Psicologia

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    Psicanálise e univeso dos games: a escuta do sujeito que joga
    (2024-10-17) Glassmann, Tânia da Silva
    Vivemos tempos em que o digital ganha cada vez mais espaço na vida dos sujeitos. Percebe-se também, uma crescente busca e o uso dos jogos digitais principalmente pelos crianças, adolescentes e adultos mais jovens. Desta forma, este trabalho fala dessa busca e dos desdobramentos da era digital na subjetividade. O objetivo principal deste estudo é compreender o jogo eletrônico no discurso do sujeito que joga... Metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter exploratório. A pesquisa tem embasamento teórico na teoria psicanalítica, e, para tanto, o material que serviu de subsídio para a escrita é composto de livros e também artigos e textos coletados em bases científicas de publicação reconhecidas. A problemática que norteou a pesquisa parte do pressuposto de que se considera os jogos digitais ferramentas a serem utilizadas no Setting terapêutico, utilizados como meio de representação e expressão, deixando de lado a visão de que os jogos eletrônicos são um simples passatempo, ou ainda, desmistificando a ideia equivocada de que em algumas situações eles sejam produtores de violência. Sendo assim, é preciso saber o que leva um sujeito a jogar e se manter em jogo? É na partida de jogo que o sujeito cria sua própria história.
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    O outro lado da história na violência conjugal
    (2024-10-17) Severo, Eduarda
    Esta pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão acerca da violência conjugal e o quanto isso influencia os comportamentos nos relacionamentos contemporâneos. Para tanto, não há a possibilidade de se falar sobre o homem sem compreender a história da mulher e o lugar que ela ocupa no meio social. No primeiro capítulo, pretendemos discorrer acerca da história da mulher, evidenciando os movimentos feministas, e como a partir deles a violência conjugal ganhou visibilidade e se criou a Lei Maria da Penha como proteção às mesmas. No segundo capítulo, faremos uma introdução a constituição psíquica do sujeito, pela teoria psicanalista, após desenvolvemos um relato acerca da agressividade e violência, bem como o processo de violência conjugal cometido por homens e o quanto isso prejudica os relacionamentos contemporâneos. Discute-se, portanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza básica, descritiva e exploratória, de que maneira esse passado continua impregnando nos dias atuais e como podem ser prejudiciais aos sujeitos. Portanto, podemos verificar que os indivíduos se identificam com os padrões estabelecidos socialmente e, com isso, baseiam seus comportamentos e suas formas de viver em exigências externas, o que acaba dificultando o entendimento das próprias emoções. Isso faz com que seja indispensável o trabalho junto aos autores de violência conjugal a fim de que tenham a possibilidade de reelaborar suas identificações e compreender os caminhos pelos quais foram levados a estarem nessa situação. A partir disso, torna-se necessário possibilitar a responsabilização e a autonomia na criação de formas de resolução de conflitos, nos quais a violência não mais se faça presente.
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    O cárcere feminino e suas consequências no sujeito em relação à reinserção social
    (2024-10-17) Gewehr, Camila da Rosa Dalsasso
    O presente trabalho trata da dificuldade de reinserção social enfrentada pelas mu- lheres que passaram pelo sistema carcerário, considerando as consequências psí- quicas que marcam suas vidas, em que são estigmatizadas mediante a sociedade após cumprirem suas penas e saírem das prisões tentando uma reinserção no âmbi- to familiar, escolar ou de trabalho. O objetivo foi pesquisar sobre a maneira pela qual essas mulheres encarceradas cumprem suas penas levando em consideração as atividades realizadas dentro do presídio e de que maneira serão trazidas mudanças em relação ao comportamento e conhecimento para que, ao sair do cárcere, consi- gam a reinserção na sociedade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, tendo como base materiais teóricos já elaborados e publicados, consti- tuída principalmente de artigos científicos, livros e um levantamento bibliográfico a partir de diferentes materiais publicados em bases de dados. O estudo mostra a real importância do sistema carcerário na vida dos sujeitos, contribuindo para que não haja a repetitividade do delito cometido em virtude da não inserção social ao término da pena.
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    Você tem fome de quê? A obesidade e a cirurgia bariátrica sob a ótica psicanalítica
    (2024-10-17) Mulinari, Milena Andressa
    Este estudo objetivou pensar a obesidade à luz da teoria psicanalítica, tendo como foco a cirurgia bariátrica, que se apresenta como forma de solução para os sujeitos e se propõe a tamponar o sofrimento psíquico advindo desta condição. O trabalho propiciou uma articulação teórica a partir de uma questão específica: "você tem fome de quê?", o que possibilitou a discussão de que a oralidade, diretamente relacionada à alimentação, vai para além da função de nutrir o corpo orgânico, pondo em cena também o corpo pulsional, que é essencial nesta dialética. Considerando-se a abrangência da temática, o presente estudo expressou a necessidade de compreender as questões da infância na constituição destes sujeitos, abarcando as teorias freudiana, kleiniana e winnicotiana, para depois abordar o mal-estar que os mesmos são postos quando situados em um sociedade que enxerga a obesidade com caráter pejorativo. Por fim, buscou-se trazer à tona que após a realização da cirurgia bariátrica existe a tendência de que os sujeitos recorram à bebida alcoólica como objeto de satisfação.
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    Tecnologia e desenvolvimento infantil : uma análise da influência do uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da criança na idade pré-escolar
    (2024-07-22) Jerke, Jaqueline Bresch
    Nos últimos anos, o interesse pelo desenvolvimento integral das crianças tem aumentado significativamente. Este estudo explora teorias de importantes autores que influenciaram a compreensão do desenvolvimento infantil, enfatizando o papel crucial do brincar na formação de identidades e habilidades. Contudo, o crescimento do uso de dispositivos eletrônicos entre crianças levanta preocupações sobre seus impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, muitas vezes substituindo as atividades lúdicas tradicionais. O estudo também examina os efeitos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil, correlacionando-o com o aumento de diagnósticos de Transtorno Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Há uma necessidade urgente de equilibrar o uso de dispositivos móveis com interações humanas significativas, criando assim um ambiente que apoie plenamente o potencial de desenvolvimento das crianças na era digital. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; crianças; brincar; uso de dispositivos móveis.
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    A violência contra a imagem do feminino a partir de articulações psicossocioculturais
    (2024-07-02) Backes, Patrícia
    A violência contra o feminino é um fato sócio-histórico-cultural, fruto de uma sociedade fundada a partir de uma cultura de masculinidade hegemônica cujas consequências reverberam ainda hoje. Há uma prática discursiva que permeia as relações de poder que legitimam a moral e um ideal de comportamento destinado ao feminino e ao masculino, em uma esfera de biopoder que prevalece o homem sobre a mulher. Neste sentido, perfis desviantes que extrapolam os limites simbólicos e não se encaixam dentro da binaridade feminino ou masculino, são levados à margem da sociedade e sendo alvo de violência, considerando que o Brasil pelo 13º ano consecutivo é o país no qual mais ocorre transfeminicídio. Este trabalho de conclusão do curso de psicologia, visa compreender as articulações psicossocioculturais que estabeleceram ao longo dos tempos, as relações entre o feminino e o masculino e a violência contra a imagem do feminino como sintoma social. Palavras-chave: Feminino. Masculino. Psicanálise. Subjetividade.
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    A constituição do sujeito na atualidade: entre a felicidade e o mal-estar
    (2024-03-25) Malaquias, Laura Souza
    O presente trabalho visa abordar os desdobramentos subjetivos que o sujeito é capaz de produzir frente ao sistema capitalista atual, onde está inundado pelo discurso sensacionalista e alienante, cujos efeitos podem colocá-lo enquanto peça de um sistema que se retroalimenta, inferindo o gozo ilimitado acima das restrições precursoras do desejo, sendo este que o move. Nesta pesquisa bibliográfica buscou-se considerar o sujeito atravessado pelo social e seu processo de estruturação perpassado pela História. Para isso, foi necessária a compreensão dessa passagem desde sua forma mais primitiva à civilizada que se encontra nos dias atuais, configurada enquanto cultura do consumo, passando a investigar a influência que esta exerce sobre o sujeito, bem como as particularidades presentes na forma de subjetivação. Cabe mencionar a atualidade do tema devido ao acelerado ritmo dos processos sociais. A modo de conclusão, não busca-se apresentar uma solução frente ao consumo excessivo, mas instiga-se a pensar um caminho de enfrentamento apostando em uma possibilidade de se promover o (re)aparecimento do sujeito do desejo. Isso posto, percebe-se que o tema não se esgota visto a relevância da temática em um todo e as possibilidades de abertura para além das desenvolvidas na presente escrita. A revisão acerca da temática ocorreu por meio de análise do material científico já elaborado através da revisão bibliográfica em livros e plataformas online, bem como outros materiais de apoio, buscando em grandes pensadores da contemporaneidade, incluindo os da teoria psicanalítica como Sigmund Freud e Jacques Lacan enquanto interlocutores para
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    A intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual
    (2024-03-25) Santos, Alexa Fagundes dos
    O presente estudo concentra-se na investigação da intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da Educação Sexual nas escolas, considerando a complexidade dessa temática e sua urgência no contexto político e social brasileiro. Diante do crescimento de movimentos conservadores e fundamentalistas a partir de 2015, a pesquisa aborda o retrocesso nas conquistas históricas da Educação Sexual, destacando o impacto da eleição presidencial de 2018. Com a mudança na presidência em 2023, surge a expectativa de resgatar a emancipação e o papel da educação e sexualidade no Brasil. A pesquisa adota a teoria da mediação pela perspectiva histórico-cultural como base, destacando a importância dessa abordagem na formação de professores e na atuação nas escolas brasileiras. O objetivo principal é refletir sobre o papel do professor como intermediador na transmissão de conhecimentos sobre Educação Sexual, contextualizando-a política, social e historicamente. A metodologia é qualitativa e exploratória, utilizando a revisão narrativa de produção acadêmica-científica. A pesquisa bibliográfica se concentra em palavras-chave específicas, preenchendo uma lacuna na relação entre psicologia histórico-cultural e Educação Sexual. Os três capítulos conceituais exploram a evolução histórica da Educação Sexual no Brasil, a importância da mediação pedagógica na teoria de Vygotsky e os desafios e perspectivas na formação docente para a Educação Sexual. Ao analisar a trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil, desde os desafios enfrentados na década de 1930 até os movimentos conservadores recentes, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem aberta e inclusiva. A mediação, conforme discutida por Vygotsky e outros autores, emerge como uma prática essencial no ambiente educacional, conectando o sujeito ao conhecimento e facilitando o desenvolvimento humano. O capítulo dedicado aos desafios na formação docente para a Educação Sexual destacou a necessidade de superar lacunas na capacitação, destacando o papel crucial da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo uma educação sexual emancipatória. A mediação do professor, conforme destacado por diversos autores, revela-se fundamental na promoção do diálogo, da compreensão e do respeito. A interseção entre psicologia e Educação Sexual evidencia o papel crucial do psicólogo na abordagem da sexualidade, não apenas orientando os estudantes, mas também contribuindo para a formação continuada dos professores. A formação docente é reconhecida como peça-chave na promoção de práticas educativas que favorecem o diálogo e a compreensão em torno da sexualidade. Em síntese, a pesquisa destaca a importância da Educação Sexual como elemento fundamental na formação integral dos estudantes, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fomentem a formação continuada dos professores. A abordagem histórico-cultural emerge como uma via promissora para promover uma Educação Sexual emancipatória. A pesquisa conclui com uma provocação sobre a ausência da psicologia na formação de professores, abrindo caminho para futuras investigações sobre essa lacuna e a promoção de uma colaboração mais estreita entre psicologia e educação. Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; formação docente; mediação pedagógica; desafios sociais; Educação Sexual.
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    Fragilidades no exercício da função paterna e seus efeitos para a constituição psíquica do sujeito
    (2023-02-07) Schüür, Beatriz Isabel
    Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do desenvolvimento infantil e da diferença causada pela operância da função paterna na vida desse sujeito em constituição psíquica. O assunto será abordado através da retomada do termo “função” e de outros conceitos como: fragmentação, ausência, forclusão e falta, tomando como referência a visão de renomados autores da abordagem Psicanalítica. Tendo como finalidade trazer contribuições pautadas na análise de características comportamentais que vem se tornando cada vez mais comuns na contemporaneidade como a dificuldade de narrativizar o próprio sofrimento, a insegurança e o imediatismo, e na relação que a atual crise do sujeito da psicanálise tem com a inconsistência das formações fantasiosas que sustentam o lugar do pai no imaginário infantil como representante da lei e, consequentemente, com a progressiva deslegitimação da autoridade paterna que assistimos no contexto atual.
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    A toxicomania e a atual organização social
    (2023-02-07) Zago, Juliana
    Este trabalho de conclusão de curso tem como temática percorrer pela história da humanidade e também pelo uso de substâncias que alteram o funcionamento psíquico e do corpo, sendo objetivo a investigação de quais caminhos foram transitados para que chegássemos ao termo toxicomania e suas consequências, a partir da influência das mudanças na organização social. Através da pesquisa bibliográfica foi abordado o uso de substâncias, trazendo vivências em âmbito mundial, ocidental e do Brasil. No decorrer da leitura, é possível verificar que em todo o contexto da toxicomania, sempre existe um grupo específico que sofre mais: jovens, negros e moradores de áreas periféricas. Outro tópico que atravessa essa escrita se refere ao discurso capitalista (que não forma laço social e, portanto, não se configura como discurso), a partir da teoria psicanalítica, além de, qual pode ser a contribuição da psicanálise nas tratativas dos sujeitos envolvidos na toxicomania e qual o lugar da psicologia frente ao fenômeno.
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    Da segregação à liberdade: uma perspectiva histórica do processo de institucionalização/desinstitucionalização da loucura
    (2022-03-22) Silva, Bruna Rossato da
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender historicamente o processo de institucionalização e desinstitucionalização da loucura, a luta antimanicomial e o processo a partir do Programa de Volta para Casa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos, bem como materiais de referência publicados pelo Conselho Federal de Psicologia e do Ministério da Saúde, além de uma pesquisa de campo. Sendo assim, foi possível conhecer a realidade por meio do depoimento de profissionais e familiares do seu Giuseppe a realidade da institucionalização, a importância das Redes Substitutivas e da autonomia que é possível a partir desta. Assim, o presente trabalho visa apontar fatos históricos e seus movimentos a partir da história da loucura até a chegada das Redes Substitutivas. Salientando a necessidade de direitos a todos, ser louco é estar na sua própria razão, vai além de um discurso tomado pela sociedade com algo da desrazão e do julgamento. A psicanalise vê na loucura como algo estrutural, uma forma do sujeito viver alguns elementos da vida que acaba por resultar das vicissitudes singulares de cada sujeito.
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    Processo de separação/divórcio: possíveis desdobramentos na vida dos filhos
    (2022-02-28) Schinweiski, Bianca Krein
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso discorre acerca dos possíveis efeitos que uma separação conjugal geram na vida dos filhos. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de separação/divórcio e os possíveis desdobramentos na vida dos filhos. Para tanto, abordará a constituição da criança e como a função materna e paterna tem um papel importante na vida dos filhos. Coloca-se em pauta também o luto, no qual o processo de separação da conjugalidade pode ser entendido como tal, podendo desencadear diferentes sentimentos em cada membro da família Além disso, são discutidas as questões ligadas à área jurídica, procurando desmistificar o papel da Psicologia nesse contexto e enfatizar sua importância nesse processo. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, realizada a partir de buscas na base eletrônica de dados, tais como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e além de leituras de autores, como Dolto (2011), Winnicott (1958), Pereira (1999), entre outros. Nesse cenário, no qual estão presentes muitos conflitos, a Psicologia contribui para minimizar e até mesmo evitar danos na vida desses filhos.
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    Saúde do velho no Brasil durante a pandemia de covid-19: um recorte do pré-pandemia até meados de 2021
    (2022-02-15) Pinheiro, Carlos Eduardo de Aquino
    O presente trabalho de conclusão de curso visa lançar um olhar sobre o envelhecimento e a velhice no Brasil, descrevendo suas características a partir de perspectivas biológicas, psicológicas e sociais, explorando a linguagem como forma de subjetivação do sujeito e suas consequência sociais em face ao atual momento de pandemia. Procura retratar a doença, trazendo informações relevantes sobre sua origem, funcionamento e seu futuro, além oferecer dados acerca da pandemia de Covid-19 no Brasil e seus impactos sobre os velhos deste país.
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    O futebol e seus desdobramentos na construção social do sujeito
    (2022-02-15) Tomm, Ana Letícia Becker
    O futebol é um esporte mundialmente conhecido, no Brasil se popularizou e se consolidou como característica do país, sendo considerado elemento importante na cultura. Além do impacto econômico que produz e de estar presente nas relações interpessoais, também transformou-se em elemento identificatório. Diante desse cenário, o objetivo central deste estudo é compreender de que forma o futebol se torna um possível aliado na construção social do sujeito, contribuindo para que o mesmo conquiste espaços na sociedade, forme vínculos, faça parte de grupos e se sinta pertencente a algo. Propõe-se através de uma revisão bibliográfica a partir de autores como Freud (2011) que trata da temática dos grupos e da psicologia das massas, Rosenfeld (2020), Aquino (2017), DaMatta (1982, 1994), entre outros autores que trabalham a temática, entender o futebol enquanto formador social. Assim, observa-se que o futebol proporciona espaços sociais onde o homem constrói vínculos, se relaciona a grupos, relembra valores éticos e morais, experimenta um cenário mais justo onde grandes e pequenos possuem vez. A Psicologia, por sua vez, visa auxiliar para que essas características sejam valorizadas, usando do esporte como um instrumento. Entender o futebol e as torcidas como formadores de vínculos e seu impacto nas relações interpessoais contribui para, também, compreender a humanidade e os fenômenos que a compõem.
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    O sujeito, o ato criminal e o sistema judiciário: considerações psicanalíticas do sujeito diante da transgressão das leis
    (2022-01-04) Bergenthal, Juliana Heck
    Este trabalho parte do pressuposto de que o homem nasce dotado de instintos primitivos selvagens, sendo estes opostos ao ideal social pregado pela cultura e reafirmados através das leis jurídicas. Nesse sentido, o sujeito deve reprimir seus instintos para poder viver em sociedade, porém, tal renúncia não é suficiente para extinguir atos criminosos e comportamentos considerados desviantes pela sociedade. O sistema judiciário, com o controle arbitrário, tenta, através da punição que seus ideais sejam cumpridos e a Psicanálise pode advir nesse contexto uma vez que irrealiza o crime, mas não desumaniza o criminoso. Diante da interdisciplinaridade do tema, utilizou-se de teóricos da Sociologia, Antropologia, Direito e Psicanálise. Sendo que o primeiro capítulo versa sobre a conceituação de sujeito para a psicanálise e para o direito; após será abordado o ato criminoso e seus fatores sociais para, posteriormente, poder tecer algumas considerações sobre sistema judiciário e sua interface com a Psicanálise.
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    Os impactos de uma pandemia na elaboração do luto
    (2021-12-30) Martins, Jordana da Cruz
    A presente pesquisa, norteou-se a partir da problemática da pandemia do Covid-19 na saúde mental, especialmente no que tange o luto e o seu processo. Assim, objetivou-se fazer uma retomada histórica das pandemias no mundo, procurando compreender os processos que envolvem o luto, sua elaboração e os impactos de tudo isso na atual pandemia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, feita a partir de uma revisão bibliográfica e literária, com uma abordagem qualitativa de natureza básica. A bibliografia utilizada foi encontrada em livros, sites, artigos, e outros materiais que suprissem as tentativas de compreender os impactos subjetivos de uma pandemia no processo de luto. Os resultados encontrados por esta pesquisa apontam que as pandemias provocam impactos significativos na vida das pessoas, e que a atual pandemia precisa ser levada em consideração na hora de trabalhar com o luto. Os rituais fúnebres ficaram restritos ou privados e isso influenciou fortemente na elaboração do processo de luto. Diante disso, os psicólogos que trabalharem com essa questão deverão estar atualizados acerca desses impactos, pois incutem na elaboração.
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    À margem de uma significação: a transmissão da língua materna do imigrante colono alemão no Brasil e os não ditos em face ao suícidio
    (2021-12-30) Weber, Camila Eduarda
    Municípios brasileiros de colonização alemã apresentam, atualmente, índices de suicídio extremamente elevados, considerados os mais expressivos do país. Esse ato que atravessa a história da humanidade, tem sido relacionado, na contemporaneidade, às produções sociais de um determinado núcleo comunitário, tal como proposto inauguralmente por Durkheim. Dessa maneira, no presente estudo articulam-se as construções dos colonos alemães no Brasil, no decorrer da história, por meio da demanda subjetiva que se exprime pelo ato de imigrar, discutida por Calligaris. Acerca disso, é referida, sobretudo, a língua materna desses sujeitos, trabalhada por Melman, bem como a perda e a sua proibição, especialmente, em decorrência dos reflexos do nazismo no Brasil, e o que fica, desse modo, na ordem da impossibilidade da enunciação para estes que se encontram referenciados aos significantes dessa imigração. Isso se deve ao fato de que, estes sujeitos não dispuseram de recursos para empreender uma simbolização do referido processo, dispondo-os à margem e produzindo não ditos, os quais buscam uma ancoragem simbólica através do suicídio.
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    O lugar da função paterna no contexto da deficiência do filho
    (2021-12-30) Gräf, Sandra Maria Diell
    Uma criança já está no imaginário de seus pais muito antes da sua concepção ou de seu nascimento. Ela já é objeto de desejo dos pais e vai sendo idealizada, sonhada. Contudo, nem sempre ela consegue corresponder a estas expectativas primeiras, e já chega ao mundo diferente daquilo que foi previsto, ou sai do roteiro durante o seu desenvolvimento. Assim, é necessário que a família faça um luto, pela perda daquele filho idealizado, e possa assim aceitar o filho real. Em meio a tudo isto, este trabalho de conclusão de curso buscou discorrer sobre esse processo de luto, e também, sobre a função materna , realizando um olhar especial a função paterna de famílias que têm filhos com deficiência. Para tanto foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, a fim de compreender o processo de luto e de desempenho das funções referidas. A função materna sempre foi alvo de estudo da psicanálise, como sendo um dos principais agentes que estruturam o sujeito, porém, o pai também tem uma função que contribui para que tudo possa transcorrer de acordo com o esperado, e afastando uma possível estruturação dentro da psicose. Também, busca-se compreender quais as marcas subjetivas que a deficiência agrega, e suas implicações na estruturação do sujeito que possui problemas de deficiência.
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    Ética da psicanálise e educação: um diálogo possível?
    (2021-12-30) Santos, Emanuel dos
    O presente trabalho apresenta uma discussão referente à ética postulada por Lacan no seminário 7 - Ética da Psicanálise e sua possível contribuição para o campo educacional, especificamente no que se refere ao sujeito docente. Desse modo, nossa intenção parte do pressuposto de que a instituição escolar contemporânea atravessa uma crise, o profissional da educação enquanto figura legítima desse espaço é afetado de maneira direta. Com isso, sua responsabilidade com seu fazer fica suspensa. Pela vertente da ética psicanalítica, que presume um afastamento da moralidade e do bem comum, podemos desdobrar o tema a fim de pensar o desejo, o lugar e a responsabilidade do sujeito docente perante a especificidade do seu trabalho. Por isso, apostamos no movimento psicanalítico com a intenção de dar protagonismo ao sujeito de desejo singular.
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    Mães de UTI Neonatal: reflexões sobre a prematuridade
    (2021-12-30) Hameyer, Tainá Gabriele
    O presente trabalho trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que objetiva discorrer sobre as adversidades na relação mãe-bebê, frente ao nascimento prematuro de um bebê. O bebê e a mulher assumiram diversos lugares e representações em meio ao contexto histórico. Assim, ao longo dos séculos, desconstruiu-se o ideal de que a maternidade é instintiva, e passou-se ao entendimento de que a relação da mãe com seu bebê precisa ser construída, considerando que o bebê precisa de um ambiente suficientemente bom para seu desenvolvimento. Em algum momento, essa relação pode ser atravessada pela prematuridade, o que exige um período de internação do bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que pode ser acompanhado de angústia, culpa e medo do desconhecido. Nesse momento, evidencia-se o trabalho do psicólogo, ao acolher e proporcionar uma escuta para a mãe que pode estar em sofrimento psíquico devido ao nascimento prematuro do bebê que se apresenta, em geral, tão distante daquele idealizado.