Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Adolescência"
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Item Adolescência e contemporaneidade: os dilemas e possibilidades de um trabalho clínico(2017-07-26) Primon, Mírian de OliveiraO presente trabalho aborda a questão da adolescência, apresentando através de um breve percurso histórico, a constituição do conceito de adolescência. É a partir da modernidade que se encontram os elementos favoráveis à concepção de adolescência, neste sentido, o estudo da adolescência vem reforçar a proposição de que o sujeito deve ser compreendido a partir do contexto no qual está inserido, pois carrega consigo os traços dessa sociedade e as maneiras com as quais dispõe de circular pelo social. Pretende-se, então, através da compreensão de alguns elementos da sociedade contemporânea e de como isso afeta o adolescente, examinar as questões subjetivas que são mobilizadas nessa passagem. A partir disso, procura-se observar as especificidades do trabalho clínico com adolescentes, ou seja, quais os impasses e possibilidades são produzidos através desse encontro com o terapeuta.Item A adolescência e o laço social(2014-03-18) Ceretta, Tassiara DallepianeEste trabalho é estruturado através de uma pesquisa bibliográfica, a respeito do tema: a adolescência e sua relação com o laço social. Está dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo aborda a constituição adolescente, através de estudos sobre o Complexo de Édipo, Estádio do Espelho, castração, e aborda também as modificações corporais e psíquicas que constituem o momento da adolescência. O segundo capítulo trata da passagem adolescente ao social, distanciando-se da relação inicial com a família. Não se trata da ausência real dos pais, mas da mudança de relação com eles. Apresentando-se, também, a função do pai na adolescência, passando pela ação psíquica de simbolização do Nome-do-pai. A puberdade e o apelo ao Outro social exigem do adolescente uma nova posição subjetiva, levando-o a responder em nome próprio. Com a desqualificação dos pais da infância, o adolescente busca abandonar a autoridade parental, para assim, ir em direção de um novo laço social e, consequentemente, ao encontro com o Outro sexo. As ideias desenvolvidas neste trabalho têm como base autores como Rassial, Backes, Calligaris, Freud, Mees, Rilho, Corso e Erikson.Item Adolescência marcada por situações de vulnerabilidade e exclusão social(2013-03-01) Bosse, Fabiana GarletO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática da adolescência marcada por situações de vulnerabilidade e exclusão social. Dedicamo-nos a pesquisar, inicialmente, dois conceitos: a vulnerabilidade e a exclusão social. Para tanto, utilizaremos o embasamento teórico das Ciências Sociais e da Psicologia Social. Em um segundo momento, abordaremos a definição de adolescência a partir do embasamento teórico psicanalítico, perpassando elementos como: o processo de identificação, as mudanças corporais, os grupos de pertencimento e a relação com a figura paterna enquanto lei. A partir disso, articularemos as possíveis causas e consequências da vulnerabilidade e exclusão social na adolescência, destacando, entre elas, a violência, o ato infracional, a drogadição e a prostituição.Item Adolescência: às margens da lei(2014-03-17) Wille, Andressa FernandaA adolescência é um período de passagem, da posição infantil para uma nova posição discursiva. Nesta passagem se retificam e validam as operações fundamentais que estruturam o sujeito. A puberdade como real irrompe obrigando o adolescente á uma reconstrução do corpo, o social convoca o sujeito a tomar uma nova posição e a assumir seus atos em nome próprio. É propriamente uma crise subjetiva, exigindo um intenso trabalho psíquico, tornando-se uma verdadeira operação de subjetivação. Dentre as questões as quais o adolescente deve dar conta é a sua relação com as leis, a Lei do pai e as leis civis, a qual, se problematizada, pode acabar por conduzir a delinquência. A delinquência é uma das saídas possíveis para a crise adolescente. É uma saída sintomatica encontrada para lidar com isto que se impõe neste período e que o adolescente precisa responder de alguma forma. Assim, a pretensão deste trabalho é apresentar contribuições de cunho psicanalítico para o entendimento de questões ligadas à delinqüência e de sua articulação no discurso do adolescente.Item O adolescente contemporâneo e sua relação com a lei(2020-04-15) Pimentel, Vitória QuevedoO presente escrito visa contemplar a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de ordem bibliográfica. Tem como objetivo de pesquisa compreender a influência do declínio do Nome-do-Pai para os adolescentes que venham a burlar as normas socialmente estabelecidas trabalhando o processo de desenvolvimento do sujeito, traçando seu percurso pelo Complexo de Édipo e Estádio do Espelho, da infância ao reaparecimento no processo adolescente. Aponta questões referentes à formação de grupos, como o desligamento das figuras parentais considerando respectivamente a forma como o adolescente transita pela lei. O trabalho articula a lei em dois vieses, como estatuto, inicialmente, e simbólica (Lei do Pai). Para isso, utiliza como embasamento teórico as contribuições da psicanálise a partir dos autores: Backes, Calligaris, Corso, Freud, Guyomard, Lacan, Melman, Rasial, Rilho, Roudinesco e Sena.Item O adolescente e os vínculos familiares(2013-03-01) Rotili, Adriane Lourdes DallabridaEste trabalho pensa, retoma, estuda o tema do adolescente e sua familia, situando-o no contexto histórico. Constata a importância da relação pais/adolescente como fator de interferência positiva ou negativa no processo de construção dos seus lugares. O tema envolve a dificuldade que os pais tem hoje de assumir a sua posição de autoridade de forma que possibilite aos filhos constituir referências simbólicas. Enfim, pensa a possibilidade da construção do lugar de cada um na relação pais/filhos e sua importância no processo de construção subjetiva.Item O adolescente e seus pais(2012-09-11) Tedeschi, VandrianeO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) abordará a temática da relação do adolescente com seus pais, geralmente marcada por desentendimentos entre ambos. Então, surge a chamada “crise adolescente” envolvendo dificuldades psíquicas neste tempo de passagem. Nos pais, a crise é desencadeada a partir das mudanças que atingem o (a) filho (a) e implica numa mudança de posição discursiva em relação ao adolescente: eles não podem mais falar com o filho como se fosse ainda uma criança, mas ainda não podem se dirigir a ele como um adulto. Eis um dos inúmeros conflitos conseqüentes do processo da adolescência.Item O ato delinquente de adolescentes na sociedade: uma reafirmação à lei simbólica(2016-06-03) Oliveira, Marcieli Silva deA adolescência é carregada de dúvidas e incertezas, momento no qual o sujeito é cobrado pelo campo social a se sustentar em uma posição desejante para ser aceito. Na busca de se auto-afirmar como sujeito independente, as marcas do nome do pai se mostram insuficientes. É no momento de reedição do édipo e do narcisismo que o jovem irá buscar novas identificações para lidar com as novas exigências pulsionais. Por isso, o ato delinquente se destaca como se fosse um “desligamento da autoridade”, nesta tentativa que o sujeito tem de se reafirmar como sujeito desejante. Nesse enfrentamento com a LEI, o adolescente perde o ideal de eu infantil que ainda os pais o colocam, e é nesse momento que há uma queda nas idealizações infantis dando lugar à novas recolocações de questões identificatórias edípicas. Com isso, o adolescente passa a convocar essa LEI, numa tentativa de destruição frente a esse Outro, e de si mesmo enquanto criança (sujeito desejado), tentando afirmar-se como sujeito desejante. Ao considerar a adolescência como uma posição psíquica constituída a partir desse social definido a partir do Outro, o ato delinquente é uma forma de enfrentamento frente à lei simbólica imposta por esse Outro social.Item "Aurora caiu adormecida...": considerações sobre a adolescência(2015-03-25) Bortolini, Camila CavalheiroO presente trabalho aborda a constituição da adolescência segundo a abordagem psicanalítica, levantando elementos fundamentais nesse processo. O tema envolve a posição dos pais frente ao adolescer dos filhos e as elaborações psíquicas necessárias nesse processo. A metodologia utilizada para o aprofundamento de tal problemática a ser investigada pressupõe uma abordagem essencialmente bibliográfica.Item Automutilação em adolescentes(2020-05-06) Rodrigues, Danieli LopesO presente trabalho buscou abordar questões sobre a automutilação em adolescentes. Inicialmente o trabalho aponta algumas considerações acerca do entendimento da adolescência para a Psicanálise. Em seguida, a pesquisa trabalhou questões referentes à automutilação. Nesse sentido, foram apontadas algumas questões históricas, trazendo os primeiros estudos referentes à temática e às mudanças que vem ocorrendo até a atualidade. Seguindo com o tema central, foram realizados estudos com o intuito de conhecer a problemática investigada e todo o seu contexto, especialmente quanto às contribuições que a psicologia vem agregando sobre o tema. A partir disso, o trabalho abordou também a questão do suicídio que vem aumentando constantemente nesta etapa da vida. Com isso, concluímos que é de extrema importância o trabalho da psicologia com a escuta na adolescência para dar suporte a essas questões e que a automutilação pode ser compreendida como um sintoma que precisa ser escutado e trabalhado, uma vez que ele está relacionado com o sofrimento psíquico do adolescente.Item Automutilação na adolescência: a necessidade da escuta no contexto escolar(2021-02-23) Castro, Luciana da Silva deO presente trabalho consiste em um estudo bibliográfico sobre o tema da automutilação na adolescência e suas implicações no contexto escolar, discorrendo sobre o espaço de escuta que a escola oferece para o aluno em sofrimento. O intuito da pesquisa foi investigar como ocorre este processo de escuta dos jovens que não expressam os sentimentos por meio de atos rebeldes ou turbulentos, mas por meio da agressão ao próprio corpo, no ato da autolesão. A automutilação é um fenômeno de manipulação do corpo que envolve condutas como cortar a própria pele, roer unhas até sangrar, arrancar cabelos etc. Os comportamentos de automutilação, geralmente, estão vinculados às relações primeiras do sujeito com o Outro e o conflito que emerge entre eles. A partir da internalização desse tipo de relação, o adolescente submete-se à dor que ele mesmo produz. O interesse por esse tema origina-se do estágio em Psicologia e Processos Educacionais realizado em uma escola pública de ensino fundamental. A prática de estágio possibilitou a escuta de jovens que estão passando por processos de angústia, contextos familiares conturbados, problemas de identificação, entre outros. Os objetivos versaram sobre a análise da automutilação de adolescentes e o espaço concedido para escuta na instituição escolar, assim como compreender este ato de autoagressão entre os jovens. O conceito e a caracterização da adolescência e o ato da automutilação conduziram a pesquisa, bem como as questões ligadas à psicologia escolar e a escola como espaço de escuta e endereçamento dos adolescentes em sofrimento. Desse modo, percebeu-se a automutilação como uma tentativa de estabilização frente ao mal-estar, quando, na dificuldade de utilizar o recurso da palavra, recorrese ao ato do autoflagelo, o que resulta em marcas no corpo. Conclui-se que o serviço de psicologia na escola ultrapassa a barreira da necessidade, tornando-se indispensável e primordial frente às circunstâncias apresentadas neste trabalho.Item O corpo na adolescência(2015-07-30) Andrioli, Patrícia LourençoNesta pesquisa desenvolve-se uma discussão clínica a partir de uma experiência. A questão apresentada destaca o corpo na adolescência, como lugar de inscrição de traços fazendo marcas em busca de um olhar do Outro materno. Os cortes são frequentes na atualidade e a questão é se isso é o mesmo de sempre (tatuagens, escarificações, piercings, etc.), ou se é de outra inscrição que se trata. Percebe-se que as marcas corporais na pele, feitas por meio de tatuagens, piercings ou até mesmo cortes é algo comum, principalmente em adolescentes. Entende-se que este corte tem um endereçamento a alguém, ou seja, o sujeito que pratica uma rasura na pele busca ser olhado e desejado pelo Outro, preferencialmente esses cortes dizem respeito à relação ao olhar materno. Dessa forma, torna-se importante pensar a atuação e experiência do sujeito sobre as marcas corporais, buscando esclarecer de que maneira estas marcas aparecem para cada indivíduo e como repercutem na sociedade. Considerando o quanto o uso destas marcas tem sido incorporado no contexto sociocultural, o profissional de psicologia poderá deparar-se em seu trabalho com questões relativas aos efeitos subjetivos decorrentes destas marcas. Portanto, as reflexões que serão feitas a partir desta pesquisa que então, proporcionará aos psicólogos, leitores em geral, informações sobre o tema.Item A crise da adolescência(2013-03-01) Rohde, Valdir JoãoEsta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre a “crise da adolescência”. Inicialmente discutimos como o adolescente foi se inscrevendo no meio social, sua relação com a cultura, com as tradições e costumes institucionalizados pela civilização, como algumas leis, ritos e normas foram se modificando até chegar aos dias de hoje em que praticamente desapareceram. Em seguida, apresentamos a adolescência como moratória, momento em que o adolescente é submetido a uma espera, onde as realizações são adiadas. Na última parte, analisamos os lutos na adolescência. O texto apresenta três lutos: o luto pela perda dos pais da infância, o luto pela perda do corpo infantil, e o luto pela perda da bissexualidade. Esses lutos representam perdas e novas aquisições.Item Delinquência juvenil e laço social(2020-04-15) Henz, MarianeO trabalho discorre acerca do tema “delinquência juvenil e laço social”, consta de uma revisão de literatura, embasado em autores que corroboram essa temática sob um viés psicanalítico. A pesquisa aborda a questão da adolescência, elencando brevemente suas diferentes formas de concepção ao longo dos tempos, bem como, suas principais características e os diversos desdobramentos psíquicos que ocorrem nessa fase da vida, com o intuito de pensar como o adolescente é visto e inserido na sociedade contemporânea. Da mesma forma, enfoca os aspectos psíquicos e sociais que permeiam a delinquência, aprofundando algumas temáticas essenciais, como a função paterna, o discurso capitalista, a faceta simbólica da violência e a exclusão social, entendidos enquanto propulsores dessa problemática.Item Delinquência: uma saída para a crise adolescente frente ao social(2015-03-25) Teixeira, Cassia PricilaA adolescência faz parte de um período recente da nossa história. Ela foi se constituindo a partir da mudança que ocorreu e vem ocorrendo na sociedade, que permitiu a constituição tanto do adolescente, que conhecemos hoje, como do aumento da violência e delinquência, que por muitas vezes é atribuída a esses jovens. A adolescência trata-se de um momento de passagem, entre a posição infantil para uma nova posição discursiva. Trata-se de uma transição, na qual muitas vezes o jovem se encontra em um “não lugar”, não sendo adulto nem mesmo criança, não sabendo como deve responder à grande exigência que o social lhe impõe, mas que ao mesmo tempo, não lhe dá lugar para exercer. O adolescente se encontra em um momento de crise subjetiva, para a qual uma das saídas pode ser compreendida como a delinquência. Trabalhar essa questão torna-se então, essencial para podermos perceber tanto a origem dessa problemática, como investigar o social contemporâneo, para pensar se a delinquência pode ser compreendida como um sintoma social.Item Dificuldades de aprendizado de crianças e adolescentes(2012-09-11) Müller, Alan JesséNeste trabalho desenvolvo o tema Dificuldade de Aprendizado nas Crianças e Adolescentes. Para dar conta de tal investigação desenvolvo uma pesquisa sobre diferentes teorias explicativas da aprendizagem; são elas, Epistemologia Genética, a Visão Sócio-Histórica e a Psicanálise. Num segundo momento, apresento os fatores Biológicos, Sociais, Pedagógicos e Psicológicos que intervêm, causando possíveis efeitos de transtornos de aprendizagem. Por fim, chego a algumas conclusões, novas perguntas e a compreensão de que este tema é complexo e não acabado.Item Elementos do suicídio na adolescência baseados na análise da série os Treze porquês baseada no romance de Jay Ascher(2020-05-07) Mieth, Susana EduardaEste trabalho aborda a temática do suicídio na adolescência a partir da análise da primeira temporada da série produzida e exibida pela Netflix, Os Treze Porquês de Brian Yorkey, lançada em 2017, com base no romance Os Treze Porquês de Jay Ascher (2007). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica que aborda os temas da adolescência e suicídio na adolescência. A série realça elementos que podem levar sofrimento para os adolescentes. A protagonista da série grava 13 fitas onde em cada uma delas ela expõe seu sofrimento e o que levou ela ao suicídio. Cada elemento que a jovem suicida traz como um “motivo” no seriado pode ser analisado, e a partir desta análise é possível perceber quanto esta adolescente estava fragilizada, e sofrendo psiquicamente. Além das questões relacionadas ao suicídio, é analisado o tempo da adolescência, que é um momento onde os jovens passam por diversas mudanças, e estas lhes causam diversos conflitos. Como estratégia de prevenção e tratamento para o suicídio, consideramos que é necessário escutar os sujeitos em sofrimento. A escuta clínica com estes sujeitos é primordial para que eles possam expressar seu sofrimento destemidamente.Item Entre cortes e amarrações: considerações psicanalíticas sobre Automutilação/Cutting na adolescência(2017-07-25) Ferreira, Geovana Da SilvaO presente trabalho de monografia aborda como tema central a automutilação/cutting, definida como a prática de autoprovocar-se cortes na pele de forma intencional, aparecendo atualmente de forma cada vez mais frequente entre meninas durante a adolescência. Trabalhamos o tema com base numa pesquisa bibliográfica, fundamentada pela teoria psicanalítica. Ao abordar a automutilação/cutting do ponto de vista da psicologia clínica, nos guiamos pela seguinte questão de investigação: qual é a função psíquica das práticas de automutilação/cutting entre as adolescentes, e a que problemática subjetiva elas viriam a responder? O desenvolvimento desse trabalho foi projetado de forma a se dividir em três capítulos, sendo que nos dois primeiros nos dedicamos a explanar as temáticas gerais da adolescência e das marcas corporais, e finalizamos com as articulações possíveis de se fazer entre a automutilação/cutting e as angústias que surgem com a constituição do corpo na adolescência e no feminino.Item Modificações corporais e psiquicas da adolescência frente à chegada da puberdade e sexualidade(2015-11-17) Rücker, EvelineO presente trabalho aborda as diferentes produções que se apresentam nessa fase conflituosa que conhecemos por adolescência. Faremos um recorte histórico do percurso da adolescência, compreendendo as transformações pelas quais foram passando ao longo dos tempos até atualmente. Em seguida, pensar todas as modificações que ocorrem em relação ao corpo e ao psiquismo do adolescente com a chegada da puberdade e a sexualidade e sobre o processo de elaboração psíquica que se dá com a transição da posição infantil para a de adulto.Item O percurso das políticas públicas em saúde mental para a adolescência brasileira: desafios do atendimento psicológico nos CAPSi(2020-12-22) Bangemann, Cristiane Eliete OlssonO presente trabalho tem como proposta, realizar uma análise histórica dos desdobramentos, impactos e conquistas na área da saúde mental infanto-juvenil no Brasil, e, também, resgatar o discurso de construção social da adolescência, e as consequentes reverberações deste processo. Para tanto, o trabalho aborda a adolescência falada pela ótica psicanalítica, apontando suas singularidades enquanto período distinto da infância e adultez. Buscou-se abordar sobre os eventos marcantes e decisivos para a consolidação da Reforma Psiquiátrica no país, de modo a compreender o papel da psicologia e a atuação do psicólogo, inseridos nos CAPSi, nas políticas públicas de saúde mental, trazendo as possibilidades da linha teórica psicanalítica, e as contribuições desta na atenção psicossocial de crianças e adolescentes usuários deste serviço. O estudo teórico foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica em fontes academicamente confiáveis, que discutem os temas relacionados à adolescência, reforma psiquiátrica, psicanálise de grupos e atuação do psicólogo nos CAPSi.