Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Assunto "Afetividade"
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Item Afetividade na construção da identidade na educação infantil: potencializando o sujeito que aprende(2017-08-15) Fries, LuanaEste estudo busca apresentar reflexões sobre a importância dos vínculos afetivos na aprendizagem de crianças, especialmente na Educação Infantil. Para fundamentar a construção deste trabalho, busquei informações nos referenciais teóricos baseados nas ideias de Wallon e Vygostky. Da mesma forma, as contribuições de Saltini foram importantes para caracterizar um professor com olhar afetivo, que é aquele que se preocupa com a aprendizagem, que deve ser significativa para a criança, onde ele possa trazer suas experiências, fazer trocas, interagir, enfim estabelecer vínculos. A partir deste trabalho entendo que a educação infantil deve ser orientada pelo afeto.Item A construção de limites através dos vínculos afetivos(2013-04-22) Zeni, Talita MarchioroEsta monografia intitulada A Construção de limites através dos vínculos afetivos, trata do tema limites, especialmente na educação infantil, bem como a relação que este tema tem com os vínculos afetivos, sua construção na escola, em casa e juntamente com as crianças. Este estudo tem por objetivo analisar e refletir sobre a importância de construir limites com as crianças, uma vez que tal construção é fundamental para que a criança desenvolva noções importantes e essenciais para uma boa vida em sociedade, e também para que saiba ir além de suas próprias possibilidades, testando o novo, derrubando seus medos para assim caminhar rumo ao pleno desenvolvimento, motor, cognitivo e social. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica apoiando-se nos estudos de Yves de La Taille sobre dois tipos de limites e como construi-los, aqueles que devem ser transpostos e aqueles que proíbem e auxiliam a sociabilidade da criança, e também em Rheta DeVries e Betty Zan, quando falam mais especificamente na moral infantil, a contrução dessa moral e sua importância. Justifica-se este estudo pelas constantes vivencias em sala de aula, quando havia crianças sem limites com as quais tornava-se mais complexo e conflituoso o trabalho, percebendo que a falta dos limites e também o medo de transpor alguns deles dificultava o aprendizado, o relacionamento da criança com os demais, a sociabilidade e a parte cognitiva da criança. Os resultados alcançados nos levam a conclusão de que é fundamental estabelecer limites, mas o que faz a diferença é o modo como construímos os mesmos com as crianças, levando a acreditar que o afeto, os vínculos afetivos são a melhor e mais efetiva maneira de trabalhar este tema com as crianças, visando sempre o bem estar e o pleno desenvolvimento das crianças.Item Um olhar pedagógico sobre a afetividade na educação infantil(2015-11-17) Lipke, Jéssica Camila Richter WünschEste é um estudo sobre o papel da afetividade na aprendizagem de crianças, e tem como objetivo analisar uma escola de educação infantil, em que quatro professoras de educação infantil, da rede municipal da cidade de Horizontina – RS foram entrevistadas e questionadas sobre a importância da afetividade na educação infantil. Problematiza as consequências positivas e negativas da presença ou da falta de afetividade nesta etapa da vida das crianças, que é quando se desenvolverá a sua base afetiva. Foram realizadas observações das crianças em vários momentos para verificar a relação afetiva entre professor e aluno e assim identificar suas contribuições no processo de aprendizagem das crianças. Este trabalho traz, também, um resgate histórico da infância e aborda sobre o papel da escola, da sua importância para a constituição dos sujeitos. Portanto, a afetividade influencia na construção do conhecimento, na aprendizagem das crianças, e o papel dos professores nesta questão é muito importante. Conclui que a falta de afetividade na primeira infância pode ocasionar em adultos com dificuldades de relacionamentos afetivos, insegurança e sem amor ao próximo.