Educação física escolar e práticas corporais de aventura na natureza: uma proposta para o ensino médio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul
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Data
2025-02-04
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Resumo
conhecimento referentes à cultura corporal, é componente curricular obrigatório da
Educação Básica, sendo que sua gênese foi influenciada por uma abordagem
militar, higiênica e esportiva no Brasil. A partir da década de 80, com o movimento
renovador ela passou por mudanças, assumindo uma identidade, pelo menos do
ponto de vista teórico, muito mais próxima das ciências humanas, da filosofia e da
pedagogia. No contexto de inserção na educação básica, especialmente no Ensino
Médio, existem muitas possibilidades de inovações pedagógicas, já que temos os
temas transversais que são bastante abrangentes. As práticas corporais de aventura
na natureza enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, pela
variedade de objetos de conhecimento de potencial educativo, constituem-se como
um relevante tema a ser desenvolvido, de maneira a atender as especificidades
dessa etapa de ensino, dentro do contexto que está inserida a comunidade local. O
objetivo deste estudo foi o de investigar os limites e potencialidades de
implementação de uma Unidade Didática de Práticas Corporais de aventura na
natureza, enquanto possibilidade de ampliação da cultura corporal de movimento de
estudantes matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do litoral
norte do Estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo específico, também foi
verificada a possibilidade de ampliação da constituição da consciência ambiental
desses mesmos estudantes. Nesse sentido, para auxiliar os professores de
Educação Física, foi criado uma Unidade didática com histórico, materiais, vídeos,
sugestão de experimentação e um movimento para essa inovação pedagógica
contemplando o planejamento da prática educativa. A pesquisa, de natureza
qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, contou com a participação de
24 alunos, matriculados em 2022, em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio
de uma escola pública do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se
como instrumento de produção de dados o Diário de Campo, registros iconográficos
e de vídeos/fotos. Como resultado foi elaborado um relatório da aplicação das
atividades da UD e foi possível perceber o engajamento e encantamento durante
todas as propostas e indagações, claramente potencializando a consciência
ambiental e fomentando a inovação pedagógica. As práticas corporais de aventura
na natureza propiciam que o aluno confronte-se com ele próprio, superando limites,
ultrapassando barreiras e vencendo desafios, além de agregar novos saberes. Cabe
ressaltar que é na escola que devemos encontrar esses desafios e aprender em
todas as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal.
Descrição
124 f.
Palavras-chave
Educação física escolar, Ensino médio, Práticas corporais de aventura na natureza, Cultura corporal de movimento, Planejamento