Educação Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/433
Navegar
Navegando Educação Física por Autor "Bagolin, Eliziane Salete"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Educação Física na educação infantil: uma investigação sobre a metodologia de ensino aplicada no ambiente escolar(2017-12-05) Bagolin, Eliziane SaleteA inserção das práticas corporais, voltada para o ensino da educação física na educação infantil estão aos poucos ganhando espaços na realidade das escolas municipais, onde os profissionais da área fazem parte desta dimensão da Educação, podendo desenvolver atividades que caracterizam essa faixa etária de zero a cinco anos, sendo de fundamental importância para o processo de aprendizagem das crianças. Encontramos, porém, muitos educadores com dificuldades de executar e planejar os fundamentos necessários para com esta demanda. Pensando nisso, o objetivo dessa pesquisa é alisar a metodologia utilizada no planejamento dos professores de educação física, que atuam nas escolas de educação infantil, de uma cidade do noroeste do estado do RS. Foi utilizado a metodologia descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com três professores, sendo esses do sexo feminino. Uma professora esta concursada na rede municipal há 10 anos, e há 6 trabalha com a Educação Infantil. A segunda professora participante do estudo esta trabalhado como concursada na rede municipal há 1 e ano e meio, ambas formadas em educação física, e por fim a terceira professora participante do estudo esta em processo de graduação, ocupando cargo de estagiária, também em Educação Física, os instrumentos utilizados na pesquisa foram um questionário aberto, elaborado com questões descritivas. Constatamos assim, a ausência de uma metodologia adequada para o ensino da Educação Física na Educação Infantil em duas das três profissionais desta pesquisa, rompendo com o avanço das crianças mediante a faixa etária que se encontram, ocorrendo apenas repetições de movimentos, sem continuidade, sem o lúdico e a imaginação prejudicando o verdadeiro papel desta disciplina para com as crianças.