Psicologia
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Item Cadê a criança que está no diagnóstico?(2025-03-11) Souto, Luiza PossatiO presente trabalho discorre sobre problemas contemporâneos de estigmas, padrões e rótulos presentes na nossa sociedade. A pesquisa parte de uma problematização central que analisa como essa padronização pode afetar o desenvolvimento das crianças, assim como, influencia na formação da identidade, autoestima e habilidades sociais dos sujeitos, trazendo exemplos reais e práticos a partir das experiências nos estágios. Nesse sentido, pensar em onde está a criança num diagnóstico, reflete sobre a padronização de comportamentos das crianças nas escolas e como essa influencia o fazer do professor na relação com o aluno e a relação dos pais com o seu filho. O percurso metodológico baseia-se na pesquisa bibliográfica a partir de revisão em livros, textos e artigos de autores que possibilitaram compreender esse universo das relações entre psicologia e educação pensando na constituição do sujeito na sua infância e pesquisa descritiva, a partir das análises de situações vivenciadas e experiências como estagiária de psicologia/monitora de crianças com necessidades educativas especiais. Considero que dificilmente o diagnóstico/laudo faça a criança ser vista como algo para além dele, necessitando de um olhar abrangente para com as crianças, contemplando todos os fatores que englobam o seu viver.Item Narcisismo: reflexões sobre um fenômeno característico do laço social e suas implicações nas relações contemporâneas(2025-01-31) Santos, Sandra ReginaO presente trabalho aborda as relações contemporâneas no contexto do narcisismo, buscando refletir de que forma essa característica psicológica influencia e produz implicações nas interações sociais atuais. Utilizando uma abordagem qualitativa e adotando a revisão narrativa da literatura como método, a pesquisa examina as implicações do narcisismo nas dinâmicas interpessoais, destacando como a busca por auto satisfação e reconhecimento pode moldar as relações humanas. A partir de uma perspectiva psicanalítica se buscou analisar através de obras de Freud e Lacan o narcisismo no processo de estruturação do Eu. Partindo do pressuposto da Psicanálise de que o “narcisismo é um atributo natural de todo ser humano”, propomos contextualizar esse conceito a fim de examinar o narcisismo contemporâneo, buscando fazer articulações teóricas com as obras dos supracitados autores, além de contribuições de teóricos contemporâneos como Bauman, Debord, entre outros, que corroboram com a temática em questão.Item Entre o espiritismo e a psicanálise : o acolhimento como expressão de amor(2024-12-18) Bittencourt, Jomara Mânica deO tema sobre psicologia e espiritualidade tem sido objeto de estudo no campo da saúde física e/ou mental, tendo em vista tratar-se de um componente da vida humana. Como parte constituinte do sujeito, é assunto recorrente no espaço terapêutico, aparecendo por diversas ocasiões na experiência clínica dos profissionais da psicologia. Na evidência desse aspecto, e levando em conta o atendimento fraterno como experiência pessoal nas casas e centros espíritas, em uma revisão narrativa de literatura, propõe-se apresentar semelhanças entre o espiritismo e a psicanálise no acolhimento das pessoas ante as aflições que emergem das experiências da vida em suas diferentes formas de expressão. Como caridade ou tratamento, a escuta que se propõe nesses atendimentos, fraterno e/ou clínico, oferece suporte para que o indivíduo possa se conhecer e, a partir disso, responsabilizar-se pelo seu fazer no mundo, na vida. Compreendemos, neste estudo, que tanto o atendimento fraterno quanto o clínico envolvem uma relação de cuidado que se traduz, em ambos os campos, como relação de amor.Item A função da fantasia na constituição do sujeito(2024-12-18) Loeff, Alex William KuzniewskiEste estudo aborda os conceitos de fantasia a partir de uma perspectiva psicanalítica, analisando suas funções no psiquismo humano e suas relações com o inconsciente, o desejo e a realidade a partir da problemática: Qual a função da fantasia na constituição e na vida do sujeito? A partir das teorias de Freud (1900), Lacan (1966) e outros autores, explora-se como a fantasia atua na mediação entre os desejos inconscientes e o real, operando como uma estrutura simbólica que organiza a experiência psíquica. Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Além disso, o trabalho discute o papel da fantasia, destacando como histórias, contos, videogames e outras formas de expressão artística servem como ferramentas para a elaboração de questões inconscientes. A narrativa simbólica dessas produções permite ao sujeito dar vazão a angústias e satisfazer parcialmente pulsões, facilitando o desenvolvimento psíquico. Recursos como contos de fadas, música, videogames e literatura são examinados como formas de linguagem simbólica que promovem a integração de experiências emocionais e a expressão de conflitos inconscientes. Por fim, considera-se a relevância dessas ferramentas em contextos clínicos, educacionais e sociais, oferecendo alternativas de acesso ao inconsciente que vão além da linguagem falada. Dessa forma, o estudo enfatiza o papel da fantasia como um meio privilegiado de acesso ao inconsciente, fundamental para a constituição do sujeito e a promoção de seu bem-estar psíquico.Item Implicações psicológicas na aquisição da língua materna e no aprendizado de uma língua estrangeira(2024-11-29) Oliveira, Suzana Joana Castro deEste trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões acerca das implicações psicológicas que envolvem o processo de aquisição da língua materna e a aprendizagem de uma língua estrangeira, perpassando pela abordagem psicanalítica. O objetivo desta escrita, é investigar para além das questões cognitivas implícitas e regras ortográficas. Neste movimento de aquisição/aprendizado, buscou-se o estudo dos movimentos internos no sujeito, fazendo uso de recursos bibliográficos sobre a subjetividade humana e seu processo de inscrição como sujeito desejante, através de autores como: Sigmund Freud (1905-1925), Jacques Lacan (1953-1973), Charles Melman (1992) e Christiane Revuz (1998). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho reflexivo para compreensão de tais implicações psicológicas no sujeito. Inicialmente, discute-se questões sobre a aquisição da língua e o aprendizado de uma língua estrangeira, a fim de inteirar-se nos conceitos de língua materna e língua estrangeira. Posteriormente, as questões psicológicas desta aquisição e aprendizagem na estrutura do sujeito, usufruindo dos estudos de Lacan acerca da linguagem. Sendo assim, o estudo destes conceitos, por um viés psicanalítico, amplia o assunto, para que possa-se pensar o sujeito em uma dimensão maior que suas cognições conscientes.Item Psicanálise e univeso dos games: a escuta do sujeito que joga(2024-10-17) Glassmann, Tânia da SilvaVivemos tempos em que o digital ganha cada vez mais espaço na vida dos sujeitos. Percebe-se também, uma crescente busca e o uso dos jogos digitais principalmente pelos crianças, adolescentes e adultos mais jovens. Desta forma, este trabalho fala dessa busca e dos desdobramentos da era digital na subjetividade. O objetivo principal deste estudo é compreender o jogo eletrônico no discurso do sujeito que joga... Metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter exploratório. A pesquisa tem embasamento teórico na teoria psicanalítica, e, para tanto, o material que serviu de subsídio para a escrita é composto de livros e também artigos e textos coletados em bases científicas de publicação reconhecidas. A problemática que norteou a pesquisa parte do pressuposto de que se considera os jogos digitais ferramentas a serem utilizadas no Setting terapêutico, utilizados como meio de representação e expressão, deixando de lado a visão de que os jogos eletrônicos são um simples passatempo, ou ainda, desmistificando a ideia equivocada de que em algumas situações eles sejam produtores de violência. Sendo assim, é preciso saber o que leva um sujeito a jogar e se manter em jogo? É na partida de jogo que o sujeito cria sua própria história.Item O outro lado da história na violência conjugal(2024-10-17) Severo, EduardaEsta pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão acerca da violência conjugal e o quanto isso influencia os comportamentos nos relacionamentos contemporâneos. Para tanto, não há a possibilidade de se falar sobre o homem sem compreender a história da mulher e o lugar que ela ocupa no meio social. No primeiro capítulo, pretendemos discorrer acerca da história da mulher, evidenciando os movimentos feministas, e como a partir deles a violência conjugal ganhou visibilidade e se criou a Lei Maria da Penha como proteção às mesmas. No segundo capítulo, faremos uma introdução a constituição psíquica do sujeito, pela teoria psicanalista, após desenvolvemos um relato acerca da agressividade e violência, bem como o processo de violência conjugal cometido por homens e o quanto isso prejudica os relacionamentos contemporâneos. Discute-se, portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza básica, descritiva e exploratória, de que maneira esse passado continua impregnando nos dias atuais e como podem ser prejudiciais aos sujeitos. Portanto, podemos verificar que os indivíduos se identificam com os padrões estabelecidos socialmente e, com isso, baseiam seus comportamentos e suas formas de viver em exigências externas, o que acaba dificultando o entendimento das próprias emoções. Isso faz com que seja indispensável o trabalho junto aos autores de violência conjugal a fim de que tenham a possibilidade de reelaborar suas identificações e compreender os caminhos pelos quais foram levados a estarem nessa situação. A partir disso, torna-se necessário possibilitar a responsabilização e a autonomia na criação de formas de resolução de conflitos, nos quais a violência não mais se faça presente.Item O cárcere feminino e suas consequências no sujeito em relação à reinserção social(2024-10-17) Gewehr, Camila da Rosa DalsassoO presente trabalho trata da dificuldade de reinserção social enfrentada pelas mu- lheres que passaram pelo sistema carcerário, considerando as consequências psí- quicas que marcam suas vidas, em que são estigmatizadas mediante a sociedade após cumprirem suas penas e saírem das prisões tentando uma reinserção no âmbi- to familiar, escolar ou de trabalho. O objetivo foi pesquisar sobre a maneira pela qual essas mulheres encarceradas cumprem suas penas levando em consideração as atividades realizadas dentro do presídio e de que maneira serão trazidas mudanças em relação ao comportamento e conhecimento para que, ao sair do cárcere, consi- gam a reinserção na sociedade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, tendo como base materiais teóricos já elaborados e publicados, consti- tuída principalmente de artigos científicos, livros e um levantamento bibliográfico a partir de diferentes materiais publicados em bases de dados. O estudo mostra a real importância do sistema carcerário na vida dos sujeitos, contribuindo para que não haja a repetitividade do delito cometido em virtude da não inserção social ao término da pena.Item Você tem fome de quê? A obesidade e a cirurgia bariátrica sob a ótica psicanalítica(2024-10-17) Mulinari, Milena AndressaEste estudo objetivou pensar a obesidade à luz da teoria psicanalítica, tendo como foco a cirurgia bariátrica, que se apresenta como forma de solução para os sujeitos e se propõe a tamponar o sofrimento psíquico advindo desta condição. O trabalho propiciou uma articulação teórica a partir de uma questão específica: "você tem fome de quê?", o que possibilitou a discussão de que a oralidade, diretamente relacionada à alimentação, vai para além da função de nutrir o corpo orgânico, pondo em cena também o corpo pulsional, que é essencial nesta dialética. Considerando-se a abrangência da temática, o presente estudo expressou a necessidade de compreender as questões da infância na constituição destes sujeitos, abarcando as teorias freudiana, kleiniana e winnicotiana, para depois abordar o mal-estar que os mesmos são postos quando situados em um sociedade que enxerga a obesidade com caráter pejorativo. Por fim, buscou-se trazer à tona que após a realização da cirurgia bariátrica existe a tendência de que os sujeitos recorram à bebida alcoólica como objeto de satisfação.Item Tecnologia e desenvolvimento infantil : uma análise da influência do uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da criança na idade pré-escolar(2024-07-22) Jerke, Jaqueline BreschNos últimos anos, o interesse pelo desenvolvimento integral das crianças tem aumentado significativamente. Este estudo explora teorias de importantes autores que influenciaram a compreensão do desenvolvimento infantil, enfatizando o papel crucial do brincar na formação de identidades e habilidades. Contudo, o crescimento do uso de dispositivos eletrônicos entre crianças levanta preocupações sobre seus impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, muitas vezes substituindo as atividades lúdicas tradicionais. O estudo também examina os efeitos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil, correlacionando-o com o aumento de diagnósticos de Transtorno Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Há uma necessidade urgente de equilibrar o uso de dispositivos móveis com interações humanas significativas, criando assim um ambiente que apoie plenamente o potencial de desenvolvimento das crianças na era digital. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; crianças; brincar; uso de dispositivos móveis.Item A violência contra a imagem do feminino a partir de articulações psicossocioculturais(2024-07-02) Backes, PatríciaA violência contra o feminino é um fato sócio-histórico-cultural, fruto de uma sociedade fundada a partir de uma cultura de masculinidade hegemônica cujas consequências reverberam ainda hoje. Há uma prática discursiva que permeia as relações de poder que legitimam a moral e um ideal de comportamento destinado ao feminino e ao masculino, em uma esfera de biopoder que prevalece o homem sobre a mulher. Neste sentido, perfis desviantes que extrapolam os limites simbólicos e não se encaixam dentro da binaridade feminino ou masculino, são levados à margem da sociedade e sendo alvo de violência, considerando que o Brasil pelo 13º ano consecutivo é o país no qual mais ocorre transfeminicídio. Este trabalho de conclusão do curso de psicologia, visa compreender as articulações psicossocioculturais que estabeleceram ao longo dos tempos, as relações entre o feminino e o masculino e a violência contra a imagem do feminino como sintoma social. Palavras-chave: Feminino. Masculino. Psicanálise. Subjetividade.Item A constituição do sujeito na atualidade: entre a felicidade e o mal-estar(2024-03-25) Malaquias, Laura SouzaO presente trabalho visa abordar os desdobramentos subjetivos que o sujeito é capaz de produzir frente ao sistema capitalista atual, onde está inundado pelo discurso sensacionalista e alienante, cujos efeitos podem colocá-lo enquanto peça de um sistema que se retroalimenta, inferindo o gozo ilimitado acima das restrições precursoras do desejo, sendo este que o move. Nesta pesquisa bibliográfica buscou-se considerar o sujeito atravessado pelo social e seu processo de estruturação perpassado pela História. Para isso, foi necessária a compreensão dessa passagem desde sua forma mais primitiva à civilizada que se encontra nos dias atuais, configurada enquanto cultura do consumo, passando a investigar a influência que esta exerce sobre o sujeito, bem como as particularidades presentes na forma de subjetivação. Cabe mencionar a atualidade do tema devido ao acelerado ritmo dos processos sociais. A modo de conclusão, não busca-se apresentar uma solução frente ao consumo excessivo, mas instiga-se a pensar um caminho de enfrentamento apostando em uma possibilidade de se promover o (re)aparecimento do sujeito do desejo. Isso posto, percebe-se que o tema não se esgota visto a relevância da temática em um todo e as possibilidades de abertura para além das desenvolvidas na presente escrita. A revisão acerca da temática ocorreu por meio de análise do material científico já elaborado através da revisão bibliográfica em livros e plataformas online, bem como outros materiais de apoio, buscando em grandes pensadores da contemporaneidade, incluindo os da teoria psicanalítica como Sigmund Freud e Jacques Lacan enquanto interlocutores paraItem A intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual(2024-03-25) Santos, Alexa Fagundes dosO presente estudo concentra-se na investigação da intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da Educação Sexual nas escolas, considerando a complexidade dessa temática e sua urgência no contexto político e social brasileiro. Diante do crescimento de movimentos conservadores e fundamentalistas a partir de 2015, a pesquisa aborda o retrocesso nas conquistas históricas da Educação Sexual, destacando o impacto da eleição presidencial de 2018. Com a mudança na presidência em 2023, surge a expectativa de resgatar a emancipação e o papel da educação e sexualidade no Brasil. A pesquisa adota a teoria da mediação pela perspectiva histórico-cultural como base, destacando a importância dessa abordagem na formação de professores e na atuação nas escolas brasileiras. O objetivo principal é refletir sobre o papel do professor como intermediador na transmissão de conhecimentos sobre Educação Sexual, contextualizando-a política, social e historicamente. A metodologia é qualitativa e exploratória, utilizando a revisão narrativa de produção acadêmica-científica. A pesquisa bibliográfica se concentra em palavras-chave específicas, preenchendo uma lacuna na relação entre psicologia histórico-cultural e Educação Sexual. Os três capítulos conceituais exploram a evolução histórica da Educação Sexual no Brasil, a importância da mediação pedagógica na teoria de Vygotsky e os desafios e perspectivas na formação docente para a Educação Sexual. Ao analisar a trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil, desde os desafios enfrentados na década de 1930 até os movimentos conservadores recentes, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem aberta e inclusiva. A mediação, conforme discutida por Vygotsky e outros autores, emerge como uma prática essencial no ambiente educacional, conectando o sujeito ao conhecimento e facilitando o desenvolvimento humano. O capítulo dedicado aos desafios na formação docente para a Educação Sexual destacou a necessidade de superar lacunas na capacitação, destacando o papel crucial da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo uma educação sexual emancipatória. A mediação do professor, conforme destacado por diversos autores, revela-se fundamental na promoção do diálogo, da compreensão e do respeito. A interseção entre psicologia e Educação Sexual evidencia o papel crucial do psicólogo na abordagem da sexualidade, não apenas orientando os estudantes, mas também contribuindo para a formação continuada dos professores. A formação docente é reconhecida como peça-chave na promoção de práticas educativas que favorecem o diálogo e a compreensão em torno da sexualidade. Em síntese, a pesquisa destaca a importância da Educação Sexual como elemento fundamental na formação integral dos estudantes, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fomentem a formação continuada dos professores. A abordagem histórico-cultural emerge como uma via promissora para promover uma Educação Sexual emancipatória. A pesquisa conclui com uma provocação sobre a ausência da psicologia na formação de professores, abrindo caminho para futuras investigações sobre essa lacuna e a promoção de uma colaboração mais estreita entre psicologia e educação. Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; formação docente; mediação pedagógica; desafios sociais; Educação Sexual.Item Fragilidades no exercício da função paterna e seus efeitos para a constituição psíquica do sujeito(2023-02-07) Schüür, Beatriz IsabelEste trabalho tem como objetivo refletir acerca do desenvolvimento infantil e da diferença causada pela operância da função paterna na vida desse sujeito em constituição psíquica. O assunto será abordado através da retomada do termo “função” e de outros conceitos como: fragmentação, ausência, forclusão e falta, tomando como referência a visão de renomados autores da abordagem Psicanalítica. Tendo como finalidade trazer contribuições pautadas na análise de características comportamentais que vem se tornando cada vez mais comuns na contemporaneidade como a dificuldade de narrativizar o próprio sofrimento, a insegurança e o imediatismo, e na relação que a atual crise do sujeito da psicanálise tem com a inconsistência das formações fantasiosas que sustentam o lugar do pai no imaginário infantil como representante da lei e, consequentemente, com a progressiva deslegitimação da autoridade paterna que assistimos no contexto atual.Item A toxicomania e a atual organização social(2023-02-07) Zago, JulianaEste trabalho de conclusão de curso tem como temática percorrer pela história da humanidade e também pelo uso de substâncias que alteram o funcionamento psíquico e do corpo, sendo objetivo a investigação de quais caminhos foram transitados para que chegássemos ao termo toxicomania e suas consequências, a partir da influência das mudanças na organização social. Através da pesquisa bibliográfica foi abordado o uso de substâncias, trazendo vivências em âmbito mundial, ocidental e do Brasil. No decorrer da leitura, é possível verificar que em todo o contexto da toxicomania, sempre existe um grupo específico que sofre mais: jovens, negros e moradores de áreas periféricas. Outro tópico que atravessa essa escrita se refere ao discurso capitalista (que não forma laço social e, portanto, não se configura como discurso), a partir da teoria psicanalítica, além de, qual pode ser a contribuição da psicanálise nas tratativas dos sujeitos envolvidos na toxicomania e qual o lugar da psicologia frente ao fenômeno.Item Da segregação à liberdade: uma perspectiva histórica do processo de institucionalização/desinstitucionalização da loucura(2022-03-22) Silva, Bruna Rossato daO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender historicamente o processo de institucionalização e desinstitucionalização da loucura, a luta antimanicomial e o processo a partir do Programa de Volta para Casa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos, bem como materiais de referência publicados pelo Conselho Federal de Psicologia e do Ministério da Saúde, além de uma pesquisa de campo. Sendo assim, foi possível conhecer a realidade por meio do depoimento de profissionais e familiares do seu Giuseppe a realidade da institucionalização, a importância das Redes Substitutivas e da autonomia que é possível a partir desta. Assim, o presente trabalho visa apontar fatos históricos e seus movimentos a partir da história da loucura até a chegada das Redes Substitutivas. Salientando a necessidade de direitos a todos, ser louco é estar na sua própria razão, vai além de um discurso tomado pela sociedade com algo da desrazão e do julgamento. A psicanalise vê na loucura como algo estrutural, uma forma do sujeito viver alguns elementos da vida que acaba por resultar das vicissitudes singulares de cada sujeito.Item Processo de separação/divórcio: possíveis desdobramentos na vida dos filhos(2022-02-28) Schinweiski, Bianca KreinO presente Trabalho de Conclusão de Curso discorre acerca dos possíveis efeitos que uma separação conjugal geram na vida dos filhos. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de separação/divórcio e os possíveis desdobramentos na vida dos filhos. Para tanto, abordará a constituição da criança e como a função materna e paterna tem um papel importante na vida dos filhos. Coloca-se em pauta também o luto, no qual o processo de separação da conjugalidade pode ser entendido como tal, podendo desencadear diferentes sentimentos em cada membro da família Além disso, são discutidas as questões ligadas à área jurídica, procurando desmistificar o papel da Psicologia nesse contexto e enfatizar sua importância nesse processo. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, realizada a partir de buscas na base eletrônica de dados, tais como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e além de leituras de autores, como Dolto (2011), Winnicott (1958), Pereira (1999), entre outros. Nesse cenário, no qual estão presentes muitos conflitos, a Psicologia contribui para minimizar e até mesmo evitar danos na vida desses filhos.Item Saúde do velho no Brasil durante a pandemia de covid-19: um recorte do pré-pandemia até meados de 2021(2022-02-15) Pinheiro, Carlos Eduardo de AquinoO presente trabalho de conclusão de curso visa lançar um olhar sobre o envelhecimento e a velhice no Brasil, descrevendo suas características a partir de perspectivas biológicas, psicológicas e sociais, explorando a linguagem como forma de subjetivação do sujeito e suas consequência sociais em face ao atual momento de pandemia. Procura retratar a doença, trazendo informações relevantes sobre sua origem, funcionamento e seu futuro, além oferecer dados acerca da pandemia de Covid-19 no Brasil e seus impactos sobre os velhos deste país.Item O futebol e seus desdobramentos na construção social do sujeito(2022-02-15) Tomm, Ana Letícia BeckerO futebol é um esporte mundialmente conhecido, no Brasil se popularizou e se consolidou como característica do país, sendo considerado elemento importante na cultura. Além do impacto econômico que produz e de estar presente nas relações interpessoais, também transformou-se em elemento identificatório. Diante desse cenário, o objetivo central deste estudo é compreender de que forma o futebol se torna um possível aliado na construção social do sujeito, contribuindo para que o mesmo conquiste espaços na sociedade, forme vínculos, faça parte de grupos e se sinta pertencente a algo. Propõe-se através de uma revisão bibliográfica a partir de autores como Freud (2011) que trata da temática dos grupos e da psicologia das massas, Rosenfeld (2020), Aquino (2017), DaMatta (1982, 1994), entre outros autores que trabalham a temática, entender o futebol enquanto formador social. Assim, observa-se que o futebol proporciona espaços sociais onde o homem constrói vínculos, se relaciona a grupos, relembra valores éticos e morais, experimenta um cenário mais justo onde grandes e pequenos possuem vez. A Psicologia, por sua vez, visa auxiliar para que essas características sejam valorizadas, usando do esporte como um instrumento. Entender o futebol e as torcidas como formadores de vínculos e seu impacto nas relações interpessoais contribui para, também, compreender a humanidade e os fenômenos que a compõem.Item O sujeito, o ato criminal e o sistema judiciário: considerações psicanalíticas do sujeito diante da transgressão das leis(2022-01-04) Bergenthal, Juliana HeckEste trabalho parte do pressuposto de que o homem nasce dotado de instintos primitivos selvagens, sendo estes opostos ao ideal social pregado pela cultura e reafirmados através das leis jurídicas. Nesse sentido, o sujeito deve reprimir seus instintos para poder viver em sociedade, porém, tal renúncia não é suficiente para extinguir atos criminosos e comportamentos considerados desviantes pela sociedade. O sistema judiciário, com o controle arbitrário, tenta, através da punição que seus ideais sejam cumpridos e a Psicanálise pode advir nesse contexto uma vez que irrealiza o crime, mas não desumaniza o criminoso. Diante da interdisciplinaridade do tema, utilizou-se de teóricos da Sociologia, Antropologia, Direito e Psicanálise. Sendo que o primeiro capítulo versa sobre a conceituação de sujeito para a psicanálise e para o direito; após será abordado o ato criminoso e seus fatores sociais para, posteriormente, poder tecer algumas considerações sobre sistema judiciário e sua interface com a Psicanálise.