Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Clima organizacional"
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Item Análise do clima organizacional: fatores motivacionais identificados nas agências do IBGE/RS(2015-03-23) Silva, Juliane Dornelles daEste estudo teve como objetivo principal identificar os fatores motivacionais existentes nas agências do IBGE/RS, entidade da administração pública federal, e analisar a influências desses fatores no clima organizacional. A bibliografia apresentada abordou sobre organizações e gestão de pessoas, como forma de retratar a organização estudada, e motivação e clima organizacional, alvo de investigação desse estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e os meios utilizados para o levantamento de dados foram pesquisa bibliográfica e de campo. Por meio da aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, baseada nos modelos de Celinski (1995) e Luz (1995) foi possível identificar os fatores positivos e os que são motivo de insatisfação por parte dos servidores. Na avaliação geral, o clima organizacional das agências do IBGE/RS foi considerado insatisfatório, com muitos pontos a melhorar. O resultado desta pesquisa pode servir aos administradores da instituição como fonte de conhecimento sobre a percepção dos servidores sobre seu ambiente de trabalho e propiciar a mudança necessária para melhorar o clima organizacional.Item O clima organizacional como ferramenta motivacional aos colaboradores da empresa AD Arquitetura e Design(2015-02-25) Ost, DeniseO objetivo deste artigo foi verificar como conseguir um bom clima organizacional para explicar e fundamentar a motivação dos funcionários nas empresas. Assim, procurou-se conceituar clima organizacional; identificar os desafios na área de gestão de pessoas e analisar como melhorar a gestão de processos através do clima organizacional da empresa AD Arquitetura e Design a fim de melhorar a motivação dos funcionários e como as lideranças das empresas podem auxiliar nisso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados permitem descrever as características do problema. A abordagem é quantitativa. São utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população questionada foi composta por sete pessoas da empresa AD Arquitetura e Design, consideradas o público ideal para alcançar o objetivo proposto. Foi aplicado um questionário com 21 questões, onde os questionados puderam responder Sim ou Não às questões propostas. Para manter o sigilo das informações, os questionados não tiveram seus nomes expostos. A análise dos dados foi feita através de gráficos quantitativos, onde foram mostradas as porcentagens das respostas, a fim de conseguir encontrar as soluções para o problema da pesquisa. Os resultados alcançados a partir do questionário aplicado apontou funcionários desmotivados com relação ao cumprimento dos objetivos e metas da organização em virtude da ausência de visão mais ampla da gestão enfatizando mais o ambiente interno e a padronização dos processos de forma a contribuir para o crescimento individual e coletivo.