Auditoria em Contabilidade Digital
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Item A relevância da gestão de custos públicos de um pronto atendimento municipal (PA) diante da certificação da auditoria operacional(2017-12-08) Schuh, Patricia LuizaCom o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal e, especialmente com a abertura política pela qual nosso país vem passando, somados a uma cobrança, por parte da sociedade, sobre o setor público por serviços melhores, existindo como contraponto recursos públicos cada vez mais escassos, a contabilidade aplicada ao Setor Público tem se mostrado uma aliada da administração pública e do controle social por oferecer condições de um melhor gerenciamento dos recursos e por proporcionar transparência na gestão da coisa pública. A finalidade fundamental da Contabilidade é gerar informações de ordem física econômica e financeira sobre o patrimônio, com ênfase para o controle e o planejamento. O objetivo do estudo com a publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, se faz cada vez mais importante e necessário mensurar e analisar a gestão de custos públicos utilizados pelos Municípios, identificando a importância do planejamento estratégico na elaboração e execução do orçamento, e desenvolvimento municipal em curto, médio e longo prazo. O estudo está dividido em 5 sessões, sendo a Introdução, a base conceitual subdividida em Auditoria Operacional, Contabilidade aplicada ao setor público, normas brasileiras aplicadas ao setor público, gestão estratégica de custos públicos, a metodologia com base nos modelos de custos aplicados à área hospitalar, adaptados ao Pronto Atendimento Municipal identificaram-se as atividades, por meio de pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa, na próxima sessão os resultados e discussões, e pôr fim a conclusão. Com base neste estudo, a gestão estratégica de custos públicos em um Pronto Atendimento Municipal pode contribuir na gestão eficiente dos recursos públicos, através da mensuração, identificação e estruturação dos centros de custos, permitindo o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, auxiliando os gestores na tomada de decisão e execução do orçamento público municipal. O Município atualmente está investindo um percentual significativo no custeio e financiamento do Pronto Atendimento Municipal, sendo que a responsabilidade de garantir este financiamento é do Estado e da União, se tratando de média e alta complexidade.Item Controles internos como instrumento de governança corporativa em uma instituição financeira(2017-12-04) Bergmann, Juliane PortellaO controle interno refere-se ao conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos, produzir informações contábeis confiáveis, permitindo melhor condução dos negócios pela organização, sendo assim, as boas práticas de Governança Corporativa podem contribuir na manutenção e melhoria de tais controles. O estudo investigou como os indicadores de Governança Corporativa, em uma entidade financeira podem melhorar os controles internos, auxiliando na gestão da organização. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva, estudo de campo e qualitativa. Foram utilizados como instrumento de pesquisa a análise documental a partir das notas explicativas, estatuto social e do relatório de administração. Os resultados obtidos mostraram que tais indicadores auxiliam a organização objeto de estudo na melhorias dos controles internos desta instituição, visto que permitem identificar o que cada item pode contribuir com a controladoria no aperfeiçoamento do sistema de controles no sentido de evitar fraudes, melhorar o comportamento dos colaboradores internos, o relacionamento com os stakeholders e a independência do conselho da administração e da diretoria, aumentando a transparência, a prestação de contas e a qualidade das informações divulgadas.Item Controles internos do contas a pagar e a receber em uma empresa do Noroeste do Estado do RS(2017-12-04) Ludvig, Vanessa ThaisO controle interno em uma empresa tem sua importância e aplicabilidade percebida facilmente, podendo ser usado nos mais diversos setores, com várias funcionalidades, variando conforme o setor, onde podem ser extraídas informações relevantes para a tomada de decisão na empresa. Este estudo teve como objetivo a verificação de como os controles internos do contas a pagar e a receber que alimentam o fluxo de caixa auxiliam a organização no acompanhamento e aprimoramento dos mecanismos de controles e na geração de informações úteis a tomada de decisão. Com vistas a atender o objetivo de estudo, esta pesquisa quanto aos objetivo foi classificada como descritiva, quanto aos procedimentos trata-se de um estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação e a análise dos documentos disponibilizados e quanto a abordagem do problema é uma pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que a empresa possui grande dificuldade para planejar as suas entradas e saídas, onde que com esse estudo, espera-se que a empresa possa ampliar os seus controles e assim melhor gerir o setor financeiro. As mudanças sugeridas permitem melhorar a comunicação do setor de compras com o contas a pagar, melhorar desempenho econômico e financeiro, visto que espera-se que a empresa tenha menores despesas com juros e multas devido a atrasos, e também diminuição de captação capital de giro a partir de aquisição de empréstimos bancário, que gera custos financeiros.Item Auditoria operacional em operações de crédito de uma instituição financeira(2017-12-04) Ketzer, TatianaAs Instituições financeiras procuram encontrar cada vez mais formas que as permitam alavancar os seus negócios e alcançar maiores resultados. Diante disto se utilizam de sistemas de compliance, controles internos mais apurados e técnicas de auditoria operacional que visem gerar informações precisas aos seus gestores sobre o andamento dos negócios, atuando de forma preventiva e não punitiva. O objetivo do estudo é realizar uma auditoria operacional em operações de crédito de uma determinada agência de atendimento de uma instituição financeira de grande porte com intuito de verificar se os processos de contratação e liberação de crédito estão em conformidade com os normativos externos e internos da instituição. Evidenciou-se os conceitos de auditoria operacional, controles internos, compliance e a legislação para instituições financeiras, buscando elencar a teoria com a prática, a medida em que foram identificados os controles internos e o sistema de compliance adotados na agência e instituição. A metodologia abordada consiste em uma pesquisa aplicada, no qual buscou-se gerar conhecimentos para aplicação prática, descritiva no sentido de identificar e descrever os fatos da realidade em estudo e qualitativa, na qual a análise dos dados não foi expressa em números quantificáveis. A partir da realização da auditoria operacional pode-se chegar a algumas constatações de irregularidades nos documentos referentes as contratações de crédito, para os quais foram sugeridas algumas recomendações, a fim de que a agência e a instituição financeira não venham a sofrer nenhuma penalidade ou punição. Conclui-se que a auditoria operacional e o sistema de compliance são fundamentais nas instituições financeiras, visto que fornecem informações precisas e atualizadas acerca dos processos desenvolvidos pela instituição, identificando possíveis falhas e fraudes que possam prejudicar o andamento dos negócios, gerando uma maior credibilidade e visibilidade da instituição perante o seu mais variado público.Item Auditoria operacional dos processos internos do setor financeiro de uma empresa comercial(2017-12-04) Souza, Vandriane Fagundes deA preocupação do desenvolvimento constante e ser diferenciado no mercado para poder competir, leva a busca de ferramentas que otimize os processos e possa dar maior segurança em relação aos seus procedimentos. Diante disto, este estudo tem o objetivo de demonstrar a importância da auditoria de processos operacionais internos no setor financeiro de uma empresa comercial, que visa auxiliar no gerenciamento e na tomada de decisões por parte dos gestores, tornando a contabilidade transparente aos seus usuários. Para isso foi necessário aprofundar teoricamente a importância da auditoria de processos por meio de pesquisa bibliográfica e em artigos publicados. Utilizou-se da pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e o levantamento de dados, que ocorreu conforme a documentação disponível, as entrevistas foram conduzidas com os profissionais do setor, afim de compreender melhor a operação do setor financeiro. As analises evidenciam que o sistema de controle interno da organização é frágil, apresentando divergências nos processos. Pode-se constatar através levantamentos efetuados que há pontos relevantes que podem auxiliar a organização na preservação da segurança de seus ativos, bem como dar maior eficiência ao setor financeiro. Desta forma podemos citar a ausência de conferencia dos valores de saldo de caixa, o compartilhamento de senhas, valores pendentes de longa data na conciliação bancaria. Conclui-se que a organização pode obter melhores resultados, otimizando atividades operacionais, tendo como consequência reflexo nos resultados, desde que implemente a auditoria operacional, sendo fundamental primeiramente a avaliação das necessidades e elaborando um programa de auditoria que possa atender o objetivo proposto pela organização.Item Impactos dos resíduos gerados na construção civil nos custos ambientais(2017-12-04) Rosa, Ana Paula daA construção civil é o ramo de atividade que mais cresceu nesses últimos anos, e com ela acendeu também os impactos dos resíduos sólidos gerados pelas construções. Nesse contexto o presente artigo tem o objetivo de apurar os custos ambientais dos resíduos gerados nos canteiros de obras, bem como o tratamento e destinos dos mesmos, juntamente com a legislação vigente, buscando também verificar o impacto na composição do custo total da obra. Utilizando-se da pesquisa descritiva e qualitativa, foi realizado um levantamento dos resíduos sólidos gerados por duas obras de uma construtora localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, oportunizando a identificação dos procedimentos de custeio, descarte e a possível reutilização dos mesmos, causando o menor impacto ambiental. Conclui-se que os resíduos gerados são de grande significância financeira no contexto da obra, e que a legislação do CONAMA responsável pelos descartes, manejo e reutilização dos resíduos sólidos não é aplicada nas duas obras em estudo.Item A gestão dos riscos operacionais nas instituições financeiras(2017-12-04) Christoff, Laíse Adriana KlunkEste artigo tem por finalidade demonstrar a importância da auditoria interna, por meio da gestão de riscos, no combate e prevenção de fraudes em instituições financeiras. De maneira geral, constata-se que a auditoria interna está presente nas instituições financeiras, exercendo, principalmente uma função corretiva (CARVALHO; VIEIRA, 2015), porém é uma ferramenta de gestão muito eficaz quando usada de forma preventiva. Neste contexto e no instável cenário econômico do país, a gestão dos riscos é um instrumento gerencial necessário para que as instituições financeiras possam controlar e aumentar seus lucros, por meio da redução de perdas causadas por fraudes, tanto internas quanto externas, além de outras perdas causadas pela falta de controles internos eficientes, ou sua aplicação equivocada. Com base na pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa o estudo se realizou em uma instituição financeira e constatou a importância da gestão de riscos, por meio dos controles internos, na concessão de crédito, tanto na prevenção de fraudes e erros, como na eficiência dos processos internos, impactando na credibilidade perante o mercado e no aumento dos lucros. Conclui-se que a gestão de riscos é fundamental para as instituições financeiras na busca do aperfeiçoamento dos processos internos com vistas a redução de perdas por fraudes e erros.Item Mudanças na cultura organizacional com a Implantação do E-social(2017-12-04) Martins, Rogério Costa BeberO e-Social é um projeto de grande complexidade, criado pelo Governo Federal, que exigirá mais dos empregados, empresas e contadores do que apenas uma revisão de processos. Trata-se de um projeto que visa unificar a escrituração trabalhista e previdenciária, disponibilizando as informações para órgãos competentes do Governo Federal. Buscou-se, no presente estudo, identificar os desafios e benefícios com os quais se defrontam os profissionais de escritórios de contabilidade. Para tanto, foi aplicado um questionário a 32 profissionais contabilistas, atuantes em escritórios contábeis de 11 municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, questionando-os quanto à implantação da Escrituração Fiscal Digital (e-Social) nas empresas. O estudo constitui-se numa pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. Os resultados demonstram que a mudança cultural das empresas é o principal desafio para a implementação do e-Social. E, apesar das dificuldades na sua implantação, este sistema irá trazer benefícios que possibilitarão um avanço enorme nas relações de trabalho e nos processos e procedimentos existentes. Percebe-se, contudo, que ainda há entre os sujeitos participantes da pesquisa uma série de dúvidas que geram insegurança com relação às novidades trazidas pelo novo projeto do e-Social.Item Os reflexos do Esocial nos controles internos das micros e pequenas empresas com contabilidade terceirizada e o cumprimentos das obrigações acessórias(2017-12-04) Knop, Fernando JuniorA contabilidade terceirizada pelas micro e pequenas empresas tem o intuito de reduzir custos com a contratação de um Contador em tempo integral para a organização. Contudo esta terceirização gera muitos processos que necessitam controles para que não ocorram falhas nas obrigações e cumprimento da legislação em vigor. O controle interno é um instrumento de grande importância, uma vez que planejado e mapeado é capaz de reduzir os riscos dos processos para a não ocorrência de falhas. O objetivo deste estudo é demonstrar quais os impactos que o esocial provocará nos controles internos das micro e pequenas empresas buscando uma forma de adequá-las para que ocorra eficiência nos processos. Para realização do estudo se utilizou concomitante a pesquisa aplicada e descritiva com uma abordagem qualitativa, embasando-se em estudos bibliográficos, artigos e pesquisas publicadas. Constata-se que os controles internos nas micro e pequenas empresas são ineficazes e precisam ser adequados em várias etapas do processo para que não ocorram erros ou falhas na implementação do esocial pelo governo. Conclui que as pequenas empresas com contabilidade terceirizada necessitam implantar controles internos eficientes para atender as exigências do esocial.Item O cruzamento de dados da Receita Federal via SPED para as empresas brasileiras(2017-12-04) Giessler, Gabriel CampanaroO projeto SPED vem trazendo grandes mudanças para os ambientes empresariais, contábeis e fiscalizadores, dentre elas, a possibilidade do cruzamento automático, por parte do fisco, de dados enviados pelos contribuintes. O estudo teve como objetivo, identificar as principais informações enviadas pelas organizações através de diversas obrigações acessórias constantes no projeto SPED, passíveis de cruzamento automático de dados. O estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva, documental com abordagem qualitativa. A partir do estudo, infere-se que o sub projeto ECD é o que fornece maior número de possíveis dados a serem verificados e comparados com as demais informações enviadas através dos outros sub projetos do SPED. Dessa forma as organizações passam a ter maior responsabilidade quanto ao controle de informações, tanto suas, quanto de terceiros, que são enviadas através das obrigações acessórias e assinadas digitalmente.