MBA em Finanças e Mercados de Capitais

URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/2580

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 54
  • Item
    Diferencial competitivo de cooperativas de crédito
    (2020-03-13) Rubert, Taciele Fernando
    A presente pesquisa objetiva identificar os diferenciais competitivos das cooperativas de crédito bem como os mecanismos para aumentar o volume da carteira de captação frente aos demais participantes do mercado financeiro. Para a realização deste estudo, partiu-se da utilização de referências bibliográficas para obter o entendimento do sistema financeiro e bancário, bem como das cooperativas, as quais vêm assumindo importância crescente nas atividades econômicas e sociais. No cooperativismo de crédito, com a expansão e verticalização do sistema, vem gerando contribuições adicionais ao desenvolvimento econômico e social dos territórios onde atuam
  • Item
    A relevância da analise de custos, volume e resultados na gestão de empresas de transportes
    (2020-03-11) Carloto, Géssica Sanabria
    As empresas estão inseridas em um mercado competitivo, e para se manterem precisam ajustar seus custos. Neste sentido, é importante identificar os custos, principalmente os que mais impactam na sua produção de bens ou serviço, e com as informações obtidas, os gestores podem tomar decisões futuras e estabelecer suas metas e seus resultados. O objetivo do estudo consiste em analisar a estrutura de custos, preços e resultados em uma empresa de transportes rodoviários de cargas instrumentalizando o gestor no processo decisório. Baseado na pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e de entrevistas com os gestores para o levantamento dos dados, que posteriormente foram sistematizados em planilhas, analisados e comparado com a atual situação da organização. Os custos operacionais, que envolvem os custos fixos, tais como licenciamento dos veículos, taxas, seguros, rastreador, remuneração do motorista, depreciação e remuneração do capital, e os custos variáveis, como combustível, manutenção, pneus, pedágios, aduanas e seguro de cargas e os custos administrativos e financeiros. Os resultados apontam que os custos variáveis com 45,80%, são os que mais impactam no preço final, os custos fixos representam 33,29% e os custos administrativos e financeiros com 15,25. Desta forma, conclui-se que os custos varáveis são os que mais impactam no preço de venda, como também influenciam na margem gerada e na taxa de retorno esperada. Assim, verificou-se a importância da gestão de custos, preços e resultados para um melhor gerenciamento das empresas de transportes.
  • Item
    Avaliação de desempenho econômico-financeiro a partir da metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA)
    (2020-03-11) Pettenon, Adonai Zimmer
    Em um mercado mais concorrido, uma análise de indicadores financeiros mais aperfeiçoada é fundamental para reduzir os riscos de investimentos e atrair mais investidores. Neste contexto insere-se esta investigação, que objetiva identificar os indicadores considerados para avaliar o desempenho econômico-financeiro das companhias de capital aberto de construção civil, listadas na B3, utilizando-se da metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA). Para tanto tem-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, sendo a amostra composta por 14 empresas. Os resultados indicam que alguns indicadores estão com valores abaixo do que seria considerado “bom”. No entanto, indicadores de liquidez possuem maior peso, pois grande parte da amostra possui bons resultados neste grupo. No grupo de liquidez os índices de liquidez imediata liquidez geral se destacam, enquanto no grupo de rentabilidade a rentabilidade do capital social e margem de lucro líquido do exercício possuem maior poder de decisão. Já nos indicadores de endividamento, os coeficientes de dívidas circulantes e dívidas totais possuem maior poder decisório.
  • Item
    O impacto econômico e financeiro do cadastro ambiental rural: uma abordagem inicial
    (2019-12-04) Goi, Maria Alice da Costa Beber
    O presente trabalho analisa a nova legislação federal sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Trata-se de um Projeto de Lei implantado após várias prorrogações na expectativa que os produtores rurais se adequassem ao que a legislação estabeleceu, pelo menos com relação à realização do cadastramento em si. Os primeiros impactos a serem notados pela aplicação da lei, e por aqueles que optaram pela não realização do cadastramento de suas propriedades rurais, vieram sob a forma de negativas de financiamentos agrícolas pelos bancos e pela não autorização à contratação de seguro agrícola, pelas várias empresas existentes no ramo. Além de pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada foi a da realização de entrevista com um profissional que atua diretamente com os produtores rurais a respeito do tema. Isso permitiu melhor compreender os problemas enfrentados pelos produtores rurais quando da realização ou não do CAR. Conclui-se que as propriedades rurais serão apenas as primeiras instituições impactadas pela redução da produção rural a partir da implantação do Cadastro. Neste trabalho, o alcance dessa redução apenas pôde ser calculado de maneira superficial, porém, pela extensão da Lei e seu alcance, pressupõe-se impactos futuros mais profundos, alcançando todas as esferas do setor produtivo ligado ao agronegócio.
  • Item
    O impacto das despesas nas instituições financeiras frente ao valor das ações negociadas: uma análise dos cinco maiores bancos com operações na B3
    (2019-12-04) Dill, Caroline Beal
    As instituições financeiras são intermediários financeiros que recebem recurso dos poupadores e os emprestam aos tomadores, muitas destas possuem ações negociadas em Bolsas de Valores, estes Bancos precisam cumprir alguns requisitos, como ser uma empresa de capital aberto (regulamentada pela Lei das SAs), cadastrada na CVM, e também na B3, além de normas de órgãos específicos, convivendo com vasta normatização. Uma das exigências é a divulgação das demonstrações contábeis de forma que estejam publicadas em local de amplo acesso. Sendo assim, estas empresas divulgam seus relatórios nos seus sites e no site da B3. O objetivo do estudo é analisar a relação existente entre os custos e despesas com a cotação das ações nas cinco maiores instituições financeiras com operação na B3. Com base na pesquisa descritiva, qualitativa e a coleta de dados direto no site da B3, especificamente da DRE e das Notas Explicativas das instituições objeto da pesquisa, os quais foram sistematizados em planilhas e transformados em informações subsidiando a sua análise e interpretação. Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na cotação das ações, são fatores externos a instituição, como economia nacional e internacional, a política e fatores de natureza psíquica e social, e fatores internos a esta, como a governança na instituição, o resultado apresentado, além da possibilidade de rentabilidade futura do banco. Conclui-se com este estudo que não há relação direta entre os custos e as despesas com a cotação da ação, sendo que nenhum item analisado variou na mesma proporção que a variação da cotação da ação no dia do envio da demonstração a B3.
  • Item
    Mesas proprietárias de traders: um relato de experiência
    (2019-05-07) Perusatto, Giorgio Celito
    Este relato constitui-se num relato de experiência que tem como objetivo desmistificar o preconceito em relação ao investimento em ações e eliminar possíveis receios de participar da Bolsa Valores. O estudo constitui-se, também, numa proposta de alternativa de renda extra para aqueles que buscam complemento orçamentário e que são desafiados a conhecer e trabalhar no mercado financeiro. As Mesas Proprietárias são um modelo inovador de investimento no mercado financeiro em que as empresas disponibilizam o seu próprio capital para os traders (operadores) operarem na Bolsa de Valores. Aos traders é possibilitado o acesso a cursos e treinamentos com simuladores e, quando aptos a participar do mercado, são remunerados mediante percentual do lucro obtido nas operações realizadas. No Brasil, o modelo das Mesas Proprietárias ainda é novidade, mas aos poucos já estão se espalhando, principalmente nas principais capitais do país. Após discorrer sobre a funcionalidade da principal Bolsa de Valores do país (BM&FBovespa), sobre contratos futuros, dólar, minidólar e dólar futuro, o acadêmico relata a sua experiência em participar da Mesa Proprietária Atom e da Corretora Modal, vivenciando na prática o desafio de atingir metas, administrar o seu tempo e, principalmente, saber ganhar e perder num mercado extremamente competitivo e dinâmico.
  • Item
    Valuation: um estudo de caso voltado para holding familiar
    (2019-05-06) Alfenas, Leandro Luiz
    O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da análise de Valuation para verificar a viabilidade de uma possível venda, ou simplesmente uma proteção do patrimônio. Tendo como base a atividade já desenvolvida pela empresa ora estudada, com tal propósito, foram elaborados os cálculos utilizando a metodologia de análise de fluxo de caixa descontado, calculado o valor presente líquido (soma dos valores de todos os fluxos de caixa a uma data presente) sendo esse o mais aplicado no mercado, por ser segundo os autores, um método abrangente e por transmitir uma imagem confiável das empresas. Metodologicamente este estudo classifica-se como uma pesquisa de ordem bibliográfica, qualitativa, aplicada, descritiva e estudo de caso. Através deste estudo pode-se verificar a viabilidade da venda ou proteção patrimonial a fim de atender as exigências dos gestores e se obter os objetivos estipulados pelos mesmos que é a valorização de seu ativo.
  • Item
    O uso dos modelos box & jenkins no planejamento orçamentário de uma empresa comercial atacadista do noroeste do Rio Grande Do Sul
    (2019-05-06) Welzel, Denise Teresinha
    O atual contexto econômico em que se encontram as empresas caracteriza-se pela alta competitividade, o que exige dos gestores a tomada de decisões cada vez mais rápidas e a definição das melhores estratégias para alcançar os objetivos empresariais. Em consequência, a implantação de modelos de controle e planejamento estratégico se faz necessária para garantir a sua sobrevivência e competitividade frente ao cenário de globalização políticoeconômica. Este estudo visa analisar o desempenho dos modelos de previsão de séries temporais na elaboração de um planejamento orçamentário e propor a construção de um modelo de curto prazo de previsão para uma empresa comercial atacadista. O estudo constitui-se numa pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa, bibliográfica e de estudo de caso, realizado numa empresa comercial atacadista, localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram utilizados dados das demonstrações contábeis dos últimos oito anos, os quais facilitaram o planejamento orçamentário mediante a utilização de modelos de séries temporais. Foram utilizadas como variáveis a Despesa com Pessoal (DPT), incluindo salários remuneratórios e impostos; a Despesa Administrativa, Veículos e Vendas (DATC); e a Despesa Financeira (DFTC). Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia Box & Jenkins. Os modelos selecionados visaram atender os critérios do Akaike Information Criteria (AIC) e Schwartz Bayesian Criteria (SBC), com vistas a apresentar as previsões das séries para os meses de outubro de 2017 a março de 2018.
  • Item
    Análise da utilização da técnica de médias móveis no processo de tomada de decisão de investimentos no mercado acionário
    (2018-12-06) Machado, Marlon Vinícius
    Com o passar dos anos, o Mercado de Capitais tem sido estudado cada vez mais. Isto, com o intuito de aumentar os resultados financeiros, obtidos da aplicação de capital, em ações da bolsa de valores. O que fez com que aumentasse o interesse dos investidores financeiros por analistas técnicos e fundamentalistas. Foi este cenário pelo qual passa o Mercado de Capitais e a Bolsa de Valores que motivaram a realização deste estudo. Este estudo tem por objetivo geral estudar o índice de Médias Móveis analisando, entre seus tipos e para diferentes períodos, qual o cruzamento de médias que se apresenta como o mais adequado no auxílio da decisão de compra e venda de ações da bolsa de valores. Para comparação e análise dos resultados financeiros foram escolhidas as ações das empresas Ambev S.A. (ABEV3), Lojas Renner S.A. (LREN3) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás (PETR4). Para a ABEV3 o melhor resultado foi obtido tomando as decisões de forma antecipada e através do cruzamento entre duas Médias Móveis Exponenciais (MME) uma de 30 e outra de 5 períodos, resultando em um retorno financeiro de R$564,00. Para a LREN3, o melhor resultado financeiro foi de R$1.401,18, obtido ao serem tomadas as decisões de compra e venda de forma antecipada e com o auxílio do cruzamento entre uma Média Móvel Aritmética (MMA) de 30 períodos com uma MME de 5 períodos. E, por fim, para a PETR4 o melhor resultado financeiro (R$326,00) foi obtido, também, tomando as decisões antecipadamente e através do cruzamento de uma MMA com uma MME, porém a primeira de 40 períodos e a segunda de 15 períodos. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a tomada de decisões antecipadas para o cruzamento de médias entre uma Média Móvel Aritmética de 30 períodos com uma Média Móvel Exponencial de 5 períodos permite obter o melhor resultado financeiro.
  • Item
    O endividamento das famílias brasileiras: comportamentos, desafios e possibilidades de uma gestão financeira equilibrada
    (2018-12-05) Copetti, Daiane Maria Sassi
    O presente estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa e quantitativa, de cunho bibliográfico, documental, descritivo, exploratório e de estudo de caso. Para tanto, busca conhecer o grau de endividamento de um grupo de 15 famílias de alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento da Unijuí. A importância do tema reflete-se no fato de que o número de pessoas endividadas aumenta dia a dia, gerando problemas financeiros, psicológicos e familiares. O acesso ao crédito fácil introduzido em 2009 e tem levado muitas famílias ao endividamento e à inadimplência. O cartão de crédito, o cheque especial e os empréstimos pessoais, entre outros, auxiliam as pessoas em momentos difíceis mas também podem ser usados de maneira irresponsável, tornando-se os grandes vilões nos casos de endividamento. A Educação Financeira vem sendo estimulada inclusive pelo Governo Federal, preocupado com o alto índice de pessoas endividadas e inadimplentes. O questionário aplicado aos participantes revelou um grupo de pessoas conscientes em que a maioria encontra-se numa situação econômica equilibrada, usa o cartão de crédito para pagar as contas mensais mas paga a totalidade da fatura, usa o cheque especial apenas em alguns momentos e por poucos dias, e considera o planejamento e o controle de gastos um item fundamental para escapar do endividamento.
  • Item
    Finanças pessoais: uma análise do município de Panambi/RS
    (2018-12-05) Gonchoroski, Juliana Müller
    O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil e o comportamento financeiro dos cidadãos residentes em Panambi/RS. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e quantitativa, caracterizada como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e survey (com uma amostra de 297 pessoas residentes na cidade de Panambi). Os resultados ressaltam que metade dos entrevistados não anotam seus gastos, refletem sobre a sua vida financeira, mas não estabelecem metas e objetivos financeiros claros. Apenas 25% dos entrevistamos tem o habito de poupar e 75% poupam quando sobra algum recurso ou não tem o hábito de poupar. Para 30% dos entrevistados, nunca resta renda no final do mês e apenas 25% utilizariam às aplicações financeiras para quitar imprevistos. Apenas 15% dos entrevistados buscam frequentemente informações sobre o tema de Finanças Pessoais. Portanto, pode-se concluir que certo percentual da população pode estar endividado ou utilizando limites/empréstimos para quitar suas dívidas e o desinteresse pela administração do próprio dinheiro contribui para o aumento deste percentual.
  • Item
    O comportamento do mercado acionário do Banco do Estado do Rio grande do Sul no período de 2013 a 2017
    (2018-12-05) Wociechoski, Andrei Rodrigues
    O comportamento do mercado de ações faz parte de um cenário econômico mundial de constante mudanças, visando produzir informações confiáveis, permitindo melhor condução dos negócios pelas organizações, sendo assim, trazendo informações corretas para o investidor e interessados. O estudo investigou como o mercado acionário se comportou ao longo de cinco anos na instituição financeira estudada, favorecendo através de indicadores acesso a evolução da presente organização. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva, estudo de campo e qualitativa. Foram utilizados como instrumento de pesquisa a análise documental a partir de gráficos e informações obtidas das demonstrações financeiras. Os resultados obtidos mostraram que tais indicadores auxiliam a organização objeto de estudo na evolução da situação financeira, já que as ações estão em constante ampliação de lucratividade para o acionista desta instituição, visto que permitem identificar a compra, venda e permanência no mercado acionário, verificando que cada item pode contribuir para melhorar o comportamento dos usuários das informações constante nos gráficos verificados.
  • Item
    Relação do desempenho econômico-financeiro com a política de dividendos em empresas brasileiras
    (2018-12-05) Gay, André Luis
    Este trabalho tem como objetivo identificar a relação dos indicadores econômico-financeiros na distribuição de dividendos em 450 companhias brasileiras listadas na B3. Para tal, realizouse pesquisa descritiva, com análise documental dos relatórios financeiros de 2014 a 2016, sendo que os dados foram coletados na base da Economática para então serem utilizadas a estatística descritiva, a correlação de Pearson e a regressão de dados em painel. Os resultados encontrados demonstraram que a rentabilidade, o fluxo de caixa e o tamanho são os indicadores que mais influenciam na decisão das políticas de dividendos das empresas. Os demais determinantes variam, apresentando menor significância ou intensidade, merecendo posteriores estudos com recortes específicos.
  • Item
    Relação entre a bolsa de mercadorias de Chicago e o câmbio, na formação do preço médio da soja no RS (2007 a 2016)
    (2018-12-05) Moreira, Jaciele Negrette
    O estudo tem como questão central identificar, além do movimento dos preços da soja no balcão gaúcho entre 2007 e 2016, como se comportaram as duas variáveis centrais que formam tal preço: as cotações em Chicago e o câmbio no Brasil. A partir destas observações, verificar qual destas duas variáveis teve maior influência na formação do preço gaúcho da oleaginosa no período considerado. A primeira variável se refere aos preços da oleaginosa praticados na Bolsa e que são referência no mercado mundial e a segunda trata das variações cambiais que influenciam a formação do preço da soja no mercado interno, visto que as cotações em Chicago são dadas em dólares. Na análise, que possui uma abordagem qualitativa delineada através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, onde utilizou-se um modelo econométrico de Regressão Linear Múltipla, toma-se como referência o espaço de tempo de uma década, com base nos preços médios da soja praticados no Rio Grande do Sul. A partir dos dados coletados, agrupados e interpretados, e com o modelo econométrico escolhido, a conclusão é que o modelo se apresentou adequado, pois permitiu analisar de uma forma aceitável a relação entre as variáveis, onde verificou-se que o preço da soja gaúcha está em função das mesmas, destacando-se dois momentos distintos entre 2007 e 2016. Os resultados também permitem afirmar que as variações na taxa de câmbio nominal geram maiores alterações na variável dependente do que as mudanças de mesma proporção na cotação da CBOT. No período, os preços nominais da soja gaúcha viveram uma elevação praticamente constante, porém, as duas variáveis básicas não atuaram no mesmo sentido.
  • Item
    Ensaio para aplicação da teoria dos jogos na análise técnica de ações
    (2017-08-01) Blasi, Andrei Ismael
    Com a imensa quantidade de informações e variáveis que compõem o mercado acionário, um dos aspectos mais difíceis para um investidor é reconhecer, organizar e analisar tais informações, com o objetivo de, com base nelas, tomar a melhor decisão possível para o seu investimento. Nisto, já foram desenvolvidas diversas técnicas que visam auxiliar os investidores neste aspecto, com destaque para as escolas de análise gráfica e de análise fundamentalista. Porém, embora tais escolas utilizem instrumentos de análise com base racional, por vezes eles apontam para resultados opostos, o que pode gerar confusão no momento da tomada de decisão. Neste ponto, o conceito da Teoria dos Jogos parece caber perfeitamente neste contexto, já que este ramo de estudo tem por objetivo evidenciar, mesmo sob condições de conflito, qual dentre as estratégias existentes será a que lhe proporcionará o melhor resultado. Com base nisto, foi elaborada a situação problemática do presente trabalho, que procura verificar a viabilidade da aplicação da Teoria dos Jogos na análise do mercado de ações, combinando-a com algumas das tradicionais ferramentas de análise técnica existentes. Para tanto, definiram-se como objetivos a criação de um cenário hipotético de jogo, baseado no mercado acionário, com a consequente identificação de seus componentes, como os jogadores, as estratégias, os perfis de estratégia e soluções. A abordagem utilizada na interpretação dos resultados, baseada nas técnicas de pesquisa empregadas, possui natureza qualitativa e quantitativa, obtidas a partir das soluções geradas a partir das modelagens computacionais realizadas no cenário. Assim, foi possível concluir que a Teoria dos Jogos possui espaço para ser introduzida junto às ferramentas convencionais de análise técnica, visto que a aplicação de seus preceitos foi útil na organização e análise dos dados, além de auxiliar na busca por uma solução viável para tomada de decisão por parte do investidor.
  • Item
    A relevância da gestão estratégica de custos na formação do preço de produtos
    (2016-11-22) Mieth, Regina
    Diante de um mercado competitivo e de um cenário de crise econômica é de fundamental importância que as micro e pequenas empresas utilizem a gestão estratégica de custos para se destacar no mercado, pois essa é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, na identificação de falhas e oportunidades no processo produtivo. O objetivo do estudo consiste em identificar os custos envolvidos no processo produtivo de uma serraria, definir a melhor forma de rateá-los e formar o preço adequado ao mercado para otimizar seus resultados e tornar sua administração mais eficaz. A metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva e explicativa, utilizando-se o instrumento de pesquisa bibliografica e estudo de caso. Por meio da gestão de custos foi possível diagnosticar o resultado final da venda dos produtos da empresa MMadeiras, que é uma indústria do ramo madeireiro que tem como principal produto o dormente, como subproduto a madeira serrada e como resíduo o cavaco. O processo produtivo dessa empresa caracteriza-se como produção conjunta. Para que os resultados fossem alcançados, utilizou-se o método de custeio por absorção para identificar os custos e o mark-up para formar os preços. Além disso determinou-se a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos. Conclui-se que o sistema de produção conjunta é uma ótima ferramenta da gestão de custos que proporciona informações relevantes na tomada de decisão.
  • Item
    O impacto da crise econômico-financeira mundial de 2007/08 sobre a tomada de crédito e a inadimplência por parte dos associados da Sicredi União - RS
    (2016-11-22) Corrêa Junior, Adalberto França
    Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a crise de 2007/2008 e seus impactos na economia brasileira, destacando a inadimplência e o endividamento da população brasileira. Buscando analisar os impactos que o Brasil teve, e quais as medidas adotadas para amenizar os impactos. Com o objetivo central de verificar os desdobramentos pós-crise no Brasil foi desenvolvido um estudo em uma cooperativa de crédito, onde se buscou estabelecer uma relação da crise com a tomada de crédito e a inadimplência por parte dos associados da empresa estudada. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma posterior análise dos dados coletados na empresa nos anos de 2010 a 2014. Pode-se observar o crescimento da tomada de crédito por parte dos associados da referida cooperativa e também se observa um aumento na inadimplência no período estudado. Conclui-se que há uma relação da crise com a tomada de crédito e a inadimplência, havendo necessidade de um estudo posterior para acompanhar os próximos períodos.
  • Item
    Governança corporativa: modelo de abertura de capital da empresa Multiplus (MPLU3)
    (2016-11-21) Grings, Juliane Bruna
    Atualmente tem se falado muito em Governança Corporativa, visto a necessidade permanente de as empresas se adequarem aos padrões de gestão e melhorarem seu desempenho. Isto porque a Governança Corporativa é o sistema que assegura aos sócios proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A boa Governança Corporativa assegura aos sócios, equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados e obediência às leis do país. O objetivo deste estudo é apresentar o significado de Governança Corporativa e identificar a razão de o sistema ter sido fundamental na abertura de capital da empresa Multiplus, subsidiária do Grupo TAM S/A. A pesquisa se classifica como aplicada; quanto aos seus objetivos é exploratória e descritiva, e se utiliza dos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. No instrumental recorreu-se à observação, sistematização individual e na vida real. Analisou-se, assim, o caso Multiplus, como funcionou sua abertura de capital, o que foi feito e quais práticas foram utilizadas para instrumentalizar o processo. Por meio deste estudo pode-se concluir que a Governança Corporativa teve papel de relevância no desempenho da empresa Multiplus no processo de abertura de capital.
  • Item
    A economia brasileira em processo de estagflação: uma breve análise do período 2011 a 2015
    (2016-11-21) Marmitt, Diana Rambo
    A moeda surge da necessidade de facilitar a transação de mercadorias. A inflação corrói o valor nominal da moeda. A inflação pode se manifestar de duas formas genéricas: a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada, chamada de inflação de demanda; e a inflação provocada pela elevação dos custos de produção, chamada de inflação de custos. A inflação gera a instabilidade econômica e desigualdade social devido à transferência da riqueza de uma classe à outra, empobrecendo ainda mais as classes de menor poder aquisitivo e enriquecendo as classes mais abastadas. Ao mesmo tempo, quando ocorre um crescimento econômico negativo (recessão na economia) e a inflação se mantém elevada, a teoria econômica sinaliza esse processo como sendo estagflação (inflação com estagnação econômica). Após muitos planos econômicos frustrados o Brasil chegou ao Plano Real, o qual controlou a hiperinflação até então existente, e gerou um processo de estabilidade econômica. A partir de 1999, com a criação de um tripé básico de sustentação desta estabilidade (um dos pés do tripé é o Sistema de Metas de Inflação) a economia nacional ficou mais ajustada. Entretanto, a partir de 2014 o crescimento econômico diminui drasticamente, com o país entrando em recessão no ano seguinte, porém, a inflação continuou elevada e até mesmo subindo. Trata-se da maior retração do PIB dos últimos 25 anos. O país enfrenta o que se pode chamar de estagflação. A metodologia utilizada para este trabalho foi de cunho qualitativo, a partir de pesquisa bibliográfica em torno dos livros, artigos e documentos já existentes a respeito do tema.
  • Item
    Previdência privada de entidade aberta: análise dos planos PGBL e VGBL do Sicredi (2013 a 2016)
    (2016-11-21) Bernardi, Aniela
    O presente estudo está voltado ao mercado financeiro da Previdência Privada Aberta como investimento de longo prazo. Seu objetivo é analisar a rentabilidade mensal dos planos de Previdência Privada PGBL e VGBL do Sicredi, comparando-os a dois indicadores de rentabilidade – a poupança e o CDI acumulado. Também, analisar a rentabilidade em relação ao mercado financeiro a partir de quatro das maiores entidades abertas de Previdência Privada, bem como de um Fundo Previdenciário de Renda Fixa e de um multimercado de cada entidade. A análise dos dados foi efetuada a partir de métodos estatísticos que indicaram bom desempenho dos Fundos Previdenciários de Renda Fixa dos planos de Previdência Privada, inclusive do Sicredi, como o investimento de menor risco. Para a tomada de decisão de investimento, contudo, deve ser considerado o perfil de investidor.