Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/1997
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado por Assunto "Arendt."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett(2019-07-23) Zuchi, Claudir MiguelA temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas.