Educação Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/433
Navegar
Navegando Educação Física por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 321
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A percepção de professores sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física(2023-10-26) Dias, Felipe KorbEste trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que realizar um planejamento diante das adversidades do contexto da escola é um desafio muito grande para estes docentes. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível. Palavras-chaves: Formação Inicial. Ensino Fundamental. Professores de Educação Física.Item Abandono docente dos professores de educação física na rede estadual e municipal de ensino: um estudo de caso(2018-08-22) Dela Vechia, Marieli UllrichEsse trabalho tem como tema o Abandono Docente onde que a partir deste introduzir e investigar sete professores da área na região do noroeste do estado. Onde meu método de pesquisa será a partir de um estudo de caso, descritivo, oral, verbal, o formato é o levantamento de dados, realizando questionários onde citado dados pessoais (idade, profissão, nível de escolaridade, gênero, estado civil, local de residência, nacionalidade, agregado familiar, conversando com o profissional. Podendo entender o principal motivo desse abandono no decorrer da carreira. Sendo que o abandono não precisa ser necessariamente o afastamento da escola, mas sim a falta de motivação de planejar as aulas, de buscar novos conceitos, novos conhecimentos para passar em sala de aula tanto na prática como na teoria. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. No entanto, percebi que no fim da minha formação pude observar diferentes formas de abandono docente, sendo eles afastando- se da escola ou até mesmo continuando, mas desmotivados. Considero que ao terminar está minha pesquisa, percebi que muitos professores estão na fase de abandono docente, mas que não tem conhecimento do assunto em relação ao abandono, percebe-se que os professores estão muito desmotivados e exaustivos em relação ao ser professor, desencadeando a partir deste o abandono docente no decorrer da sua carreira.Item A abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores?(2018-08-27) Lima, Elizandra Massaia deAs lutas são práticas corporais de importância histórica e social que existem há muito tempo e fazem parte da cultura corporal de movimento. Por isso é um importante tema a ser utilizado nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, diversos autores apontam que raramente esse eixo de ensino é desenvolvido nas aulas dessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de professores de Educação Física que atuam em escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sobre o ensino da luta nas aulas de Educação física escolar e seu processo de desenvolvimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, com dez professores que atuam em escolas de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos através de um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem afirmar que os professores consideram o tema importante e relevante para os alunos e que julgam possível trabalhar essa temática. Entretanto, de modo contraditório, não desenvolvem o tema lutas em suas aulas. O principal motivo para tal situação – segundo eles – é a falta de conhecimento sobre o assunto, especialmente por não terem um componente curricular em sua formação que ofereceu saberes suficientes para o ensino.Item Abordagens atuais de treinamento de força para gestantes(2022-02-22) Rodrigues, Daniele Cristine BoelterO treinamento resistido tem sido abordado na literatura como uma excelente ferramenta, sendo uma grande alternativa para uma qualidade de vida melhor e mais saudável, sendo este indicado para os diversos grupos, principalmente para as gestantes. O objetivo deste estudo foi descrever os benefícios do treinamento de força durante o período gestacional. O método utilizado foi uma revisão integrativa, que utilizou artigos científicos atualizados, pesquisados na base de dados do National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os trabalhos demonstram que o treinamento de força, tem efeitos positivos para a saúde da gestante e para o feto, a prática vem para ajudar essas mulheres, pois é uma modalidade segura, e eficaz, em intensidades leves a moderada só traz benefícios.Item Academia para elas: um estudo de caso(2018-11-08) Bihain, Maria HerbstrithConsiderando que as mulheres procuram, cada vez mais, por academias espaços exclusivas para elas, o presente estudo tem como objetivo investigar quais os motivos que levam as mulheres a optarem por esse espaços. Para compreender melhor, procuramos investigar em uma academia especifica os motivos que levam as mulheres a procurar e permanecer neste ambiente, verificando se o perfil profissional e as praticas oferecidas na academia são fatores determinantes na decisão. A proposta metodológica foi a partir de um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uma proprietária e profissional de educação física de um espaço exclusivo só para elas. Além disso, foram questionadas 15 alunas com idades entre 24 a 60 anos, praticantes da academia. Os Resultados mostram que por se tratar de uma academia exclusivamente para mulheres, faz-se o diferencial e o ponto principal de suas escolhas, além da grande maioria levar em consideração o atendimento profissional.Item O acompanhamento do estágio supervisionado como possibilidade de mudança de concepção de ensino de professores de educação física: o estudo de um caso(2020-03-11) Cruz, Gesiel Carvalho daSocialmente o entendimento sobre as lutas vem carregado de significados negativos, associando a prática às brigas e, consequentemente, à violência. Isto justifica a necessidade de estudar que o ensino das lutas na escola carrega outras possibilidades e significados. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo identificar em que medida o desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre lutas na escola pode influenciar na mudança de concepção de uma professora de Educação Física acerca do ensino dessa temática nas aulas. Para isso, realizou-se um estudo de caso, pautado numa abordagem qualitativa, analisando a percepção de uma docente de Educação Física frente ao acompanhamento do desenvolvimento de uma unidade de ensino de lutas por ocasião da prática do Estágio Curricular Supervisionado. Após a análise de um questionário respondido pela professora, os resultados indicam que o acompanhamento do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre lutas na escola, possibilitou com que a docente mudasse sua compreensão acerca do ensino dessa temática nas aulas, uma vez que ela reconheceu a importância e a viabilidade da temática. Contudo, a docente relata que esse conhecimento não é suficiente para que ela passe a ministrar aula sobre lutas, mesmo reconhecendo a existência de uma série de conhecimentos que permitem ensinar lutas na escola de um modo atrativo para os alunos, a docente precisa de auxílio para implementar esse tema em suas aulas.Item Adaptações orgânicas em resposta ao exercício físico durante Trekking no Everest(2019-04-12) Tosatto, RicardoA educação física vem se ramificando em várias áreas e o presente estudo buscou trazer mais respostas para compreender as adaptações fisiológicas do corpo quando submetido a uma altitude superior do que a habitual. O principal objetivo do estudo foi o de analisar as respostas orgânicas no exercício em altas altitudes. A metodologia do estudo é pelo método do estudo de caso, o pesquisar foi até o Nepal e coletou os dados para se ter as respostas da pesquisa. Foram coletados, através de oxímetro, dados da saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca de três sujeitos durante 8 dias de trekking no Nepal. Os resultados estabeleceram que a saturação de oxigênio no sangue diminuirá e que a frequência cardíaca aumentará, que segundo pesquisas, tende a acontecer. Diferenciais podem ser destacados também, como a individualidade biológica dos sujeitos em relação a seus resultados. A partir disso, conclui-se que o corpo passará por adaptações fisiológicas durante a ascensão na altitude, o que acaba aumentando a frequência cardíaca e diminuindo a saturação de oxigênio no sangue.Item Aderência e permanência de mulheres idosas no programa de atividades físicas para o grupo de terceira idade Santa Ana, no município de Catuípe-RS(2012-08-20) Alegranzi, JordanaO presente estudo tem por objetivo analisar os motivos de aderência e permanência de mulheres idosas no programa de atividades físicas para terceira idade, do grupo Santa Ana, na cidade de Catuípe-RS. A pesquisa foi qualitativa utilizando de entrevistas semi-estruturadas individuais, envolvendo 12 mulheres que frequentam o grupo num período de sete anos. As entrevistadas possuem idades entre 60 e 80 anos e pertencem a classe média social. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta “Quais motivos levam a aderência e permanência de idosas no programa de atividades físicas para o grupo de terceira idade no município de Catuípe-RS?” Os resultados que se desencadeiam das análises mostram que a dança e as caminhadas são atividades que todas realizam. Os motivos pelos quais aderiram às práticas de dança e caminhada foram principalmente a orientação médica, pois 90% das entrevistadas têm hipertensão e tomam medicamentos para a doença, o convite e influência das amigas e o prazer ao realizarem estas atividades. Jamais pensaram em desistir de realizar estas práticas, pois não conseguem ver-se longe delas. O grupo entrevistado realiza tais atividades em seu cotidiano como forma de descontração, um meio de poder reunir-se com as amigas e contribuir com sua saúde.Item Aderência, manutenção e desistência das práticas em academia(2018-07-05) Rodrigues, MaiconO presente estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, tem como principal objetivo investigar os motivos que levam pessoas a aderir e manter-se ou desistir dos exercícios físicos na Boa Forma Academia, da cidade de Ijuí – RS, através de uma pesquisa descritiva, com delineamento de levantamento. A população da pesquisa contou com dois grupos: 15 alunos ativos frequentando regularmente (grupo 1), matriculados há mais de três meses e 15 ex-alunos (grupo 2), ausentes há mais de um mês, ambos os grupos com idade entre 20 a 29 anos, de ambos os gêneros, sendo no grupo 1: seis mulheres e nove homens e no grupo 2: oito mulheres e sete homens, em ambos os grupos variou classe social, profissão e nível de escolaridade. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, visando obter informações pessoais e intenções com a prática, respondido presencialmente na academia. Constatou-se que ao término da aplicação do questionário e análise dos dados que os principais motivos apontados para adesão em ordem decrescente foram: estética, bem-estar, saúde, melhora da aptidão física, prazer pela prática e socialização. Por outro lado, os principais motivos apontados para a desistência da prática foram: falta de tempo, situação financeira, falta de motivação, problemas de saúde, preguiça, distância da academia, mudança de endereço e falta de resultados. Os diversos fatores apontados na pesquisa devem ser cuidadosamente analisados e avaliados pelos profissionais da área da Educação Física, juntamente com empresários do segmento, para que com ações direcionadas e em conjunto possam fortalecer os fatores de adesão e minimizar os fatores que causam a desistência e a rotatividade nas academias de ginásticas.Item Alongamento nas academias : objetivos e justificativas de sua prescrição por professores de educação física(2012-03-21) Foletto, Gederson VinicioOs exercícios de alongamento são habitualmente prescritos pelos professores de Educação Física, tanto em programas orientados ao treinamento de atletas, como na busca pela melhora da aptidão física da população em geral. Particularmente em academias de musculação esses exercícios estão presentes na rotina de treinamento da maioria esmagadora dos alunos. No entanto, a literatura científica é bastante controversa quanto aos benefícios que o alongamento proporciona aos praticantes, não sendo unívoca no que se refere às recomendações sobre sua utilização e forma de trabalho nos treinamentos. Por outro lado, a literatura também aponta que os professores não utilizam apenas o conhecimento acadêmico para tomar decisões sobre seu trabalho, mas também mobilizam saberes da experiência para sua atuação profissional, ou seja, em muitas intervenções são utilizados conhecimentos tácitos adquiridos ao longo de sua atuação como professor. Estes elementos surgem a partir do feedback entre professor e aluno. O objetivo deste estudo foi investigar o que norteia (objetivos e justificativas) a prescrição do alongamento pelos professores de Educação Física nas academias. Tratase de uma pesquisa exploratória com delineamento de estudo de campo. Foram visitadas cinco academias, sendo duas voltadas ao treinamento personalizado. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores de Educação Física, com no mínimo cinco anos de atuação. Os dados foram coletados a partir da entrevista semiestruturada, gravada em áudio, na qual os principais temas abordados foram: os objetivos da prescrição do alongamento, relação entre o alongamento e prevenção de lesões, métodos de alongamento que são utilizados durante as sessões de treino, a orientação do alongamento, a origem do conhecimento, a relação entre a formação inicial, características profissionais, prescrição dos alongamentos. A análise dos dados, obtidos nas entrevistas, foi realizada tendo como suporte as leituras do referencial teórico que embasou a classificação de categorias, procurando identificar semelhanças e diferenças entre as posições dos entrevistados. Neste sentido, os resultados apontaram que os objetivos da prescrição são muito variados. A maioria dos professores afirmou prescrever o alongamento como parte do aquecimento no início da atividade e como relaxamento no final. Outros professores mencionaram o aumento da flexibilidade como um das principais razões da indicação, enquanto que a diminuição da dor muscular tardia, o bem estar relatado pelo aluno e a melhora da consciência corporal foi mencionado somente por um profissional. Além disso, apenas três professores prescrevem o alongamento tendo como um de seus objetivos a prevenção de lesões. Constatou-se também que os oito entrevistados não aplicavam nenhum método de alongamento específico, tampouco demonstraram ter conhecimento técnico/científico desses métodos. Assim, acreditamos que os professores em geral prescrevem o alongamento por duas razões, a saber: 1º) por ser uma prática rotineira que há muito tempo vem sendo mantida, não só nas academias de musculação, mas em diversos 8 esportes, que por não ser lesivo não justifica a não realização; 2º) em muitos casos o aluno passa para o professor que determinado alongamento lhe fez bem, então, o professor por sua vez, passa a utilizar esse conhecimento na sua intervenção diária.Item Análise comparativa dos alunos da 6ª série da escola Adventista de Pelotas - RS: motivação na prática de futsal nas aulas de educação física e no projeto/escolinha de futsal(2013-12-09) Moraes, Marcos Paulo Silveira deO presente estudo teve como objetivo fazer uma análise dos fatores motivacionais que levam os alunos a praticar o futsal em diferentes momentos, o momento da aula formal de educação física na escola e o momento do treinamento/aula do projeto/escolinha de futsal da Escola. O instrumento utilizado no estudo foi o Inventário de Motivação para a Prática Esportiva de Gaya e Cardoso (1998), composto de 19 perguntas objetivas, subdividas em três dimensões: Competência esportiva, saúde, amizade/lazer, além de um questionário composto por nove perguntas, obtendo-se como resultado que os alunos que frequentam o projeto/escolinha de futsal dão muita importância a questões ligadas com a Competência Desportiva, enquanto os alunos entrevistados que praticam somente as aulas de educação física da escola dão mais importância a questões relacionadas com a saúde, amizade e lazer.Item Análise da influência dos treinamentos aeróbico, resistido e concomitante para a redução do percentual de gordura corporal em mulheres(2014-04-10) Moura, Cassiana John depesquisa consiste na análise dos diferentes tipos de treinamentos (treinamento aeróbico, treinamento resistido e treinamento concomitante) perante a diminuição do percentual de gordura corporal em mulheres. Seu objetivo é investigar os diferentes benefícios dos treinamentos e principalmente obter uma resposta para a tão frequente procura em academias por mulheres que desejam a redução do tecido adiposo. Sendo a pesquisa um estudo de caso/experimental, onde foram realizadas entrevistas com quatro mulheres sedentárias e com idades entre 20 e 22 anos, depois de selecionadas três destas entrevistadas deu-se início a anamnese, avaliação antropométrica e encaminhamento com nutricionistas da Clínica de Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), para acompanhamento mensal. Em seguida foi estipulado um método de treino para cada participante sendo, treinamento aeróbico, treinamento resistido e treinamento concomitante, as sessões de treino aconteceram três vezes na semana em dias alternados durante o período de três meses. Os resultados não foram muito significativos referentes à perda de peso corporal, o treinamento mais eficaz expresso nesse estudo foi o treinamento aeróbico onde a participante eliminou -4,42 kg de gordura corporal, seguido do treinamento concomitante -3,8 kg e treinamento de força -3,4 kg. O descomprometimento com a reeducação alimentar foi a chave para a perda de peso não ser tão significativa.Item Análise da intenção tática – finalizar em condições favoráreis no futsal com alunos do 8ª ano do ensino fundamental(2019-03-01) Silva, Andrey Veiga daO trabalho tematiza o desenvolvimento de uma Unidade Didática de Futsal em uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Apresenta o referencial teórico composto de três momentos: A escola e a educação física, na qual apresento a educação física enquanto componente curricular e produtora de cultura dentro de um ambiente escolar; Os jogos esportivos e a educação física escolar, conceitua os jogos esportivos e suas relações com a educação física escolar; e O método situacional ativo e os subpapéis dos jogos esportivos coletivos no qual apresento os conceitos de tática, intenção tática e os subpapéis que pretendo desenvolver na pesquisa. A pesquisa é pautada pelo seguinte questionamento: Houve melhora no desempenho tático dos alunos na prática do futsal após o desenvolvimento de uma Unidade Didática - UD sobre a intenção tática – finalizar em condições favoráveis? Para responder a pergunta tive como objetivo geral do trabalho analisar se o desenvolvimento da Unidade Didática referida melhorou o desempenho tático dos alunos. Trago ainda como objetivos específicos: analisar a tomada de decisão dos alunos durante os jogos de futsal; produzir atividades adequadas e específicas para o desenvolvimento da intenção tática – finalizar em condições favoráveis. A partir da análise é possível afirmar que não houve melhora na turma trabalhada, a intenção tática ‘finalizações em condições favoráveis’ não aumentou significativamente da primeira filmagem para a segunda. Os alunos não melhoram a tomada de decisão sobre o passe para o colega e também sobre a finalização ao gol. Apesar de não ter sido trabalhado com ênfase, foi notado durante os jogos que a marcação e roubada de bola melhoraram, e acredito que foi pela aplicação de tarefas do tipo T3 e T4, nas quais as situações de jogo estavam sempre presentes. A aplicação da Unidade Didática de Futsal com ênfase na Intenção Tática do Atacante com Posse de Bola - ACPB – finalizar em condições favoráveis acabou não melhorando o desempenho tático dos alunos, mas para uma atuação mais satisfatória, trabalhar e desenvolver outras intenções que seriam necessárias, é importante um tempo maior de desenvolvimento de uma Unidade Didática.Item Análise da prevalência da obesidade e estilo de vida de escolares da rede estadual de ensino de Crissiumal(2016-04-20) Schneider, Raquel CarolinaA obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo. Ela vem crescendo de forma assustadora em todo o mundo, ganhando status de epidemia global. As causas da obesidade são de etiologia multifatorial, sendo as principais delas a inatividade física e a alimentação inadequada, rica em gorduras. O presente estudo caracterizou-se como descritivo transversal e teve como objetivo analisar a prevalência da obesidade em escolares da rede estadual de ensino de Crissiumal. A amostra foi constituída de 28 escolares, de ambos os sexos, na faixa etária entre 8 e 10 anos de idade de três escolas estaduais sorteadas aleatoriamente, provenientes da área urbana e rural do município. Os instrumentos de coleta de dados foram dois: Questionários que verificaram os hábitos alimentares na escola e o nível de atividade física. O peso e a estatura para estabelecer o IMC. Os resultados apontaram uma maior prevalência de escolares com IMC normal (39,4%), com diferença do percentual de crianças que já apresentam obesidade (32,1%), e menor prevalência de crianças com excesso de peso (28,5%) que não chegam a obesidade. O estudo ainda revela maior prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do sexo feminino somando 72,2% enquanto o masculino 40%. Também revelou que 96% dos escolares admitem consumir alimentos hipercalóricos na escola. Pode-se concluir que existe uma elevada prevalência de sobrepeso e obesidade entre alunos de 8 á 10 anos, nas três instituições da rede de ensino estadual de Crissiumal - RS que estiveram envolvidas na amostra. Foi possível perceber também, uma relação positiva entre estar fisicamente ativo e estar com o IMC considerado normal. Também percebeu-se que não estar fisicamente ativo, ou seja, passar mais tempo parado, com atividades com pouco movimento, tornando-se cada vez mais sedentário, aliado a constatação de que a maioria dos alunos envolvidos na amostra, consome, na escola, alimentos hipercalóricos, ou seja, alimentos com alto teor de gorduras podem estar influenciando significativamente no aumento do peso corporal dos mesmos. A obesidade está inserida na sociedade, porém é necessário que se conscientize a população da importância de buscar soluções.Item Uma análise dos sistemas táticos do futebol utilizado pela seleção brasileira na conquista dos cinco mundiais(2015-10-22) Brum, Marcelo LuisO presente estudo tem como objetivo o interesse de conhecer a história do futebol Mundial, brasileiro e a evolução dos sistemas táticos no decorrer das copas do mundo em que o Brasil sagrou-se campeão. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, que foi desenvolvida através de livros, artigos científicos e relatos históricos por principalmente acreditarmos que a história do Futebol nos dá referências de um dos desportos mais praticado e que deveria ser mais apoiado e vivenciado por todos os alunos nas escolas. Apresentam-se no decorrer da pesquisa dados relacionados a fatos marcantes da história deste esporte, praticado mundialmente, como por exemplo, países de referência da criação do esporte, termos utilizados na época, a inicialização da profissionalização dos jogadores, as dificuldades enfrentadas pelas seleções na primeira copa do mundo, regras iniciais do jogo, os principais jogadores da seleção brasileira nos anos em que o Brasil sagrou-se campeão e os principais sistemas táticos utilizados pela seleção nestas datas específicas. Analisando todos os fatos mundiais e nacionais, percebe-se que o Brasil foi Campeão usando um sistema tático que é a distribuição e posicionamento dos jogadores no campo além das características individuais e coletivas dos atletas. Salientamos que o Brasil mesmo não tendo sido o país de referência para o surgimento desta modalidade, é o país de maior numero de crianças, jovens e adultos que praticam esta modalidade por isso é destaque na formação de bons jogadores, e isto é visto principalmente por ser o Brasil o país com o maior número de títulos mundiais, sendo ele o único pentacampeão. Conclui-se que o futebol na sua história revela um esporte de massa, do povo. Os sistemas táticos que o Brasil utilizou na conquista dos mundiais são: 4-2-4, 3-4-3, 3-3-4, 4-4-2, 3-6-1 e 3-5-2.Item Ansiedade e estresse: que atletas/alunos de futsal sofrem na fase pré-competitivo, de uma escola estadual de Santiago, RS(2015-04-02) Paz, Paulo Rodrigo FloresA Educação Física na escola é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente, e é na escola que crianças e adolescentes fazem a escolha por um esporte ou modalidade esportiva e passam a praticá-lo com o objetivo de participar de competições, seja de caráter individual ou de equipe. Dentro desta realidade, muitas vezes por pressão própria, ou seja, pelo desejo de ser um grande atleta, ou por pressão dos pais e/ou dos treinadores passam a sofre com a ansiedade e o estresse pré-competitivo. Neste sentido, este estudo tem o objetivo de investigar o estresse pré-competitivo em alunos que fazem parte de uma equipe de futsal de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Santiago. A pesquisa se configura como um estudo de caso, e a coleta de dado se deu a partir de um questionário estruturado, embasado na escala de estresse infantil Lipp e Lucarelli (1998). Com esse instrumento levantou-se os fatores que geram estresse e ansiedade nos atletas/alunos antes das competições de futsal, buscando compreender como estes afetam de maneira negativa ou positiva na vida da criança. Ao final do estudo percebeu-se que os atletas/alunos sentem a pressão da competição e apontam ficarem nervosos e tensos em momentos que precedem a competição, cabendo então, ao professor à tarefa de ajudar seus alunos e ficarem menos tensos pelo diálogo e transmitindo confiança e segurança. Esse estudo foi muito importante para o crescimento pessoal e profissional, pois já existe uma caminhada de trabalho como auxiliar junto a professores de educação física em escolinhas e projetos de futsal do município de Santiago, e o conhecimento levantado na pesquisa vem contribuir para o entendimento do estresse pré-competitivo e colaborar para que se busquem alternativas de trabalho que não sejam tão estressantes para as crianças.Item Aproximações e distanciamentos de exercícios físicos e procedimentos estéticos: um estudo de caso(2019-03-01) Silva, Paulo Roberto Koch daO presente trabalho tematiza a realização de procedimentos estéticos por mulheres praticantes de exercícios físicos. Apresenta o referencial teórico composto por três partes que embasam a pesquisa, que tem como objetivo geral compreender os motivos que levam um grupo de mulheres na cidade de Ijuí, praticantes de exercícios físicos, a realizarem tratamentos estéticos. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de cunho descritivo e exploratório e de abordagem quantitativa. Foi realizada com um grupo de 11 mulheres, praticantes de exercício físico, e que realizam tratamentos estéticos numa mesma clínica estética. A produção dos dados foi por meio de um questionário com as participantes. A partir da análise dos dados, os resultados que apareceram foram: a musculação é a prática predominante entre as mulheres pesquisadas, bem como apresentam uma alimentação saudável e balanceada, e uma rotina diária corrida; os motivos apresentados pelas mulheres são variados, desde a estética corporal (emagrecimento, corpo bonito, perda de gordura localizada), passando pelo bem-estar físico, emocional e psicológico, e também na realização e abrandar de sentimentos como amor, felicidade, alegria, prazer, satisfação, relaxamento. Foi possível mapear com essa pesquisa, que exercício físico e tratamento estético podem ser utilizados como complementares um do outro, e que ambos são vistos de forma positiva, e não como obrigações por parte das mulheres.Item Aptidão física relacionada à saúde de escolares do ensino médio de uma escola de Santa Rosa – RS(2018-08-27) Pacheco, Micael LealIntrodução: Nota-se perante revisão de literatura que o termo aptidão física está fortemente relacionado à saúde (uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social). Então, presumi-se que a Aptidão Física Relacionada à Saúde deve ser abordada nas aulas de educação física como uma ferramenta de bem-estar. Em diversos estudos têm sido comprovado os baixos índices de Aptidão Física Relacionada à Saúde de escolares do Ensino Médio. Sendo assim, o estudo tem como objetivo verificar os níveis de Aptidão Física relacionada à saúde de escolares do Ensino Médio, de acordo com o sexo. Metodologia: Este estudo se caracterizou como quantitativo, do tipo descritivo, e teve como amostra, escolares do Ensino Médio da cidade de Santa Rosa – RS. Para avaliar a aptidão física dos escolares foram aplicados os testes de aptidão física propostos pela bateria do PROESP-BR, que são relacionados à saúde. Resultados: Os resultados mostraram que os meninos tem maiores níveis de aptidão física relacionada a saúde que as meninas, exceto no componente flexibilidade e também maiores níveis de atividade física. O nível de atividade física também mostrou que há correlação com o percentual de gordura e aptidão cardiorrespiratória. Conclusão: Por fim, nota-se que a maioria da amostra não atende aos níveis de atividade física recomendáveis, tendo que haver uma interferência e novos estudos para que os mesmos venham a desenvolver hábitos saudáveis, com uma vida ativa fisicamente.Item Área de vulnerabilidade social: o futebol como uma possibilidade de transformação(2016-04-19) Tolazzi, TiagoSendo importante a prática esportiva em área de vulnerabilidade social, na qual proporciona vários benefícios e deve ser direito de todas as crianças e adolescentes, torna-se primordial uma constante pesquisa sobre o tema. Pois a pratica esportiva auxilia no desenvolvimento saudável de seus praticantes. Com a violência e a vulnerabilidade social em alta, os problemas nas comunidades tornam-se mais visíveis, e com isso se leva a importância de projetos sociais nessas áreas, na qual esses projetos poderá ser a solução de muitos problemas encontrados, cujo objetivam eliminar ou diminuir tais problemas por meio da prática do esporte Tendo conhecimento dessas causas, essa pesquisa visa um estudo de como se da à implementação da prática esportiva do futebol na escolinha “superação” no bairro cruzeiro, no município de Santa Rosa/RS, bem como, compreender a sua realidade e as perspectivas dos alunos e familiares. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se entrevistas e questionários com o secretario de esportes do município de Santa Rosa/RS, o idealizador do projeto superação, as crianças da escolinha e familiares das crianças. Considera-se que as práticas esportivas devem ocorrer em área de vulnerabilidade social, visto que elas auxiliam no desenvolvimento das crianças, aumentando sua autoestima, proporcionando novas amizades, adquirindo conhecimento, respeito e organização. A prática esportiva a partir do trabalho voluntário em área de vulnerabilidade social é um movimento para a construção de políticas públicas na melhoria das estruturas físicas e na liberação de recursos.Item Aspectos motivacionais das aulas de educação física na ótica de alunos do ensino médio(2021-02-22) Kohls, Marta Raquel BornholdtNa referente pesquisa foi abordado o tema aspectos motivação nas aulas de Educação Física com objetivo de Investigar quais os fatores que influenciam na motivação em praticar as aulas de Educação Física dos alunos do 2o ano do Ensino Médio. Optou-se pela pesquisa descrita com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada com alunos do 2o Ano do Ensino Médio de uma escola no noroeste do estado Rio Grande do Sul. Considerando que os dados foram coletados de forma remota, com 8 perguntas objetivas e uma descritiva. As análises e discussão de resultados foram por intermédio de gráficos. Concluindo então que os fatores intrínsecos e extrínsecos são fatores importantes e que influenciam na motivação dos alunos e que os outros fatores que os motivam nas práticas de educação física é a saúde, exercícios físicos, prática de esportes, interação professor/aluno, troca de ambiente, distração, aprendizagem, diversidade de atividades.