Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/1997
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Avaliação de aprendizagens: relações entre formação inicial e práticas adotadas pelas professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica(2018-05-08) Benvenutti, Dilva BertoldiEsta tese investigou compreensões, influências e contribuições da formação inicial e das práticas de avaliação da aprendizagem dos alunos de professoras pedagogas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, numa interlocução dialógica. O estudo apresenta uma proposição de avaliação permeada pela ideia de investigação, reflexão, qualificação e valorização dos sujeitos da aprendizagem. Justifica-se o tema por entender a relevância científica e social da problemática da avaliação em educação, no domínio da formação e do desenvolvimento profissional dos professores. Uma conversa com a metáfora caminho das pedras, que representa as experiências de avaliação vividas pelas professoras pedagogas, formadas pelo curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Maravilha/SC (matriz 2004-2008), delineia a organização do texto. A análise documental sobre avaliação (Ludke e André, 1986) foi organizada, num recorte histórico e legal do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Maravilha/SC, e na identificação do lugar da avaliação na matriz curricular do curso de Pedagogia da UNOESC/2004-2008. Vinte e oito professoras pedagogas, egressas do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Maravilha/SC, participaram da pesquisa. Oito responderam ao questionário semiestruturado (Gil, 1999), mais oito participaram do fórum online (Lopes, 2007), outras oito do grupo focal coletivo (Lefèvre AMC, 2005) e quatro entregaram instrumentos de avaliação utilizados nas suas aulas. A coleta das informações para construção dos dados iniciou no 2º semestre/2014 e foi concluída no 1º semestre/2016. Os resultados foram organizados por descritores, significados pela ideia central da resposta, analisados e sistematizados em gráficos, quadros e tabelas. A abordagem teórica está centrada nas contribuições de Luckesi, Foucault, Freire, Hoffmann, Dewey, Pimenta, Schön, Tardif, Afonso, Josso, Nóvoa e Vygotsky. Os caminhos delineados baseiam-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (Oliveira, 1999) e análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011). O estudo evidenciou a necessidade do curso de Pedagogia buscar as vivências de avaliação das professoras possibilitando a reflexão individual e coletiva, como retroalimentação do processo de ensino e aprendizagem. É espaço privilegiado de encontro que pode possibilitar aos sujeitos da aprendizagem olhar para dentro e para fora de si, sentindo-se parte do processo, valorizando um olhar heterônomo que permite estar em comunhão com o coletivo, e autônomo por entender-se livre e consciente de si para fazer escolhas. É a junção de autonomia e heteronomia que afasta a ideia de centralidade e egoísmo, e converge no processo de socialização, comunhão e humanização. Uma proposta de avaliação que acolhe com foco na aprendizagem, e não como mera memorização.Item O paradigma da inclusão: dilemas e desafios entre as aprendizagens escolares e as possibilidades terapêuticas(2018-05-07) Monteiro, Mariliane AdrianaConsiderando a vigência do paradigma inclusivo no âmbito das políticas públicas de educação no Brasil, a pesquisa investigou as formas de sua implementação em escolas da rede pública do município de Santo Ângelo, RS. A partir do entendimento dessa política de inclusão por parte de gestores e de professores, bem como de suas práticas pedagógicas, a pesquisa buscou saber o quanto esses agentes educativos estão preparados para atender alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, como também alunos com dificuldade de aprendizagem. Foi analisada a intencionalidade estabelecida no âmbito da política pública e a sua consecução no cotidiano das escolas. Metodologicamente, a pesquisa se realizou como estudo de caso de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso na modalidade analítica e documental. Os sujeitos da pesquisa são 17 professores e 12 gestores que, dentre as 23 (vinte e três) escolas públicas municipais de ensino fundamental (primeiro ano à oitava série) do município de Santo Ângelo, atendem alunos com necessidades educativas especiais (ANEE). A pesquisa foi feita através de entrevistas semiestruturadas, com questões que permitem configurar, a partir das respostas, tanto a compreensão dos professores e gestores de ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santo Ângelo acerca da inclusão escolar, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas com vistas ao atendimento das demandas da política de inclusão. Para a análise das entrevistas foi utilizado o método de “Análise de conteúdo”, que tem por objetivo compreender o sentido das comunicações, seu conteúdo e significações. O referencial teórico utilizado para a construção da tese constitui-se de autores do campo da educação, da psicologia e da psicanálise. São feitas considerações sobre possíveis contribuições para a educação e a formação dos educadores que atuam no contexto da educação inclusiva, na perspectiva de que a escola cumpre uma função terapêutica, exercendo, assim, um papel importante no processo de inclusão do indivíduo na sociedade. A escola é um espaço de circulação social e de humanização, desempenhando um papel fundamental nas aprendizagens das novas gerações. Este estudo busca mostrar a possibilidade de se efetuar um trabalho educativo na perspectiva de uma educação terapêutica, uma vez que a escola, a partir da sua função de ensinar e educar, pode oportunizar um lugar social para a inclusão, transcendendo o direito e o cumprimento da lei que ordena “todas” as crianças na escola.