Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Aprendizagem organizacional"
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Item A aplicação da learning organization em uma empresa familiar: o caso da WJ informática(2014-10-17) Kettner, João Manuel DepnerO presente estudo teve como objetivo estudar os campos e as características que compõem e dizem respeito ao learning organization, para, posteriormente, realizar uma análise situacional da empresa em estudo, bem como propor melhorias a serem implantadas na WJ Informática. As referências bibliográficas trouxeram à tona os principais conceitos, procedimentos e características que compõem as organizações que aprendem. O trabalho elaborado se configurou como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, onde se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental como fontes para a coleta de dados. A amostra pesquisada se constituiu acerca dos colaboradores da área de programação e desenvolvimento da WJ Informática, sendo estes, um total de três. A análise das informações colhidas para que o presente estudo pudesse ser realizado permitiram descrever um panorama situacional da empresa, descrevendo como a mesma aprende através de suas rotinas e também alguns pontos que precisa melhorar.Item A gestão de pessoas focada na aprendizagem organizacional por meio da Universidade corporativa: o caso do Banco do Brasil, Agência de Catuípe/RS(2014-10-30) Ferrazza, Maria Dione Dalla RosaO mundo dos negócios está altamente competitivo e dinâmico. A informação e o conhecimento são valiosos e se bem aplicados tornam-se o grande diferencial competitivo das organizações. As pessoas e as empresas estão uma dependendo da outra para poderem funcionar e alcançar o sucesso. As organizações são constituídas de pessoas, que lhe dão vida e permitem atingir os objetivos e cumprir sua missão. Ao mesmo tempo em que para as pessoas, as organizações são o meio para elas alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais (CHIAVENATO, 2005). Num momento em que o capital humano é o diferencial competitivo para a maioria das organizações, a gestão estratégica do conhecimento e o desenvolvimento de competências tornaram-se objetivos fundamentais para os profissionais de gestão de pessoas impulsionarem as equipes para o sucesso das organizações. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é verificar como acontecem os processos de aprendizagem, na agência Catuípe, da grande instituição financeira Banco do Brasil. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio da observação das praticas rotineiras, pesquisas aos sistemas de aprendizagem da empresa, especialmente o portal da Universidade Corporativa, além de um questionário aplicado aos funcionários da agencia, que verificou a eficiência na aquisição de conhecimentos por meio da Universidade Corporativa bem como a sua aplicação nas práticas do atendimento aos clientes. Após a análise dos dados verificou-se que a UniBB é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e humanas. A UniBB é percebida como de fundamental importância para a aprendizagem e para o desenvolvimento pessoal e profissional. Porém foram apontadas dificuldades para o real aproveitamento ao que é disponibilizado. Devido a grande oferta de conteúdos e materiais, mesmo com o incentivo da empresa, a enorme demanda de trabalho dificulta a conciliação do tempo entre trabalho e estudo. Existe uma lacuna a ser preenchida para tornar o portal uma ferramenta mais eficaz e acessada como parceira na construção do conhecimento e capacitação para transformar as ações de trabalho num atendimento de excelência gerando vantagem competitiva para a empresa alcançar seus objetivos estratégicos.