte dos jogadores, e que ainda podem elas gerar satisfação emocional para o jogador. Assim, observou-se que há potencialidades para a utilização de jogos digitais como ferramenta para a comunicação de marca e que a experiência interativa pode tornarse mais eficaz em agregar valores para a marca.Item Publicidade impressa dirigida ao público feminino, valores e conceitos(2012-07-19) Kronbauer, Ana Pauline SchäferO presente trabalho realiza uma análise teórica e prática sobre o impacto da publicidade impressa no público feminino hoje. Primeiramente, é realizado um estudo, embasado em importantes autores como Bauman, Lipovetsky e Thompson, sobre a sociedade atual, caracterizada como sociedade do consumo, além do papel e impacto da mídia e publicidade nesta sociedade (a mídia aqui é entendida como um reflexo da sociedade onde está inserida, assim como também uma refletora desta sociedade). Também é feita uma análise do papel das mulheres na civilização e desenvolvimento da sociedade, até a atual, assim como a mídia direcionada à esse público. Por fim é realizada a análise com todos os anúncios publicitários de cinco revistas femininas do mês de outubro de 2011 (Nova, Lola, Claudia, Marie Claire e Estilo), que visa verificar quais os valores e conceitos que essa publicidade impressa transmite hoje ao público receptor desse meio.Item A marca no contexto do blog corporativo e das redes sociais: um estudo de caso do blog da Converse(2012-07-19) Barbosa, Everson BarasuolEste trabalho tem por objetivo estudar o marketing digital através deas ferramentas das redes sociais e com destaque o blog corporativo como parte integrante do processo de construção da marca. Essas características apontadas ao longo do trabalho visam analisar como estudo de caso o blog da marca Converse destacando de forma exploratória e qualitativa os elementos que colaboram para a comunicação com seu público.Item As redes sociais como ferramenta de comunicação do marketing político(2012-09-06) Sausen, Lucas MannA modernização dos meios de comunicação de massa tradicionais, marcada principalmente pela perpetuação da internet, causou uma verdadeira revolução em todos os setores da sociedade, inclusive na política. A popularização das redes sociais, por sua vez, inovou as formas de se fazer comunicação eleitoral, as estratégias do Marketing Político e, acima de tudo, as ferramentas empregadas nesse processo. Neste trabalho, analisamos, dentro de um contexto histórico-social, como as redes sociais operaram essa mudança, quais os elementos que as fazem (e ainda podem fazê-las) tão influentes, bem como as formas como foram utilizadas nas últimas eleições.Item Patrocínio no futebol: o gol das marcas (um estudo regional)(2012-09-06) Andrade, Rafael Porto deTendo como principal meta, mostrar que o patrocínio no futebol é uma ferramenta importante para a publicidade, o presente trabalho buscou deixar claro na mente das pessoas que o futebol deixou de ser um esporte para se tornar um espetáculo, e conseqüentemente um ótimo mercado a ser explorado pela comunicação. Apontando os conceitos e histórias do marketing, patrocínio e do futebol, além de tratar das diferentes formas de patrocínio envolvendo o futebol e os benefícios que as mesmas podem oferecer ao patrocinador, também apresenta um estudo de caso com o Esporte Clube São Luiz e seus patrocinadores Sicredi e Unijuí. Chegando a conclusão de que o futebol está demonstrando ser uma das melhores formas de investimento para as empresas fortalecerem suas marcas.Item A publicidade no rádio: os formatos e o processo de digitalização(2012-09-21) Laurindo, GilmarA presente pesquisa bibliográfica faz um resgate histórico do rádio através dos principais fatos envolvendo a da publicidade, assim consegue detalhar os formatos de anúncios que fazem parte do meio radiofônico. Desde as primeiras inserções de merchandising no rádio até a convergência digital do século XXI, detalhando algumas peças publicitárias que são referências na história do rádio.Item O marketing de relacionamento no varejo de vestuário: o estudo de caso da loja Fasciniu's Modas de Panambi - RS(2013-04-03) Calegaro, Julia GracielaA Sociedade do consumo, com consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores dos produtos que adquirem, acaba desafiando as empresas do ramo de varejo, se destacando no mercado aquelas que entenderem que o cliente é a peça principal no processo de crescimento. Para isso um dos caminhos mais eficazes é o investimento em marketing de relacionamento, implementando planos e ações que aproximem seus clientes, estreitando assim os laços de relacionamento. Desta forma, o presente trabalho faz um estudo de caso da loja Fascinius’s Modas de Panambi, a qual trabalha exclusivamente com o público feminino adulto, com o intuito de propor algumas ações que visem melhorar o relacionamento entre os clientes e a empresa. Por meio de uma pesquisa realizada na loja com uma amostra de clientes foi possível concluir que dois aspectos são considerados muito fortes na loja: o atendimento e a qualidade dos produtos. Sendo assim, as propostas desenvolvidas visam estreitar ainda mais o relacionamento das clientes com a loja, rumo à fidelização deste com a empresa Fasciniu’s.Item A sociedade de consumo atual: um estudo sobre o mercado de luxo e a comunicacao(2013-04-03) Vicenzi, Thais LeiteEssa dissertação tem como objetivo fazer uma análise teórica sobre a sociedade de consumo, o mercado de luxo e a comunicação utilizada no mesmo, embasada nas ideias de autores como Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman. O Brasil se tornou um país emergente em diversos cenários e junto com ele as classes sociais também progrediram, aumentando a renda da população e junto a isso seu poder de consumo. Em vista disso, grandes marcas de luxo se instalaram no país, que vem ganhando uma grande fatia no mercado mundial. Assim com o consumidor vem mudando, a sociedade de consumo que vivemos também mudou bastante e é a partir do comportamento e das mudanças dessa sociedade que as grandes marcas do mercado de luxo atuam e se posicionam no mercado.Item A criatura Gollum e a criação de personagens no cinema(2013-04-03) Karnikowski, Ulisses StefanelloItem O marketing sensorial aliado a semiótica como uma nova opção no mercado de trabalho(2013-11-20) Pavim, Mayara CopettiAtualmente todas as empresas buscam aumentar seus clientes e consequentemente ampliar suas vendas. Em tempos onde o mercado varejista é bastante concorrido, surge uma nova ferramenta de marketing, que vem auxiliar as empresas no quesito estratégico. O Marketing Sensorial mostra as organizações uma maneira diferente de agregar valor a marca e trazer novos clientes para essas empresas. Junto com o estudo da semiótica, descobriu-se que o marketing sensorial é uma ferramenta extremamente eficaz e de baixo custo para as empresas, que atualmente tem pouco conhecimento dessa estratégia de marketing que chega inovando no marcado publicitário e funciona perfeitamente na fidelização e na atração de novos clientes, assim, fazendo com que as empresas possam diferenciar-se de sues concorrentes.Item Experimente um livro: uma análise do uso do marketing de experiência em campanha de incentivo à leitura(2014-06-04) Pinto, Amanda Carolina Ritter; Terra, Fernanda KuhnEsse artigo apresenta o projeto experimental Experimente um Livro³, realizado no período de 21 de setembro a 13 de novembro de 2013. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas de teorias relacionadas à publicidade e propaganda, marketing de experiência, marketing cultural e social para embasar uma análise sobre o projeto. A proposta deste trabalho é estudar o caso do projeto Experimente um Livro, analisando os aspectos relacionados ao seu cunho cultural e às experiências que este promoveu em sua instalação artístico-literária, realizada no dia 13 de outubro de 2013, no campus da UNIJUÍ. Esta foi de extrema importância para entender melhor como estas metodologias se aplicam no âmbito profissional e também para observar como o público recebe e lida com a experiência, utilizando de métodos da publicidade para promover esta causa social e cultural que é o incentivo à leitura.Item Fotografia em preto e branco: uma análise das campanhas institucionais e do segmento da moda(2014-06-04) Klein, Ariane NogueiraO presente trabalho propõe analisar anúncios publicitários em preto e branco. À medida que uma imagem possui inúmeros significados para o público, podendo remeter a vários tipos de sentimentos transcendendo da tristeza ao emocional e da alegria ao melancólico, cada ser humano interpreta do seu jeito ao ver uma imagem, seja ela no formato de fotografia, pintura, filme ou desenho; o propósito dela é comunicar. Fotografar em preto e branco transmite respeito, credibilidade, emoção, dramaticidade e criatividade.Item Relações corporativas na era dos meios digitais frente à cooperação humana: um estudo de caso da DHL(2014-06-04) Heming, Rafaela Constância DutraDesde sua criação, os meios de comunicação de massa assumiram com grande propriedade o papel de informadores da sociedade, seja ela local ou internacional. O século XX ficou para trás e novos meios de comunicação surgem e desenvolvem-se até o ponto de não só informarem com maior rapidez, mas também de serem ferramentas para que indivíduos juntem seus esforços com um fim em comum que beneficiará a vários. Esta é a chamada era colaborativa, que não só muito oportuniza a indivíduos como também às empresas que souberem utilizá-la com propósitos comerciais. A compreensão deste cenário digital atual e o que o mesmo possibilita a empresas é almejada neste trabalho, sendo feita para tal a análise das diversas ferramentas de maior destaque da chamada web 3.0 e como uma corporação deve usá-las para efetivamente alcançar seu público alvo e criar com ele um relacionamento de longo prazo. Por fim, objetivando a reflexão da aplicabilidade de tais conceitos em um cenário real atual, é feito o estudo de caso da empresa internacional DHL, a qual possui atuação intensiva em diversos serviços de mídia social. Por meio da comparação da pesquisa bibliográfica com as atividades da DHL online, visa-se a elaboração das melhores estratégias e abordagens de comunicação a serem tomadas por empresas de variados ramos quando utilizarem-se da web 3.0 em seu plano de comunicação.Item Investimentos em comunicação online: avaliação e mensuração(2014-06-04) Depner, Elizângela Andréia MüllerQuestionamentos sobre que resultados uma empresa obtém ao investir em comunicação e como se demonstra se o investimento trará retorno ou não, foi o que motivou a presente pesquisa no desafio de mais conhecimento sobre a metodologia de avaliação e medição de resultados, assunto que ainda é controverso nas áreas de comunicação. Certos de que os profissionais que estiverem melhor preparados, que entenderem como são aplicados os métodos para mostrar os resultados de suas ações dentro da organização, são os que estarão em destaque e produzirão uma comunicação mais eficaz. O objetivo deste trabalho é justamente pesquisar, conhecer, através de vários autores, que é possível a avaliação e a mensuração de cada investimento em determinado tipo de ação comunicacional realizada, que neste caso será no investimento online, com aprofundamento da ferramenta blog, utilizando para esse fim, a pesquisa bibliográfica.Item Lovemarks: um estudo sobre a comunicação das marcas no mundo contemporâneo(2014-06-04) Grätsch, Tatiana KrieselA comunicação das marcas de alguns anos atrás já não é a mesma que conhecemos hoje. Os tempos mudaram, a sociedade mudou, o mercado mudou – logo, as marcas precisaram se adaptar a este processo de transformação e encontrar novas ferramentas para serem vistas, entendidas e – o ponto máximo - amadas pelo público. Desta forma, o presente trabalho tem como propósito somar o estudo sobre as marcas contemporâneas e como elas podem vir a serem amadas, usufruindo de diferentes elementos e ferramentas em sua comunicação publicitária. Por meio destes, a marca encontra um forte alicerce para crescer. Em longo prazo, com dedicação ao consumidor e fazendo o uso correto da comunicação, a marca encontra caminhos que a levam ser uma lovemark.Item TV mercado, inspiração no PDV(2015-05-20) Gasparetto, Allana SimõesEste artigo tem o objetivo de explanar sobre o assunto mídias alternativas no PDV, citando o projeto desenvolvido em questão: A TV Mercado. Também analisar as mudanças mercadológicas que vem ocorrendo no varejo, desde o ponto-de-venda, lojista e consumidor final. Traz dados de pesquisas sobre o meio de comunicação televisão, comportamento e hábitos do consumidor, além de explanar conceitos de compra por impulso, estratégias de comunicação através de espera forçada com apelo cultural e comercial. É ressaltado também o PDV como uma das mídias que mais crescem no Brasil e no mundo, além de explanar a idéia do projeto TV Mercado, que surge como uma mídia alternativa criada para estimular a compra no ponto-de-venda.Item Rosa para meninos, azul para meninas(2015-10-14) Moraes, Daiane Corrente deO retrato como representação da figura humana se constituiu ao longo dos anos como expressão performática do sujeito na sociedade. As diferenças biológicas e sociais entre homens e mulheres foram expostas continuamente e serviram como argumentos para a normatização de desigualdades. A divisão das categorias sexuais é investigada e questionada, diante de uma concepção que sugere troca de identidade sexual. A diversidade e as performances expostas nos retratos fotográficos deste projeto, reforçam a presence de ambos os gêneros/sexos nos sujeitos.Item Empreendedorismo, inovação e comunicação: um estudo sobre a percepção do empreendedor brasileiro(2015-10-14) Ferreira, Thiarlon da SilvaEmpreendedorismo, inovação e comunicação, são conceitos que devem estar relacionados para qualquer negócio ter sucesso. Foi partindo desta premissa que o presente estudo buscou investigar o que os pesquisadores destes temas expressavam sobre os mesmos, para então elaborar uma pesquisa exploratória e descobrir qual era percepção dos empreendedores brasileiro sobre os três assuntos e, posteriormente analisar o quão distante suas percepções estavam dos pesquisadores estudados. Desta forma, a teoria e a prática mostram-se semelhantes, entretanto foi possível perceber que para desempenhar a prática com melhor êxito é preciso primeiro estudar a teoria.Item A magia em ação: um estudo sobre o herói Harry Potter(2015-10-14) Nunes, Nádia Letícia FormentiniBuscando compreender a criação de personagens para o cinema e a percepção do público em relação às adaptações, este estudo procura analisar o herói existente em Harry Potter e o que o público percebe em relação à obra literária e a produção cinematográfica. Para isto, foi realizado um questionário como objeto de análise da percepção do público consumidor em relação à personagem Harry Potter, tanto nos cinemas quanto nos livros.Item A importância da segmentação na publicidade: a influência do Google como mídia na internet(2015-10-14) Seifried, Tuane MairaA internet modifica a forma de anunciar e proporciona a diversidade. Falamos hoje com consumidores conectados e ativos. A conexão em rede foi a propulsora dessa nova forma de comunicar. Com ela, tornou-se possível que produtos com pouquíssima procura estejam disponíveis como opção tanto quanto os mais populares. Esse é o principal causador de mudanças na forma de consumir e consequentemente na forma de anunciar, pois, com a diversidade de consumo e de públicos, a segmentação torna-se uma necessidade. Este trabalho objetiva a análise dessas novas formas de consumir e de anunciar com base no estudo das ferramentas de mídia do Google, que revolucionou a forma de ser mídia, utilizando as buscas e conteúdos de interesse dos próprios consumidores.