Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Administração"
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Item Análise do clima organizacional: fatores motivacionais identificados nas agências do IBGE/RS(2015-03-23) Silva, Juliane Dornelles daEste estudo teve como objetivo principal identificar os fatores motivacionais existentes nas agências do IBGE/RS, entidade da administração pública federal, e analisar a influências desses fatores no clima organizacional. A bibliografia apresentada abordou sobre organizações e gestão de pessoas, como forma de retratar a organização estudada, e motivação e clima organizacional, alvo de investigação desse estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e os meios utilizados para o levantamento de dados foram pesquisa bibliográfica e de campo. Por meio da aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, baseada nos modelos de Celinski (1995) e Luz (1995) foi possível identificar os fatores positivos e os que são motivo de insatisfação por parte dos servidores. Na avaliação geral, o clima organizacional das agências do IBGE/RS foi considerado insatisfatório, com muitos pontos a melhorar. O resultado desta pesquisa pode servir aos administradores da instituição como fonte de conhecimento sobre a percepção dos servidores sobre seu ambiente de trabalho e propiciar a mudança necessária para melhorar o clima organizacional.Item Curso de Administração da UNIJUÍ: quatro décadas de empreendedorismo na formação de administradores(2015-03-23) Allegranzzi, Elis Regina ManhaboscoO objetivo desta monografia é pesquisar a história do curso de Administração da Unijuí, desde sua criação, resgatando aspectos históricos ocorridos ao longo deste período, evidenciando questões como os principais desafios na sua constituição, as expectativas dos pioneiros, as dificuldades encontradas, a capacitação dos docentes, e, organizar esta história à luz da historiografia, para que futuramente este estudo possa ser publicado em livro, servir de Memória Institucional e como fonte de pesquisa e conhecimento.Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, qualitativa e etnográfica quanto a sua abordagem, e quanto aos procedimentos técnicos pode ser classificada como bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu através de fontes como relatórios, atas, diários, depoimentos orais e escritos, certidões e demais correspondências. A história resgata um esforço coletivo em cima de algumas ideias que foram convicção de muitas pessoas, que de forma solidária e muito participativa definiram as atividades e os rumos das ações pedagógicas e acadêmicas envolvendo o curso desde sua constituição aos dias de hoje. O resultado do estudo está estruturado na parte 4 desta monografia, em formato de livro, contendo as seguintes partes: Contracapa; Sumário; Prefácio, Apresentação; Capítulos de 1 a 6, Créditos; Anexos e por fim, as Referências Bibliográficas. O resultado é uma emocionante história de superação e empreendedorismo de diversas pessoas, principalmente docentes e dirigentes da antiga FAFI que contribuíram substancialmente para a qualificação e longevidade do curso, o qual vem formando agentes de mudança e de desenvolvimento local e regional sustentável, ao longo das últimas décadas. Da mesma forma como o curso de Administração da Unijui foi constituído por muitas ideias, esta história foi registrada por muitas mãos, mas em só coração.Item Diagnóstico das práticas de endomarketing: uma análise com colaboradores de dois setores em uma Universidade(2014-11-18) Medeiros, Cátia Silene Gehrke deA competitividade apresentada entre as Instituições de Ensino Superior tem exigido a implantação de novas ações, principalmente por parte dos gestores, as quais reflitam de forma positiva interna e externamente. Nestas organizações, o aperfeiçoamento dos serviços prestados e a melhoria contínua no atendimento não são fenômenos naturais, pois dependem de ações, planos estratégicos, educação continuada e, principalmente, o envolvimento de todo o seu público interno. Assim, através de um programa de Endomarketing e a colaboração dos gestores, a Instituição estudada visa qualificar sua estrutura interna e o seu capital humano. Este estudo buscou avaliar o nível de resultados proporcionados pelas ações de Endomarketing em duas Unidades de Atendimento de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, por meio da aplicação de 47 questionários, visando avaliar a importância e a percepção dos colaboradores com relação às ações adotadas pela Universidade. Percebeu-se que as dimensões Custo e Comunicação estão com grande parte de suas variáveis necessitando de aprimoramento.. A Universidade precisa direcionar seus esforços para tais atributos, pois tanto o fluxo de informações quanto o investimento nos colaboradores são fundamentais para a consolidação de um adequado programa de Marketing interno. Da mesma forma, foi realizado um comparativo dos resultados entre as Unidades e Câmpus, através da metodologia ANOVA, identificando as variáveis que apresentaram maior disparidade e requerem maior atenção.Item O olhar do colaborador acerca da avaliação de desempenho na Unijuí/RS(2014-11-11) Pinto, Raquel Cristiane FeistelNão há duvidas acerca da importância da efetividade da Avaliação de Desempenho em qualquer organização, principalmente, quando se refere a organizações grandes e complexas, como é caso estudado na presente pesquisa. Este artigo teve como proposta analisar a avaliação de desempenho desenvolvida na UNIJUÍ e conhecer a percepção dos técnicos administrativos e gestores acerca deste processo. Metodologicamente a pesquisa configura-se como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de acordo com os objetivos exploratórios e descritivos, e por fim, de acordo com os procedimentos técnicos como: bibliográfica, documental, de campo e de levantamento. Concluiu-se que a avaliação de desempenho na UNIJUÍ está consolidada uma vez que ocorre há alguns anos e os seus colaboradores entendem como importante e necessária, havendo comprometimento de todos os envolvidos neste processo. Contudo para ser um processo de avaliação que deve ser orientado pela preparação, envolvimento e comprometimento dos avaliadores e avaliados, primando pela clareza, transparência, imparcialidade e profissionalismo, é imprescindível, melhorar algumas práticas de gestão, a análise e encaminhamentos a partir dos resultados. Além disso, é necessário rever o instrumento aplicado e sua forma de avaliação no que se refere aos quesitos (acompanhamento, desempenhando, aperfeiçoando e empreendendo), bem como, melhorar a forma de apresentação dos objetivos desta avaliação por parte do Setor de Recursos Humanos. Por fim, conclui-se que a Avaliação de Desempenho na UNIJUÍ está consolidada, no entanto, mesmo com o reconhecimento das pessoas envolvidas, há muitas fragilidades no processo, as quais devem ser trabalhadas para não ocasionar a descredibilidade de todo o processo, em um futuro próximo.Item Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada(2014-12-03) Aozane, FabieleEste estudo objetivou conhecer as percepções de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada sobre eventos adversos na assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicativa, abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e referente aos Procedimentos Técnicos consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento e de campo realizada com oito enfermeiras de um hospital privado do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2014, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por meio de um formulário de caracterização do perfil biográfico e profissional e questões direcionadas as percepções de eventos adversos. O estudo contemplou as determinações preconizadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Nº 511.141). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas sobre características biográficas e percepções sobre eventos adversos na prática assistencial. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre eventos adversos e sua ocorrência no ambiente de trabalho, bem como, identificam a necessidade de protocolos direcionados as ações de enfermagem diante de alguma inconformidade e programas de capacitações permanentes. Este trabalho permitiu conhecer as percepções das enfermeiras sobre eventos adversos, e promoveu a reflexão das estratégias de enfrentamento que a instituição provem e o que podese ser aprimorado, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem prestada. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Eventos adversos. Instituição hospitalar.