Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
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Item Ambivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade "com" e "a partir de" Zygmunt Bauman(2019-07-24) Cassol, Claudionei VicentePensar a produção teórica baumaniana como operação de pensamento desenvolvendo- se no interior de uma alternativa paradigmática, a ambivalência, e deste território encontrar um caminho para pensar a educação e a solidariedade é objetivo principal desta tese. A ado- ção da metodologia hermenêutica e da pesquisa bibliográfica com características monográfi- cas elege obras referenciais das três fases do pensamento baumaniano, centrais no pensar a Ambivalência, a educação e a solidariedade no horizonte da pluralidade ―com‖ e ―a partir de‖ Zygmunt Bauman. Um conjunto de problematizações, em três momentos, compõe o texto que desenvolve uma investigação acerca da possibilidade de vislumbrar vínculos entre a educação e a solidariedade, no pensamento baumaniano e a partir dele. O primeiro movimento ocupa-se em debater as fontes das quais Bauman se apropria para desenvolver seu percurso teórico. O segundo momento pensa uma estrutura paradigmática da ambivalência. O terceiro momento, considerando apresentada a existência de um paradigma da ambivalência, presença no mundo simbólico/imaginário e no mundo real/concreto, desenvolve-se no enfrentamento da possibili- dade de pensar a educação e a solidariedade como residuais de alguma solidez no mundo líquido/volátil. Parece que os elementos da condição humana como a comunidade plural e o diálogo autêntico instituem as possibilidades de educação e de solidriedade na comunidade pendular entre segurança e liberdade, identidade e comunidade. A ambivalência presente no mundo humano, nas dimensões do real/concreto/existência e da lingua- gem/simbólico/imaginário, interpela os indivíduos a movimentos hermenêuticos pluralizado- res de onde advém o aprendizado da efetividade do dialógico e da constituição de movimen- tos de solidariedade embalados pelo pêndulo da relação paradoxal entre segurança e liberda- de, indivíduo e comunidade, sólido e líquidoItem A arquitetura como cenário e a educação como possibilidade: o patrimônio e suas inter-relações com a memória, identidade, pertencimento e cidadania(2019-07-24) Oliveira, Tarcisio Dorn deA arquitetura possui vínculo direto com o passado, posto ser materialidade produzida pela humanidade que ainda é perceptível e palpável em um singelo passeio pelas ruas da cidade. A educação patrimonial, em suas diversas formas de mediação, possibilita a interpretação da arquitetura como produto socialmente produzido, tornando-se um instrumento importante na promoção e vivência da condição e existência humanas. A presente tese estrutura-se no intuito de afirmar que a educação patrimonial, por meio da arquitetura, instiga a memória social e constrói o sentimento de identidade e pertencimento, constituindo a cidadania do sujeito ao local (enquanto espaço, tempo e lugar), promovendo a preservação do patrimônio arquitetônico. A pesquisa realizada neste trabalho justifica-se pela possibilidade de construir novas reflexões entre arquitetura e educação, no sentido de produzir novos entendimentos e possibilidades de preservação para o patrimônio arquitetônico. O estudo tem como premissa afirmar a relação dos sujeitos com suas heranças culturais, percebendo sua responsabilidade pela valorização destas materialidades e fortalecendo a vivência real com a formação humana e cidadã num processo de percepção e construção do sentimento de identidade e pertencimento. Metodologicamente, esta pesquisa estrutura-se por um campo conceitual, mediante uma revisão bibliográfica e documental, e por um campo empírico, este último categorizado por Bardin (1977) e interpretado pela hermenêutica (Hermann (2002). Os educadores possuem a tarefa de formar e desenvolver práticas pedagógicas de uma educação patrimonial forte baseadas em mecanismos de ensino e de aprendizagem, instituindo um campo de ação inter, trans e multidisciplinar. A aproximação dos sujeitos com a arquitetura de sua cidade desencadeia um elo de preservação e aproximação de forma agradável, prazerosa, lúdica, levando adultos e crianças a um processo ativo de conhecimento pela apropriação e valorização de suas heranças arquitetônicas. A educação patrimonial forte tem como propósito aflorar nos atores sociais a elaboração de um conhecimento histórico e cultural, investigar a realidade que os cerca, refletir sua ligação com um passado e procurar perceber a historicidade da arquitetura local, ou seja, um ensino voltado para que os sujeitos desenvolvam um conhecimento mais amplo da realidade em que vivem. A educação patrimonial forte deve ser percebida como aquela que ocorre nos espaços da vida e para a vida, numa visão integral, ampliando as oportunidades socioeducativas. A arquitetura deve ser considerada e tratada como tema transversal, transdisciplinar, interdisciplinar e multidisciplinar, ato essencial ao processo educativo para potencializar o uso dos espaços públicos e comunitários como espaços formativos. Os diferentes e diversos atores que atuam em ações de educação patrimonial forte devem estar conscientes da função social e da importante contribuição que possuem na transformação da sociedade, formando crianças, jovens e adultos em todas as fases do conhecimento, potencializando os espaços de valor patrimonial na construção de conhecimento, cidadania e educação integrada. A educação é a própria vida, e a arquitetura presente no cenário urbano propicia a experimentação que, por meio de infinitas investigações, desencadeia novas descobertas. A educação patrimonial forte, por natureza, é educativa, pois comunica, compartilha e experiencia uma prática social.Item Atividade de interação com integração de aprendizagens em aula de administração da produção(2014-01-08) Veiga, Cristiano Henrique Antonelli daO motivo que impulsionou o desenvolvimento desta tese foi a necessidade de compreender teoricamente um processo de reelaboração de ciclos de ação didática que possibilitassem o entendimento pedagógico do conteúdo de Administração da Produção, cujos aprendizados fossem para além das técnicas de cálculo convencionalmente utilizadas. Para isso, foi estabelecido o objetivo de investigar limites e potencialidades de uma “Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens”, com vistas a compreender como conhecimentos e situações da atuação profissional são dinamicamente relacionados, nesse campo do saber, num ambiente que possibilita interações sociais diversificadas. O aporte teórico que norteia a tese está pautado no referencial histórico-cultural, com foco na teoria da atividade, em conjunto com abordagens referentes à constituição da docência. A organização e o desenvolvimento da investigação foram inspirados na pesquisa-ação, como orientação teórico-metodológica. O processo qualitativo de construção, análise e interpretação dos dados abrangeu a modalidade de análise textual discursiva. Como categorias de análise foram definidas, a priori, aquelas referentes à mobilização de conhecimentos, de interações sociais e de relações políticas. O campo empírico da pesquisa abrangeu aulas com acadêmicos regularmente matriculados em duas turmas de um Curso de Administração em uma Universidade Federal no interior do RS, sendo que uma delas serviu para a fase piloto da pesquisa. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens oportunizou a articulação do conteúdo pela compreensão das relações conceituais em conjunto com ações interconectadas com processos e operações colaborativas em aula. Foi possível a tomada de consciência de que, para atingir o objetivo proposto, é necessário que ele seja um motivo capaz de conduzir o sujeito, na dinâmica do trabalho colaborativo, nas relações interpessoais. Para alguns estudantes, a atividade propiciou novos motivos com deslocamento de sua atividade principal para novos objetivos, cujo cumprimento exigiria novas dinâmicas, com vistas à superação de problemas que emergiram. Como limite, observou-se que alguns estudantes não se envolveram conforme era esperado, o que pode ser atribuído à dificuldade inicial de mobilizar os conhecimentos estudados, na relação com situações-problema vivenciadas no decorrer das aulas. A tese possibilitou avançar no entendimento do processo de ensino e abre um convite para novas oportunidades de investigação, a exemplo da reestruturação da atividade para que seja realizada ao longo de todo o semestre letivo, com articulação dos conteúdos curriculares, em suas significações e contradições, com vistas à expansão da aprendizagem para além das fronteiras da aula.Item Avaliação de aprendizagens: relações entre formação inicial e práticas adotadas pelas professoras pedagogas dos anos iniciais da educação básica(2018-05-08) Benvenutti, Dilva BertoldiEsta tese investigou compreensões, influências e contribuições da formação inicial e das práticas de avaliação da aprendizagem dos alunos de professoras pedagogas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, numa interlocução dialógica. O estudo apresenta uma proposição de avaliação permeada pela ideia de investigação, reflexão, qualificação e valorização dos sujeitos da aprendizagem. Justifica-se o tema por entender a relevância científica e social da problemática da avaliação em educação, no domínio da formação e do desenvolvimento profissional dos professores. Uma conversa com a metáfora caminho das pedras, que representa as experiências de avaliação vividas pelas professoras pedagogas, formadas pelo curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Maravilha/SC (matriz 2004-2008), delineia a organização do texto. A análise documental sobre avaliação (Ludke e André, 1986) foi organizada, num recorte histórico e legal do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Maravilha/SC, e na identificação do lugar da avaliação na matriz curricular do curso de Pedagogia da UNOESC/2004-2008. Vinte e oito professoras pedagogas, egressas do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Maravilha/SC, participaram da pesquisa. Oito responderam ao questionário semiestruturado (Gil, 1999), mais oito participaram do fórum online (Lopes, 2007), outras oito do grupo focal coletivo (Lefèvre AMC, 2005) e quatro entregaram instrumentos de avaliação utilizados nas suas aulas. A coleta das informações para construção dos dados iniciou no 2º semestre/2014 e foi concluída no 1º semestre/2016. Os resultados foram organizados por descritores, significados pela ideia central da resposta, analisados e sistematizados em gráficos, quadros e tabelas. A abordagem teórica está centrada nas contribuições de Luckesi, Foucault, Freire, Hoffmann, Dewey, Pimenta, Schön, Tardif, Afonso, Josso, Nóvoa e Vygotsky. Os caminhos delineados baseiam-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (Oliveira, 1999) e análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011). O estudo evidenciou a necessidade do curso de Pedagogia buscar as vivências de avaliação das professoras possibilitando a reflexão individual e coletiva, como retroalimentação do processo de ensino e aprendizagem. É espaço privilegiado de encontro que pode possibilitar aos sujeitos da aprendizagem olhar para dentro e para fora de si, sentindo-se parte do processo, valorizando um olhar heterônomo que permite estar em comunhão com o coletivo, e autônomo por entender-se livre e consciente de si para fazer escolhas. É a junção de autonomia e heteronomia que afasta a ideia de centralidade e egoísmo, e converge no processo de socialização, comunhão e humanização. Uma proposta de avaliação que acolhe com foco na aprendizagem, e não como mera memorização.Item O cenário social e a teia de conceitos (de)marcadores da formação do profissional em produção cultural: desafios ao curriculo de graduação(2018-05-08) Terra, Elisa LubeckA presente pesquisa tem por objetivo compreender os processos de formação e profissionalização no campo da cultura, em especial sobre as relações e interações com o cenário social contemporâneo na organização e implantação de currículos de graduação em produção cultural. Visto que os currículos dos cursos são (de)marcados pela constante interação com o cenário social em que emerge uma nova perspectiva da cultura, interligada com os processos de desenvolvimento econômico, político e social, delimitou-se o contexto de atuação dos profissionais de produção cultural, observando o que é essencial na formação a fim de estabelecer um perfil adequado para atuação no sistema de organização da cultura - um perfil que valorize e desenvolva a autonomia dos sujeitos. Como estratégia de pesquisa, adotei o estudo de caso (GIL, 2010) e a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), além de acionar diferentes instrumentos de investigação (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, contato telefônico, visitas, entrevistas) que serviram como base para a análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Os resultados apontaram que a sociedade contemporânea exige outros modos de gerir a cultura e comunicá-la, utilizando-se das indústrias audiovisuais e das redes digitais, expressos em diferentes perfis profissionais de produtores culturais. Os profissionais devem ter um perfil multidisciplinar, capaz de trabalhar com a incerteza, reposicionando-se no debate sobre a cultura, a alteridade, a identidade, a cidadania, a diversidade e a interculturalidade. Ainda: a organização das matrizes curriculares dos cursos é dinâmica, em constante revisão frente aos novos arranjos produtivos da cultura, mantendo a característica multidisciplinar, resultante da complexificação do mercado cultural, a fim de garantir a formação profissional que garanta o reconhecimento efetivo no campo de trabalho.Item Compreensões de coordenadores pedagógicos sobre habilidades socioemocionais em contextos educativos: um estudo das contribuições de Wallon para a educação socioemocional(2019-07-24) Schorn, Solange CastroEsta pesquisa refere-se ao estudo da afetividade e do desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais na educação compreendidas, neste estudo, como funções mentais superiores de base teórica histórico-cultural. Em busca de respostas às interrogações em torno da questão socioemocional que aparece na escola, apresenta subsídios ao resgate da afetividade nas formações docente e discente, compreendendo que ela não se restringe apenas às relações do cotidiano, mas precisa ser um exercício intencional, sistemático, ligado às atividades escolares nos mais diversos campos, do conhecimento e das relações humanas. A afetividade, porque associada ao cognitivo cientifico, precisa acompanhar todo o processo escolar, de forma intencional, sistemática, planejada, o que, provavelmente, dará mais consistência ao conhecimento necessário na vida das pessoas, no sentido de contribuir para a constituição de uma pessoa mais solidária, empática e responsável. Para esse entendimento, os conceitos da teoria das emoções, fundamentada em Wallon, são realçados atendendo uma aproximação da constituição das competências socioemocionais na sua relação com a afetividade e as funções mentais superiores e que acarretam, neste estudo, à compreensão de Educação Integral como Educação Socioemocional. O estudo ampara-se na Abordagem Histórico-Cultural e sua principal sustentação está na obra de Henri Wallon (1879-1962), conferindo em seus estudos os prelúdios de uma Educação Socioemocional marcada pela relevância dos aspectos afetivos na construção do intelecto, sustentada no eixo movimento/afetividade/cognição, respaldando o discurso contemporâneo que elege o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais como possibilidade para uma educação integral de qualidade. Indícios de que crianças e adolescentes não estão tendo mais habilidades socioemocionais levantam o questionamento sobre as preocupações atuais das instituições escolares, como os aspectos afetivos se fazem presentes e a forma como estão sendo acolhidos. Compreender essas questões nas escolas conduziu a este estudo cuja finalidade é investigar compreensões de professores que ocupam a função de coordenação sobre o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais em contextos educativos. A pesquisa, de natureza bibliográfica na sua maior extensão, é de caráter qualitativo, descritivo-exploratória, contemplando um estudo documental e empírico. O corpus de análise foi construído a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com coordenadores pedagógicos de escolas brasileiras e portuguesas. Os dados produzidos foram analisados conforme a Análise Textual Discursiva e compreendidos na perspectiva teórica de Vigotski e Wallon. Os resultados levaram à compreensão de que os professores, ainda que não tenham esclarecimentos ou formação pautada na Educação Socioemocional, estão procurando trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, mesmo que ainda em ações polarizadas. De certo modo, estão atendendo uma Educação Socioemocional que reconhece que o conhecimento precisa fazer sentido envolvendo a pessoa em seus aspectos cognitivo, afetivo e social que são indissociáveis.Item Concepções e Práticas Integradoras dos Docentes do IFMT campus Cáceres, no Desenvolvimento do Currículo Integrado(2018-05-08) Rodrigues, Denise DalmásEste estudo, intitulado “Concepções e Práticas Integradoras dos Docentes do IFMT campus Cáceres, no Desenvolvimento do Currículo Integrado” analisou as compreensões dos professores sobre suas práticas integradoras, observando as relações teórico-práticas entre as disciplinas de formação geral e técnica, visando identificar os componentes que promovem a integração e a articulação dos saberes e práticas curriculares da formação do profissional técnico de nível médio. Este tema foi proposto a partir da questão de pesquisa: quais as concepções dos docentes acerca das práticas integradoras no desenvolvimento do Currículo Integrado do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT, campus Cáceres. Para a realização da pesquisa utilizamos uma abordagem de investigação qualitativa, baseada em Martins (2004) e de caráter explicativo, e considerada como um estudo de caso (Ludke E André, 1996) em que os professores foram questionados sobre suas práticas de integração. Os instrumentos usados foram análise documental, questionários semiestruturados e reuniões de grupo focal (Gatti, 2005), cujos dados foram analisados criteriosamente por meio da análise textual discursiva proposta por Moraes e Galliazzi (2013), com o intuito de se atingir uma compreensão mais complexa dos fenômenos e dos discursos produzidos. A triangulação dos dados permitiu reunir as evidências produzidas nas três etapas da pesquisa, para que assim pudéssemos relacionar as convergências e divergências na organização e desenvolvimento do currículo integrado. Este estudo foi desenvolvido no IFMT, campus Cáceres, com vinte e cinco professores que ministraram aulas no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, durante o segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. As concepções apresentadas pelos professores investigados foram analisadas a partir de sua compreensão acerca do desenvolvimento do currículo integrado e suas práticas de integração curricular, considerando a necessidade de desenvolver um currículo integrado que articule várias práticas educativas e que exija um novo olhar, reflexivo e crítico do trabalho docente, e que constitua espaços de diálogo e produção de um saber científico-tecnológico com formação humana integrada, crítica, criativa, de respeito e de valorização da autoestima. As conclusões da investigação indicam que os docentes acreditam que a prática da integração curricular é possível, viável e necessária. No entanto, não sabem exatamente como desenvolvê-las, pois esta prática exige deles uma experiência que ainda não possuíam. Tentam, mesmo assim, ainda que isolada e esporadicamente, fazer a integração de conhecimentos e experiências. Explicitam que não sabem fazê-la; entrementes, complementam e acentuam que a integração é mais intermitente para algumas áreas, mas sempre há possibilidades para sua realização. Diante da análise empreendida, entendemos que os professores devem estar qualificados para enfrentar as transversalidades decorrentes da necessidade imprescindível de desenvolver a integração curricular na práxis pedagógica do IFMT, campus Cáceres, a fim de minimizar o distanciamento entre a formação geral e a formação técnica, e gerar avanços consideráveis no processo de ensino e de aprendizagem.Item Conhecer para pertencer: a relação criança, escola e cidade(2019-07-24) Toso, Cláudia Eliane IlgenfritzAo preservamos a memória de um povo temos a possibilidade de contribuir com a construção de identidades e de sentimentos de pertencimento. A escola, enquanto instituição, é espaço e tempo que tem como função transmitir a tradição e, ao fazer isso, apresenta conhecimentos construídos historicamente, evitando que tenhamos de viver um eterno retorno ao ponto inicial. O trabalho realizado na escola, com crianças pequenas, tem sido objeto de investigação dos pesquisadores, principalmente os da infância, mas a temática sobre a criança e a construção do sentimento de pertencimento tem sido pouco explorada. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a abordagem sobre a cidade faz parte do campo das ciências sociais ou dos estudos sociais. Considerando essas questões, esta tese foi construída. Tenho como objetivo investigar sobre como a construção do sentimento de pertencimento é pensado pela escola e pelos professores e, consequentemente, como o conhecimento sobre a cidade contribui com essa construção. Proponho como problematizações da pesquisa: Que relação podemos estabelecer entre a apropriação pelas crianças do conhecimento sobre a cidade e a construção do sentimento de pertencimento? Qual a relação entre o reconhecimento do direito à cidade pela criança e sua condição de sujeito? Ou, ainda, a forma como a escola possibilita o acesso ao conhecimento sobre a cidade contribui para essa construção? O campo teórico e metodológico da pesquisa se orienta na perspectiva da teoria crítica e da hermenêutica. Adoto, como princípio, a articulação entre o campo teórico e o empírico. Sustentam a escrita, além da pesquisa e análise bibliográfica, cartas escritas por alunos do 3o ano de uma escola comunitária de Santo Ângelo-RS e de uma escola pública de Ribeirão Preto-SP, e entrevistas com professores brasileiros e italianos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, defendo a tese de que o conhecimento escolar é possibilidade para construir o sentimento de pertencimento, uma vez que a escola é o espaço e tempo em que as crianças têm acesso a esses conhecimentos dos quais precisa se apropriar. Para se sentir pertencente é imprescindível que se conheça o lugar onde se vive em suas diferentes dimensões: sociais, culturais e territoriais, pois quem não possui conhecimentos está sujeito a aceitar o que lhe é imposto, portanto não estabelece um vínculo com o lugar a que pertence, ainda que tenha nascido ou viva nele. A construção do sentimento de pertencimento tem relação com o conhecimento, mas conhecer não é suficiente, embora seja imprescindível, pois há a necessidade de estabelecer um vínculo com o lugar onde se vive. Assim, o sujeito pode se posicionar diante do mundo onde vive e participar de forma ativa como cidadão.Item O conhecimento histórico na constituição do sujeito(2018-05-07) Trennepohl, Vera LuciaEsta pesquisa procurou investigar a importância do conhecimento histórico na sociedade atual e as possibilidades de desenvolver a consciência histórica no processo de formação profissional e constituição de um sujeito histórico-cultural. Em uma sociedade que evolui rapidamente, que vive em constante transformação, em que os rumos são definidos pelos sujeitos organizados que possuem capacidade para fazer a leitura da realidade de forma ágil e qualificada, o desenvolvimento da consciência histórica pode fazer a diferença. Parte de um resgate das três perspectivas teórico-metodológicas fundamentais (positivismo, historicismo e materialismo histórico) e da importância atribuída ao conhecimento histórico ou do papel que o estudo da História desempenha em cada uma delas. Em contraposição, apresenta um conjunto de informações da realidade empírica que denota a pouca valorização destes conhecimentos na percepção dos estudantes em processo de formação. Para analisar a realidade empírica foi realizado um esforço de sistematização da experiência de docente universitária no contato com estudantes e colegas de diversos níveis de ensino. Mediante entrevistas semiestruturadas foi dada voz aos estudantes recém-ingressos da universidade, no sentido de refletir sobre seu processo de formação histórica durante o Ensino Fundamental e Médio. Deste modo, apresentaram a sua percepção em relação à formação histórica, que influiu nas suas expectativas em relação à formação universitária. A partir do estudo teórico e da análise da realidade empírica, foi possível ressaltar a importância da consciência histórica na formação profissional, bem como a possibilidade de seu desenvolvimento por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.Item Construção coletiva de saberes emancipatórios na formação continuada de professores na interface universidade/escola(2021-09-30) Augusti, Rudinei BarichelloA presente tese apresenta como tema a construção coletiva de saberes emancipatórios na Formação Continuada de Professores na Interface Universidade/Escola, inserida na Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu Educação nas Ciências. Tem como objetivo investigar, analisar e compreender a interlocução Universidade/Escola no âmbito da Formação Continuada como espaço de construção coletiva de saberes emancipatórios na formação de professores da educação básica. Os principais autores são, Jurgen Habermas, Boaventura de Sousa Santos, Moacir Gadotti, Paulo Freire, José Odelso Schneider, Maria Cecília de Souza Minayo, entre outros que também refletem em torno das discussões aqui propostas. Em relação à metodologia, sustentada por Maria Cecília Minayo, a pesquisa se utilizou de Encontros Formativos desenvolvidos no Cooperdomhermeto - Escola Cooperativa, de abordagem qualitativa e vertente epistemológica hermenêutica-dialética. A presente proposta justifica-se, pela potencialização da formação continuada de professores, como lugar das articulações na interface da Universidade e Escola, estabelecendo interlocuções dialéticas, tanto dos professores da educação básica, quanto da universidade. Assim, a interlocução dialética na interface do contexto Universidade e Educação Básica se constitui como um espaço privilegiado de problematização, seja por um agente ou uma comunidade argumentativa, onde os saberes se consistem como emancipatórios, quando são legitimados e validados pela mesma comunidade. Como expressão dos resultados os quais a tese defende, é na interlocução da Escola e a Universidade, que vão se constituindo saberes e elaborações crítico-reflexiva sobre as práticas pedagógicas e a formação do professor que constituem o coletivo de saberes, bem como o reconhecimento da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, vinculado ao processo de formação continuada para construção de saberes emancipatórios necessários ao protagonismo docente na Educação Básica. A dialética, como movimento formativo, serve assim, como elemento de problematização na formação continuada de professores, buscando através da construção coletiva de saberes, pela ação de mão-dupla da Universidade e Escola, potencializar a perspectiva teórica emancipatória da condição docente. Dessa forma, o movimento emancipatório, inserido na interlocução Universidade e Escola, está comprometido com o movimento dialético de crítica ao modelo de racionalidade instrumental e técnica presente nas práticas formativas e educativas. Nesse movimento, o diálogo não pode ser limitado a compreensão de uma técnica a ser utilizada para ensinar algo, ou conseguir alguns resultados, pois isto transformaria o diálogo em ferramenta de controle e/ou manipulação. Por se constituir em um aspecto de humanização do ser humano, o diálogo sem dicotomias, é parte do progresso histórico da humanidade, ou seja, é primordial em um processo de reflexão sobre a realidade em que o diálogo possibilite a pronúncia humana. Portanto, foi na experiência vivencial dos Encontros Formativos com o grupo de professores do Conselho Pedagógico, onde subsidiado por disposições democráticas, num clima constante de debate, discutiu-se sobre as dicotomias nos processos de formação continuada de professores.Item A contextualização da matemática como princípio educativo no desenvolvimento do pensamento teórico: exploração de contextos no movimento do pensamento em ascensão do abstrato ao concreto(2019-07-24) Reis, Ana Queli MafaldaA contextualização do ensino tem sido discutida pelas políticas públicas orientadoras de currículo como um dos princípios pedagógicos na articulação do processo de reforma curricular encaminhado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996, que visa a romper com o excesso de abstração da matemática e torná-la útil aos alunos. As pesquisas na área da educação matemática têm auferido à contextualização a possibilidade de agregar significado aos conceitos e de facilitar a aprendizagem; no entanto, as propostas de ensino limitam esta proposição em práticas de aplicações e ilustrações, não explorando o processo de aprendizagem do conceito e justificando as novas dificuldades pela falta de interpretação dos alunos. A busca por compreender a práxis da contextualização orientou este estudo a partir do seguinte problema de pesquisa: quais são os elementos necessários para a contextualização do ensino da matemática articular-se ao processo de aprendizagem e desencadear a apropriação dos significados dos conceitos pelos alunos? A pesquisa apoia-se na teoria do ensino desenvolvimental (DAVYDOV, 1982, 1991, 1999, 2009), que, a partir da sua matriz teórica de dialética do pensamento de Marx, direciona a abordagem histórico-cultural de Vigotsky aos processos de ensino e aprendizagem na escola. Nessa perspectiva, reconheço a contextualização como um movimento não só pedagógico, como também didático (GAUTHIER e MARTINEAU, 2001); aliados, representam um princípio educativo, tendo em vista os propósitos da educação, na apropriação do conhecimento poderoso (YOUNG, 2007, 2011), que é fundamental para o desenvolvimento intelectual (VIGOTSKY, 2007, 2008, 2009) dos sujeitos. A contextualização como um princípio educativo redimensiona as concepções didáticas e pedagógicas do professor com vistas à articulação entre o concreto e o abstrato. Metodologicamente, a pesquisa conta com o desenvolvimento de um experimento didático formativo que investiga a contextualização como um princípio educativo do processo de ensino mediante o processo de aprendizagem do conceito função. O estudo teórico aliado ao empírico permitiu estruturar três categorias que redimensionam o fazer didático e pedagógico do professor, traçando elementos considerados indispensáveis para a práxis da contextualização: (i) concepções sobre o conceito: o professor deve ter conhecimento sobre a origem e evolução do conceito a ser ensinado para identificar a sua conexão essencial, bem como sua articulação em um sistema conceitual; (ii) concepções sobre o desenvolvimento do ensino do conceito: as tarefas encaminhadas pelo professor devem problematizar a conexão essencial e o sistema conceitual, explorar sentidos por meio dos contextos e significados que são do conceito para o estabelecimento da relação geral, bem como instrumentalizar o pensamento dos estudantes a partir de sentidos e signos para a significação conceitual. (iii) concepção de aprendizagem: a avaliação da aprendizagem dos conceitos matemáticos deve considerar os processos de pensamento em ascensão do abstrato ao concreto, constituindo o desenvolvimento do pensamento teórico. Dessa forma, ao ser percebida como um princípio educativo, a contextualização redimensiona a postura pedagógica e didática do professor, evidenciando elementos para desencadear o processo de apropriação conceitual e impulsionando o desenvolvimento intelectual dos alunos.Item As contribuições da educação para a segurança no trânsito: um olhar na perspectiva humano-cidadã(2021-09-30) Schneider, Elmir JorgeA educação para o trânsito promove uma mudança cultural e apresenta-se como possibilidade significativa para assegurar um trânsito mais seguro, permitindo o exercício da cidadania. A partir desta tese, aborda-se a educação para o trânsito nas diversas áreas de formação humana e cidadã a partir da família, espaço escolar, habilitação de condutores e formação continuada, além de analisar a construção histórica do trânsito brasileiro. O propósito do estudo é chamar a atenção acerca da importância que a educação para o trânsito representa na segurança viária e na vida das pessoas. A pesquisa tem como objetivo analisar a postura do ser humano sobre segurança no trânsito, bem como avaliar os demais fatores que interferem nesse contexto. Aborda, ademais, a contextualização do trânsito brasileiro pela sua formação, legislação e mobilidade urbana, a análise da educação para o trânsito e a formação nos diferentes espaços; além da contribuição da educação para o trânsito. A metodologia teve como base fontes bibliográficas e documentais, realização do estado da arte da temática e pesquisa empírica desenvolvida no município de Ijuí/RS. O campo empírico teve entrevistas estruturadas e semiestruturadas, realizadas no período de setembro/2019 a julho/2020, com condutores, instrutores de Centro de Formação de Condutores e agentes públicos, o que permitiu identificar o trânsito a partir de uma visão geral dos entrevistados. Para análise do material produzido, foi utilizado o método de análise de conteúdo, com base em Bardin (2011), e a interpretação dos dados pela triangulação, conforme Triviños (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por investigar traços culturais, atitudes, percepções e posturas no trânsito. Constata-se uma fragilidade do sistema educativo sobre o trânsito brasileiro, porém, com base nos estudos bibliográficos, verifica-se que a educação amplia o horizonte da cidadania e permite melhorar a segurança no trânsito, o que também é confirmado na pesquisa empírica.Item A cooperação em práticas educativas da contemporaneidade(2018-05-07) Figueiredo, José WnilsonA presente tese intitulada, “A cooperação nas práticas educativas da contemporaneidade”, tem como intenção indicar possíveis caminhos para a edificação de outro mundo possível, a partir do horizonte da racionalidade da cooperação, nas escolas e demais espaços da vida social, que se contraponha ao mundo atual hegemônico, estruturado pela racionalidade técnica instrumental, balizada sob os auspícios do capital. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho hermenêutico fenomenológico, de base qualitativa, acerca da realidade social do mundo contemporâneo, sobretudo da realidade atinente ao espaço escolar do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, através da leitura, da compreensão e interpretação de alguns documentos oficiais regedores da educação brasileira, dos documentos oficiais que respaldam as ações político-pedagógicas do IFC- Campus Concórdia e das obras dos autores, que referendam teoricamente esta tese. Essa pesquisa foi efetuada sob o caminho do ver, julgar e agir como um todo interligado dialeticamente. Por intermédio dessa pesquisa, realizouse um julgamento acerca dos problemas sociais que acometem à humanidade, anunciando saídas para esses problemas por meio de processos de ensino e aprendizagem, aportados em princípios éticos, epistemológicos e políticos centrados na racionalidade da cooperação e, partindo desse julgamento, foram realizadas indicações de possíveis caminhos para a transformação social da realidade vigente dominada pela lógica do capital egoísta e competitiva. Esses caminhos são e devem ser erigidos pelo princípio da cooperação abarcado em quatro pilares fundamentais: reconhecimento da alteridade; responsabilidade e o cuidado com toda a comunidade da vida; a solidariedade e o diálogo intercultural. Nesta direção, defendemos que é possível construir um outro mundo possível mediante a convergência de vários movimentos de resistência à globalização neoliberal competitiva, que ainda são minoritários no mundo, em torno da esperança da efetivação de uma utopia concreta de uma globalização cooperativa fundada no convivialismo, cujo fim reside na ideia de um conviver juntos na diversidades de opiniões com vistas à presença de relações humanas fundadas na e pela ética da vida. Para tanto, é imprescindível que se rompa com a racionalidade técnica instrumental de uma educação pautada pelo capital e que, ao mesmo tempo, se instale uma nova racionalidade sustentada numa educação cooperativa, mediante a vivência de uma vida formada por uma comunidade de pessoas inseridas e integradas uma com as outras em escala planetária. É necessário que junto com a mudança na educação, aconteça também uma transformação da política, da cultura e da economia engendradas na visão de um crescimento econômico infinito fundado na ética do mercado, que utiliza e explora a natureza e os seres humanos, para uma política, uma cultura e uma economia apoiadas na solidariedade, na autogestão, na cooperação e na dádiva entre os seres humanos e na cautela destes no relacionamento com a natureza. Também ficou evidenciado que no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia há mais limites do que possibilidades para a implantação de uma educação como prática da cooperação.Item Corpos e diferenças: discursos da formação inicial em Educação Física(2021-07-27) Rezer, Carla dos ReisEsta Tese de Doutorado1 procurou compreender os discursos sobre Corpos e Diferenças presentes na formação inicial em Educação Física. Através de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa se organizou a partir das seguintes etapas metodológicas: - primeiramente, foi estruturada uma comunidade específica de argumentação para a reflexão teórica sobre a temática corpos e diferenças; - na segunda etapa ocorreu a produção de dados a partir da estratégia metodológica do Grupo Focal, constituído por acadêmicos do Curso de Educação Física, Bacharelado e Licenciatura, da Unochapecó, com o intuito de perceber os discursos relacionados à temática da presente tese; - como terceira etapa, ocorreu a análise documental referente aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, em questão, produzindo dados a partir do programa curricular ali estabelecido; - e na quarta etapa foram realizadas estratégias de descrição e análise dos discursos, alicerçados na análise do discurso de Foucault (2012). Desta forma, a análise realizada possibilitou perceber que os discursos manifestados pelos acadêmicos e também aqueles presentes no programa curricular, no que tange à temática corpos e diferenças, estavam vinculados a alguns componentes curriculares, porém não como um tema que permeasse o processo de formação inicial na sua integralidade. Neste sentido, foi percebido que os próprios acadêmicos demonstraram certa dificuldade em entender a significação deste tema na sua completude, o que é compreensível pois tratam-se de conceitos e apreciações que demandam estudo e apropriação, para o alcance de reflexões e discussões necessárias e, isto não ocorre somente através de um ou dois componentes curriculares , ou conteúdos específicos ministrados de forma isolada. É preciso que se vincule aos discursos, durante o processo de formação de maneira ampliada. Assim, acredito que esta tese possibilita algumas reflexões, no sentido de perceber que cada professor formador de outros professores, necessita refletir sobre seu papel e, sobre os modelos de formação adotados, buscando a promoção de encontros com o outro, na tentativa de se aventurar na escuta, de se perceber na alteridade, de transitar por espaços plurais e criativos, definindo assim horizontes de possibilidades de atuação, mais sensíveis e comprometidos com a formação humana.Item O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas(2018-05-07) Emmel, RúbiaEsta pesquisa teve como tema as contribuições para a formação do licenciando em Ciências Biológicas nos estudos sobre a relação entre o currículo e o livro didático da educação básica. Este tema foi proposto a partir: - do problema de pesquisa “Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, caracterizam o processo e identifica a associação ou não ao [uso do] livro didático como fonte organizadora deste currículo?”; e, - da definição da hipótese: os processos de formação inicial, mediados pela via da investigação-formação-ação, em contexto de um componente curricular de prática de ensino, permitem aos licenciandos diálogos críticos que (re)signifiquem o uso do livro didático e a complexa rede de relações entre professores em formação e o currículo em ação. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta tese, através das escritas narrativas (CARNIATTO, 2002; CHAVES, 2000; REIS, 2004, 2008) em diários de bordo (participaram da pesquisa cinquenta e quatro licenciandos, o professor titular e a professora pesquisadora). Este recurso é descrito na literatura internacional como um mecanismo que facilita o processo reflexivo (ALARCÃO, 2010; ZABALZA, 1994; PORLÁN; MARTÍN, 1997; REIS, 2009). Ao assumir o papel de investigadora-ativa, mas também professora pesquisadora do componente curricular foi possível fazer as reflexões, que desencadearam problemas formativos, apresentados nesta tese em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Estas permitiram situar os contextos em diferentes temas e situações de formação inicial de professores da Licenciatura em Ciências Biológicas. Na quarta espiral reflexiva pude identificar e analisar as concepções de currículo dos licenciandos que foram se modificando e demarcaram quatro ciclos reflexivos que pelos processos formativos permitiram os movimentos desta quarta espiral reflexiva. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, deixou transparecer e destacou a necessidade e a importância da formação inicial reservar um tempo maior à discussão acerca das relações entre currículo e livro didático, para que os futuros professores possam exercer a reflexão ao usar o livro 8 didático e constituam-se autores do currículo. Defendo que a formação inicial use a investigação-ação, o diário de bordo e a escrita narrativa, para realizar um estudo que permita conectar teoria e prática, assumir a perspectiva de profissional reflexivo e tomar a investigação como uma dinâmica formativa para seu processo de formação e docência em Ciências.Item O desafio de inserir a pesquisa sobre problemas da realidade socioambiental como prática curricular integradora do conhecimento escolar no ensino médio(2021-09-30) Schmitt, Lezita ZalamenaO tema de que trata esta tese diz respeito ao desafio de inserir a pesquisa sobre problemas da realidade na formação e prática de professores, numa perspectiva integradora do currículo, no contexto do Ensino Médio. O foco da análise do processo investigativo vivenciado situa-se na produção de um conhecimento escolar integrador do currículo que, sendo intermediado pela pesquisa como princípio pedagógico, confere significado à formação dos educandos na perspectiva de entender que um outro mundo é possível de ser criado como propulsor do desenvolvimento humano/social. O estudo parte do problema: quais são as contribuições do processo de estudo, planejamento e ação coletivamente desenvolvido na escola, com o intuito de desenvolver a pesquisa como princípio pedagógico, particularmente, acerca do uso abusivo de agrotóxicos, para potencializar a integração curricular, pela produção de um conhecimento escolar com significado ao desenvolvimento humano/social dos educandos? Os principais autores de referência para a tese são: Freire (2019); Vygotsky (1998); Sirgado (2000); Lüdke e André (2014); Ramos (2012); Galiazzi (2014); Moraes e Galiazzi (2011); Carr e Kemmis (1988). A metodologia está focada numa abordagem qualitativa de pesquisa, organizada como estudo de caso, a qual permitiu analisar um processo coletivo de estudo, planejamento e ação curricular no contexto do “Projeto de Ensino pela Pesquisa”, organizado como uma modalidade de pesquisa-ação, com realização de 9 (nove) encontros, com participação de 3 (três) professores, de distintas áreas do conhecimento, de 35 (trinta e cinco) educandos do Terceiro Ano do Ensino Médio, incluindo uma atividade interdisciplinar com participação de especialistas convidados. Os dados de pesquisa foram produzidos a partir da gravação e transcrição das falas nos encontros de formação e na atividade interdisciplinar, além da aplicação de questionário aos professores, dos depoimentos escritos pelos educandos e de registros em agenda de campo. Os resultados destacam a tomada de consciência sobre limites do conhecimento cotidiano, no contexto da prática educativa, com problematização e releitura de visões de mundo à luz de pressupostos freireanos e vigotskianos. Planejamentos coletivos de professores com (re)criação da prática docente escolar na interlocução entre áreas do conhecimento potencializam interações transformadoras da realidade sociocultural, pela inserção da pesquisa como princípio pedagógico constitutiva do conhecimento escolar com significado aos educandos. A ressignificação de saberes reconstrutivos de visões de mundo na escola disseminada, mediante movimentos dialéticos de pensar/agir como formas organizadoras da educação escolar, intermediada pela pesquisa, transforma os processos de produção de sentidos e significados constitutivos do humano/social. A disponibilidade de professores que apostam numa concepção de educação afinada como ato político, com significado para refletir e transformar a realidade socioambiental, pela pesquisa, é prenúncio de uma formação sistematicamente reconstrutiva da prática escolar, com abertura à busca de respostas a questionamentos propulsores de autonomia, argumentação e desenvolvimento humano/social.Item Desenvolvimento do coletivo de pensamento da área de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias em processos de formação de professores(2018-05-08) Leite, Fabiane de AndradeEsta tese trata da formação de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), a partir do Estudo de Caso do projeto de extensão: Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. O estudo decorre de uma inquietação oriunda das relações estabelecidas entre professores, licenciandos e formadores de Biologia, de Física e de Química em processo de investigação-ação, tendo como questão central: quais sentidos são atribuídos a conceitos atinentes à docência na área de CNT? A história da formação de professores da área de CNT e o estudo das racionalidades em processos de formação contribuíram para defender a perspectiva crítica e dialética na constituição dos sujeitos. No ensejo de investigação dos movimentos formativos utilizou-se os aportes epistemológicos do racionalismo aplicado de Bachelard e as categorias de estilos de pensamento e coletivo de pensamento fleckianos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo investigar como os processos de formação na área de CNT promovem o desenvolvimento do coletivo de pensamento desta área. Os estilos de pensamento, expressos pelos participantes, apontam para indícios de movimentos formativos que deflagram a extensão e a transformação dos estilos por meio da mudança de sentido atribuída aos conceitos de autonomia, reflexão, linguagem e área do conhecimento. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram as degravações de encontros de formação e as escritas nos diários de bordo, realizadas no decorrer do ano de 2015. A discussão foi ancorada na análise microgenética sob o paradigma indiciário. Esta etapa da pesquisa apontou que os discursos decorrem de uma perspectiva utilitarista para uma humanista acerca dos processos formativos e evidenciaram a presença de dois estilos de pensamento, sendo um conservador e outro transformador. Nos Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências, os encontros contemplam o compartilhamento de experiências e a leitura de referenciais teóricos que promovem a constituição do sujeito no coletivo instaurado e em extensão. Diante da quantidade de informações coletadas, foram selecionados turnos e episódios de fala e relatos escritos nos diários de bordo para compor a tese. A análise permitiu apontar dimensões epistemológicas, que podem contribuir para o desenvolvimento de uma racionalidade mais plural e a construção de novos processos formativos em que os sujeitos compartilhem conhecimentos teóricos e práticos para constituírem-se área de ensino.Item Desenvolvimento do pensamento computacional como dimensão estruturante da atividade do professor de cursos superiores de computação(2021-09-30) Silva, Denilson Rodrigues daA Ciência da Computação se constitui como uma área acadêmica com corpo de conhecimento próprio, que permeia e sustenta a formação de todos os profissionais da área. Nesse contexto, desde o início de seu processo formativo, os professores desses cursos de graduação direcionam esforços para desenvolver, junto aos alunos, um conjunto de habilidades e competências estruturadas a partir de conceitos e práticas fundamentais. A estas habilidades e competências está vinculada a concepção do Pensamento Computacional (PC), que considera um conjunto de processos mentais utilizado por profissionais de computação quando operam com vistas a solucionar problemas através de conceitos, técnicas, ferramentas, e práticas próprias desta área de conhecimento. Nesse sentido, o PC tem sido considerado elemento estimulador e mediador de reflexões em torno da Educação em Computação, promovendo a articulação de conceitos que viabilizam a compreensão desta área de maneira mais ampla e consistente, instaurando novos movimentos para rever o processo da própria formação acadêmica em computação. Tais aspectos têm gerado processos reflexivos sobre os limites e contornos desse tipo de pensamento, sendo este o escopo desta pesquisa, com foco no processo de desenvolvimento do PC no âmbito dos processos formativos realizados em cursos superiores de Computação. Apesar deste campo de pesquisa ter se desenvolvido a partir de propostas da área de Ciência da Computação, é possível perceber a carência de reflexão teórica, conceitual e epistemológica sobre o desenvolvimento dessa forma de pensar dentro dos próprios limites da formação profissional dessa área. Assim, esta pesquisa insere-se na linha “Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Possui o objetivo geral de investigar as compreensões do processo de formação acadêmica dos profissionais da área de computação no que diz respeito à formação de conceitos, tendo o PC como dimensão central desse processo. De modo específico, busquei dimensionar o olhar dos professores envolvidos na formação acadêmica em Computação, tendo como base conceitual “metacognição” e “formação de conceitos” a partir de Vigotski, o que permitiu aprofundar o entendimento quanto aos processos mentais e as dimensões vinculadas ao desenvolvimento humano que subsidiam o desenvolvimento do PC nos sujeitos. As ações investigativas, de caráter empírico, foram realizadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, considerando que esta abordagem metodológica qualitativa está alinhada aos objetivos da pesquisa, uma vez que considera a utilização de uma fonte natural dos dados. Resultados obtidos sugerem ser de fundamental relevância que os currículos dos cursos de Computação contemplem explicitamente, e articulem de modo sistemático, os conceitos e habilidades vinculados a PC. Pude concluir que o desenvolvimento de consciência coletiva sobre os fundamentos desta competência cognitiva, que identifica e diferencia os profissionais de computação, deve ocorrer primeiramente entre os professores e, posteriormente, junto aos estudantes desses cursos. Ao ser trabalhado de modo autorregulado, o PC pode contribuir também para que os alunos produzam sentidos e significados acerca dos assuntos teóricos que constituem os fundamentos científicos de Computação.Item Desenvolvimento profissional docente em rede na recriação da prática curricular num curso de licenciatura em computação(2018-05-08) Cambraia, Adão CaronA investigação sobre o Desenvolvimento Profissional do Docente/Formador é algo em aberto no Ensino Superior. Nos Institutos Federais não é diferente. De um lado, devido à recente criação destas instituições e à exigência da Lei nº 11.892/2008 em ofertar 20% de Licenciaturas, fazendo com que existam poucos grupos de pesquisa constituídos sobre formação de professores. De outro, pela necessidade de uma recriação da prática curricular em que os professores se assumam como sujeitos ativos, articulando os diferentes núcleos formativos do curso. Diante disso, a problemática desta investigação, é: quais características do espaço formativo favorecem e limitam o DPD, numa perspectiva crítica de recriação da prática curricular pela transformação do contexto interativo? Almejando algumas respostas, criamos no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Augusto - um grupo de estudos para formação de professores na recriação curricular, denominado: Desenvolvimento Profissional Docente na Licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica L. S. Vigotski, cujo princípio central consiste na concepção de que o desenvolvimento pessoal é resultado de um processo mediado histórica e culturalmente. Também nos apoiamos em Carr e Kemmis (1988), que defendem a pesquisa-ação crítica e emancipatória para promover o DPD. O DPDLiC foi composto por professores da Licenciatura em Computação e, esporadicamente, por ser um grupo aberto, participaram professores de outros cursos superiores. O objetivo foi analisar o DPD em rede na recriação da prática curricular em um Curso de Licenciatura em Computação. A tese foi desenvolvida fazendo uma análise de encontros de estudo coletivo planejado e implementado no ano de 2014. Esses encontros foram organizados de forma presencial com interação no ciberespaço, com vistas a proporcionar uma participação ativa dos professores no planejamento e recriação da prática curricular. Foram analisados oito encontros (gravados e transcritos), postagens no ciberespaço e também um livro de relatos de experiência sobre a prática profissional desenvolvida no curso. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013) para analisar os materiais, produzindo três categorias: (i) características do DPDLiC; (ii) recriação curricular no movimento formativo vivenciado; (iii) Desenvolvimento Profissional Docente por meio da pesquisa-ação crítica e emancipatória. Da primeira, produzimos duas subcategorias: “interação licenciatura/educação básica”; “escrita hipertextual na construção de autonomia”. Da segunda categoria construímos mais três subcategorias: “interdisciplinaridade”; “projeto integrador com abordagem temática”; “currículo integrado”. A terceira categoria denomina-se ‘Desenvolvimento Profissional em Rede por meio da pesquisa-ação crítica e emancipatória’, que foi dividida em outras duas subcategorias: ‘pesquisa-ação crítica e emancipatória’ e ‘DPD em Rede’. A construção das categorias possibilitaram entender e reforçar a concepção de que os próprios professores/formadores são responsáveis pela formação de seus pares e explicitar características que limitam e/ou favorecem o DPD na recriação da prática curricular. Assim, destacamos algumas que favorecem: - complexificação do pensamento pela explicitação de sentidos e significados por meio da escrita hipertextual; - interlocução entre os sujeitos para delinear conceitos pertinentes em cada disciplina (Metadisciplina, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade); - pesquisa sobre a prática profissional - todo professor precisa destinar um tempo para pesquisar sobre sua prática; - entrelaçamento entre presencial e ciberespaço. E, algumas que limitam: - listas de conteúdos descontextualizadas; - formação docente inteiramente direcionada para atender o mercado de trabalho, esquecendo a formação pelo mundo do trabalho; - concepção empírico-positivista da ciência; - formação de professores pautada nos modelos da racionalidade técnica. Outras características de igual importância foram destacadas na tese e, possivelmente, o leitor atento produzirá novas significações quando da leitura das categorias proporcionando um DPD permanentemente em movimento. Assim, esta tese é um convite à constituição de grupos de pesquisa-ação crítica e emancipatória como alternativa para concretizar um DPD na recriação da prática curricular.Item Educação ambiental, republicanismo e o paradigma do estado de direito do ambiente(2018-05-08) Rodrigues, Domingos BenedettiO tema da presente tese versa sobre a educação ambiental, republicanismo e o paradigma do Estado de direito do ambiente. O texto é resultado de um esforço hermenêutico e de uma investigação, cuja base bibliográfica, centra-se na interpretação do pensamento dos autores utilizados na pesquisa e no pilar principiológico do republicanismo, das Conferências Internacionais sobre a educação ambiental, do Direito Ambiental, da norma constitucional e infraconstitucional brasileira a respeito da educação ambiental escolar. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é estudar a educação ambiental escolar republicana e o paradigma do Estado de direito do ambiente. Quanto à situação problema, busca-se conhecer em que sentido a educação ambiental escolar republicana contribui para que o Estado de Direito possa assumir o seu viés ambiental. A metodologia empregada para a produção da tese, em relação à sua natureza, consiste numa pesquisa teórica. No que concerne à produção dos dados, é uma pesquisa qualitativa. Ademais, em relação ao método de procedimento, a pesquisa é de cunho bibliográfico, e em relação à análise dos dados obtidos, utilizou-se o método de abordagem dedutivo. Tem-se, como método auxiliar, o método histórico-evolutivo e o histórico-comparativo. O texto apresenta-se estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda os fundamentos da tradição republicana da modernidade. Na sequência, o segundo capítulo aborda a tradição educacional republicana brasileira. O terceiro capítulo menciona o tema da educação ambiental como um paradigma emergente da contemporaneidade. Já, no quarto capítulo, a abordagem diz respeito à educação ambiental e a perspectiva do Estado de direito do ambiente. Portanto, se a educação ambiental, em todos os níveis de ensino da Federação Brasileira, for planejada e efetivada numa relação crítica com os fundamentos da tradição republicana estudada nesta tese, configura-se num paradigma emergente da contemporaneidade e, caso seja desenvolvida na perspectiva do Estado social e democrático de direito, contribuirá para que o Estado Brasileiro assuma seu viés ambiental.