Programa de Pós-Graduação em Direito - Direitos Humanos
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Direito - Direitos Humanos por Assunto "Bem viver."
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Item A utopia da cidade como direito: reflexões para a qualidade de vida por meio da sustentabilidade, educação e cidadania(2019-10-03) Matte, Nadja ReginaTratar sobre cidades é rebuscar-se na história da civilização e compreender o presente como o resultado de todo um processo lento, original, específico de cada cultura e, portanto, fascinante; e, através do método monográfico/dissertativo efetivou-se a pesquisa que possui como objetivo principal, investigar os conflitos socioambientais urbanos urbanos, seus impactos na qualidade de vida, nos ecossistemas e na biodiversidade, na perspectiva da sustentabilidade e do bem viver. Portanto, entender sobre cidades, é algo que necessita de muito aperfeiçoamento, pois cada uma é única, E é aqui que reside o perigo: poucos sabem, verdadeiramente, administrar e organizar uma cidade, para todos poderem usufruir. O pensamento a respeito da cidade é que ela deva dar lucro, não satisfação e bem viver. Muito já mudou, mas temos governos municipais que não são alfabetizados urbanisticamente. E esse ponto fundamental é que faz a diferença absoluta e do qual trata-se durante o decorrer do trabalho. Num primeiro momento, a urbanização e a cidadania ganharam relevância, denotando o lugar da vida e a vida do lugar, complementando com os espaços públicos e sua democracia, investindo na ideia da importância do indivíduo e de seus práticas cotidianas, como o espaço público na esfera urbana e suas dimensões, sua forma de apropriação. Já, no capítulo dois, tratou-se sobre o papel da educação ambiental na reconstrução dos espaços urbanos, conectando com o capítulo anterior, e desenvolvendo o tema sobre a agenda ambiental do século XXI e da alfabetização ecológica.No último capítulo, pesquisou-se sobre políticas urbanas para a democratização e qualidade de vida, como o Plano Diretor. E, também, sobre a questão da justiça ambiental no e para o desenvolvimento sustentável, aplicando a lei, pautada e vinculada à nossa Lei maior que é a Constituição Federal. E, para fechar o capítulo citado acima, exemplificou-se com algumas experiências exitosas em políticas públicas de gestão urbana, com intuito de mostrar como é possível pensar a cidade e nela implementar ações para que se efetive e se promova o bem viver e o direito humano. Concluindo-se que, através de uma educação para a cidadania e para a sustentabilidade, há enormes possibilidades de que, um mundo melhor possa se efetivar, garantindo um bem viver, capaz de proporcionar, cada vez mais, a implementação da utopia e do sonho, de tudo daquilo que a inteligência é capaz de criar.