Educação Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/433
Navegar
Navegando Educação Física por Assunto "Aderência."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Motivos de aderência e desistência à prática de exercício físico em academia em mulheres adultas(2018-11-08) Führ, Daize PâmelaA prática do exercício físico é primordial para obtenção de inúmeros benefícios aos indivíduos, contudo o que se percebe é que embora considerem importante a aderência à prática do exercício, nem todos permanecem nele. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos de aderência e de desistência para a prática de exercício físico em mulheres clientes de uma academia da cidade de Santa Rosa – RS que teve como amostra 170 alunas de uma academia. As mesmas foram submetidas a responder um questionário, por inquérito telefônico para identificar os motivos de aderência e desistência para assim, associar as características individuais e comportamentais com a aderência à prática. Constatou-se com a pesquisa que, no que se refere aos motivos de aderência apresentaram-se os seguintes resultados, saúde (30,2%), estética (22,8%), emagrecimento (20,8%), bem estar (15,0%), aumentar o nível de atividade física (5,2%), melhora do condicionamento (5,2%), socialização (0,8%). Já no que se refere aos motivos de desistência em sua maioria (39,8%) foi falta de tempo, sendo seguido por preguiça (19,39%), falta de dinheiro (11,22%), desmotivação (8,16%), falta de companhia (7,14%), não gosta da prática (7,14%), problema de saúde (5,10%) e dificuldade de acesso (2,05%). Entre os resultados analisados na associação entre as características individuais e a aderência à prática, apenas houve significância no fator tempo de academia. A partir dos dados obtidos nesse estudo é possível afirmar que o número de mulheres que aderem à prática é inferior ao das que desistem, demonstrando que existem inúmeros fatores associados, porém apenas o citado acima teve uma relevância maior neste estudo.