Gestão de Cooperativas (MBA)
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/455
Navegar
Navegando Gestão de Cooperativas (MBA) por Assunto "Associados."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Análise dos elementos de recuperação de serviços/produtos: Um estudo na Cooperativa de Crédito Cresol - Tiradentes do Sul/R(2019-05-17) Foesch, Magda Letícia StraussA Cooperativa de Crédito é uma instituição financeira que disponibiliza aos seus associados produtos e serviços com a mesma qualidade de um banco, e ainda com várias outras vantagens. Porém, a participação do associado ativamente na cooperativa é muito importante para o fortalecimento da mesma, portanto as ações desempenhadas devem estar voltadas a otimização do atendimento ao associado, atendendo aos seus interesses e necessidades. Diante deste contexto, o estudo busca analisar os elementos de recuperação de serviços dos associados ativos e inativos junto a Cooperativa. Para a construção do mesmo, utilizaram-se os métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, como procedimentos a pesquisa descritiva, e as técnicas utilizadas para coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, survey, formulário com escala de Likert, e para análise dos dados utilizou-se a planilha eletrônica. A pesquisa foi realizada junto a associados ativos e inativos, sendo que a amostra foi não-probabilística em uma amostragem por conveniência. O estudo permitiu, uma melhor compreensão acerca da recuperação de serviços, identificando as características dos entrevistados, se já haviam vivenciado alguma falha na prestação de serviços ou produtos, e avaliação quanto as estratégias utilizadas na tentativa de recuperação de serviços. Destaca-se que em relação as estratégias de recuperação de serviços, a Cooperativa apresenta bons resultados quanto questões voltadas a relacionamento com o associado, já em relação a situações que necessitam de agilidade, poder de decisão, observa-se que a Cooperativa apresenta dificuldades e necessita de ações de melhoria. Com o alcance do objetivo proposto, avalia-se a realização deste estudo de grande valia para a Cooperativa Cresol Tiradentes do Sul pois o mesmo disponibiliza dados importantes para serem avaliados e criadas ações de melhoria em alguns processos desempenhados pela Cooperativa, buscado assim otimizar ainda mais o atendimento e relacionamento da Cooperativa com o Cooperado.Item Majoração da alíquota de IOF em cooperativas de crédito, o impacto financeiro para os associados da SICREDI união RS da agência de atendimento do bairro Cruzeiro em Santa Rosa/RS(2018-07-13) Riedel, CésarO crédito comercial é um dos produtos mais importantes para as cooperativas de crédito, visto que este produto é o carro chefe para os resultados financeiros da instituição. O objetivo do presente estudo é analisar o impacto da majoração da alíquota do IOF para os associados da agência do Bairro Cruzeiro na cidade de Santa Rosa RS, proporcionando comparações em produtos e serviços da cooperativa, com produtos essenciais para a vida dos associados. O estudo se baseou em dados fornecidos pela cooperativa, correlacionando com dados secundários pesquisados na internet quanto a valores dos produtos. Foi possível ter uma visão, mesmo de um curto período que foi de apenas seis meses, quanto ao impacto dos valores cobrados do imposto nos associados da cooperativa, mensurando as perdas para os associados e para a comunidade em geral, pois como o imposto é federal os valores saem do município e da região e se direcionam para grandes centros, deixando assim de fomentar o comercio local. Também foi possível analisar especificamente o caso de três associados pessoas físicas, percebendo os impactos gerados nas suas operações.