MBA em Finanças e Mercados de Capitais
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Navegando MBA em Finanças e Mercados de Capitais por Assunto "Agronegócio"
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Item Análise de risco de uma carteira de ações do setor de agronegócio no IBOVESPA-2010/2015 - (Índice de Sharpe)(2016-11-14) Wendland, GuilhermeO presente estudo é classificado como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de pesquisa documental. O estudo buscou as três empresas brasileiras do setor do agronegócio que tem ações listadas na Bolsa de Valores e buscou analisar cada uma delas, buscando seus dados e sua rentabilidade num período de 60 meses. Cálculos estatísticos foram aplicados e o objetivo principal é aplicar o Índice de Sharpe sobre cada ação, buscando saber qual das três apresentou um melhor índice de risco e retorno, comparando com a rentabilidade da Taxa Selic e após uma nova comparação com a rentabilidade do Índice Ibovespa. Para tanto, buscou-se analisar o setor do agronegócio e constatar que ele continua sendo de grande importância para a economia nacional, sendo um dos poucos setores que apresentam crescimento em meio à crise e dificuldades dos dias de hoje. Além disso, trata de analisar o mercado de capitais brasileiro, por meio da Bolsa de Valores de São Paulo, onde estão listadas e com suas ações à disposição de investidores, as maiores empresas do país.Item Análise dos contratos à termo de soja fixados na Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda (COOPATRIGO) entre 2000 e 2015(2016-11-18) Kemerich, Rafael SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar os contratos “à termo” firmados entre a Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda. (COOPATRIGO) e seus associados, no período de 2000 a 2015, buscando verificar se tal estratégia de comercialização da produção foi eficiente no processo de redução dos riscos devido as oscilações dos preços no mercado da soja. A cooperativa, fundada em 1957, atua na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e conta com 22 unidades de recebimento de grãos, tendo mais de 6 mil associados. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa a partir do acesso a consultas da base de dados, planilhas e arquivos da cooperativa. No período analisado foram efetivados 3.274 contratos à termo. Conclui-se que a adesão aos contratos à termo mostrou-se uma alternativa válida para mitigar o risco comercial no período analisado, embora tenha favorecido pouco mais da metade dos contratos realizados.Item Estratégias de relacionamento entre produtores e indústria na comercialização do leite(2015-11-18) Porto, Mateus KwiatkowskiEste trabalho acadêmico versa sobre o tema marketing de relacionamento entre a cooperativa/indústria e os produtores de leite. Procura-se compreender a respeito do papel do agronegócio na cadeia produtiva do leite, a fim de averiguar através da ótica reversa, a percepção do produtor de leite sobre as principais estratégias incorporadas pelas diferentes empresas na fidelização do fornecedor de leite, na comercialização do produto, considerando que cada indústria utiliza a ação competitiva que melhor convém. Com intuito de descobrir esses questionamentos realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa com 80 produtores leite do município de Catuípe/RS. Como resultado deste estudo percebeu-se que o produtor de leite é o elo mais frágil da cadeia e que o principal motivo para este ser fiel á cooperativa/indústria é o preço competitivo e o preço pago pela qualidade do leite.