Gestão de Cooperativas (MBA)
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Navegando Gestão de Cooperativas (MBA) por Assunto "Associado"
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Item Estudo das principais diferenças: Cooperativas de crédito versus bancos comerciais(2018-11-08) Escher, Magno JacoNo cenário atual, surge a necessidade de buscar alternativas sustentáveis em todos os setores. Não poderia ser diferente, quando falamos do sistema financeiro, onde também é necessário buscar alternativas aos sistemas financeiros tradicionais. O presente trabalho, tem como objetivo principal analisar as diferenças entre Cooperativas de Crédito e Bancos Comerciais. Também visa demonstrar que a finalidade das Cooperativas é a prestação de serviços aos seus cooperados, que são os proprietários da cooperativa. Elas são instituições financeiras, todavia, sem fins lucrativos, diferentemente dos bancos, os quais visam ao lucro por excelência. Ainda o estudo apresenta a origem das cooperativas nas suas mais variadas formas, a finalidade das cooperativas, natureza jurídica, valores e princípios cooperativos. Do mesmo modo apresenta o conceito, origem, a natureza societária dos Bancos Comerciais e a relação entre esses e seus clientes. Posteriormente, faz uma análise comparativa entre as Cooperativas de Crédito e os Bancos Comerciais, quanto a Constituição, a diferenciação de participação e tratamento dos clientes e associados, e o interesse pela comunidade. Para a realização do estudo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica abrangendo o referencial teórico, tornado público principalmente em livros que tratam do tema pesquisado. Após a análise dos dados qualitativos, pode-se dizer que as cooperativas de crédito são uma opção que apresentam características de sustentabilidade. A proposta deste ramo de cooperativismo se sustenta por meio do interesse pela comunidade e pelas pessoas que assim as formam, oportunizando que cada associado tenham voz, e sejam ouvidos, possam votar de igual para igual. Desta forma, tendo uma maior proximidade nas relações, entre a cooperativa e seus associados. Por fim, as principais diferenças estão relacionadas ao fato da constituição aonde, os bancos comerciais, são sociedades de capital. Já as cooperativas de crédito são sociedades de pessoas, respeitando as características de adesão voluntaria, a singularidade do voto e o retorno das sobras do exercício proporcionalmente às operações realizadas pelo associado. A diferença entre cliente nos bancos tradicionais, e associado nas cooperativas. Diferença essa que vai muito além da denominação. Aonde os clientes de um banco são apenas usuários, não tendo participação nem dos resultados nem em decisões tomadas. Já os associados de uma cooperativa, tem voz ativa em assembleias, sendo ouvidos e podendo decidir sobre o futuro de sua cooperativa, também participam da distribuição das sobras. Outra característica que diferenciam as cooperativas, é o interesse pela comunidade. Aonde desde o início, demonstram o interesse pelas pequenas comunidades, as quais não despertam o interesse de grandes bancos comerciais. E as cooperativas continuam demonstrando este interesse com o passar dos anos, apoiando projetos locais que ajudam a desenvolver as comunidades juntamente com as pessoas destas localidades.Item Um estudo sobre método de captação e fidelização de associados de crédito consignado: caso no Sicredi Noroeste, Independência/RS(2021-03-29) Matte, Geferson JodanO objetivo geral desse artigo é abordar um dos melhores métodos de captação e fidelização do associado que é o crédito consignado e ainda buscar entender quais os motivos principais que atrai tais associados a contratarem um crédito consignado, tanto para funcionários público, privado ou aposentados e pensionistas do INSS, pois foi verificado em muitas pesquisas que o mesmo é o melhor produto financeiro de crédito do país voltado para pessoa física por suas principais características que são baixas taxas ofertadas e prazo longo. Objetiva-se também abordar a Educação Cooperativista, explicando os benefícios de ser associados de uma cooperativa. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais do SCIELO (Scientific Electronic Library Online), foram feitos uma análise e um crivo de acordo com o foco do presente artigo, e ainda realizou-se um estudo de caso em uma Correspondente Financeira a SICREDI, no município de Independência. Aplicação do questionário ocorreu no período de julho a setembro de 2020, foram distribuídos 100 (cem) questionários aos tomadores de crédito da Correspondente Financeira a SICREDI. Assim os associados foram escolhidos por amostragem não probabilística, e foi coletado um total de 70 (setenta) questionários válidos. Foi elaborado gráficos dos resultados obtidos na pesquisa para melhor ilustração. Portanto, pode-se concluir que após análise quantitativa dos dados a melhor estratégia de captação e para fidelizar o associado na atualidade é a confiança, um bom atendimento e a taxa de juros.Item Percepção dos associados em relação à implantação das políticas de relacionamento comercial do Sicredi União RS - agência de Santo Cristo(2018-12-07) Mallmann, Valtencir RogerioNa atual conjectura do mercado financeiro brasileiro, o relacionamento das instituições com os clientes atingiu um patamar de exigência bastante alto. Diante disto, é fundamental definir de forma criteriosa e com clareza a política que servirá de base para o relacionamento com os clientes. Estar alinhado a esta premissa será definitivo para os resultados da organização. Nesta direção, este trabalho tem por objetivo principal analisar as percepções dos associados diante da implantação das políticas de relacionamento comercial da Sicredi União RS,na agência de Santo Cristo.Os objetivos específicos ficaram assim definidos: caracterização da faixa etária, tempo de associação, tipo de movimentação com o Sicredi, participação em assembleias, conta em outras instituições financeiras, tarifas e taxas praticadas pelo Sicredi, conhecimento das políticas de relacionamento comercial, vantagem das políticas de relacionamento comercial e motivos demanter a conta junto ao Sicredi. Para atenderos objetivos, foram entrevistados associados entre 18 e 70 anos com conta ativana instituição. O embasamento teórico do estudo se baseou na história do cooperativismo num primeiro momento, e do cooperativismo de crédito posteriormente, para após mencionar Marketing de Relacionamento, bases para o relacionamento e finalmente benefícios aos clientes. A pesquisa é classificada como estudo de caso, quantitativa, exploratóriaedescritiva. Quanto aos procedimentos técnicos o trabalho é de naturezabibliográfica e aplicada. Os escoposdo estudo se basearam naamostragem de associados com contas ativas na agência, onde 345 associados foram selecionados de forma aleatória, de um total de 3.134. Dentre os principais pontos do estudo, alguns mereceram especial destaque, como o tempo de associação, onde 48% dos associados possuíam mais que 5 anos. No quesitodas movimentações, é preponderante o fato de que 86% dos associados movimentam conta corrente, e 61% cartões de crédito e débito e aplicações financeiras. Ainda, vale ressaltar a presença dos associados nas assembleias, pois 71% dos associados estiveram presentes. Já sobre a questão da política de relacionamento propriamente dita, cabe o destaque para 71% dos associados que tinham conhecimento de sua implantação, e também 75% de associados que veem vantagem na sua existência. Por fim, um dado importante serevelou no estudo, pois 40% dos associados informaram manter suas contas junto ao Sicredi em vistas do atendimento dos colaboradores.Portanto, percebe-se que os associados estão tendo percepção positiva e se adaptando diante a implantação das novas políticas de relacionamento.