Gestão de Pessoas (MBA)
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Item Motivação para o trabalho: o caso da Prefeitura Municipal de Tucunduva-RS(2012-02-02) Moss, Tamara CristianeA motivação é uma energia interna que muda a todo instante no decorrer da vida, e tem como meta direcionar e intensificar os objetivos de cada indivíduo. Pensando nisso, o presente estudo busca identificar qual é a percepção dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Tucunduva-RS no que se refere às variáveis motivacionais propostas por Borges, Alves Filho e Tamayo (2008 apud SIQUEIRA, 2008). A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada com abordagem quantiqualitativa. Quanto aos fins à pesquisa é exploratória e descritiva, e quanto aos meios é de campo, de levantamento, documental e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do questionário proposto por Borges, Alves Filho e Tamayo (2008 apud SIQUEIRA, 2008). Os sujeitos pesquisados foram 53 servidores públicos alocados na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O referencial teórico abordou os conceitos de servidor público e motivação, além de apresentar uma visão geral das principais teorias motivacionais, em especial a Teoria Motivacional das Expectativas, a qual norteou este estudo. Os resultados demonstram que as variáveis motivacionais propostas por Borges, Alves Filho e Tamayo (2008 apud SIQUEIRA, 2008), Envolvimento e Reconhecimento, Independência Econômica, Responsabilidade, Autoexpressão, e Segurança e Dignidade, tem influenciado de forma significativa na motivação do servidor público municipal de Tucunduva-RS. Também fica evidente que o nível de motivação varia de acordo com o perfil biográfico e profissional. A conclusão obtida com a análise dos dados é que de acordo com os perfis motivacionais estudados, as variáveis de Independência Econômica e Autoexpressão são as que precisam de uma atenção especial dos gestores, uma vez que apresentam os menores índices de motivação por parte dos servidores.Item Mentoring e geração y: uma metodologia para o desenvolvimento profissional e pessoal(2012-05-17) Jaeschke, JulianaEste artigo teve como objetivo propor a utilização do mentoring como metodologia de desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens da Geração Y. Buscou-se identificar os principais benefícios que o mentoring proporciona a seus mentorados e as mais relevantes características e os desejos profissionais destes jovens, a mais nova força de trabalho das empresas. A investigação realizada foi qualiquantitativa e descritiva, utilizando como procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e de campo, de levantamento e de grupos de discussão, com intuito de descobrir qual a visão, os desejos e as preferências dos jovens em relação a sua vida pessoal e suas carreiras, levando em conta: profissão, mentores e líderes, e os relacionamentos entre os pares de negócios. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que os jovens Y desejam ter um mentor, pois sentem-se mais bem preparados para o mercado de trabalho contando com o apoio das funções de carreira e psicossociais do mentoring, tendo ainda muitos de seus desejos profissionais e pessoais alcançados através do acompanhamento pessoal do mentor. Estudos futuros tratando das experiências de jovens Y com seus mentores enriqueceriam ainda mais o entendimento dos benefícios do mentoring como metodologia de desenvolvimento profissional e pessoal desta geração.Item Marketing pessoal: um estudo com pós-graduados da Unijuí(2012-07-19) Janson, Simone S. K.O Marketing Pessoal busca desenvolver pessoas através do ato de gerir a si mesmo. Constitui-se num processo de investigação e desenvolvimento constante, onde, o sucesso é apenas a consequência. As estratégias de marketing pessoal vão desde pequenos atos cotidianos até a elaboração de um roteiro de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa. Diante disso, o presente trabalho visou diagnosticar a percepção e o desenvolvimento do marketing pessoal junto aos Pós-Graduandos de Marketing e Gestão de Pessoas da UNIJUÍ campus Santa Rosa. A pesquisa classificou-se quanto à natureza como aplicada; quanto à abordagem como quantitativa; quanto aos objetos, utilizou-se pesquisa Exploratória e Descritiva; quanto aos procedimentos técnicos classificou-se como pesquisa bibliográfica, documental, levantamento e de campo; os sujeitos da pesquisa foram todos os alunos matriculados nos cursos de Gestão de Pessoas e Marketing da Unijui. A coleta dos dados deu-se nos meses de Fevereiro a Março de 2012, sendo utilizado um questionário com perguntas fechadas. Os resultados foram analisados a partir da Matriz de Concordância x Importância de Slack, 2008. Os resultados demonstraram que as ferramentas do marketing pessoal tem importância e são percebidas pelos Pós-Graduados, pois através da Matriz de Concordância x Importância foi possível analisar que em sua maioria as questões estão na região apropriada, mostrado que os Pós-Graduados estão preparados para o mercado de trabalho.Item A comunicação como instrumento gerador de comprometimento para gestores(2012-07-19) Kreutz, Stefani DaianaConsiderando o papel da gestão de pessoas no desenvolvimento de estratégias para qualificar os processos organizacionais, realizou-se estudo de como a comunicação organizacional pode ser estratégica para que os gestores possam desenvolver o comprometimento das equipes de trabalho. A pesquisa bibliográfica consistiu na busca por concepções teóricas de comprometimento e comunicação organizacional, na relação entre ambos e também no entendimento do contexto da educação superior, uma vez que o estudo foi desenvolvido em uma universidade. Complementando essa investigação, realizou-se pesquisa documental em materiais da própria organização. A pesquisa de campo com aplicação de dois questionários consolidou a coleta de dados, sendo focada em dois grupos distintos e relacionados entre si, técnico-administrativos integrantes de equipes de trabalho e seus respectivos gestores. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e equipe, a sistemática dos gestores para transmitir os objetivos organizacionais e a percepção dos técnicos sobre esses objetivos. Buscou-se conhecer como se dá a construção do comprometimento pela comunicação. Como resultados, há apontamentos sobre a expressão da criticidade, sugestão de estudo sobre barreiras à comunicação eficaz e engajamento das equipes às diretrizes organizacionais. Constatou-se ainda a habilidade comunicativa dos gestores e o alinhamento de concepções entre gestores e técnico-administrativos.Item Processos de movimentação e valorização de pessoas em uma indústria metalmecânica localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul: o caso Envall(2012-07-19) Lima, Thales de SouzaA indústria metalmecânica de orientação agrícola vivenciou contínuos ciclos de crise e pujança até o ano de 2008, caracterizado pela crise econômica global, após esse marco temporal percebe-se um ciclo de crescimento contínuo. Tal fato não é exclusividade do setor e compele a mudanças nas relações entre empregador e empregador, reduzindo a diferença das forças em negociações contratuais. Diante a esse cenário descortinam-se uma série de oportunidades a serem exploradas pelo gestor de pessoas, sejam elas de natureza proativa ou reativa. Delineia-se como foco principal desse estudo, mapear a atuação do setor de recursos humanos, de forma mais específica no que tange a movimentação e valorização de pessoas. Para tanto se elegeu como elementos metodológicos a revisão da literatura, consulta a bases estatísticas e aplicação de entrevistas, e sua compilação se deu na forma de estudo de caso. Averiguou-se que os dirigentes e o setor de recursos humanos identificam a necessidade de adaptação dos processos estudados, bem como patrocinaram adaptações em suas estratégias de diferenciação perante o mercado de trabalho. Trata-se de um contexto favorável no sentido de permitir transformações na organização e integração e da função gestão de pessoas as estratégias globais da empresa.Item A satisfação do servidor público no trabalho e o reflexo desse resultado na organização(2012-07-19) Schröder, Luciene PiresEste artigo visa analisar e comparar o nível de satisfação no trabalho dos servidores públicos municipais, compreendendo nesse estudo os servidores efetivos e cargos comissionados, da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, a partir das cinco dimensões de satisfação: salário, colegas de trabalho, chefia, promoções e natureza trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, exploratória e descritiva, e os meios utilizados para o levantamento de dados foram: pesquisa bibliográfica, documental, de campo, levantamento e participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário e entrevista. Foi realizada coleta de dados, para identificar uma visão da realidade do servidor público na organização estudada. Esse estudo apurou importantes informações para a organização, evidenciou-se a satisfação dos servidores com relação aos colegas, com a chefia e com a natureza do trabalho. Apesar de desejarem algumas mudanças nessas áreas, estão satisfeitos com a relação de cooperação que mantêm com os colegas, com o relacionamento com as chefias e quanto à natureza do trabalho demonstraram ter orgulho e gostarem do que fazem. No entanto, quanto à satisfação com o salário e com as promoções, apesar de em algumas secretarias os servidores estarem satisfeitos fica evidente a necessidade de mudança nessa área. A maioria sinaliza como positiva a administração municipal adotar um sistema de avaliação que proporcione um crescimento na carreira e que represente, também, aumento na remuneração. Sendo assim, a organização pode propor uma pesquisa que abranja todos os servidores e a partir desse levantamento propor as mudanças necessárias, contemplando as demandas dos servidores, levando-se em consideração a necessidade desses e a possibilidade de realização pela administração municipal.Item O comprometimento organizacional em uma empresa prestadora de serviços contábeis(2012-08-17) Giehl, Débora FrancieliA partir do final da década de 70, um dos construtos mais intensamente investigados em comportamento organizacional foram os estudos sobre Comprometimento Organizacional e tal relevância é pelo interesse dos gestores nos impactos por ele exercido sobre o contexto organizacional, ao buscar formas de gerenciar o comprometimento de seus funcionários utilizando-o como diferencial competitivo. Diante disso, este artigo visa a verificar o estilo de Comprometimento Organizacional predominante em uma Empresa prestadora de Serviços Contábeis do município de Santa Rosa - RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo e qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi bibliográfica, de levantamento, de campo e um estudo de caso. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário contendo duas partes, uma de caracterização do perfil dos participantes e a outra contendo as três escalas de comprometimento organizacional Afetiva, Calculativa e Normativa, elaborados por Siqueira nas versões 1995 e 2000 (apud, SIQUEIRA, TAMAYO et al, 2008). Concluiu-se de acordo com os resultados obtidos que o comprometimento afetivo é o que prevalece na empresa, mas há indecisão por parte dos funcionários quanto ao seu compromisso afetivo com a organização, pois eles acreditam que se deixassem a empresa não teriam perdas sociais, perdas de investimentos feitos na organização, perdas de retribuições organizacionais, nem perdas profissionais e também acreditam que não devem ter obrigações e deveres morais com a empresa.Item Valores organizacionais: um estudo em uma empresa gaúcha(2012-09-06) Pinto, Márcia Regina da RosaO presente trabalho tem como objetivo identificar se existe alinhamento entre os valores organizacionais reais e desejáveis em uma empresa gaúcha, obtendo-se como referência dois níveis hierárquicos: estratégico e tático. A tentativa é que esse estudo possa contribuir com a organização para um reconhecimento de seus valores reais e desejáveis, visando a perceber o grau de interação ou distanciamento entre ambos. Para alcançar o objetivo proposto realizouse uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo, utilizando-se de uma amostra intencional e de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa está classificada como bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário-padrão denominado Inventário de Valores Organizacionais, composto por 36 itens, seguidos de uma escala com sete pontos de zero a seis. Em todos os itens considerou-se o grau de prevalência da resposta nas opções real e desejável. Para analisar os dados selecionou-se o modelo cultural dos tipos motivacionais divididos em três dimensões bipolares: autonomia versus conservadorismo; hierarquia versus igualitarismo; domínio versus harmonia (TAMAYO, apud Siqueira, 2008). Conforme o objetivo proposto constata-se nos resultados, por um lado a aproximação de um equilíbrio entre os valores reais e desejáveis pela organização e, por outro a necessidade de se tornar concretos alguns valores que predominam no campo do desejável. No nível tático observou-se maior desejo pela autonomia e igualitarismo, nas duas primeiras dimensões bipolares. Enquanto o nível estratégico manifestou maior desejo pelo conservadorismo e hierarquia. Havendo interesse de ambos os níveis pela harmonia. Portanto, confirma-se um desalinhamento de valores reais e desejáveis na organização, o que gera certa preocupação devido ao impacto que o mesmo poderá ter em médio e longo prazo sobre os objetivos e resultados que a empresa deseja atingir.Item O perfil profissional das novas gerações e sua inserção no mercado de trabalho(2014-08-06) Bücker, Martina Samoara AimiO presente trabalho surgiu da necessidade de compreender o que atrai e retém os jovens no mercado de trabalho, e fazer uma análise comparativa com as novas gerações, Y e Z, que aos poucos estão se inserindo no âmbito profissional. A partir daí foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva. Inicialmente com uma pesquisa bibliográfica e depois de levantamento; onde foi utilizado um questionário composto de duas partes, uma sobre o perfil dos participantes e a outra que interrogou o que atrai e retém os jovens no mercado de trabalho e qual sua expectativa em relação ao tempo de permanecer na Empresa. A pesquisa contou com uma amostra de cinquenta jovens de organizações públicas e privadas da cidade de Três Passos (RS) que responderam o questionário de forma espontânea. Na primeira parte da pesquisa destacam-se itens como a boa remuneração, a realização profissional e as oportunidades de crescimento como fatores de atração e retenção; e em relação ao tempo, os participantes dividiram-se entre aqueles que desejam permanecer na organização até a aposentadoria e aqueles que esperam apenas por uma melhor oportunidade de trabalho. A pesquisa bibliográfica apontou para algumas diferenças e mudanças entre as duas gerações no que se refere a estilos de vida, mas o levantamento mostrou que quando se refere ao trabalho, as duas gerações possuem características e objetivos bem parecidos. Ainda, a pesquisa bibliográfica buscou identificar estratégias de atração e retenção propostas por alguns autores. Essa pesquisa esclareceu qual é o perfil profissional dessas gerações, identificando itens fundamentais para Organizações que buscam atrair e reter esses jovens talentos.Item Acadêmico empregado e estresse: um novo olhar para o curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Três Passos(2014-08-06) Barriquello, CarliseEste artigo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de uma comparação de pesquisas realizadas nos anos de 2010 e 2013 com os acadêmicos empregados do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus de Três Passos. Buscou-se verificar a presença de sintomas de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento utilizadas. O presente estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A amostra era não probabilística e se utilizou da técnica de amostragem por conveniência. Participaram da pesquisa 57% dos alunos matriculados no segundo semestre de 2013. Os sintomas mais encontrados, físicos: cansaço, distúrbio do sono e dificuldade com a memória; psicológicos: ansiedade, conflitos interpessoais e insegurança nas decisões. Em 2013, nas Estratégias de Enfrentamento os acadêmicos investiram mais na autoestima, na prática de atividades físicas e na leitura de livros. Os dados encontrados foram similares à pesquisa de 2010, porém os participantes apresentaram sinais de estresse mais altos. Houve a melhora das variáveis de Estratégias de Enfrentamento e Cuidados com a Saúde.Item O endomarketing na Unijuí: um estudo com docentes e técnicos-administrativos(2014-08-13) Dalpiaz, Laura ScherenOs cenários contemporâneos da sociedade do conhecimento indicam que o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois com profissionais criativos e comprometidos é possível que essa organização obtenha bons resultados no seu campo de atuação. Para que esses profissionais permaneçam dando suas contribuições e se sintam comprometidos com a organização onde trabalham, ações adequadas de endomarketing podem ser fundamentais. O estudo realizou um diagnóstico de Endomarketing de uma instituição comunitária regional de ensino superior, a Unijuí (sede em Ijuí/RS), a partir das quatro variáveis do marketing interno – companhia, coordenação, custo e comunicação – para identificar como os colaboradores que atuam na atividade-fim avaliam as ações de endomarketing e comparar as diferenças significativas dessa avaliação, visando o fortalecimento das ações de endomarketing praticadas pela Instituição. O trabalho foi dividido em sete partes: introdução; referencial teórico; opção metodológica; caracterização da amostra; caracterização da instituição e do seu programa de endomarketing; análise dos dados obtidos; e as conclusões apuradas. A menor diferença apurada no diagnóstico foi Sentir-se realizado profissionalmente com o trabalho executado, da variável Companhia; e a maior diferença apurada foi Outras formas de recompensa além do salário, da variável Custo.Item Avaliação de desempenho por competências: uma análise das aptidões adquiridas pelos agentes de orientação empresarial do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/UNIJUÍ(2014-09-18) Jülg, Rosilaine Isabel dos SantosO objetivo deste trabalho é analisar, através da aplicação formal de uma ferramenta de Avaliação de Desempenho por Competências, as aptidões adquiridas pelos acadêmicos enquanto Agentes de Orientação Empresarial(AOEs) do projeto Negócio a Negócio (NAN) SEBRAE/UNIJUÍ. Para atingir esse propósito foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos, a) Identificar o desempenho por competências dos acadêmicos em termos de aprendizagem enquanto AOEs e b) Analisar a percepção por parte da coordenadora do projeto, sobre o desenvolvimento do Desempenho por Competências dos AOEs, para assim propor sugestões para uma melhor performance pessoal e profissional por parte dos Agentes. Para a realização desse trabalho utilizou-se a pesquisa participativa, de levantamento e de campo através do método exploratório descritivo. A população usada na pesquisa foram os 11 AOEs que trabalham a mais de 1 ano no NAN e a coordenadora do projeto . Na coleta de dados foram utilizados os instrumentos: questionário com 11 questões estruturadas e de identificação do perfil dos 11 agentes; entrevista não estruturada com seis questões, realizada com a Coordenadora, pesquisa bibliográfica em livros e sites. O modelo do questionário, assim como a entrevista, foram extraídos em Pontes 2008. Os dados foram tratados através de percentagens e apresentados em tabelas e gráficos utilizando o modelo 5W1H e o Diagrama de Ishikawa. Nas constatações, após a aplicação da Avaliação de Desempenho por Competências , verificou-se que a maioria dos AOEs corresponde , excedem ou excedem em partes as expectativas propostas nas competências pesquisadas: Autodesenvolvimento, Comprometimento/Organização, Comunicação/Relacionamento e Flexibilidade/Iniciativa. A probabilidade de um maior desenvolvimento dessas competências requer uma reavaliação dos atuais processos, visando um planejamento para aprimorar ou implantar novos métodos, como forma de analisar com mais eficácia o desenvolvimento das competências dos AOEs, criando assim subsídios para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.Item O processo de avaliação de desempenho da Unijuí - câmpus Panambi: um estudo do ponto de vista dos seus colaboradores(2014-10-17) Urnau, Aline MatickO presente estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, realizado na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ câmpus Panambi. Orientou-se pela questão de estudo que visa comprovar se o processo de Avaliação de Desempenho é eficaz para o desenvolvimento constante dos seus colaboradores. Este trabalho objetiva analisar o processo de Avaliação de Desempenho por competências praticado pela UNIJUÍ a partir da percepção dos técnicos-administrativos e de apoio adscritos ao câmpus Panambi que já passaram por uma ou mais edições desse processo. Apresenta-se o processo de Avaliação de Desempenho que assume papel de destaque neste estudo em geral, o uso adequado desse instrumento proporciona a mensuração do desempenho dos trabalhadores e sua capacidade de entrega em relação aos resultados propostos pela organização. Para a coleta de dados foi ouvido o gerente de Recursos Humanos da UNIJUÍ, além da aplicação de questionário no formato Likert a 11 colaboradores do câmpus Panambi que já participaram de alguma edição do processo de Avaliação de Desempenho, contando com 17 questões objetivas e 1 descritiva, a qual foi realizada no mês de junho de 2014. Com os dados coletados foi possível realizar uma análise qualitativa a partir de quadros e confronto com a bibliografia pesquisada, bem como comparada com a entrevista aplicada ao gestor de RH. Constatou-se ainda que a UNIJUÍ, tem clareza sobre a teoria relacionada com Avaliação de Desempenho, mas esta mensagem ainda não foi captada em geral pelo seu quadro funcional. É preciso incorporá-la na prática das avaliações, dessa forma, ter-se-á com o uso dessa ferramenta a eficácia na instituição. As competências são passíveis de mensuração desde que se tenha um instrumento adequado e que se leve em consideração aspectos da cultura da organização, no caso o processo de Avaliação de Desempenho, se bem compreendido, contribui para o alinhamento das pessoas aos objetivos da instituição.Item Satisfação no trabalho: a percepção dos secretários executivos dos departamentos da Unijuí(2014-10-17) Scarton, Ana MariaO cenário atual em que estão inseridas as organizações está passando por constantes mudanças, no qual as empresas precisam manter-se competitivas cumprindo com seus objetivos organizacionais. Assim, as organizações, através da gestão de pessoas estão cada vez mais valorizando o capital humano, como forma de melhorar o desempenho da própria organização, a sua qualidade e produtividade. Neste sentido, é importante conhecer o nível de satisfação dos colaboradores no trabalho, pois ela é considerada por diversos autores como essencial para a qualidade de vida do trabalhador, bem como para o bom desempenho do mesmo e consequentemente da organização. Este artigo objetiva conhecer a satisfação no trabalho, do grupo de colaboradores que ocupam o cargo de secretários executivos nos Departamentos da Instituição de Ensino UNIJUÍ. A pesquisa realizada foi aplicada, quantitativa e qualitativa, exploratória, documental, bibliográfica, de campo e de levantamento. Para a coleta dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário, o qual consta de um modelo baseado em Siqueira (2008), que propõe a investigação da satisfação no trabalho, olhando as dimensões: satisfação com os colegas, com salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e ainda, satisfação com as promoções. A partir da análise dos questionários constatou-se que, com base nas médias obtidas nas dimensões consideradas, a satisfação dos colaboradores nas dimensões da satisfação com colegas, satisfação com a chefia e satisfação com a natureza do trabalho é maior. Já a insatisfação obteve índice maior nas dimensões relacionadas à satisfação com o salário e com as promoções. Desta forma, considera-se que a satisfação dos colaboradores precisa ser melhorada através da investigação com mais detalhes a respeito das dimensões que apresentam insatisfação.Item A passagem de plantão em serviço hospitalar: a percepção da equipe de enfermagem de um hospital geral(2014-10-17) Araújo, Aldenir DamiãoA passagem de plantão é uma atividade desenvolvida pela equipe de enfermagem para passar as informações inerentes aos pacientes e unidade à equipe de enfermagem que assume o novo turno de trabalho. Este estudo visa avaliar a percepção da equipe de enfermagem acerca da passagem de plantão em unidades de internação hospitalar aberta clinica 5º piso, 4º piso/pediatria, 3º piso, oncológica, cardiológica, CMIIB e cirúrgica. Estudo de caso quantiqualitativo, com a finalidade exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica de campo e documental. Os sujeitos da pesquisa foram integrantes da equipe de enfermagem enfermeiros e técnicos em enfermagem atuantes em unidades de internação aberta de um Hospital Filantrópico de Grande Porte, localizado na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos turnos diurno e/ou noturno que tem como rotina a passagem de plantão. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com perguntas objetivas e discursivas aplicado a uma amostra de 57 profissionais de enfermagem, sendo destes 17 enfermeiros e 40 técnicos em enfermagem que aceitaram responder o instrumento de pesquisa em suas unidades e por meio da observação participante do momento de passagem de plantão que foi registrado em diário de campo. A análise dos dados foi realizada conforme o método de análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados de maneira descritiva. Para a tabulação dos mesmos foi utilizado o software Excel, criando tabelas. Os resultados do estudo revelaram que, os profissionais de enfermagem realizam a passagem de plantão de forma verbal e escrita e percebem que o momento da passagem de plantão e as informações transmitidas são importantes para a continuidade da assistência de enfermagem. Conclui-se que os enfermeiros e técnicos em enfermagem possuem conhecimento e habilidades para a passagem de plantão de forma objetiva e eficaz, visando qualidade na assistência prestada.Item Recrutamento e seleção: o caso de uma organização de serviços de saúde(2014-10-17) Rosa, Aline daA realização de um bom processo de recrutamento e seleção é uma necessidade cada vez mais estratégica e complexa para as organizações. Toda organização vive de seus resultados e esses resultados são gerados através de seus colaboradores, que devem estar comprometidos com a organização. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente, que possa identificar o perfil certo de pessoas para trabalhar na organização. Diante disso, este artigo visou verificar o processo de recrutamento e seleção em uma organização prestadora de serviços de saúde localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa foi bibliográfica, documental, de campo e de levantamento. Para o levantamento dos dados, foi realizada uma entrevista através de um roteiro semi estruturado com colaboradores responsáveis do setor de gestão de pessoas da organização. Com o estudo foi possível fazer uma análise de como o processo ocorre hoje e as mudanças necessárias para a empresa obter um melhor resultado no processo de recrutamento e seleção. Verifica-se que a empresa não realiza o processo de recrutamento e seleção por Competências, mas já está em fase de implementação através do modelo de Gestão por Competências. Concluiu-se de acordo com os resultados obtidos que o processo de recrutamento e seleção com a aplicação de procedimentos de seleção focados em competências proporcionará uma maior facilidade para o conhecimento dos candidatos, com base em características de real interesse para a organização.Item A gestão da renumeração: o caso de uma Concessionária de Energia Elétrica do RS(2014-10-17) Zillmer, Margit EdelgardA gestão e a valorização das pessoas e, em particular, a remuneração, é uma preocupação central no contexto em que a demanda por pessoas é maior do que a oferta, a qual deve agravar ao longo do século XXI, exigindo das organizações competitividade para atrair e reter pessoas necessárias aos seus intentos estratégicos. Diante disso, este artigo visou conhecer e analisar a Gestão da Remuneração numa Concessionária de Energia Elétrica do interior/RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi também bibliográfica, de levantamento e documental. Para coletar os dados, foi utilizado um questionário aplicado a um diretor da empresa. Concluiu-se a partir dos dados coletados, que a política de remuneração praticada pela Concessionária está bem estruturada e acontece de forma estratégica, onde o salário fixo é atribuído com base nas competências de cada colaborador e o salário indireto é expressivo significando também um diferencial na atração das pessoas à organização. Verificou-se que a remuneração variável não é praticada, sendo esta uma sugestão a partir deste trabalho, pois ela permite destacar potenciais individuais, motivar mais os profissionais e premiar o bom desempenho, além de reduzir a rotatividade das pessoas e melhorar a qualidade dos serviços.Item O desafio da sustentabilidade ambiental na gestão de pessoas: um estudo no setor primário(2014-10-17) Valenzuela, Alberto Luzimar VargasO presente trabalho é uma investigação sobre o desempenho da gestão de pessoas no âmbito da sustentabilidade ambiental no setor primário. O assunto é presente na sociedade moderna e ganha destaque no contexto organizacional e social por necessitar de respostas rápidas a um ambiente exigente de legislação, de responsabilidade social, de qualidade de vida das pessoas, de sobrevivência e conservação do meio ambiente. Objetivou-se comprovar o desinteresse por parte dos gestores de pessoas do setor primário, da aplicação plena do que rege a Constituição Federal referente a Sustentabilidade Ambiental, seja por falta de conhecimento ou por negligência. Foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos com métodos exploratórios e descritivos. Quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento, de campo, de observação e um estudo de caso. Buscou-se analisar o convívio do produtor primário no segmento da agropecuária com o meio ambiente e a conscientização dos gestores de pessoas na aplicação, cumprimento da legislação e a relação com os indivíduos. A amostragem apresentou uma percepção de pouca maturidade em face da relevância do assunto, por motivos culturais e econômicos. Verificou-se um distanciamento da teoria para a prática e a falta de comprometimento dos entes envolvidos. Por outro lado, foram detectados indícios de um avanço, seja pela melhora do nível intelectual das pessoas, ou pela forte demanda de exigências legais e de mercado que vem impactando no setor primário, com consequentes mudanças comportamentais.Item A aplicação da learning organization em uma empresa familiar: o caso da WJ informática(2014-10-17) Kettner, João Manuel DepnerO presente estudo teve como objetivo estudar os campos e as características que compõem e dizem respeito ao learning organization, para, posteriormente, realizar uma análise situacional da empresa em estudo, bem como propor melhorias a serem implantadas na WJ Informática. As referências bibliográficas trouxeram à tona os principais conceitos, procedimentos e características que compõem as organizações que aprendem. O trabalho elaborado se configurou como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, onde se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental como fontes para a coleta de dados. A amostra pesquisada se constituiu acerca dos colaboradores da área de programação e desenvolvimento da WJ Informática, sendo estes, um total de três. A análise das informações colhidas para que o presente estudo pudesse ser realizado permitiram descrever um panorama situacional da empresa, descrevendo como a mesma aprende através de suas rotinas e também alguns pontos que precisa melhorar.Item A satisfação no trabalho dos colaboradores do SAMU no município de Ijuí-RS(2014-10-17) Kuhn, Jaderson da SilvaEste artigo visa verificar a satisfação dos colaboradores de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Ijuí – RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo e qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi bibliográfica, de levantamento, de campo e um estudo de caso. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário contendo duas partes, uma de caracterização do perfil dos participantes e a outra contendo a escala de satisfação no trabalho, elaborada e validada por Siqueira (1995). A Escala de Satisfação no Trabalho (EST) construída e validada no Brasil está ancorada em uma visão multidisciplinar de satisfação no trabalho e seus itens cobrem as cinco dimensões teóricas do conceito (SIQUEIRA, TAMAYO et al., 2008). Onde se constatou que na média geral os indivíduos pesquisados sentem-se satisfeitos com a natureza do trabalho realizado; Sentem-se indiferentes em relação aos colegas e a chefia e insatisfeitos com salário e promoções. Conclui-se de acordo com os resultados obtidos que os colaboradores estão mais satisfeitos com a natureza do trabalho, com o interesse despertado pelas tarefas e menos satisfeitos com as promoções, sendo o quanto o número de vezes que foi promovido ou a maneira que a empresa realiza as promoções. O levantamento do nível de satisfação no trabalho pode permitir aos gestores a indicação de insatisfação ou satisfação em áreas ou grupos de colaboradores da empresa.