Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - Mestrado por Assunto "CGH."
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Item Avaliação e preservação de recursos hídricos a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental(2021-04-30) Buratti, Juliana Boniatti LibardoniA água constitui elemento central na temática das emergências ambientais para o século XXI. Componente essencial para a vida humana em seus múltiplos usos, bem como para a dinâmica de todos os sistemas ambientais. A avaliação da qualidade da água com indicadores pode identificar o impacto das ações humanas nos recursos hídricos, possibilitar ações mitigadoras e compensatórias. O trabalho teve por objetivo avaliar, a partir de indicadores ambientais, a qualidade da água de dois recursos hídricos do município de Condor/RS e realizar ações educativas para preservação e recuperação ambiental. A presente dissertação está organizada em três capítulos em formato de artigos científicos. O artigo 1 contempla avaliação e monitoramento da qualidade da água com parâmetros químicos, físicos e microbiológico durante uma década, em áreas de influência direta de Central Geradora Hidrelétrica (CGH). Observou-se baixo impacto ambiental causado pelo empreendimento, estabilidade nos parâmetros avaliados, e ausência de variação entre as coletas semestrais. No artigo 2, foi realizado estudo da qualidade da água do Rio Raiz (Condor/RS), a partir de indicadores químicos, físicos e microbiológicos, bem como, de genotoxicidade pelo teste Allium cepa. O estudo demonstrou boa qualidade ambiental pelos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, no entanto, o bioindicador A. cepa, evidenciou variações no índice mitótico (IM) e alterações celulares. O bioindicador identificou maiores danos e pode ser justificado pela maior sensibilidade do mesmo aos contaminantes ambientais presentes. O artigo 3 apresenta uma reflexão sobre atividades desenvolvidas em programa de formação continuada de professores, que oportunizou momentos de reflexão e ressignificação das atividades pedagógicas, com palestras interativas e práticas com trilha ecológica. A formação da consciência socioambiental nas escolas exige um constante exercício de sensibilização de professores, alunos e comunidade, por meio do desenvolvimento e da consolidação de espaços de aprendizagem social. É possível inferir que os indicadores ambientais foram eficientes para analisar a qualidade da água dos rios avaliados, bem como as práticas educativas contribuíram para a formação da consciência socioambiental dos professores.