Educação Física
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Item Alongamento nas academias : objetivos e justificativas de sua prescrição por professores de educação física(2012-03-21) Foletto, Gederson VinicioOs exercícios de alongamento são habitualmente prescritos pelos professores de Educação Física, tanto em programas orientados ao treinamento de atletas, como na busca pela melhora da aptidão física da população em geral. Particularmente em academias de musculação esses exercícios estão presentes na rotina de treinamento da maioria esmagadora dos alunos. No entanto, a literatura científica é bastante controversa quanto aos benefícios que o alongamento proporciona aos praticantes, não sendo unívoca no que se refere às recomendações sobre sua utilização e forma de trabalho nos treinamentos. Por outro lado, a literatura também aponta que os professores não utilizam apenas o conhecimento acadêmico para tomar decisões sobre seu trabalho, mas também mobilizam saberes da experiência para sua atuação profissional, ou seja, em muitas intervenções são utilizados conhecimentos tácitos adquiridos ao longo de sua atuação como professor. Estes elementos surgem a partir do feedback entre professor e aluno. O objetivo deste estudo foi investigar o que norteia (objetivos e justificativas) a prescrição do alongamento pelos professores de Educação Física nas academias. Tratase de uma pesquisa exploratória com delineamento de estudo de campo. Foram visitadas cinco academias, sendo duas voltadas ao treinamento personalizado. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores de Educação Física, com no mínimo cinco anos de atuação. Os dados foram coletados a partir da entrevista semiestruturada, gravada em áudio, na qual os principais temas abordados foram: os objetivos da prescrição do alongamento, relação entre o alongamento e prevenção de lesões, métodos de alongamento que são utilizados durante as sessões de treino, a orientação do alongamento, a origem do conhecimento, a relação entre a formação inicial, características profissionais, prescrição dos alongamentos. A análise dos dados, obtidos nas entrevistas, foi realizada tendo como suporte as leituras do referencial teórico que embasou a classificação de categorias, procurando identificar semelhanças e diferenças entre as posições dos entrevistados. Neste sentido, os resultados apontaram que os objetivos da prescrição são muito variados. A maioria dos professores afirmou prescrever o alongamento como parte do aquecimento no início da atividade e como relaxamento no final. Outros professores mencionaram o aumento da flexibilidade como um das principais razões da indicação, enquanto que a diminuição da dor muscular tardia, o bem estar relatado pelo aluno e a melhora da consciência corporal foi mencionado somente por um profissional. Além disso, apenas três professores prescrevem o alongamento tendo como um de seus objetivos a prevenção de lesões. Constatou-se também que os oito entrevistados não aplicavam nenhum método de alongamento específico, tampouco demonstraram ter conhecimento técnico/científico desses métodos. Assim, acreditamos que os professores em geral prescrevem o alongamento por duas razões, a saber: 1º) por ser uma prática rotineira que há muito tempo vem sendo mantida, não só nas academias de musculação, mas em diversos 8 esportes, que por não ser lesivo não justifica a não realização; 2º) em muitos casos o aluno passa para o professor que determinado alongamento lhe fez bem, então, o professor por sua vez, passa a utilizar esse conhecimento na sua intervenção diária.Item Associação do nível de prática de atividade física com os indicadores de aptidão física relacionada à saúde na educação física escolar(2012-07-23) Lima, Jean Fortes deO objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre os níveis de atividade física habitual (inativos, pouco ativos, moderadamente ativos e muito ativos) e os indicadores de aptidão física relacionada à saúde dos alunos matriculados nas séries finais da Esc ola Municipal de Ensino Fundamental Nenê Boava, do município de Dois Irmãos das Missões/RS, entre 11 e 16 anos de idade, de ambos os sexos, participantes das aulas de Educação Física da escola. A amostra desse estudo foi composta por 32 alunos, send o 56,25% (n=18) do sexo masculino e 43,75% (n=14) do sexo feminino. Foi utilizada a metodologia descritiva e de campo, sendo analisadas as seguintes variáveis: nível de atividade física habitual (inativo, pouco ativo, moderadamente ativo e muito ativo); composição corporal (IMC); resistência cardiorrespiratória (corrida/caminhada de 9 minutos); força/resistência muscular (abdominais em 1 minuto); e flexibilidade (teste de sentar-e-alcançar). Considerando os níveis de prática de atividades físicas dos alunos, bem como, os resultados dos mesmos nos testes de aptidão física relacionada à saúde, evidenciou-se que os alunos, sobretudo do sexo feminino da população estudada, estão bem mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças crônico não -transmissíveis, visto que boa parte dos mesmos possui estilos de vida sedentário (pouco ativo), bem como, não se classificaram dentro da ZSApFRS nos testes ApFRS. De fato, bons níveis de atividade física são extremamente importantes para o desenvolvimento dos indicadores de ApFRS, mas, não podem ser os únicos responsáveis pelas mudanças favoráveis dos mesmos. Portanto, acredita-se que o papel da Educação Física escolar deve ser o de habilitar os alunos à prática de atividades físicas, fornecendo subsídios e encorajando -os à adoção de estilos de vida ativa e levando-os a compreender os múltiplos fatores que levam à inatividade física ou a baixos níveis de atividade física, a fim contribuir para o entendimento da relação entre atividade física, aptidão física e saúde, bem como, para o desenvolvimento de estilos de vida ativa para todos.Item Práticas corporais junto a natureza na educação física escolar: as percepções de alunos do 9º ano frente às vivências do esporte de orientação(2012-07-23) Baierle, Edinara Fortes de MouraA Educação Física na Educação básica, segundo os PCNS e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, tem por finalidade contribuir com o crescimento integral do aluno. Acredita-se que através do movimento do pensamento da Educação Física com conteúdos que abrangem a vasta gama da Cultura Corporal de Movimento possa-se concretizar efetivamente esta finalidade. Este estudo buscou compreender as percepções dos alunos frente às práticas corporais junto à natureza como conteúdos da Educação Física Escolar. Também buscou-se nesta investigação, através das vivências perceber as reais possibilidades frente às percepções dos alunos quanto ao significado das Práticas Corporais Junto a Natureza, sendo esta, indicada nos referenciais como conteúdo da Educação Física. Esta pesquisa é de cunho exploratório, de delineamento de pesquisa ação, e tem o instrumento de pesquisa e análise o método de Grupo Focal, os encontros para a coleta de dados foram antes do início da unidade didática e após os quatro encontros para a coleta final dos resultados. Também foram utilizados registros fotográficos de todas as aulas ministradas, diário de planejamento e de campo. Os sujeitos selecionados para esta pesquisa foram os alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de ambos os sexos de uma escola pública estadual do município de Salto do Jacuí. O planejamento das aulas foi realizado pela pesquisadora com aulas teóricas e práticas na natureza através do conteúdo de esporte de orientação. Também foram ministrados quatro encontros nos horários da grade curricular escolar. Os desafios são inúmeros, levando em conta a proposta de planejar e executar vivências de Práticas na Natureza no contexto escolar e que não existe experiência empírica por parte da acadêmica. A questão quanto ao conteúdo a ser desenvolvido através do esporte de orientação eleva ainda mais o desafio de buscar a pesquisa ação acadêmica para legitimar a contribuição para a área, já que é um esporte nunca antes praticado pelos alunos investigados, mas que a literatura instiga a levá-lo até a realidade escolar.Item Educação física para pessoas com necessidades especiais: um olhar a partir de um estudo de caso(2012-07-25) Huth, LoivaO presente trabalho de conclusão de curso trata da importância da Educação Física, como uma área que também implica-se com a formação de alunos com deficiência intelectual e múltipla, proporcionando estímulos, aprendizagens e respeito ao corpo melhorando o desenvolvimento cognitivo e afetivo. A pesquisa teve como objetivo Identificar qual a relação entre a proposta pedagógica da Educação Física na escola da APAE e as intervenções realizadas pelo professor de Educação Física com um grupo de alunos que apresentam deficiência intelectual e múltipla. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com estudo de caso com uma professora de Educação Física que atua na área numa escola especial, o instrumento usado foi um questionário com perguntas abertas e manuscrita.Item Olhar do educador físico sobre a importância do treinamento resistido para amenizar o processo da sarcopenia(2012-07-25) Nunes, Jamila MartinsO envelhecer humano é consequência de nossa existência, com isso ocorrem alterações fisiológicas e, sobretudo alterações no tecido muscular esquelético. Essas alterações levam a uma diminuição de massa muscular, a qual afeta de forma muita direta na qualidade de vida do idoso. Desta forma este estudo investigou nos meses de junho e julho, Educadores Físicos atuantes em academias de musculação na cidade de Ijuí-RS, os métodos de treinamentos resistidos e o cuidado deles com os idosos praticantes. Participaram da pesquisa 6 profissionais já formados em bacharelado. O treinamento de força tem grande influência em contrapor a situação de sarcopenia, melhorando a qualidade de vida do individuo e dando a esse uma maior independência diária. O treinamento desenvolvido de forma coerente pelo Educador Físico gera resultados positivos na condição musculoesquelética e sem dúvida traz bem estar e benefícios para o praticante. Leva-se em conta que a literatura mostra que o treino de força é eficaz na prevenção e amenização da sarcopenia. A sarcopenia leva a uma perda significativa de tecido musculoesquelético, acometendo a população acima de 45 anos em geral. Assim essa investigação busca trazer informações sobre os cuidados pelos profissionais de Educação Física perante a esse processo do envelhecer humano. Além de mostrar a eficácia que o exercício resistido tem para essa população, promovendo bem-estar e qualidade de vida ao senescente.Item Aderência e permanência de mulheres idosas no programa de atividades físicas para o grupo de terceira idade Santa Ana, no município de Catuípe-RS(2012-08-20) Alegranzi, JordanaO presente estudo tem por objetivo analisar os motivos de aderência e permanência de mulheres idosas no programa de atividades físicas para terceira idade, do grupo Santa Ana, na cidade de Catuípe-RS. A pesquisa foi qualitativa utilizando de entrevistas semi-estruturadas individuais, envolvendo 12 mulheres que frequentam o grupo num período de sete anos. As entrevistadas possuem idades entre 60 e 80 anos e pertencem a classe média social. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta “Quais motivos levam a aderência e permanência de idosas no programa de atividades físicas para o grupo de terceira idade no município de Catuípe-RS?” Os resultados que se desencadeiam das análises mostram que a dança e as caminhadas são atividades que todas realizam. Os motivos pelos quais aderiram às práticas de dança e caminhada foram principalmente a orientação médica, pois 90% das entrevistadas têm hipertensão e tomam medicamentos para a doença, o convite e influência das amigas e o prazer ao realizarem estas atividades. Jamais pensaram em desistir de realizar estas práticas, pois não conseguem ver-se longe delas. O grupo entrevistado realiza tais atividades em seu cotidiano como forma de descontração, um meio de poder reunir-se com as amigas e contribuir com sua saúde.Item Entre a inovação e o desinvestimento: um estudo de caso na educação física escolar(2012-08-20) Rosa, Samir daO trabalho tem como objetivo analisar e compreender as razões que levam o professor de Educação Física a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras ou ao desinvestimento pedagógico. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação realizada no contexto de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Redentora/RS, durante o ano letivo de 2012. O processo de investigação desenvolveu-se a partir de um estudo de caso com um professor de Educação Física, valendo-se de entrevista semiestruturada, observação direta registradas no diário de campo. O desenvolvimento da argumentação será desdobrado em três partes. No primeiro momento, apresenta-se uma discussão “teórico-metodológica”, a qual busca delimitar e reconhecer o campo de análise, discutir os pressupostos conceituais da teoria sobre cultura escolar, desinvestimento pedagógico, inovação pedagógica, aula, entendimento de Educação Física. No segundo momento, expressa a caracterização do campo e da amostra da investigação de campo. Num terceiro momento, apresenta os resultados da investigação. No quarto momento realiza a analise e discussão dos dados buscando apontamentos que possam esclarecer o objetivo da pesquisa. Nas considerações finais, discorre a partir dos dados da pesquisa e aponta possíveis ações que potencializem o investimento pedagógico e despotencialize o desinvestimento.Item Referencial curricular de educação física do Rio Grande do Sul - 2009: os sentidos atribuídos pelos professores da região da 36ª coordenadoria de educação(2012-08-22) Dessbesell, GilianeA Educação Física, apesar de seu reconhecimento na legislação como componente curricular e do forte movimento renovador que a envolve há pelo menos 30 anos, ainda é encontrada em muitas escolas como um tempo/espaço onde não se oportuniza aos alunos o acesso aos saberes sistematizados de sua responsabilidade. São muitos os motivos para que a situação se configure dessa forma, mas se destaca a falta de tradição em explicitar e organizar os conteúdos a serem ensinados. Estes aspectos têm contribuído, na perspectiva dos próprios professores, para que a disciplina seja desvalorizada. No entanto, na última década, têm surgido propostas curriculares em vários estados brasileiros, para as disciplinas que compõe a grade curricular das escolas, e a Educação Física teve espaço para organizar os saberes escolares com os quais se ocupa. Desse modo, começam a ser investigados os desdobramentos desses materiais curriculares no cotidiano escolar. Nesse movimento nacional de produção de orientações educacionais, o estado do Rio Grande do Sul, dentro da coleção “Lições do Rio Grande” lançada em 2009, apresentou um referencial curricular para a Educação Física referente os anos finais e o ensino médio. A partir da elaboração desta coleção e as investigações já existentes sobre a organização curricular, surgem questões sobre a relação que os professores gaúchos estabelecem com esta proposição e como vinculam isso a sua prática. Assim, a pesquisa teve por objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos professores à coleção Lições do Rio Grande, especificamente no que tange a disciplina de Educação Física. Metodologicamente se configura em uma pesquisa descritiva com delineamento de um estudo de campo. Participaram deste estudo, dezenove professores da rede de educação pública estadual da região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, escolhidos aleatoriamente. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com questões sobre cinco núcleos de conteúdos: dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, concepções a respeito do ensino da EF e questões específicas sobre os RCEF. Os resultados apontam que os professores entrevistados atribuem diferentes sentidos ao Referencial Curricular para a Educação Física. Os principais elementos que emergem das falas dos entrevistados sobre o material, podem ser sintetizados em duas posições. 37% dos professores contrários a proposta, sustentam três perspectivas diferentes: a) aqueles que se mantiveram distantes ao material; b) aqueles que entenderam o material como inapropriado para a sua realidade de atuação e c) proposta com excessivo conteúdo teórico. E 63% dos professores posicionam-se favoráveis ao documento e a partir de três perspectivas diferentes: a) contribuição; b) uma estrutura que antes não havia e c) um “norte”. Assim, esses elementos foram analisados no sentido de compreender quais fatores levaram esses professores a se posicionarem desse modo. As concepções sobre a disciplina e fatores como formação e idade, estão associados aos posicionamentos assumidos pelos professores. Além disso, surgiram elementos que são comuns entre os professores que se manifestaram contra e a favor aos documentos, como a forma de imposição do documento por parte da Secretaria de Educação e Cultura do RS, a distância da proposta com o cotidiano da EF escolar, as capacitações oferecidas e ainda questões de infraestrutura. Os sentidos atribuídos pelos professores ao RCEF observados nessa pesquisa trazem tanto as marcas das concepções, 8 disposições e trajetórias profissionais desses sujeitos como do percurso histórico da disciplina e sua configuração no contexto escolar. Portanto o fato de posicionarem-se favoráveis ou contrários a proposta está fortemente relacionado com esses elementos. Desse modo, uma proposta curricular de forma isolada pode não potencializar mudanças significativas no desenvolvimento da disciplina devido a essa complexidade da prática docente, contudo a compreensão desses elementos, entrelaçados a essa prática, pode levar ao avanço em questões como a legitimidade da disciplina tanto no contexto escolar como no discurso do próprio professor sobre o que a disciplina se propõe a ensinar.Item A criança e o adolescente na escolinha de futsal La Salle: desistência e fatores associados(2012-09-03) Thomas, Ângela MariaEste estudo, sob o título “A criança e o adolescente na Escolinha de Futsal La Salle: Desistência e fatores associados” é um estudo relacionado aos fatores que levam a criança e o adolescente a desistirem do treinamento na Escolinha de Futsal La Salle. Identificar, através de uma pesquisa-ação, de informações qualitativa e quantitativa, os fatores que têm influenciado as crianças e adolescentes inscritas na Escolinha de Futsal La Salle, da cidade de Cerro Largo – RS, a desistirem das aulas treino é o objetivo deste estudo, uma vez que a Escolinha de Futsal é uma extensão em que são trabalhados elementos sociomotrizes numa ligação entre a oposição e a cooperação; mobilidade, equilíbrio, atenção à cobertura ofensiva e defensiva e ao espaço que representam motivação, aprendizagem e evolução. Os principais resultados a que se chegou, após a análise dos resultados são de que falhas no aspecto educativo; desrespeito às necessidades individuais; desrespeito às capacidades; despreparo para a competição; outros interesses; iniciação desportiva inadequada e cobrança excessiva pela vitória representam motivos para a desistência. E os fatores associados a estes, se resumem na motivação extrínseca causada por premiações e presentes oferecidos aos vencedores da competição; no descrédito ao treinador e/ou seu trabalho e no estresse esportivo, reconhecido como Burnout.Item Avaliação na educação física escolar: possibilidade de uso do instrumento GPAI na leitura do comportamento técnico-tático individual nos jogos esportivos coletivos de invasão(2012-10-18) Dürks, Daniel BardiniO movimento renovador da Educação Física (EF) brasileira no final do Século XX permitiu a “abertura” acadêmica da área para novos tipos de abordagens no contexto educacional, superando o paradigma exclusivamente biologicista e mecanicista. Um dos movimentos paralelos de renovação, iniciado no contexto internacional, é referente ao ensino dos jogos esportivos coletivos (JEC) através da compreensão tática, o qual visa superar o modelo tradicional (mecanicista e técnico) dos esportes. A mudança de paradigma intensificou a problemática avaliativa dos JEC na escola. Vejamos que, normalmente, a avaliação do componente curricular de EF, enfatiza os aspectos tradicionais da área (e dos JEC), isto é, a avaliação se restringe a “examinação” de aspectos mecanicistas (avaliando gestos técnicos padronizados ou mais próximos do modelo ideal de perfeição) e biologicistas (através de testes de aptidão física) ou senão a aspectos atitudinais (disciplinares). Uma das possibilidades superadoras para reinventar a avaliação da EF no contexto escolar, é a utilização de instrumentos específicos para as diferentes práticas corporais. No contexto dos JEC um dos instrumentos idealizados para isso é o Game Performance Assessement Instrument (GPAI), o qual pode ser utilizado para diferentes esportes de invasão. Esses instrumentos, apesar de referendados pela bibliografia da área, são pouco utilizados na prática pelos professores de EF escolar. Diante disso, a pesquisa teve como objetivos: compreender como os professores avaliam as aprendizagens em suas aulas e analisar a possibilidade de uso do GPAI no contexto da prática escolar. Participaram quatro professores de EF, os quais realizaram sua formação inicial entre os anos de 2005 a 2010 na Unijuí. Foi realizada a capacitação inicial com cada professor para a compreensão entorno do uso do GPAI. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas ao longo de cada unidade didática. Os resultados indicam que os professores buscam instrumentos tradicionais nas demais disciplinas (provas e trabalhos) para avaliar as aprendizagens, mas ainda sim, condicionam a avaliação com a perspectiva da “examinação” isto é, em mensurar uma nota ao aluno. Em relação ao instrumento GPAI, os professores relatam que o seu uso potencializa o acompanhamento dos alunos durante as aulas, auxiliando a determinar objetivos para observação e a perceber a possibilidade de progressão para um conteúdo mais complexo, intensificando em seus diálogos as perspectivas da avaliação diagnóstica e formativa. Em relação aos fatores que dificultam a utilização do GPAI, segundo os professores, há dois fatores externos ao instrumento: a) número excessivo de alunos para se observar in vivo; b) tempo escasso para o planejamento; e um fator interno: c) dificuldade para criar critérios de observação relativos aos componentes do GPAI. Além do mais, os professores compreendem que as informações coletadas através do GPAI são pertinentes para avaliar os alunos, no entanto somente com a experiência durante um período de tempo maior é que poderão potencializar o seu uso. Por fim, o uso de instrumentos (como o GPAI) permite a reflexão permanente do professor em relação ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando a avaliação como forma de acompanhamento da progressão do aluno e não apenas com a finalidade de atender a demanda da “nota” através da “examinação”. Contudo, essa perspectiva ainda está longe do cotidiano escolar e recente de um número maior de estudos que visem não somente as críticas em como os professores avaliam, mas também, na contextualização de propostas emergentes que possam auxiliar na disseminação de práticas inovadoras em EF no contexto escolar.Item A educação física escolar e o autismo: um relato de experiência no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB) no município de Ijuí (RS)(2013-01-25) Copetti, Jocieli RosaneA cada dia os alunos com necessidades especiais têm chegado às escolas regulares e com isso gerado a necessidade de pensar no processo de inclusão de uma forma efetiva que contemple suas necessidades. O estudo realizado tem como tema “A Educação Física Escolar e o Autismo: Um Relato de Experiência no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB) no Município de Ijuí (RS)”. Tendo como objetivo investigar quais as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, mais especificamente o aluno com autismo. A abordagem da pesquisa é descritiva qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada, realizada com um professor do ensino fundamental e observação de aulas práticas de Educação Física. Percebemos que não é somente o despreparo, mas sim a dificuldade de trabalhar com o aluno autista, pela sua disposição em participar de todas as atividades o que desprende do professor uma maior atenção em preparar as aulas e também as atividades propostas. A inclusão de alunos autistas nas aulas de Educação Física não depende somente dos professores, mas também de uma política inclusiva que estimule também os alunos em participar de todo o processo de inclusão.Item Os efeitos das diferenças de genêro no processo de desenvolvimento motor de escolares nos anos iniciais(2013-01-25) Mazzonetto, AlineA pesquisa consiste na análise dos efeitos das diferenças de gênero no processo de desenvolvimento motor de meninos e menina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo é perceber se existem diferenças motoras nos escolares, se estas proveem da cultura corporal apresentada de maneira diferenciada a meninos e meninas e ainda como o processo pedagógico auxilia a ampliação e/ou diminuição destas diferenças. Sendo uma pesquisa qualitativa de corte etnográfico, fez-se uso da observação participante por meio de análises, anotações de campo, entrevistas, filmagens e fotografias. Os sujeitos participantes do estudo foram 15 alunos do 2º ano do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza e sua professora de Educação Física. Primeiramente foi realizada a observação participante das aulas de Educação Física, pela qual analisamos ações dos alunos e do professor. Em seguida foi realizada a entrevista semiestruturada com a professora, visando a entender como realiza o planejamento de suas aulas, o porquê das atividades desenvolvidas no decorrer do processo de observação, assim como o porquê do método de ensino utilizado, quais as atividades preferidas de meninos e meninas, o que os auxilia nesta escolha, além da influência das atividades desenvolvidas nas aulas no processo de desenvolvimento motor dos sujeitos, e ainda como percebe a construção dos estereótipos de gênero no ambiente escolar. Logo, mediante a aplicação e análise do teste motor segundo a matriz desenvolvimentista de Gallahue e Ozmun (2005), pudemos constatar o nível de desenvolvimento motor de meninos e meninas, pontos de igualdade e diferenças. Ao fim da pesquisa percebemos que os escolares recebem sim muitos incentivos à ampliação das diferenças de gênero na escola, e que o professor, apesar de entender a importância de problematizar o assunto, quando tem oportunidades de fazê-las não a faz, no entanto ministra aulas mistas de Educação Física, incentivando meninos e meninas a realizarem as mesmas atividades. Apesar disto, porém, encontramos uma vantagem de desenvolvimento motor nos meninos nos movimentos locomotores e manipulativos e nas meninas nos movimentos estabilizadores, o que vem ao encontro da bibliografia estudada e com os aspectos culturais esperados por nossa sociedade. Com isso percebemos que os sentidos de gênero são auxiliados pela professora, mas que as diferenças motoras já provêm das experiências e determinações que são empregadas aos gêneros anteriormente, uma vez que o incentivo para o desenvolvimento de habilidades durante as aulas é aplicado de maneira igual.Item O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR(2013-01-25) Klauss, Mauricio JoséConforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.Item Prática de atividades físicas: disposições pessoais e sociais dos participantes do grupo de terceira idade(2013-01-25) Madke, Fabiele MoniqueEsta pesquisa tem por objetivo analisar as diferentes disposições dos sujeitos da terceira idade, de ambos os sexos, compreendidos nas idades de 62 a 82 anos que os levam à prática sistemática de atividade física, bem como identificar os aspectos que os levam a está prática corporal. A pesquisa tem a importante participação de representantes de um grupo da Terceira Idade, praticante de atividades físicas no município de Augusto Pestana- RS, sendo este um estudo de campo onde os dados serão analisados de modo qualitativo. Dividida em três capítulos, a pesquisa proporciona concluir provisoriamente que a prática de atividade física está ligada a melhora da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento, que sua prática regular ajuda o idoso a compreender de forma natural esta nova fase da vida, assumindo perante o envelhecimento uma postura ativa, saudável, de forma consciente, prolongando dessa forma sua vida.Item Métodos de treinamento prescritos para alunos com obesidade, do gênero masculino, nas academias de Tenente Portela (RS)(2013-01-25) Gandini, Juliano DouglasA obesidade vem crescendo de forma acentuada nas últimas décadas, e já é considerada um grande problema para saúde mundial. O excesso de gordura no organismo traz sérios riscos à saúde dos indivíduos, sendo considerada a porta de entrada de várias outras doenças, como: diabetes, doenças coronarianas, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outras Neste estudo foi realizada uma pesquisa de campo em que se procurou identificar os métodos de treinamentos mais utilizados por alunos obesos, do gênero masculino, com idade entre 25 e 35 anos, que frequentam as academias “Físico Forma” e “Centro Físico Fitnes”, ambas de Tenente Portela-RS. Participaram da pesquisa dois profissionais formados em licenciatura e bacharelado em Educação Física. A investigação ocorreu voltada para a identificação dos métodos prescritos por esses dois profissionais da área, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo, nas datas de 12, 14, 17,19 e 21 de setembro de 2012 na academia “Centro Físico Fitnes”, e 24, 26, 28 de setembro 01 e 03 de outubro de 2012 na academia “Físico Forma”, perfazendo um total de 10 horas. Verificou-se in loco a coerência entre o que foi relatado pelos profissionais e a forma como de fato os treinamentos ocorrem nas referidas academias, cujos resultados foram registrados em gravações e manuscritos. Conclui-se que os profissionais devem estar capacitados para prescrever os métodos de treinamento mais adequados à população obesa no controle e prevenção da doença.Item Nível de atividade física regular da população do município de Redentora - RS(2013-02-07) Foguesato, FrancineO presente estudo objetiva pesquisar o nível de atividade física regular dos município de Redentora-RS. Busca, sobretudo, investigar a população ativa e sedentária, em termos de gênero, idade, escolaridade, lugar onde reside, tentando compreender os motivos implicados na adesão ou não adesão às atividades físicas. A amostra contou com 240 habitantes, sendo em área rural 80, área urbana 80 e área indígena 80. A coleta dos dados foi através de questionário, ministrado pelo entrevistador e outros auto- administrados. A sistematização e organização dos dados foi realizada através de programas como Microsoft office Word e Microsoft office Excel. Após essa etapa os dados foram transformados em gráficos que foram analisados e comparados com informações de outras pesquisas já realizadas na área de epidemiologia da atividade física. Os dados coletados mostram que 51% da população é sedentária, e que somente 4% é muito ativa em relação à prática de atividade física regular. Com relação ao gênero os resultados mostraram que o gênero feminino é mais sedentário comparando ao gênero masculino, porém o gênero feminino ganha do masculino quando diz respeito a ser muito ativo, que pratica atividade física cinco dias na semana com intensidade maior a 2,5% enquanto o masculino apenas 1,6%. Em relação a ser pouco ativo, que prática alguma atividade física uma vez por semana e moderadamente ativo, que pratica atividade física 3 vezes na semana com intensidade maior os resultados mostram que o gênero masculino é mais ativos que o gênero feminino. Os moradores da área rural são mais ativos quando comparados aos da área urbana e indígena, e os mais sedentários são os residentes na área indígena. Observa-se, neste sentido, que faltam políticas públicas no município no que se diz respeito à promoção, prevenção e manutenção da saúde. Portanto, compreende-se que são necessários programas de incentivo à prática de atividade física e ou exercício físico regular. Torna-se fundamental a adoção de políticas públicas embasadas nos princípios constitucionais da universalidade e eqüidade do acesso ao SUS, visando uma concreta incorporação da atenção integral a programas de promoção da saúde, que proporcione aos cidadãos uma melhoria na qualidade de vida.Item Educação física escolar: jogos cooperativos como conteúdo para 4ª série do ensino fundamental(2013-02-07) Candaten, Afrânio PiaiaAs manifestações agressivas e os atos de indisciplina nas escolas vêm adquirindo cada vez mais importância na sociedade brasileira, o que vem deixando os pais e professores preocupados com o frequente envolvimento dos alunos nas mais variadas formas de agressão aonde o ambiente escolar é diretamente afetado pela cultura presente na sociedade. Diante dos novos conceitos e da problemática real nas salas de aula, os conflitos interpessoais entre os alunos, acompanhei um grupo de crianças da 4ª série da Escola Municipal Machado de Assis do município de Vista Alegre – RS, observando as aulas de Educação Física diagnosticando o comportamento e após esse diagnóstico propus em conjunto com o professor de Educação Física a utilização de um plano de ensino voltado aos jogos cooperativos buscando contribuir para uma melhora do comportamento desses alunos.Item O ensino da dança de salão nas aulas de educação física: uma experiência de pesquisa-ação(2013-02-07) Bonatto, IsamaraA presente pesquisa insere-se no âmbito dos estudos sobre o ensino da dança de salão dentro das aulas regulares de educação física em turmas do ensino fundamental e médio a partir de uma concepção de ensino aberto. Esta teve por objetivo identificar as possibilidades e os entraves de desenvolver uma unidade didática de dança de salão com uma proposta de ensino aberto, em escolas onde predomina um quadro tradicional da Educação Física. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com um desenho de pesquisa-ação e de caráter qualitativa. Os sujeitos participantes desta investigação foram três professores de Educação Física que trabalham com uma concepção de ensino tradicional e que atuam em turmas do ensino fundamental e médio, de uma escola do interior e outra da cidade. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, observações e registros de um diário de campo. A análise dos dados foi dividida em cinco categorias: a) temática da Educação Física Escolar – concepção dos professores; b) condições de trabalho; c) cultura escolar; d) disposições sociais dos professores; e) cultura escolar da aula – predisposição do aluno. A partir das análises das categorias acima, concluiu-se que as possibilidades de realizar um trabalho de dança de salão em aulas regulares de Educação Física sobressaem aos potenciais entraves apontados pelos professores. Isto é, o ensino da dança de salão é possível na medida em que os docentes vão à busca do novo conhecimento, se apropriem dele de forma que passam credibilidade do trabalho aos escolares. Assim constatou-se que, os três professores mostraram ter conhecimento dos saberes da Educação Física, mas ainda encaram a dança como um corpo estranho dentro da escola. As condições de trabalho não interferiram no desenvolvimento da unidade didática, uma vez que ambas as escolas dispunham de mesmo nível de espaço físico e materiais. Já a cultura escolar mostrou-se amplamente influente para o sucesso (ou não) do trabalho de dança de salão. Quanto aos professores, percebeu-se que eles trazem consigo uma bagagem de aulas minimizadas nas práticas esportivas e não tem o domínio dos diversos saberes das manifestações da cultura corporal de movimento. Os alunos, por sua vez, mostraram-se surpresos, inseguros e resistentes, mas possibilitaram o ensino do novo conteúdo de acordo com a postura dos professores diante do Forró. Nesse estudo conseguiu-se pensar em uma unidade didática de dança de salão que contemplasse conteúdos de cunho conceitual, procedimental e atitudinal; bem como tirar os professores de sua “zona de conforto” e instigá-los a mudar suas concepções de ensino, a fim de firmar na escola uma Educação Física inovadora.Item O ensino do futsal na escola: a perspectiva pedagógica assumida pelos professores de educação física(2013-02-07) Haas, Leandro BaptistaEste estudo pretendeu identificar as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no ensino do futsal. Buscou-se observar, se os professores estão tendo condições de trabalho? Quais dificuldades encontram para ensinar o esporte futsal, as relações existentes entre alunos e professores, se existe a preocupação com a formação educacional e se estão oferecendo condições para que os alunos tenham formação e capacidades de serem críticos. Para realizar este trabalho contamos com a participação de três professores. As observações e questionamentos feitos com os participantes nos deram a realidade de quem são, e como são as suas atuações frente ao ensino e a aprendizagem do esporte futsal, quais objetivos estabelecem na elaboração dos planejamentos e metodologia ao ensino do Futsal. O estudo foi desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varella, do município de Miraguaí – RS, e na Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto de Tenente Portela-RS. Foram realizados questionários e observações. Com esse trabalho foi possível compreender melhor como está sendo trabalhado e tratado o ensino dos esportes na escola, especificamente o futsal. Os conteúdos, objetivos e planejamentos, bem como, entender as práticas pedagógicas que os professores usam para o desenvolvimento de suas aulas e principalmente diagnosticar a possibilidade de inserir um bom planejamento sobre o ensino do futsal no plano de estudo da Educação Física na Escola com a turma observada, visando oferecer ao aluno novas formas de aprendizagem, que venham auxiliar as crianças e adolescentes na sua personalidade e em seu crescimento como ser humano.Item O esporte na educação física escolar: uma compreensão da produção do conhecimento(2013-02-07) Moura, Juliano da Rosa deO estudo a seguir trata do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, sendo este um fenômeno social que é abrangente em todas as relações sociais da população. O trabalho tem como objetivo analisar propostas de ensino dos autores Elenor Kunz e Sávio Assis com as propostas do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, através das categorias de análise: objetivo da Educação Física Escolar, críticas ao esporte, conceito do esporte, objetivo do esporte na escola e metodologia de ensino dos esportes. Logo, realizar um diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas pelas bibliografias. Primeiramente, é levantado um pequeno histórico da produção do conhecimento em Educação Física e esporte. Segue com as abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, trazendo também um pouco da disciplina ao longo do século XX, e como ela se apresenta na escola, através do esporte de alta competição e de rendimento, mostrando o esporte e suas representações sociais e o porquê do esporte ser escolarizado. Em seguida é feito o diálogo com as obras dos autores e o Referencial Curricular através das categorias de análise, concluindo com o levantamento da relação dos trabalhos expostos, para que o leitor “visualize” a importância e a perspectiva de associar propostas de ensino dos esportes de diferentes formas possíveis, com fim de adequá-lo à realidade de cada comunidade participante do fenômeno esportivo juntamente com a escola.