A ampliação da jornada escolar da criança: da invisibilidade ao protagonismo

2021-07-26

A oferta de educação em tempo integral é um tema que amplia em importância na realidade brasileira, especialmente, a partir da implantação do Plano Nacional de Educação 2014-2024. O Plano contempla a oferta progressiva da ampliação da jornada escolar na rede pública em todo o país. O presente estudo traz a investigação acerca da adequação das crianças-alunos de uma turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto à ampliação da jornada diária escolar em uma escola da rede pública municipal. O objetivo é analisar o contra turno escolar na perspectiva da criança para compreender a organização do tempo em relação a sua vida, tendo como análise as práticas que aferem a invisibilidade e/ou o protagonismo. Foram considerados como referências para o tema: Cavaliere, Freire, Sirota, Sarmento, entre outros. Os dados da investigação foram elaborados a partir da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, basicamente através da observação participante, com registro em diário de campo que converge, posteriormente, para relatos das anotações e momentos vividos com o grupo de sujeitos. Outro procedimento foram as entrevistas semidirigidas, através das quais o pesquisado discorre sobre o tema, sem perguntas prévias, além da análise documental. Portanto, concluiu-se que, embora um espaço apropriado é um fator importante para o desenvolvimento do protagonismo infantil na escola, a oferta de uma educação integral de qualidade depende muito do compromisso do professor com a proposta e o espaço educativo.

Ciências Humanas., Infância., Invisibilidade., Tempo Integral., Protagonismo.