Gestão de Pessoas (MBA)
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Item Acadêmico empregado e estresse: um novo olhar para o curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Três Passos(2014-08-06) Barriquello, CarliseEste artigo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de uma comparação de pesquisas realizadas nos anos de 2010 e 2013 com os acadêmicos empregados do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus de Três Passos. Buscou-se verificar a presença de sintomas de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento utilizadas. O presente estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A amostra era não probabilística e se utilizou da técnica de amostragem por conveniência. Participaram da pesquisa 57% dos alunos matriculados no segundo semestre de 2013. Os sintomas mais encontrados, físicos: cansaço, distúrbio do sono e dificuldade com a memória; psicológicos: ansiedade, conflitos interpessoais e insegurança nas decisões. Em 2013, nas Estratégias de Enfrentamento os acadêmicos investiram mais na autoestima, na prática de atividades físicas e na leitura de livros. Os dados encontrados foram similares à pesquisa de 2010, porém os participantes apresentaram sinais de estresse mais altos. Houve a melhora das variáveis de Estratégias de Enfrentamento e Cuidados com a Saúde.Item Alinhamento de equipes de técnicos administrativos dos Departamentos aos objetivos organizacionais estratégicos da Unijuí: percepções de secretários executivos(2014-10-31) Menegazzo, Eliza de FátimaO presente estudo refere-se a uma análise das competências essenciais para que os Secretários Executivos, enquanto líderes consigam um alinhamento estratégico de suas equipes com os objetivos organizacionais. Neste sentido, buscou-se diagnosticar e analisar treze das quinze competências de suporte descritas pela autora Gramigna (2007, p.44). Segundo esta autora, são estas competências “as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas.” A pesquisa foi feita através da aplicação de um questionário ao grupo de pessoas que em março de 2014 exerciam o cargo de secretários executivos das unidades departamentais da UNIJUÍ. São seis unidades departamentais, portanto, este estudo envolve seis pessoas, sendo a autora do presente trabalho, ocupante do cargo em uma das unidades departamentais. Tomou-se por referência literaturas ligadas ao tema em estudo através de pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa aplicada e exploratória, levantando-se as informações por meio da pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Quanto aos procedimentos técnicos, pode-se dizer que enquadra-se como pesquisa participante “Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas” (Gil, apud ZAMBERLAN, L (org.) [et al.], 2014, p.99). Os resultados apresentados no estudo responderam aos objetivos específicos e mostram que as competências técnicas e comportamentais apresentadas pelo atual grupo de secretários executivos são satisfatórias e estão de acordo com as exigidas para atuação no cargo. Porém com as constantes mudanças que ocorrem atualmente nas organizações e no mundo do trabalho, há a necessidade constante de atualização e potencialização destas competências.Item Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior(2018-11-08) Barbosa, Graciela AngelitaEste artigo teve como objetivo identificar a satisfação no trabalho, relacionado à comunicação interna na Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Para isso foram aplicados dois questionários, um aos técnico-administrativos integrantes da equipe de trabalho e outro ao seu respectivo gestor, ambos elaborados pela autora com o intuito de investigar como funciona a comunicação interna nesta Coordenadoria. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e a sua equipe, como se dá a comunicação entre os colegas do setor e de setores diferentes, quais os canais de comunicação utilizados, se existem problemas na comunicação, o modo como são transmitidas as informações, e a percepção dos técnicos sobre esse processo. Os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação parcial dos funcionários com relação ao processo de comunicação existente, suas fragilidades e potencialidades, assim como, as proposições/sugestões de melhoria estão apresentadas neste estudo.Item Análise do clima organizacional: fatores motivacionais identificados nas agências do IBGE/RS(2015-03-23) Silva, Juliane Dornelles daEste estudo teve como objetivo principal identificar os fatores motivacionais existentes nas agências do IBGE/RS, entidade da administração pública federal, e analisar a influências desses fatores no clima organizacional. A bibliografia apresentada abordou sobre organizações e gestão de pessoas, como forma de retratar a organização estudada, e motivação e clima organizacional, alvo de investigação desse estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e os meios utilizados para o levantamento de dados foram pesquisa bibliográfica e de campo. Por meio da aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, baseada nos modelos de Celinski (1995) e Luz (1995) foi possível identificar os fatores positivos e os que são motivo de insatisfação por parte dos servidores. Na avaliação geral, o clima organizacional das agências do IBGE/RS foi considerado insatisfatório, com muitos pontos a melhorar. O resultado desta pesquisa pode servir aos administradores da instituição como fonte de conhecimento sobre a percepção dos servidores sobre seu ambiente de trabalho e propiciar a mudança necessária para melhorar o clima organizacional.Item A aplicação da learning organization em uma empresa familiar: o caso da WJ informática(2014-10-17) Kettner, João Manuel DepnerO presente estudo teve como objetivo estudar os campos e as características que compõem e dizem respeito ao learning organization, para, posteriormente, realizar uma análise situacional da empresa em estudo, bem como propor melhorias a serem implantadas na WJ Informática. As referências bibliográficas trouxeram à tona os principais conceitos, procedimentos e características que compõem as organizações que aprendem. O trabalho elaborado se configurou como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, onde se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental como fontes para a coleta de dados. A amostra pesquisada se constituiu acerca dos colaboradores da área de programação e desenvolvimento da WJ Informática, sendo estes, um total de três. A análise das informações colhidas para que o presente estudo pudesse ser realizado permitiram descrever um panorama situacional da empresa, descrevendo como a mesma aprende através de suas rotinas e também alguns pontos que precisa melhorar.Item A avaliação de desempenho em uma organização pública municipal: o caso do município de Condor(2016-11-18) Schmidt, GianineO presente artigo tem como objetivo analisar o processo da avaliação de desempenho dentro de uma organização pública, intitulado estágio probatório, identificando quais são as variáveis consideradas na avaliação do servidor durante este período, bem como o impacto, sob a ótica do servidor, que tais variáveis representam para o bom andamento de suas atividades, além de propor algumas melhorias no processo de avaliação adotado. Assim, o estudo foi realizado na Prefeitura Municipal de Condor, através de uma pesquisa quantitativa, embasada bibliograficamente através de livros, artigos e documentos disponibilizados pela organização. O levantamento de dados foi realizado através de questionários aplicados com 20 servidores em estágio probatório (sendo um total de 49 servidores em estágio), durante os meses de outubro/2013 a janeiro/2014. Para o tratamento destes dados, buscou-se apresentar a fundamentação teórica da avaliação de desempenho, seus diversos métodos de aplicação, sua influência nos processos de recursos humanos nas organizações bem como sua importância dentro das empresas para obtenção de resultados relacionados a real percepção que os servidores possuem do estágio probatório e como este pode ser melhorado. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que o processo torna-se falho em alguns pontos, visto que em muitas situações os estagiários não recebem feedback dos seus avaliadores, ficando sem saber quais são os principais fatores que devem ser melhorados.Item Avaliação de desempenho na UNIJUÍ: resultados e estratégias de Gestão de Pessoas(2015-11-25) Bohn, Solange AndréaA avaliação de desempenho é um instrumento importante na gestão de uma organização, através dela pode-se mensurar o desempenho humano, as competências disponíveis em seus quadros e as necessidades de desenvolvimento dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar se os resultados da Avaliação de Desempenho 2014 dos colaboradores Técnico-Administrativos estão de acordo com os resultados esperados e conhecer as estratégias da área de Gestão de Pessoas visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto à metodologia deste estudo configura-se de natureza de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com as objetivas exploratória e descritiva e com os procedimentos técnicos como bibliográfica, documental e de levantamento. Quanto ao universo amostral e sujeitos de pesquisa o estudo foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, UNIJUI, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pesquisando-se três setores de apoio e três departamentos. Em relação ao Plano de Coleta de Dados, foi realizada através de entrevista e de análise de relatórios, cedidos pela gerência da Coordenadoria de Recursos Humanos. Quanto ao Plano de Análise dos Dados, este foi analisado através de tabulação dos resultados das avaliações de desempenho de 2014, comparando os resultados efetivamente obtidos com o resultado esperado no processo de avaliação de desempenho realizado. Compara-se também os resultados obtidos nos departamentos com os resultados obtidos nos setores de apoio, busca-se verificar se existe um padrão nos resultados das avaliações de desempenho. Quanto à análise realizada observou-se que em relação aos níveis de prontidão, a organização busca a excelência no que se refere ao desempenho humano, buscando desta maneira o desenvolvimento organizacional. Sendo o padrão esperado para o maior grupo de avaliados de resultado nos níveis Desempenhando (Níveis 1, 2 e 3), o que pode-se verificar que foi atingido com o percentual de 68,88% nos departamentos e 96,88% nos setores de apoio. Bem como verificou-se um resultado positivo quando da análise dos resultados das avaliações de desempenho dentro dos blocos, que são Responsabilidade, Competências Técnicas e Competências Comportamentais, identifica-se um resultado muito positivo nas competências comportamentais, onde 92,23% destas apresentam resultado Desempenhando – nível 3. Como uma avaliação geral, concluiu-se que os avaliados estão atingindo os resultados esperados pela instituição, necessitando de algumas intervenções e planos de ação quanto ao desenvolvimento dos mesmos para a efetividade do processo.Item Avaliação de desempenho por competências: uma análise das aptidões adquiridas pelos agentes de orientação empresarial do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/UNIJUÍ(2014-09-18) Jülg, Rosilaine Isabel dos SantosO objetivo deste trabalho é analisar, através da aplicação formal de uma ferramenta de Avaliação de Desempenho por Competências, as aptidões adquiridas pelos acadêmicos enquanto Agentes de Orientação Empresarial(AOEs) do projeto Negócio a Negócio (NAN) SEBRAE/UNIJUÍ. Para atingir esse propósito foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos, a) Identificar o desempenho por competências dos acadêmicos em termos de aprendizagem enquanto AOEs e b) Analisar a percepção por parte da coordenadora do projeto, sobre o desenvolvimento do Desempenho por Competências dos AOEs, para assim propor sugestões para uma melhor performance pessoal e profissional por parte dos Agentes. Para a realização desse trabalho utilizou-se a pesquisa participativa, de levantamento e de campo através do método exploratório descritivo. A população usada na pesquisa foram os 11 AOEs que trabalham a mais de 1 ano no NAN e a coordenadora do projeto . Na coleta de dados foram utilizados os instrumentos: questionário com 11 questões estruturadas e de identificação do perfil dos 11 agentes; entrevista não estruturada com seis questões, realizada com a Coordenadora, pesquisa bibliográfica em livros e sites. O modelo do questionário, assim como a entrevista, foram extraídos em Pontes 2008. Os dados foram tratados através de percentagens e apresentados em tabelas e gráficos utilizando o modelo 5W1H e o Diagrama de Ishikawa. Nas constatações, após a aplicação da Avaliação de Desempenho por Competências , verificou-se que a maioria dos AOEs corresponde , excedem ou excedem em partes as expectativas propostas nas competências pesquisadas: Autodesenvolvimento, Comprometimento/Organização, Comunicação/Relacionamento e Flexibilidade/Iniciativa. A probabilidade de um maior desenvolvimento dessas competências requer uma reavaliação dos atuais processos, visando um planejamento para aprimorar ou implantar novos métodos, como forma de analisar com mais eficácia o desenvolvimento das competências dos AOEs, criando assim subsídios para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.Item As Características e Habilidades dos Líderes de uma Cooperativa de Crédito(2018-12-06) Fiorin, Liara ReisO presente estudo se centraliza em analisar o contexto sobre a liderança tendo como objetivo geral identificar as características e habilidades dos lideres de uma Cooperativa de Crédito. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa através de entrevista estruturada contendo quatro questões, sendo três de cunho objetivo e uma aberta. Os participantes ocupam cargos de liderança, sendo três Gerentes de Agência e Três Gerentes Administrativos de Agência totalizando seis profissionais. Essa pesquisa realizou-se nas três agências da cidade de Ijuí que abrange a Cooperativa Sicredi das Culturas RS. Conforme os resultados obtidos ser líder em uma Cooperativa de Crédito é trabalhar em prol de um objetivo comum, sendo um direcionador de propósitos que consegue motivar a equipe pelo exemplo, credibilidade e versatilidade sendo visionário para manter o foco diante das dificuldades e se comunicar de forma assertiva para extrair o melhor da equipe. As características fundamentais para ser um bom líder se concentram em desenvolver pessoas, treinando, recrutando e motivando a equipe para entregar objetivos. As habilidades essenciais são humildade, sinceridade e equilíbrio emocional. O estilo de liderança presente na Cooperativa é o democrático, que se resume em ser participativo e estar em constante contato com seus subordinados.Item O clima organizacional como ferramenta motivacional aos colaboradores da empresa AD Arquitetura e Design(2015-02-25) Ost, DeniseO objetivo deste artigo foi verificar como conseguir um bom clima organizacional para explicar e fundamentar a motivação dos funcionários nas empresas. Assim, procurou-se conceituar clima organizacional; identificar os desafios na área de gestão de pessoas e analisar como melhorar a gestão de processos através do clima organizacional da empresa AD Arquitetura e Design a fim de melhorar a motivação dos funcionários e como as lideranças das empresas podem auxiliar nisso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados permitem descrever as características do problema. A abordagem é quantitativa. São utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população questionada foi composta por sete pessoas da empresa AD Arquitetura e Design, consideradas o público ideal para alcançar o objetivo proposto. Foi aplicado um questionário com 21 questões, onde os questionados puderam responder Sim ou Não às questões propostas. Para manter o sigilo das informações, os questionados não tiveram seus nomes expostos. A análise dos dados foi feita através de gráficos quantitativos, onde foram mostradas as porcentagens das respostas, a fim de conseguir encontrar as soluções para o problema da pesquisa. Os resultados alcançados a partir do questionário aplicado apontou funcionários desmotivados com relação ao cumprimento dos objetivos e metas da organização em virtude da ausência de visão mais ampla da gestão enfatizando mais o ambiente interno e a padronização dos processos de forma a contribuir para o crescimento individual e coletivo.Item O Coaching e as escolhas no ambiente de trabalho(2019-05-09) Schubert, Daiane ReginaO presente estudo tem como tema o coaching e aplicação da ferramenta ESCOLHAS, AS SUAS, com foco no ambiente de trabalho de uma empresa terceira situada em uma Multinacional do setor metal Mecânico da região noroeste do Rio Grande do Sul, aqui citada como Empresa A. Objetivou-se analisar os dados levantados com a aplicação da ferramenta de coaching para poder trabalhar possíveis melhorias a longo prazo. Os objetivos específicos se constituíram em identificar a dificuldade de cada colaborador com o grupo; buscar ações individuais para melhorar os resultados e também o bem-estar do grupo; buscar inspirar o grupo a construir possibilidades de um ambiente mais ameno. Os métodos que nortearam o presente estudo são: Abordagem dedutiva, qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos e pesquisa bibliográfica. As técnicas utilizadas foram o questionário, aqui chamado de ferramenta de coaching (OLIVEIRA, 2013 p. 218.), a coleta de dados, análise de conteúdo, focus group e pesquisa-ação. Ao finalizar a pesquisa, constatou-se, que o estudo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar ao grupo uma visão a respeito dos pontos positivos e negativos que os rodeiam, dando-lhes a oportunidade de trabalhar com as questões em que os mesmos sentem dificuldades ou ainda, que não se sentem felizes. Neste sentido, é possível que ambos evoluam em conjunto, cada um possa se comprometer em melhorar alguns pontos e a organização fique mais consciente sobre quesitos que são importantes para a permanência de seus colaboradores a longo prazo. Após o feedback com o gestor da área, o mesmo demonstrou-se preocupado na questão que diz respeito a manter os seus colaboradores mais motivados e que permaneçam na empresa por um longo prazo, devido à experiência do time. Para que isso aconteça com maior eficiência, o gestor propôs analisar cada caso e buscar por recursos que possibilitem aumentos de salários de acordo com as atividades desenvolvidas, comprometimento e evolução de cada colaborador. A mudança deve ocorrer dentro do ano de 2019, o que foi tratado em uma reunião aberta com o time, além de conversas individuais, na busca de entender melhor os anseios e dificuldades de cada colaborador, para que a ação seja mais efetiva, a questão de aumentos será estudada de forma particular de acordo com o desenvolvimento de cada um. Desta forma, nota-se que os colaboradores estão mais motivados a demonstrar seus conhecimentos, agilidade e comprometimento.Item O Coaching e o desenvolvimento da equipe de vendas de uma instituição bancária(2018-09-17) Queiroz, CristianoCoaching é um assunto que vem crescendo de modo crescente no mercado. O processo de coaching se apresenta como uma estratégia, uma ferramenta de gestão capaz de contribuir no desenvolvimento de competências comportamentais e operacionais dos liderados. O objetivo do artigo é ampliar conhecimentos sobre a metodologia do coaching e sua aplicabilidade no desenvolvimento da equipe de vendas de uma instituição bancária. Inicialmente, foi feita uma pesquisa do tipo bibliográfico, apresentando uma abordagem teórica sobre o contexto do coaching. Utiliza-se a pesquisa em livros, periódicos, artigos científicos de base Scielo, Lilacs e Medline, dissertações e outras fontes eletrônicas. A pesquisa também é descritiva e, para avaliar a importância do coaching em relação aos demais desafios enfrentados pelos referidos gestores, foi feita uma pesquisa de campo, com dez coordenadores de equipes de vendas. Conclui-se que o coaching é uma das ferramentas que pode levar o bancário-vendedor a se tornar mais comprometido com a empresa e se tornar mais satisfeito com suas atividades, aumentando sua motivação e autoestima e, em decorrência, elevar o potencial de iniciativas e trabalho em prol da organização para qual atua. Dentre os desafios dos gestores, destacaram-se a dificuldade de treinar as pessoas e tê-las motivadas e alinhadas à empresa. Perante estes desafios, os coordenadores fazem uso da avaliação de desempenho de cada membro da equipe e de coaching.Item O comportamento organizacional na loja Estância do Gaúcho(2015-11-25) Staggemeier, Simone Rosane HilgerEste estudo consiste em trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e tem como tema o comportamento organizacional da loja Estância do Gaúcho. Tem como objetivo analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS. A organização atua no ramo de comércio de artigos tradicionalistas e foi também, fruto do trabalho de conclusão do curso de graduação da autora. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva, e também, caracterizada como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário, o qual foi aplicado a 5 fornecedores, 10 clientes e os dois proprietários da empresa. Os dados foram analisados e tabulados com o programa office Excel. Os resultados obtidos foram satisfatórios, no nível individual e no nível grupo da empresa Estância do Gaúcho, está em pleno desenvolvimento e todas as pessoas envolvidas estão satisfeitas e motivadas a se relacionar com a organização, somente no nível do sistema organizacional os sócios devem analisar e tomar algumas providências em relação algumas variáveis para a empresa se desenvolver cada vez mais e se tornar uma empresa de sucesso. Portanto este estudo foi de suma importância, pois obteve informações valiosas para a empresa tomar decisões e saber como está o comportamento organizacional da empresa.Item O comprometimento organizacional em uma empresa prestadora de serviços contábeis(2012-08-17) Giehl, Débora FrancieliA partir do final da década de 70, um dos construtos mais intensamente investigados em comportamento organizacional foram os estudos sobre Comprometimento Organizacional e tal relevância é pelo interesse dos gestores nos impactos por ele exercido sobre o contexto organizacional, ao buscar formas de gerenciar o comprometimento de seus funcionários utilizando-o como diferencial competitivo. Diante disso, este artigo visa a verificar o estilo de Comprometimento Organizacional predominante em uma Empresa prestadora de Serviços Contábeis do município de Santa Rosa - RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo e qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi bibliográfica, de levantamento, de campo e um estudo de caso. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário contendo duas partes, uma de caracterização do perfil dos participantes e a outra contendo as três escalas de comprometimento organizacional Afetiva, Calculativa e Normativa, elaborados por Siqueira nas versões 1995 e 2000 (apud, SIQUEIRA, TAMAYO et al, 2008). Concluiu-se de acordo com os resultados obtidos que o comprometimento afetivo é o que prevalece na empresa, mas há indecisão por parte dos funcionários quanto ao seu compromisso afetivo com a organização, pois eles acreditam que se deixassem a empresa não teriam perdas sociais, perdas de investimentos feitos na organização, perdas de retribuições organizacionais, nem perdas profissionais e também acreditam que não devem ter obrigações e deveres morais com a empresa.Item A comunicação como instrumento gerador de comprometimento para gestores(2012-07-19) Kreutz, Stefani DaianaConsiderando o papel da gestão de pessoas no desenvolvimento de estratégias para qualificar os processos organizacionais, realizou-se estudo de como a comunicação organizacional pode ser estratégica para que os gestores possam desenvolver o comprometimento das equipes de trabalho. A pesquisa bibliográfica consistiu na busca por concepções teóricas de comprometimento e comunicação organizacional, na relação entre ambos e também no entendimento do contexto da educação superior, uma vez que o estudo foi desenvolvido em uma universidade. Complementando essa investigação, realizou-se pesquisa documental em materiais da própria organização. A pesquisa de campo com aplicação de dois questionários consolidou a coleta de dados, sendo focada em dois grupos distintos e relacionados entre si, técnico-administrativos integrantes de equipes de trabalho e seus respectivos gestores. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e equipe, a sistemática dos gestores para transmitir os objetivos organizacionais e a percepção dos técnicos sobre esses objetivos. Buscou-se conhecer como se dá a construção do comprometimento pela comunicação. Como resultados, há apontamentos sobre a expressão da criticidade, sugestão de estudo sobre barreiras à comunicação eficaz e engajamento das equipes às diretrizes organizacionais. Constatou-se ainda a habilidade comunicativa dos gestores e o alinhamento de concepções entre gestores e técnico-administrativos.Item Conciliação de gerações Baby Boomers, X, Y e Z no ambiente de trabalho: Desafios, potencialidades e dificuldades aos gestores de equipes(2018-12-06) Sisti, Aline RafaelaAtualmente no mercado existem profissionais de diferentes faixas etárias os quais convivem juntos em uma mesma organização. Essas diferentes faixas etárias designadas de “gerações” reúnem um conjunto de indivíduos que nasceram em uma mesma época, possuem determinados comportamentos, valores e necessidades. O presente estudo teve por objetivo identificar as dificuldades, as potencialidades e os desafios que o profissional de gestão de pessoas enfrenta para conciliar as diferentes gerações Baby Boomers, X,Y e Z no ambiente de trabalho em uma amostra de organizações no segmento de comércio na cidade de Ijui- Rio Grande do Sul. Foram questionadas dezenove pessoas atuantes no comércio de Ijui e um gestor de pessoas. No contexto geral os resultados destacaram que cada geração tem ideais diferentes, com isso o gestor de pessoas tem o desafio de criar formas de trabalho que aproveitem o potencial de cada colaborador, independente de qual seja sua geração promovendo um ambiente de trabalho mútuo entre seus funcionários, aprimorando suas competências e promovendo um espaço de melhorias contínuas de forma que todas as gerações se sintam felizes no ambiente de trabalho.Item Consultoria em gestão de pessoas: uma análise das oportunidades e desafios encontrados na prática(2015-02-25) Costa, Narjara de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi identificar, através da consultoria empresarial, quais as oportunidades e os desafios que podem ser encontrados pelos profissionais de gestão de pessoas com esta prática. O estudo contempla conceitos sobre gestão de pessoas, consultoria e temas relacionados a este exercício profissional. O estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. A coleta de dados se deu através da aplicação de um roteiro de entrevista à um universo amostral de cinco empresas gaúchas de micro e pequeno porte. Os sujeitos da pesquisa foram os empresários e funcionários destas empresas. Após o desenvolvimento da pesquisa foi constatado que as oportunidades possuem relação direta com os problemas enfrentados pelas empresas e os desafios com os métodos, técnicas e ferramentas que necessitam ser utilizadas pelos profissionais da consultoria. O propósito foi alcançado, pois foram identificadas as principais oportunidades e os desafios e levantadas algumas proposições acerca de como podem ser reconhecidas e utilizadas pelos profissionais.Item Curso de Administração da UNIJUÍ: quatro décadas de empreendedorismo na formação de administradores(2015-03-23) Allegranzzi, Elis Regina ManhaboscoO objetivo desta monografia é pesquisar a história do curso de Administração da Unijuí, desde sua criação, resgatando aspectos históricos ocorridos ao longo deste período, evidenciando questões como os principais desafios na sua constituição, as expectativas dos pioneiros, as dificuldades encontradas, a capacitação dos docentes, e, organizar esta história à luz da historiografia, para que futuramente este estudo possa ser publicado em livro, servir de Memória Institucional e como fonte de pesquisa e conhecimento.Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, qualitativa e etnográfica quanto a sua abordagem, e quanto aos procedimentos técnicos pode ser classificada como bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu através de fontes como relatórios, atas, diários, depoimentos orais e escritos, certidões e demais correspondências. A história resgata um esforço coletivo em cima de algumas ideias que foram convicção de muitas pessoas, que de forma solidária e muito participativa definiram as atividades e os rumos das ações pedagógicas e acadêmicas envolvendo o curso desde sua constituição aos dias de hoje. O resultado do estudo está estruturado na parte 4 desta monografia, em formato de livro, contendo as seguintes partes: Contracapa; Sumário; Prefácio, Apresentação; Capítulos de 1 a 6, Créditos; Anexos e por fim, as Referências Bibliográficas. O resultado é uma emocionante história de superação e empreendedorismo de diversas pessoas, principalmente docentes e dirigentes da antiga FAFI que contribuíram substancialmente para a qualificação e longevidade do curso, o qual vem formando agentes de mudança e de desenvolvimento local e regional sustentável, ao longo das últimas décadas. Da mesma forma como o curso de Administração da Unijui foi constituído por muitas ideias, esta história foi registrada por muitas mãos, mas em só coração.Item O desafio da sustentabilidade ambiental na gestão de pessoas: um estudo no setor primário(2014-10-17) Valenzuela, Alberto Luzimar VargasO presente trabalho é uma investigação sobre o desempenho da gestão de pessoas no âmbito da sustentabilidade ambiental no setor primário. O assunto é presente na sociedade moderna e ganha destaque no contexto organizacional e social por necessitar de respostas rápidas a um ambiente exigente de legislação, de responsabilidade social, de qualidade de vida das pessoas, de sobrevivência e conservação do meio ambiente. Objetivou-se comprovar o desinteresse por parte dos gestores de pessoas do setor primário, da aplicação plena do que rege a Constituição Federal referente a Sustentabilidade Ambiental, seja por falta de conhecimento ou por negligência. Foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos com métodos exploratórios e descritivos. Quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento, de campo, de observação e um estudo de caso. Buscou-se analisar o convívio do produtor primário no segmento da agropecuária com o meio ambiente e a conscientização dos gestores de pessoas na aplicação, cumprimento da legislação e a relação com os indivíduos. A amostragem apresentou uma percepção de pouca maturidade em face da relevância do assunto, por motivos culturais e econômicos. Verificou-se um distanciamento da teoria para a prática e a falta de comprometimento dos entes envolvidos. Por outro lado, foram detectados indícios de um avanço, seja pela melhora do nível intelectual das pessoas, ou pela forte demanda de exigências legais e de mercado que vem impactando no setor primário, com consequentes mudanças comportamentais.Item Desenvolvimento de lideres na Sicredi das culturas: uma visão a partir do Programa Gestão de Talentos.(2018-12-06) Kuhn, Francieli Lima PortellaO processo de desenvolvimento de pessoas em uma organização é extremamente importante para o seu crescimento, atualização e manutenção em um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo deste estudo verificou a eficácia do Programa Gestão de Talentos, desenvolvido pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados – Sicredi das Culturas, que criou este programa para treinar e capacitar vinte e cinco colaboradores da instituição para cargos estratégicos e de liderança dentro da corporação, que além de promover o constante processo de desenvolvimento dos colaboradores, os capacita para novas posições dentro da cooperativa e faz com que, antes do colaborador ocupar efetivamente um cargo de gestão dentro da empresa, ele já esteja mais preparado para novos desafios. Para isso, diversas foram as metodologias utilizadas para avaliar a efetividade do programa, entre elas, a pesquisa bibliográfica, além de questionário virtual aplicado aos participantes do programa, bem como de entrevista pessoal, aplicada ao assessor de gestão de pessoas da instituição. Após a coleta de dados, buscou-se avaliar se o mesmo atingiu aos objetivos pretendidos e a visão dos colaboradores acerca da efetividade do processo de desenvolvimento e treinamentos realizados. Por fim, após a análise dos dados coletados, foi verificado que o programa cumpriu sim com os seus objetivos, pois oportunizou crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores participantes e a empresa ganhou no que tange a qualidade e celeridade do processo de sucessão e processo seletivo da Instituição. Os treinamentos foram pertinentes aos cargos que o programa visava desenvolver, que são voltadas a liderança e gestão. Porém, demonstrou que ainda precisa melhorar no acompanhamento dos processos de formação, que segundo os participantes, necessita ser mais constante, que sejam realizadas novas edições do programa, e que os participantes possam estar em constante desenvolvimento e em processo de troca de experiências.