Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Alinhamento estratégico"
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Item Alinhamento de equipes de técnicos administrativos dos Departamentos aos objetivos organizacionais estratégicos da Unijuí: percepções de secretários executivos(2014-10-31) Menegazzo, Eliza de FátimaO presente estudo refere-se a uma análise das competências essenciais para que os Secretários Executivos, enquanto líderes consigam um alinhamento estratégico de suas equipes com os objetivos organizacionais. Neste sentido, buscou-se diagnosticar e analisar treze das quinze competências de suporte descritas pela autora Gramigna (2007, p.44). Segundo esta autora, são estas competências “as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas.” A pesquisa foi feita através da aplicação de um questionário ao grupo de pessoas que em março de 2014 exerciam o cargo de secretários executivos das unidades departamentais da UNIJUÍ. São seis unidades departamentais, portanto, este estudo envolve seis pessoas, sendo a autora do presente trabalho, ocupante do cargo em uma das unidades departamentais. Tomou-se por referência literaturas ligadas ao tema em estudo através de pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa aplicada e exploratória, levantando-se as informações por meio da pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Quanto aos procedimentos técnicos, pode-se dizer que enquadra-se como pesquisa participante “Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas” (Gil, apud ZAMBERLAN, L (org.) [et al.], 2014, p.99). Os resultados apresentados no estudo responderam aos objetivos específicos e mostram que as competências técnicas e comportamentais apresentadas pelo atual grupo de secretários executivos são satisfatórias e estão de acordo com as exigidas para atuação no cargo. Porém com as constantes mudanças que ocorrem atualmente nas organizações e no mundo do trabalho, há a necessidade constante de atualização e potencialização destas competências.