Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Ciências sociais aplicadas"
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Item Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior(2018-11-08) Barbosa, Graciela AngelitaEste artigo teve como objetivo identificar a satisfação no trabalho, relacionado à comunicação interna na Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Para isso foram aplicados dois questionários, um aos técnico-administrativos integrantes da equipe de trabalho e outro ao seu respectivo gestor, ambos elaborados pela autora com o intuito de investigar como funciona a comunicação interna nesta Coordenadoria. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e a sua equipe, como se dá a comunicação entre os colegas do setor e de setores diferentes, quais os canais de comunicação utilizados, se existem problemas na comunicação, o modo como são transmitidas as informações, e a percepção dos técnicos sobre esse processo. Os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação parcial dos funcionários com relação ao processo de comunicação existente, suas fragilidades e potencialidades, assim como, as proposições/sugestões de melhoria estão apresentadas neste estudo.Item As Características e Habilidades dos Líderes de uma Cooperativa de Crédito(2018-12-06) Fiorin, Liara ReisO presente estudo se centraliza em analisar o contexto sobre a liderança tendo como objetivo geral identificar as características e habilidades dos lideres de uma Cooperativa de Crédito. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa através de entrevista estruturada contendo quatro questões, sendo três de cunho objetivo e uma aberta. Os participantes ocupam cargos de liderança, sendo três Gerentes de Agência e Três Gerentes Administrativos de Agência totalizando seis profissionais. Essa pesquisa realizou-se nas três agências da cidade de Ijuí que abrange a Cooperativa Sicredi das Culturas RS. Conforme os resultados obtidos ser líder em uma Cooperativa de Crédito é trabalhar em prol de um objetivo comum, sendo um direcionador de propósitos que consegue motivar a equipe pelo exemplo, credibilidade e versatilidade sendo visionário para manter o foco diante das dificuldades e se comunicar de forma assertiva para extrair o melhor da equipe. As características fundamentais para ser um bom líder se concentram em desenvolver pessoas, treinando, recrutando e motivando a equipe para entregar objetivos. As habilidades essenciais são humildade, sinceridade e equilíbrio emocional. O estilo de liderança presente na Cooperativa é o democrático, que se resume em ser participativo e estar em constante contato com seus subordinados.Item Conciliação de gerações Baby Boomers, X, Y e Z no ambiente de trabalho: Desafios, potencialidades e dificuldades aos gestores de equipes(2018-12-06) Sisti, Aline RafaelaAtualmente no mercado existem profissionais de diferentes faixas etárias os quais convivem juntos em uma mesma organização. Essas diferentes faixas etárias designadas de “gerações” reúnem um conjunto de indivíduos que nasceram em uma mesma época, possuem determinados comportamentos, valores e necessidades. O presente estudo teve por objetivo identificar as dificuldades, as potencialidades e os desafios que o profissional de gestão de pessoas enfrenta para conciliar as diferentes gerações Baby Boomers, X,Y e Z no ambiente de trabalho em uma amostra de organizações no segmento de comércio na cidade de Ijui- Rio Grande do Sul. Foram questionadas dezenove pessoas atuantes no comércio de Ijui e um gestor de pessoas. No contexto geral os resultados destacaram que cada geração tem ideais diferentes, com isso o gestor de pessoas tem o desafio de criar formas de trabalho que aproveitem o potencial de cada colaborador, independente de qual seja sua geração promovendo um ambiente de trabalho mútuo entre seus funcionários, aprimorando suas competências e promovendo um espaço de melhorias contínuas de forma que todas as gerações se sintam felizes no ambiente de trabalho.Item Estudo de clima organizacional: implementação, análise e estratégias de uma cooperativa de crédito(2019-12-17) Satler, Ana PaulaUma grande mudança na cultura das organizações coloca as pessoas em um lugar destaque, empresas buscam o sucesso através de pessoas satisfeitas. A busca pelo bem-estar das pessoas, traz o fator humano como o grande diferencial para vencer a competitividade é, atualmente, estratégia de gestão e por esse motivo a importância da avaliação do Clima Organizacional, segundo Chiavenato (2002) envolve um amplo e flexível cenário de influência ambiental sobre a motivação. Assim, este estudo abordou uma Pesquisa de Clima Organizacional realizada numa Cooperativa de Crédito, cujo objetivo foi identificar os pontos que podem ser melhorados e os pontos que precisam ser fortalecidos para que a empresa proporcione um melhor ambiente de trabalho aos seus colaboradores. O método de coleta de dados foi inspirado em Mello (2003), constituiu-se de 38 questões referente ao Clima Organizacional, divididas em 19 critérios e foram realizadas outras questões para identificação sócio demográficas. O questionário foi encaminhado online para 59 pessoas, destas, 29 pessoas responderam e posterior a isso, foi realizada a análise dos dados. Em seguida foi feita a devolutiva e a proposição de estratégias para melhoria dos indicadores com índices mais baixos. Com o resultado observou-se que 24 indicadores tiveram índices de insatisfação maiores que 60%, e 14 indicaram satisfação. Assim, conclui-se que essa Pesquisa de Clima Organizacional foi de grande valia para a gestão da Cooperativa de Crédito, a qual poderá utilizar tais resultados como instrumento na tomada de decisões e consequente a isso ter métodos para estudar estratégias e aumentar a satisfação e produtividade da equipe.Item Florescimento no trabalho a luz da percepção de alunos de stricto senso em relação às atividades acadêmicas(2019-05-07) Carneiro, LinéiaNormalmente os estudos na pós-graduação estão acompanhados de grande desgaste emocional tanto para os alunos, quanto para os demais envolvidos (DE MEIS, VELLOSO, LANNES, CARMO & DE MEIS, 2003), não apenas por causa das obrigações acadêmicas, mas também, por questões interpessoais e financeiras (BYER, 2005). A partir disso, está pesquisa busca identificar qual é o nível de florescimento no trabalho dos alunos de stricto senso de universidades do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da perspectiva do florescimento no trabalho, que se refere a uma situação de prosperidade, desenvolvimento e a um estado progressivo de satisfação e bem estar no contexto do trabalho (MENDONÇA, ET. AL; 2014). A pesquisa foi aplicada a uma amostra de 118 alunos de stricto senso de seis universidades do RS, é desenvolvida no nível descritivo e a abordagem é quantitativa, os dados foram obtidos a partir da aplicação da escala de florescimento no trabalho (EFLOT) dos autores Mendonça, et. al; (2014), o questionário eletrônico foi desenvolvido na ferramenta online google.forms e foi enviado para os departamentos dos cursos e distribuído por e-mail pelas secretarias aos alunos dos cursos Os resultados principais apontam que, 94,1% dos respondentes apresentaram altos níveis de florescimento. Não foram encontradas diferenças significativas entre os níveis de florescimento dos mestrandos em relação aos doutorandos ou vice-versa. Foram encontrados 3% de diferença no nível de florescimento entre gêneros. A partir dos dados do perfil da amostra, verificou-se que as mulheres que se enquadram na categoria “outros” quanto às atividades externas a atividade acadêmica, que provavelmente são mulheres que cuidam do lar, são as que apresentam os menores escores na EFLOT, acredita-se que esse resultado esteja relacionado ao acúmulo de funções e conflito entre trabalho, família, estudos e também à ausência de suporte familiar (VASQUES-MENEZES, CODO E MEDEIROS; 2006). Sugere-se que as pesquisa futuras, aprofundem as informações de perfil para descobrir como é suporte social e relações familiares, também que seja utilizada abordagem qualitativa para enriquecer as análises, e também, que sejam analisados os níveis de estresse dos respondentes.Item Gestão por competências: um estudo sobre o APRIMORA – Programa de Desenvolvimento Profissional da Unijuí(2018-07-13) Klatt, Marcella WolffO objetivo deste estudo é analisar os impactos positivos e negativos na UNIJUÍ, referente à implantação da nova forma de gerir pessoas, através da criação de um Programa de Desenvolvimento Profissional – APRIMORA. Para realizar o estudo, utilizou-se de Pesquisa Bibliográfica, com autores que tratam sobre Gestão de Pessoas e Gestão por Competências. Utilizou-se um estudo descritivo, onde se apresentou o Programa APRIMORA e todas as suas processualidades. A pesquisa foi qualitativa, através de estudos observacionais do grupo inserido junto ao Programa e quantitativa, através de tabulação dos resultados obtidos dos relatórios gerados, os quais possibilitou verificar a adesão dos Técnicos Administrativos no Programa. Realizou-se a aplicação de questionário a um Focus Group, o que possibilitou feedback positivo e negativo do Programa. Diante destas análises, pode-se constatar que este modelo de fazer a gestão das pessoas, através de um Programa de Desenvolvimento, veio para qualificar o processo, trazendo melhorias na interação entre equipes de trabalho e assim o fortalecimento das mesmas. Desta forma, o Programa APRIMORA vem para otimizar os processos e garantir a profissionalização dos colaboradores da UNIJUÍ. Do outro lado, o estudo indicou necessidade de melhorias de algumas partes dos processos, no que diz respeito às ofertas de formações que abranjam o maior número de áreas, bem como, melhor organização por parte dos gestores, quanto ao incentivo dos profissionais de suas equipes rumo ao desenvolvimento.Item Qualidade de vida no trabalho e sua influência no desempenho dos colaboradores(2018-11-08) Siqueira, Flávia dos SantosA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um diferencial das empresas na contemporaneidade, visto que colaboradores que se sentem motivados, como partes integrantes e importantes das empresas em que trabalham tendem a desempenhar suas tarefas de modo mais eficiente. Ao longo das últimas décadas, muitas foram as transformações ocorridas no ambiente empresarial neste sentido, ensejando, entretanto, debates constantes. Para a identificação do nível de QVT percebido pelos trabalhadores de uma empresa, existem diversos modelos a serem seguidos; dentre os quais, optou-se pelo modelo de Werther e Davis (1983), que propõe a análise de três elementos: organizacionais, ambientais e comportamentais. A partir deste modelo, aplicou-se um questionário, através do Google Formulários, com 28 colaboradores da Sede do Sicredi das Culturas RS, cujas respostas foram organizadas e analisadas, sendo possível identificar a percepção destes colaboradores em relação à QVT em seus ambientes laborais. Verificou-se a existência de alguns aspectos que merecem maior atenção e análise por parte da organização estudada, principalmente no tocante aos elementos organizacionais e comportamentais.Item Remuneração Estratégica enquanto estratégia para motivação e engajamento de equipes na busca de diferenciação competitiva e de resultados: O caso de uma Revenda de Insumos Agrícolas(2018-12-05) Martel, Daniel LuísEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a importância da Remuneração Estratégica enquanto estratégia para motivação, engajamento e melhora na produtividade da equipe de vendas e gerentes em uma revenda de insumos agrícolas que atua no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, composta por sete filiais distribuídas no município de Ijuí e região. Foi realizado um roteiro de entrevista com a responsável pelos Recursos Humanos da revenda e outro com os seis gerentes das filiais, buscando conhecer a estrutura do sistema de remuneração da empresa e as suas expectativas em relação a um sistema de remuneração estratégica. Os gerentes também responderam um questionário sobre motivação, no formato de Escala de Likert, o qual procurou identificar os principais aspectos motivacionais no trabalho, na sua visão e na visão de sua equipe de vendas. No âmbito geral da pesquisa, os resultados mostram que o Sistema de Remuneração atual da revenda busca uma melhora na produtividade, incentiva a formação e cumprimento de metas mais ousadas e alavanca resultados, estando voltado para a busca de um diferencial competitivo, alinhado com a estratégia organizacional. Quando se analisou o campo da motivação pessoal, obtenção de engajamento, qualidade no trabalho, incentivo ao crescimento profissional, é visível a fragilidade do sistema da revenda, ficando aí um vasto campo para ser trabalhado e aperfeiçoado, pensado em uma Remuneração Estratégica mais efetiva e eficiente.Item Satisfação no trabalho: Um estudo em Setores que Prestam Atendimento ao Público na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2018-11-08) Bolfe, Sandra JuditeSatisfação no trabalho é um tema que vem sendo difundido tanto entre estudiosos quanto entre empresários em face de estar diretamente ligada à produtividade dos colaboradores. A instituição foco do estudo é a UNIJUÍ, ela é uma Universidade que presta serviços a milhares de estudantes e os setores administrativos são aqueles que têm vínculo direto com os mesmos. Em função disto, o presente estudo foi realizado com o objetivo de identificar o grau de satisfação no trabalho daqueles funcionários que atendem ao público no prédio da Universidade em que está centralizado o maior número de setores administrativos. Os participantes da pesquisa foram 35 funcionários, tendo sido utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) como instrumento de pesquisa. Em termos gerais os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação, restando apenas a dimensão salário e promoções com o resultado indiferença (nem satisfeitos e nem insatisfeitos). Enseja-se que os resultados obtidos contribuam para a organização no sentido de identificar e melhorar as condições inerentes ao trabalho para seus funcionários.Item Síndrome de Burnout: a realidade dos trabalhadores do comércio de Ijuí-RS(2019-06-18) Scheleski, Tiago PankeO objetivo do presente artigo é: identificar se as dimensões da Síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional) estão presentes nos funcionários do comércio de Ijui-RS. Após a realização de um estudo teórico sobre a Síndrome, realizou-se uma pesquisa de campo e descritiva, com o objetivo da descrição de resultados da presente pesquisa, realizada com funcionários de algumas organizações do município de Ijui-RS. A coleta de dados foi realizada a partir de aplicação de questionário com escala de resposta fechada das dimensões da Síndrome com escala de 0 à 6, em uma amostra de 84 trabalhadores, sendo 52 homens e 32 mulheres. A coleta, análise e interpretação dos dados foram realizadas através da utilização do questionário chamado MBI-GS, com questões de múltipla escolha de modo a serem marcadas. A análise ocorre de forma analítica identificando fragmentos relevantes de acordo com a teoria abordada focada no publico alvo devidamente estudado após a aplicação do questionário. Após a realização do estudo teórico prático e a aplicação de questionário, verifica-se que no determinado publico de colaboradores avaliado, não se apresenta a Síndrome de Burnout, mas sim, há inicio de alguma evolução em determinadas dimensões.