MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas
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Navegando MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas por Assunto "Ciências sociais aplicadas"
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Item Coaching – um metodo revolucionador para o desenvolvimento pessoal e profissional(2019-05-06) Traesel, Deise MariaNos últimos anos o termo “coaching” vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e das organizações. Ele tem sido utilizado em todo o mundo com o objetivo de potencializar e acelerar o alcance de resultados no mundo dos negócios, além de desenvolver o potencial do capital humano. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de abordar o conceito de coaching e avaliar seu resultado na prática. Para a coleta de dados dessa pesquisa optou-se pela metodologia aplicada, onde foram analisadas as respostas de 17 voluntários que passaram pelo processo de coaching, de um questionário composto por 9 perguntas. E para complementar e melhor entender esta pesquisa foi também avaliado o perfil dos voluntários. Para isso solicitou-se: gênero, profissão, idade, escolaridade e renda. A metodologia utilizada está baseada em uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Os resultados coletados indicam um impacto muito positivo na vida dessas pessoas, onde relatam ganhos como autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional, melhor qualidade de vida, determinação ao alcance de metas e objetivos e autoconfiança. Ainda pode-se salientar o quanto as ferramentas auxiliaram na descoberta de comportamentos que puderam serem alterados a partir da constatação do estado atual para o estado desejado. Por fim, entende-se ter o coaching atendido as expectativas dos coachees em relação a suas metas na sua grande maioria. Palavras-chave: Coaching, objetivos, resultados, autoconhecimento.Item Coaching: priorizando engajamento na sáude pública(2019-05-07) Dal Forno, Bruna MellerO engajamento de equipes de saúde pública vem sendo um importante tema a ser discorrido. Por suas características singulares, configura-se como um desafio a ser enfrentado dentro do campo de gestão de pessoas. Quanto mais assertiva a gestão for durante o processo de desenvolvimento, maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórios. Assim, o coaching entra como uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento nesse trabalho. O presente artigo visa apresentar as possibilidades de engajamento dentro de equipes com cargos estáveis em saúde pública, priorizando possibilidades de desenvolvimento, levando em consideração as características burocráticas desse público. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo, através de uma pesquisa com abordagem dedutiva com procedimentos definidos em estudos de casos. Este estudo foi realizado através de desenvolvimento de duas equipes de saúde pública e três líderes, dentro de um mesmo município do Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo, primeiramente foi investigar a percepção e os anseios dos servidores em relação ao cargo e funcionamento interno de modo geral, a fim de identificar qual a melhor forma de intervenção que proporcionasse um alinhamento com o objetivo esperado pela Gestão Municipal. Posteriormente, montar estratégias de desenvolvimento com ferramentas facilitadas pelo Coaching, para equipes com perfil de estabilidade, auxiliando no desenvolvimento e no resgate de missão e valores. Nos resultados desse estudo, os sujeitos de pesquisa demostraram que existem capacitações suficientes no âmbito técnico, mas infelizmente, é visível na prática, que no campo comportamental é falho. Desse modo, itens essenciais para engajamento satisfatório não são alcançados, como iniciativa, persistência, compromisso com o setor público, comportamento assertivo em equipe. É visível que muito dessas falhas acontecem pela garantia de permanecia no trabalho que a maior parte dos cargos públicos oferecem, assim como o envolvimento do fazer político que ali estão. Assim, constatou-se, que o estudo mesmo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar mudanças possíveis para os trabalhadores e até mesmo feedbacks positivos dos usuários do sistema. Demostrando, desse modo, que é possível desenvolver quem deseja, verdadeiramente, ser desenvolvido.Item Cultura de sucessão: uma análise do processo de reestruturação da liderança estratégica da Cotripal agropecuária cooperativa(2019-06-17) Amaral, Cátia Daiane de Moura doChega um momento na vida de toda organização em que a liderança estratégica deve ser sucedida. Para isso é indispensável haver preparo, visão de futuro e estratégias que desenvolvam e qualifiquem uma cultura de sucessão. O objetivo geral desse estudo é saber se a Cotripal tem criado uma cultura de sucessão em sua liderança estratégica, por meio de pesquisa de campo, contemplando apuração documental, participante e, ainda, entrevistas à dois diretores e à gerente de recursos humanos, realizadas durante os meses de março e abril de 2019, através de roteiro semiestruturado. Foi possível levantar dados suficientes para atender ao tema, identificando percepções bem semelhantes e alinhadas. A Cotripal tem praticado ações como: contratação de consultoria para questões estratégicas, formação de comissão interna de reestruturação, segmentação em unidades estratégicas de negócio, aproximação do RH e dos gerentes da alta direção e indicação de sucessores, que podem ser consideradas estratégias para a sucessão. Ainda, é possível propor outras ações, sendo: mapeamento de competências, avaliação de pessoas e plano de desenvolvimento de lideranças, que, certamente, são ferramentas estratégicas determinantes para o futuro.Item Diagnóstico das práticas de endomarketing: uma análise com colaboradores de uma metalurgica de ferro fundido e usinagem na cidade de Cerro Largo - RS(2019-05-07) Borghetti, Viviane BolzanConsiderando a importância das relações internas e do comprometimento das pessoas para que as organizações tenham êxito em suas atividades, bem como a competitividade existente entre as indústrias hoje é essencial que as organizações valorizam o seu bem maior que é o capital humano. Analisando os cenários contemporâneos das empresas, industrias e comércio, eles indicam que o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois com profissionais criativos e comprometidos é possível que essa organização obtenha bons resultados no seu campo de atuação. Para que esses profissionais permaneçam dando suas contribuições e se sintam comprometidos com a organização onde trabalham. Portanto percebe-se cada vez mais a importância da implantação de novas ações, principalmente por parte dos gestores, ações essas que reflitam de forma positiva interna e externamente gerando novas atitudes e ações e consequentemente pessoas mais comprometidas e felizes no seu ambiente de trabalho. Assim através de um programa de Endomarketing e a colaboração da alta direção, gestores, a indústria estudada visa qualificar sua estrutura interna e o seu capital humano. O presente estudo realizou um diagnóstico de Endomarketing em uma Metalúrgica metal mecânica, fundição de ferro, usinagem e emborrachamento de peças na cidade de Cerro Largo –RS, a partir das quatro variáveis do marketing interno – companhia, organização, custo e comunicação – para identificar como os colaboradores que atuam na atividade-fim avaliam as ações de endomarketing e comparar as diferenças significativas dessa avaliação, por meio da aplicação de 86 perguntas, visando avaliar a importância e a percepção dos colaboradores com relação a atual situação dos colaboradores x empresa no momento, visando fortalecer, manter e principalmente criar novas as ações de endomarketing pela organização. O trabalho foi dividido em oito partes: introdução; referencial teórico; opção metodológica; caracterização da amostra; caracterização da organização; análise dos dados obtidos; proposições e as conclusões apuradas. A menor diferença apurada no diagnóstico foi Outras formas de recompensa, além do salário, da variável Custo; sendo que a que mais se aproximou da “região de urgência”, a partir do grau de importância atribuído (89,8) e da concordância apurada (44,0).Item A influência das variáveis que compõem o clima organizacional no comprometimento das equipes de trabalho: o estudo em uma IES -RS(2019-05-07) Monteiro, Greice Marta SpananbergO clima organizacional é uma importante ferramenta para o diagnóstico da satisfação dos trabalhadores que auxilia o gestor, de uma forma mais assertiva, nas tomadas de decisões. O presente estudo teve como objetivo analisar o Clima Organizacional em uma instituição de ensino superior do noroeste do estado do RS. A metodologia utilizada para a elaboração do estudo se caracteriza como exploratória e descritiva. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi questionário aplicado aos funcionários. O tratamento dos dados foi de forma quantitativa. A amostra foi de 38 colaboradores. Os resultados apurados destacaram como os empregados percebem o seu ambiente de trabalho, o grau de satisfação dos funcionários em relação aos resultados do seu trabalho, seus rendimentos recebidos, benefícios, apoio do gestor, valorização, condições físicas para a realização dos trabalhos e expectativas. As respostas do questionário nos deram praticamente uma constante, destacando-se a variável “imagem da empresa” onde aponta, quase por unanimidade, a satisfação dos pesquisados. Uma exceção foi a variável “relacionamento da empresa com sindicato e funcionários” onde a grande maioria mencionou não ter conhecimento sobre o assunto. O uso da ferramenta de Clima Organizacional busca auxiliar os gestores na definição das prioridades para um melhor desempenho e comprometimento da equipe de trabalho.Item A influência dos fatores da qualidade de vida no trabalho e o seu impacto no desempenho pessoal: o caso de uma instituição de ensino superior (IES/RS)(2019-05-07) Sauerssig, Rafaela Helena Sulzbach SecchiEste artigo tem por objetivo apresentar e discorrer sobre a importância da qualidade de vida no trabalho (QVT), seus modelos, cultura organizacional, seu impacto sobre a produtividade e a influência da motivação no desempenho do trabalhador, refletindo consequentemente na eficiência organizacional. Dessa forma, para mostrar a importância dessa temática, o trabalho mostra um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, através dos relatos dos Técnicos Administrativos, de dois setores e se concentrou na seguinte questão: de que maneira a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho influencia no sucesso de uma organização? Nesse sentido buscou-se identificar fatores considerados favoráveis para a melhoria do desempenho no trabalho, na produtividade e motivação. Para tanto foi realizada pesquisa de campo e aplicado um questionário que serviu como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidencia elevado nível de satisfação para os dois Setores A e B quanto às categorias que o modelo de Walton propõe para mensurar a Qualidade de Vida no Trabalho, as quais referem-se à “compensação justa e adequada”, “utilização e desenvolvimento de capacidades” e a “relevância social da vida no trabalho”. Mas também aponta para a insatisfação em algumas categorias, para o Setor B, as quais refletem alguns indicadores que se apresentam negativamente na QVT dos funcionários em destaque para “condições de segurança e saúde no trabalho, “oportunidades de crescimento”, “integração social na organização”, “garantias institucionais” e “trabalho e espaço total de vida”. Diante dessa gama de informações faz-se perceber algumas atitudes que visam melhorar a QVT. Após análise pôde-se afirmar que a qualidade de vida no trabalho e a motivação estão diretamente ligadas a satisfação e ao bem-estar dos funcionários. A insatisfação de uma equipe de trabalho será altamente prejudicial para evolução e produtividade da organização.Item Neurociência aplicada à gestão de pessoas(2019-05-09) De Bastiani, IndaiaraEste artigo tem como objetivo identificar contribuições da Neurociência para a gestão de pessoas, procurando uma visão diferenciada da gestão, que considere o ser humano capaz de construir a organização, de gerencia-la através de pensamento e ação, trazendo assim a sua contribuição para um ambiente melhor. Considerando os avanços dos estudos dos funcionamentos cerebrais, aplicou-se uma pesquisa com os gestores de uma multinacional do ramo agrícola, afim de identificar o uso das ferramentas da neurociência no dia a dia dos mesmos. Os resultados apontaram que os gestores conhecem algumas ferramentas que estão ligadas a neurociência, porem não sabem como tirar um melhor proveito das mesmas. No entanto ainda há inúmeras possibilidades de melhorar a forma de gerir pessoas utilizando as praticas da Neurociencia.Item O poder da comunicação refletida no engajamento dos funcionários utilizando a metodologia Seis Sigma(2019-05-07) Bartz, Aline BeatrizUm dos assuntos de grande destaque no objetivo do planejamento estratégico de muitas organizações, é o engajamento dos funcionários no dia-a-dia das operações, em outras palavras, eles precisam se sentir parte do negócio e dos objetivos da organização. Uma das formas de melhorar estes índices de engajamento é através da comunicação adequada e efetiva, que passa a ser considerado um fator primordial para que as organizações sobrevivam e alcancem seus objetivos. Nesta visão estratégica, o papel esperado da comunicação vai mais além; ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade que se torna mais exigente em qualidade e em direitos. A comunicação sem o compromisso estratégico dificilmente conseguirá legitimar-se no novo cenário competitivo, correndo sério risco de se manter irrelevante e trazer pouco ou nenhum valor para a estratégia global da organização. Com base nestas afirmações, este artigo tem como objetivo principal realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola, localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, buscando identificar por meio da metodologia Seis Sigma e método DMAIC, oportunidades de melhoria no processo de comunicação. Durante a aplicação das fases do DMAIC, novas pesquisas foram aplicadas para 230 funcionários operacionais usando um questionário composto por 16 perguntas. A metodologia deste artigo, está baseada em uma pesquisa bibliográfica, Aplicada, qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, a evidência de que oportunidades de melhoria na área de comunicação, apresentada em 4 etapas na fase de Improve (melhorar), poderão contribuir significativamente com os resultados da pesquisa de satisfação dos funcionários na dimensão engajamento.Item A retenção de talentos como estratégia na gestão de pessoas: um estudo na empresa alfa(2019-12-17) Marchesan, MaurícioO presente trabalho de conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu-MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas, tem como tema a retenção de talentos como estratégia de gestão de pessoas. Seu objetivo é identificar se a empresa Alfa possui e como trabalha a retenção de talentos como estratégia de gestão de pessoas. Para realização do estudo foram feitas pesquisas bibliográficas, em livros, na internet, e a realização de focus group com 9 líderes da empresa Alfa que representam o universo desta categoria e os quais lideram uma população de 340 funcionários. A empresa em estudo é do segmento varejista, no ramo de supermercados sendo que a sua estrutura é setorizada ao qual os líderes fazem parte. O pesquisador direcionou as perguntas pertinentes ao tema, gerando debate entre os líderes, sendo este grupo focal realizado no dia 23 de março de 2019 e teve a duração de 3 horas, e após a decodificação das gravações, foi possível realizar uma análise de conteúdo, com a qual se identificou que a empresa em estudo não possui um programa de retenção de talentos, e segundo os líderes há dificuldade de se manter pessoas qualificadas na empresa pois não há nada escrito, fica difícil manter os funcionários nos dias atuais, pois eles buscam crescimento imediato ou, pelo menos, um plano no qual visualizem suas perspectivas dentro da empresa. Por fim, o estudo proposto revela a realidade da empresa Alfa no que se refere a gestão de talentos, em que fica clara a percepção dos líderes que a empresa não possui retenção de talentos, e os mesmos sentem a necessidade de um programa de retenção de talentos para que isso faça a diferença na relação com seus liderados. É importante que eles saibam qual caminho deve ser seguido para assim alcançarem seus objetivos. Os líderes devem ser exemplo no dia a dia, realizando suas tarefas com excelência e respeitando seus liderados, e a empresa deveItem Variáveis motivacionais e os níveis de satisfação na percepção dos colaboradores de uma instituição financeira cooperativa(2019-06-17) Oliveira, Luis Fernando Perdonsini deO presente estudo tem como tema a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com objetivo de verificar as variáveis motivacionais e os níveis de satisfação na percepção dos colaboradores de uma instituição financeira cooperativa, na cidade de Crissiumal – RS. Para isso utilizou-se uma base teórica de vários autores como, Chiavenato, Fernandes e Gutierrez, Albuquerque, entre outros, abordando diferentes temas como, qualidade de vida no trabalho, gestão de pessoas, fatores motivacionais e o modelo de Walton. Então foi aplicado um questionário com 35 perguntas, seguindo o modelo adaptado de Walton para conseguir identificar e avaliar as variáveis e os fatores de maior relevância na percepção dos onze colaboradores. Os métodos de procedimento utilizam as abordagens de pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa, foi utilizada também a pesquisa bibliográfica, possibilitando um conhecimento maior quanto ao assunto abordado. Através das respostas obtidas dos questionários respondidos pelos colaboradores pode-se constatar as variáveis motivacionais e os níveis de satisfação nos itens solicitados, podendo destacar as variáveis remuneração com alto nível de satisfação, como as variáveis relevância social e importância do seu trabalho, com todos os colaboradores satisfeitos ou muito satisfeitos, com isso percebe-se que os colaboradores encontram-se em sua maioria satisfeitos com seu ambiente de trabalho e as condições oferecidas pela empresa, podendo afirmar que estes colaboradores possuem QVT.