MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas
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Navegando MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas por Assunto "Ciências sociais aplicadas."
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Item Uma análise comparativa entre a identidade e a imagem de marca de um profissional(2018-07-12) Boni, Laura CristianeNosso valor como profissionais no mercado é definido pela percepção que nossas redes de relações tem em relação a nós. O que sugere que busquemos avaliar nossa audiência para descobrir como estamos sendo interpretados e se essa percepção condiz com nosso objetivo de carreira e a nossa própria percepção. Portanto, foi propósito deste estudo realizar uma análise da marca pessoal de um profissional da área financeira, através de uma avaliação e posterior comparação entre a visão que o próprio profissional tem de si mesmo, sua identidade de marca, e a visão que sua equipe de trabalho possui em relação a ele, sua imagem de marca. A pesquisa classificou-se quanto à natureza como aplicada; quanto à abordagem como qualitativa e quantitativa, utilizou-se pesquisa exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos técnicos foram utilizados pesquisa bibliográfica, entrevista em profundidade e survey que contemplou um questionário com perguntas fechadas e abertas; os sujeitos da pesquisa foram todas as pessoas que trabalham diretamente com o profissional, o que caracteriza um censo. Como resultado do estudo foi levantado que a equipe do profissional o percebe quanto à sua imagem de forma adequada e positiva pois quase sempre o avaliaram melhor do que ele próprio. Apesar de a grande maioria das questões apresentarem dissonância entre as visões, observou-se que em grande parte delas o índice de dissonância foi relativamente baixo o que indica que a visão do profissional e de sua equipe não estavam completamente desalinhadas. Pode-se supor então, que a identidade e a imagem de marca do profissional apresentam-se parcialmente alinhadas.Item Compreendendo as aspirações de carreira: um estudo sobre a escolha, o sucesso e a empresa ideal para jovens da Geração Z(2019-02-07) Santos, Édina Aparecida Sperandio dosO objetivo do presente artigo é compreender as aspirações de carreira dos estudantes da geração Z. Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa em duas instituições (pública e privada) da cidade de Cruz Alta/RS. A pesquisa é classificada como descritiva e quantitativa, em que foi elaborado um questionário com 26 questões, aplicados a 35 estudantes. Na escolha da carreira, observou-se que consideram as habilidades e vocação pessoal importantes, e a escolha de carreira deve ser tomada sem interferência de outras pessoas. Nos atributos para o sucesso, querem fazer o que gostam, e sentir sensação de realização ao cumprir o que desejam. Quanto aos atributos para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), os jovens querem trabalhar em um ambiente agradável, e terem possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Assim, isso faz com que as empresas necessitem compreender essa nova realidade, desenvolvam competências para motivar essa geração, além de ter inovação e valorização no ambiente de trabalho.Item Conhecendo e construindo o perfil do lider ideal: um estudo com gestoras de uma rede de lojas do vestuário da região Noroeste do RS(2019-04-04) Moresco, Andréia Cristiane ZanosoO artigo teve como objetivo geral identificar o perfil comportamental dominante em gestoras de uma rede de lojas do comércio de vestuário e acessórios femininos de Ijuí-RS.Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir da aplicação da ferramenta DISC e posterior realização de três sessões de coaching com as três gestoras. Quanto ao perfil, duas gestoras já possuem o Perfil Dominância, sendo este com mais características alinhadas com gestão. Este resultado, não permitiu muitos pontos a desenvolver, porém mesmo com uma quantidade reduzida de sessões, foi possível construir um bom trabalho onde foram concretizadas ações, dentre elas a montagem de uma biblioteca dentro da Empresa objetivando desenvolver as colaboradoras como um todo. Na gestora com o Perfil Influência, surgiram dificuldades principalmente para realizar as sessões, demonstrando uma das características negativas deste perfil, a procrastinação, o deixar para depois, situação observada para trabalhar. Findando a pesquisa é possível afirmar que, sim o coaching pode (e deve!) ser usado como ferramenta de desenvolvimento de lideranças e possui, pelos seus métodos, eficácia permitindo o crescimento não só do gestor, mas também da equipe como um todo. Deve-se ressaltar ainda que o Perfil Dominância é o melhor para coordenar equipes.Item Estudo de endomarketing em uma agência bancária(2018-09-03) Cavallini, PriscilaO endomarketing visa criar um ambiente interno motivador, atraente e que capacite os funcionários das organizações, sendo de fundamental importância, visto que consiste em promover o desenvolvimento da organização através dos clientes internos, ou seja, seus funcionários. No cenário atual, pode-se considerar que o capital humano de uma organização é seu maior bem e pode ser fator de diferencial competitivo. O endomarketing é uma ferramenta estratégica nas organizações, em especial nas que atuam em serviços. Diante deste contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar as variáveis do Mix de Endomarketing em uma agência bancária, com base na percepção de seus funcionários. Aplicou-se questionários considerando as variáveis Companhia, Custo, Coordenação e Comunicação, sendo que os funcionários puderam elencar o que consideravam importante e posteriormente a concordância em relação a mesma afirmação sobre a organização. Foi possível verificar pontos que necessitam maior atenção da organização, especialmente no que tange a comunicação interna, benefícios e liderança. Ainda, considerações positivas quando ao investimento em treinamento, valorização financeira e boa imagem da organização frente a seus públicos.Item Estudo do clima organizacional em empresa multinacional francesa do ramo do agronegócio com atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina(2019-06-12) Pedralli, Luis Carlos VossPara o crescimento e lucratividades das empresas, não basta pensar apenas em tecnologias avançadas e equipamentos, mas também, é preciso que se saiba gerenciar o capital humano. Neste sentido, vem ganhando espaço a preocupação com os colaboradores e com o clima organizacional, levando-se em consideração a motivação, satisfação, e aspectos psicológicos dos mesmos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar as formas pelas quais o clima organizacional interfere no desempenho de um grupo de colaboradores das áreas comercial, industrial e administrativa. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico e a pesquisa documental com estudo de caso junto a empresa multinacional Timac Agro, por meio de dados coletados na pesquisa de clima organizacional realizada por meio de questionário aplicado a 400 colaboradores da empresa. Buscou-se identificar os pontos de maior fragilidade apontados pelos colaboradores, sendo que mostraram pontos de insatisfação como com os aspectos de motivação atrelados a remuneração, sendo este o ponto em que apresentam maior insatisfação. Além disso, no que se refere as oportunidade de crescimento, as relações que se estabelecem entre os colaboradores, além de outros pontos, atinentes ao clima organizacional. Buscar corrigir estas fragilidades é uma forma de engajar os colaboradores e de oportunizar que haja um clima organizacional positivo e sadio para todos. Além disso, é importante que se desenvolvam constantes pesquisas de satisfação, a fim de verificar o que esta melhorando, sendo corrigido e os pontos que merecem maior atenção.Item Um estudo sobre a importância do diagnostico das variáveis do Endomarketing de uma indústria de móveis(2018-09-03) Baptista, FranciniNo atual contexto mercadológico em que as organizações estão inseridas, o capital humano é a chave para se alcançar a excelência nos serviços prestados, tornar-se competitiva e alcançar o sucesso. Para isso é fundamental investir em estratégias e ferramentas que tornem os colaboradores comprometidos, motivados e alinhados com os objetivos da empresa. No presente estudo, foi realizado um diagnóstico das variáveis do Endomarketing, a partir das variáveis do marketing interno; companhia, custo, coordenação e comunicação, por meio de um questionário, aplicado a 18 colaboradores de uma indústria de móveis, para avaliar como as pessoas percebem as ações do endomarketing dentro da empresa, e assim identificar qual a sua importância e as áreas que necessitam de melhorias. Foi identificado que a empresa em estudo não possui um programa de endomarketing formal, e que em todas as variáveis analisadas, necessitam de melhorias, sendo que os atributos relacionados a remuneração receberam os menores índices, bem como os relacionados a treinamentos e a motivação por parte dos coordenadores. Os atributos que ficaram melhor avaliados se referem a imagem da organização perante a sociedade. Isso demonstra, que a organização precisa investir seus esforços primeiramente nestas áreas que estão com maior disparidade, e após repetir o estudo para uma nova análise.Item O impacto do processo de Coaching na Comunicação Organizacional: Um estudo de caso dentro do ramo imobiliário(2019-05-21) Lunardi, Ana Marli FrederechEste artigo analisa e identifica fatores relevantes para uma comunicação organizacional eficiente, levando em consideração, principalmente, a relevância dos gestores e líderes neste processo. Partindo da ideia de que o grande responsável pela gestão de uma organização seja seu líder, e que a comunicação é um dos alicerces de uma organização, cabe aos executivos e líderes compreenderem seu processo e inseri-la como instrumento de gestão. Neste contexto, este estudo apresenta o coaching como uma ferramenta capaz de direcioná-los ao pensamento estratégico, potencializando o autoconhecimento, sua visão sistêmica, e, por consequência, suas habilidades e percepções sobre a comunicação. Esse artigo discorre, portanto, sobre a relevância da comunicação nas organizações, levando em consideração, sobretudo, a postura de líderes preocupados em bem se comunicar com seus colaboradores e que, por conta disso, têm buscado o coaching para aperfeiçoar suas habilidades a fim de promover o desenvolvimento de competências e uma liderança ativa.Item A inteligência emocional na visão de pós-graduandos do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2019-02-07) Kremer, Tatiana dos ReisPessoas que possuem altos níveis de Inteligência Emocional (IE) conseguem identificar e descrever os seus e os sentimentos dos outros, além de controla-los e agir de forma inteligente e consciente, direcionando-os a fim de obter melhores resultados. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar se as dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) estão presentes em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há alguma relação entre a IE e o perfil da amostra. No intuito de atingir este objetivo, aplicou-se um questionário adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves (Bradberry e Greaves, 2016), em uma amostra de 69 estudantes de quatro Pós-Graduações distintas. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa, e de levantamento do tipo Survey, e para análise dos dados utilizou-se o software SPSS®. A partir dos resultados obtidos percebeu-se que a maioria dos estudantes possui alta IE, sendo que a dimensão autocontrole apresentou o menor índice, e a habilidade social o maior. Além disso, também foi possível perceber algumas relações entre o perfil da amostra e a Inteligência Emocional, sendo possível afirmar que, há relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE, ainda é possível afirmar que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE.Item Processo de Coaching e o desenvolvimento pessoal e profissional(2018-09-03) Prauchner, AdrianaO coaching é uma forma de desenvolvimento humano que vem se destacando cada vez mais, seja na área pessoal ou profissional. O presente estudo proporcionou uma oportunidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento a 3 clientes. Para os mesmos foram proporcionadas 10 sessões de coaching para cada um deles. Este estudo se classifica com a abordagem dedutiva e qualitativa, com a pesquisa-ação, os procedimentos descritivos, exploratórios, alicerçados pelo estudo de caso. Constatou-se que um processo de coaching reflete no desenvolvimento das competências profissionais e bem-estar pessoal, por trabalhar o indivíduo como um todo. Destacam-se os principais resultados de autoconhecimento, mudanças de atitudes e comportamentos e o autodesenvolvimento da própria pessoa. Os depoimentos corroboram os ganhos com ênfase. Conclui-se assim a eficácia dos processos de coaching e os movimentos que proporcionam bem-estar e felicidade a partir do saber de si.Item Qualidade de vida no trabalho – a Síndrome de Burnout na aviação civil(2019-05-20) Frantz, Eduardo KaramPodemos pensar que existe qualidade de vida no trabalho quando os componentes da organização são capazes de satisfazer necessidades pessoais importantes através de sua vivência na mesma, o que engloba, portanto, a preocupação com o efeito do trabalho nas pessoas, com a eficácia da organização e com a ideia da participação dos trabalhadores na resolução de problemas e tomada de decisões. A relação entre saúde e qualidade de vida parece óbvia, o próprio senso comum nos diz que ter saúde é a primeira e mais importante condição para que alguém possa considerar sua vida como de boa qualidade. Mas,na verdade, o que parece óbvio e claro nem sempre é. Tanto a concepção de saúde, como a de qualidade de vida comportam discussões e interpretações distintas. Sendo assim, qualidade de vida é um conceito extenso, e deve englobar aspectos subjetivos (sentimentos, percepção, bem-estar e satisfação) e objetivos (recursos materiais, salário, carreira, etc). Especificamente, tratando no contexto da saúde na organização, é possível apresentar alguns indicadores como: satisfação, auto realização, motivação, desempenho, ou ainda, analisar a ausência da qualidade de vida, como sugere a existência de alguns fenômenos que atingem a saúde mental.Com base nesses apontamentos, este artigo visa desenvolver um estudo que engloba aqualidade de vida no trabalho (ou QVT), com aprofundamento na síndrome de Burnout em uma análise teórica, e como ela está presente e se desenvolve na profissão de pilotos comerciais na aviação civil.Para o entendimento deste cenário, foi realizada uma pesquisa com esses profissionais, que relataram seu desgaste com a profissão, e também um questionamento com um médico especialista na área.Item Qualidade de vida no trabalho a partir da percepção de trabalhadores de uma instituição financeira cooperativa(2019-02-07) Rorrato, Vitor VercelinoO objetivo deste trabalho é identificar se estão presentes nos colaboradores de uma Instituição Financeira Cooperativa a qualidade de vida no trabalho. A forma de abordagem qualitativa e quantitativa foi a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo, sendo realizado através de aplicação do questionário adaptado no modelo de Walton (1973), com 39 questões, sendo: 02 questões dissertativas e 37 de múltipla opção, aplicadas a 12 colaboradores da instituição. Em relação aos resultados, os mesmos revelaram que os colaboradores pesquisados estão de um modo geral satisfeitos em todas as categorias avaliadas, ou seja, nas categorias: Compensação justa e adequada, Condições de trabalho, Uso e desenvolvimento de capacidades, Oportunidade de crescimento e segurança, Integração social na organização, Constitucionalismo, O trabalho e o espaço total de vida e a relevância total do trabalho na vida. Considerando que não houveram respostas que remetam a insatisfação dos pesquisados, entende-se que os colaboradores se sentem satisfeitos e valorizados.Item A qualidade de vida no trabalho a partir da visão de mulheres que exercem atividades profissionais em Cruz Alta-RS(2019-05-20) Zamberlan, Sandra MarchezanA qualidade de vida no trabalho é requisito fundamental para garantir o bom desempenho no ambiente dos trabalhadores assim como o seu bem-estar. As mulheres vêm ampliando continuamente sua participação no mercado de trabalho, e atualmente ocupam os mais diversos postos nas organizações. Neste contexto, este estudo analisou como as mulheres que exercem suas atividades profissionais em Cruz Alta-RS percebem o seu nível de satisfação quanto a Qualidade de Vida no Trabalho e como administram as adversidades diárias a fim de conciliar suas atividades pessoais com as atividades profissionais. O público alvo foram 69 mulheres profissionais de Cruz Alta, utilizando como coleta de dados o formulário do modelo de Walton (1973), com um questionário de 35 questões divididas em 08 categorias propostas pelo autor, além das questões de identificação de perfil. Os resultados encontrados mostraram que os indicadores de QVT: Condições de Trabalho e Segurança, Integração Social na Organização e Relevância Social foram os mais bem avaliados. Assim sendo, o objetivo proposto desta pesquisa aplicada foi alcançado, identificando a percepção das trabalhadoras quanto a sua qualidade de vida no trabalho como satisfatória e muito satisfatória. Para elas o trabalho é motivo de realização, não veem a jornada de trabalho como um problema em seu dia a dia, e conseguem de forma positiva administrar sua vida pessoal com a profissional.