Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/1997
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado por Assunto "Apropriação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Interdependência das atividades de ensino e de estudo escolar e o desenvolvimento psíquico humano: compreensões à luz da psicologia histórico cultural e pedagogia histórico-crítica(2019-08-06) Motter, Adriana Fátima CanovaO homem se constitui humano pela educação. A educação promove humanização pela transmissão e apropriação de bens culturais e conhecimentos produzidos historicamente, possibilitando ao homem formação e transformação psíquica por meio do desenvolvimento de funções mentais superiores. Ancorada na psicologia soviética de princípios marxistas, a Teoria Histórico-cultural, de modo especial, a Teoria da Atividade, e afiliada brasileira no campo pedagógico, a Pedagogia Histórico-crítica, esta pesquisa ocupa-se da educação escolar. Pelo trabalho educativo, o professor tem por finalidade produzir humanização. O problema que moveu a pesquisa circunscreve situações que comprometem a função da escola como humanizadora no que se refere à apropriação de significados e produção de sentido. Então, busquei evidências de aprendizagem com significado em processos de formação de conceitos científico-escolares por adolescentes, o que levou a pensar e compreender a significação da atividade de estudo e de ensino como constitutivas do psiquismo humano. É na adolescência que residem dificuldades e limitações em desenvolver pensamento abstrato e teórico. A investigação utilizou da pesquisaação de abordagem qualitativa e vertente epistemológica dialética, vinculada à Análise Textual Discursiva (ATD) para a organização e tratamento dos dados. O grupo de pesquisa se constituiu por mim, uma professora de Geografia e alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental. A análise de dados leva a compreender que a concepção do professor quanto aos princípios e finalidades da constituição do humano depende do referencial teórico no qual está embasada sua formação inicial e continuada, o que implica no planejamento do trabalho educativo. Para que o professor promova a humanização, deverá considerar, ao planejar, situações e estratégias que produzam a necessidade de estudo nos alunos, conduzindo ao desenvolvimento de pensamento abstrato e teórico. Se assim não for, poderá estar comprometendo a função humanizadora da escola, por desvincular sentido pessoal de significado social, caracterizando “estudo alienado”. Tanto a apropriação de significados conceituais, quanto a produção de sentido, são possibilitados por processos de intermediação produzidos pelo professor. A aprendizagem com significado se efetivará desde que a intermediação seja carregada de significados e contextualizada na vida real pelo conhecimento escolar. A principal tipologia de relação entre professor e aluno que potencializa a motivação e a criação de necessidade de estudo, é o diálogo, desde que orientado para o desenvolvimento do pensamento intelectual. Aprendizagem com significado se constitui num processo interno que decorre dos processos de ensino e de estudo, interdependentes à formação da consciência, apropriação, formação de conceitos, produção de sentidos - processos complexos e indissociáveis à atividade humana que implicam na constituição e desenvolvimento psíquico. Estes e outros resultados da pesquisa contribuem e se agregam a estudos na área da educação, de modo especial, aqueles de interesse no ensino e no estudo, com vistas a compreender a educação escolar da atualidade, como modo de potencializar o desenvolvimento psíquico.