Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio

2016-11-09

Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.

Ciências da Saúde, Educação Física, Práticas corporais, Intervenção pedagógica